Acordeon zabumba e triângulo são considerados instrumentos mais populares do

INSTRUMENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS

A

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Alaúde:

O alaúde é um instrumento musical da família dos cordofones. Este instrumento é de corda palhetada ou dedilhada, com braço trastejado e com a sua característica caixa em forma de meia pêra ou gota.

Agogô:

O agogô ou gã é um instrumento musical formado por um único ou múltiplos sinos originado da música tradicional yorubá da África Ocidental. O agogô pode ser o instrumento mais antigo do samba.

Afoxé :

Afoxé é um instrumento musical composto de uma cabaça pequena redonda, recoberta com uma rede de bolinhas de plástico parecido com o Xequerê sendo que o afoxé é menor.

Atabaque:

Atabaque (ou Tabaque) é um instrumento musical de percussão. O nome se originou do termo árabe aT-Tabaq, que significa "prato" . Constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode.

Acordeon:

O acordeão ou acordeon, também chamado sanfona e gaita, é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmônicas de madeira.

B

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Baixo:

O baixo ou contrabaixo, também conhecido como guitarra baixo ou mesmo viola baixo em Portugal, é um instrumento musical que apresenta características harmônicas e melódicas, responsável, dentre outras funções, por fazer a ligação entre instrumentos mais comumente melódicos (guitarra, violão, teclado/piano, saxofone) com instrumentos harmônicos (bateria, percussão). Pode ser acústico ou elétrico.

Bandolim:

Um bandolim é um instrumento musical da família dos cordofones. O bandolim possui cordoamento duplo, possuindo assim quatro pares de cordas, afinadas da mesma forma que o violino: Sol, Ré, Lá, Mi. O bandolim tem forma de pêra, podendo ter as costas abauladas ou rectas.

Banjo:

Um banjo é instrumento de corda da família do alaúde, de corpo triangular, com uma abertura fechada circular na parte superior. Consta de uma armação circular, atualmente produzida em PVC, sobre o qual se retesa uma pele (antigamente pregada, hoje presa por um mecanismo de cola sintética), um braço longo e fino, com trastes e cordas metálicas ou de tripa retorcida. Baseado em vários instrumentos africanos, como chocalho foi desenvolvido no México pelos escravos e adotado por grupos ambulantes de músicos brancos, no século XIX. É muito usado na música folk estadunidense e pelos grupos de bluegrass.

Bateria:

A bateria é um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres) e de pratos colocados de forma conveniente com a intenção de serem percurtidos por um único músico, denominado baterista, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas vassourinhas ou bilros, embora no caso de alguns executantes, possam também ser usadas as próprias mãos.

Berrante:

Berrante, também conhecido como chifre ou corno, é uma corneta feita de chifres de boi ou de outros animais. É uma espécie de buzina usada desde a antiguidade por pastores e atualmente por vaqueiros brasileiros e africanos para chamar o gado no campo ou no transporte por intermédio das comitivas.

Bandoneón:

O bandoneón é um instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina, utilizado principalmente na região do Rio da Prata, Uruguai e Argentina, onde é o principal instrumento da orquestra de tango. O executante do bandoneón é chamado debandoneonista

C

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Cavaquinho:

O cavaquinho (também chamado braguinha, braga, machete, machetinho ou machete-de-braga) é um instrumento da família dos cordofones originário do Minho, norte de Portugal, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres Biscainhos e de onde foi depois levado para outras paragens como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Hawaii e Madeira.

Contrabaixo:

O contrabaixo (apelidado no Nordeste de rabecão) é um cordofone, instrumento de cordas friccionadas por um arco, transpositor (soa uma oitava abaixo do que se lê na partitura), também tocado por pizzicato (beliscado em italiano), com os dedos. Dentre os instrumentos da família das cordas na orquestra é o registro mais grave e também o de maior tamanho. Usado em grandes orquestras em naipes de até 12 instrumentos e usado sozinho na música de câmera, jazz e música popular.

Craviola:

É um instrumento musical de 12 cordas, projetado pelo compositor brasileiro Paulinho Nogueira e construído pela Giannini. Possui o formato parecido com o do violão e em sua sonoridade tem um toque do instrumento cravo misturado com viola, característica que deu origem ao nome.

Caneca:

A caneca é basicamente um pequeno sino, sem badalo. Em inglês o nome é cowbell (traduzido à letra: sino de vaca), mas, no entanto não deve ser confundida com os chocalhos de vaca que se prendem aos pescoços dos animais para assinalar a presença do gado. Os chocalhos de vaca contêm um badalo no seu interior. Também não deve ser confundida com os diversos tipos de chocalhos, que são idiofones de agitamento, e não idiofones diretamente percutidos.

Carrilhão:

Um carrilhão é um instrumento musical de percussão; é formado por um teclado e por um conjunto desinos de tamanhos variados, controlados pelo teclado. Os carrilhões são normalmente alojados em torres de igrejas ou conventos e são dos maiores instrumentos do mundo.

Castanhola:

A castanhola é um instrumento de percussão criado pelos fenícios há três milênios que foi introduzido nos demais países do Mediterrâneo através do comércio marítimo desenvolvido por esse povo. Em Espanha tornou-se um instrumento naciona

Chocalho:

Chocalho é o nome genérico para vários instrumentos musicais, mais precisamente idiofones de agitamento, que consistem num recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior. Entre os instrumentos que se podem considerar como chocalhos, temos o chocalho propriamente dito, as maracas, o ganzá, o caxixi, o xique-xique, o naná etc

Cuíca:

A cuíca ou puíta (em Angola pwita) é um instrumento musical, semelhante a um tambor, com uma haste de madeira presa no centro da membrana de couro, pelo lado interno. O som é obtido friccionando a haste com um pedaço de tecido molhado e pressionando a parte externa da cuíca com dedo, produzindo um som de ronco característico. Quanto mais perto do centro da cuíca mais agudo será o som produzido.

Clarinete:

O clarinete é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira (também existem modelos de outros materiais), com uma boquilha cônica de uma única palheta e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista

Clarinete baixo:

O clarinete baixo é um instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos clarinetes, também conhecido como clarone. Pelo seu peso e tamanho, possui tudel e a campânula curva (como no saxofone tenor) e um espigão para apoiar o instrumento no solo.

Celesta:

A celesta é um instrumento musical (concretamente, um idiofone de percussão) com um teclado, com lâminas de metal (habitualmente aço, percutidas por martelos, à semelhança do piano) suspensas sobre um corpo de madeira que faz ressonância, e com pedais para prolongar ou atenuar o som. A celesta soa uma oitava acima do que esta escrita.

Clavicórdio:

O clavicórdio é um instrumento de teclas europeu usado desde o final da idade Média, durante o Renascimento, Barroco e período Clássico. Historicamente, era utilizado como um instrumento para praticar e como um auxiliar de composição, já que não produzia um som com volume suficiente para atuações. O clavicórdio produz som pelo beliscamento de cordas de bronze ou ferro com pequenas lâminas de metal chamadas tangentes. As vibrações são transmitidas através das pontes até à caixa de som. O nome deriva do latim clavis, que significa "chave" (associado com o clavus, que significa prego, taxa, etc) e chorda, que significa corda de um instrumento musical.

Concertina:

Concertina é o nome pelo qual é conhecido o acordeão diatônico. Trata-se de um instrumento de palhetas livres, com fole, semelhante a um acordeão, com dois teclados dispostos de maneira a favorecer a formação de acordes pelo executante. A concertina é um instrumento diatônico no qual, ao abrirmos o fole pressionando um botão, obtemos uma nota musical e, ao carregar no mesmo botão, mas a fechar o fole, teremos outra nota

D

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Djembê:

O djembê é um instrumento musical de percussão (membranofone) que possui o corpo em forma de cálice e a pele tensionada na parte mais larga, que pode variar de 30 a 40 cm de diâmetro

Didjeridu:

O didjeridu (ou didgeridoo) é um instrumento de sopro dos aborígenes australianos. É um aerofone, ou seja, um instrumento onde o som é provocado pela vibração do ar. O som no didjeridu é produzido pela vibração dos lábios e por outros sons produzidos pelo instrumentista.

E

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Espineta:

Espineta é um instrumento musical de cordas beliscadas, dotado de teclado, da família dos cravos. As cordas são beliscadas com uma pena de ave.

Escaleta:

Escaleta, também conhecido como melódica clavieta (não confundir com Clavinet) ou pianica é um instrumento musical. Consiste numaerofone de palhetas livres, com funcionamento semelhante ao acordeão e à harmônica de boca. Possui um teclado análogo ao do piano, em proporções reduzidas. Toca-se soprando através do orifício localizado na extremidade do instrumento e pressionando as teclas respectivas às notas que se deseja tocar. A extensão do instrumento varia de acordo com o modelo, estando, geralmente, entre duas e três oitavas.

F

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Fagote:

O fagote é um instrumento musical da família dos sopros. A palavra fagote deriva do italiano fagotto. É constituído por um longo tubo cônico de madeira de cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo. A palheta dupla é fixada em um tudel de cobre, ou bocal.

Flauta transversal:

A Flauta transversal, por vezes chamada de flauta transversa ou simplesmente de flauta, é um aerofone da família das madeiras. É um instrumento não palhetado, possuindo um orifício por onde o instrumentista sopra perpendicularmente ao sentido do instrumento.

Flauta doce:

A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa hoje, como o Czakan na Hungria (10 furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia. Muitos destes instrumentos eram feitos de tubos de bambu ou cana naturais, enquanto a flauta doce era um instrumento torneado em madeira. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.

Fliscorne:

O Fliscorne (do inglês flugelhorn, nome disseminado no Brasil; em alemão Flügelhorn) é um instrumento de sopro do grupo dos metais da família dos trompetes, porém tendo uma campânula mais cônica, em contraposição à do trompete, que é mais cilíndrica, e sua volta do tubo é também mais espaçosa.

G

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Guitarra elétrica:

A Guitarra elétrica (também chamada apenas de guitarra) é um instrumento musical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um Instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como na Guitarra acústica, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores (na maioria dos modelos).

Gaita:

A harmônica (português brasileiro) ou harmónica (português europeu), harmona, gaita de beiços, gaita de boca, ou simplesmente gaita (também conhecida como realejo em algumas partes do Nordeste brasileiro e em Portugal), é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres.

Gaita de fole:

Gaita de fole (também gaita de foles, cornamusa, museta, musette ou simplesmente gaita) é um instrumento da família dos aerofones, composto de pelo menos um tubo melódico (chamado ponteiro ou cantadeira, pelo qual se digita a música) e dum insuflador mediado por uma válvula (chamado soprete ou assoprador), ambos ligados a um reservatório de ar (chamado fole oubolsa); na maioria dos casos, há pelo menos mais um tubo melódico, pelo qual se emite uma nota pedal constante em harmonia com o tubo melódico (chamado bordão ou ronco). É um instrumento modal, na maioria das vezes jônio (modo de dó), apesar de haver modelos em modos mixolídio (modo de sol) e eólio (modo de lá), para além de possíveis outros.

H

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Harpa:

A harpa, juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos. Teria se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça. A harpa é constituída pela caixa de ressonância, coluna, pescoço(s), pedais e cordas

I

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

J

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

K

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Kantele:

Kantele é um típico e antigo instrumento de cordas do folclore finlandês. Seu tipo mais comum possui sete cordas fixas, afinadas (do grave ao agudo) em D3, E3, G3, A3, B3, D4 e E4. O kantele é uma espécie de cítara, provavelmente de origem celta, que se tornou símbolo musical da Finlândia, sendo por vezes chamado de "a harpa finlandesa".

Koto:

O Koto é um instrumento musical de cordas dedilhadas, composto de uma caixa de ressonância com diversas cordas, semelhante a uma grande cítara. Atualmente é o mais popular dentre os instrumentos musicais tradicionais japoneses. Tanto quanto piano ou violino, meninas em idade escolar aprendem o koto

L

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Lira :

A lira é um instrumento de cordas conhecido pela sua vasta utilização durante a antiguidade. As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o instrumento não tivesse origem helênica. O gênero de instrumento a que pertence a lira terá tido o seu alvorecer na Ásia, inferindo-se que terá entrado na Grécia através da Trácia ou da Lídia.

M

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Marimba:

A marimba é um instrumento de percussão, um idiofone, de forma semelhante ao xilofone, com lamelas de madeira, normalmente de pau-santo ou pau-rosa, que ao serem percutidas com baquetas produzem um som doce e melodioso. Um exemplar "genérico" é oceramofone.

N

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

O

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Órgão:

O órgão é um instrumento musical tocado por meio de um ou mais manuais e uma pedaleira da família dos aerofones e teclas. O som é produzido pela passagem do vento (ar comprimido) através de tubos de metal e madeira.

Oboé:

O Oboé é um instrumento musical de sopro, classificado como um aerofone, membro da família das madeiras e de palheta dupla. A família das madeiras inclui também as flautas, clarinetes, fagotes, saxofones, entre outros, sendo que oboés e fagotes possuem palhetas duplas. O corpo do oboé, em formato cônico, é normalmente em madeira (ébano, jacarandá e outras), mas pode ser também encontrado em resina, compósitos e plásticos.

P

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Pandeiro:

Pandeiro é o nome dado a alguns instrumentos musicais de percussão que consistem numa pele esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de ressonância.

Pandeirola:

A pandeirola ou meia lua é um instrumento musical de percussão, consistindo em um semicírculo de plástico (ou material similar) com pares de soalhas de metal. Esta diferencia-se da pandeireta por não ter o interior coberto por uma pele esticada

Pife brasileiro:

O pife brasileiro, mais conhecido regionalmente como pífano, é uma adaptação nativa, com influência indígena, das flautas populares europeias. Feita de taboca como as flautas indígenas, o pife brasileiro é utilizado pelos caboclos nordestinos para cerimônias religiosas e festas. Outros nomes para o pife são taboca e pífaro.

Piano:

Piano (apócope derivado do italiano pianoforte2 ) é um instrumento musical de cordas, pelo sistema de classificação de Hornbostel-Sachs. O som é produzido por peças feitas em madeira e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram e produzem o som. Como instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, o piano é semelhante ao clavicórdioe ao cravo. Os três instrumentos diferem, no entanto no mecanismo de produção de som. Num cravo as cordas são beliscadas. Num clavicórdio as cordas são batidas por martelos que permanecem em contacto com a corda. No piano o martelo afasta-se da corda imediatamente após tocá-la deixando-a vibrar livremente.

Piano digital:

O piano digital é um instrumento musical, destinado a simular os sons de instrumentos de teclas, principalmente o piano. Trata-se de um instrumento eletrônico que produz os sons através de dados guardados digitalmente numa memória. Apesar de se tratar de um piano eletrônico, a designação “piano digital” é mais comum para distinguir dos primeiros pianos eletrônicos que eram analógicos, e não digitais.

Q

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

R

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Reco-reco:

Reco-reco ou dikanza (também conhecido no Brasil por: raspador, caracaxá ou querequexé) é um termo genérico que indica osidiofones cujo som é produzido por raspagem. Há dois tipos básicos de reco-reco. O brasileiro, que é feito de aço, e o de madeira de origem angolana.

Repinique:

O repinique (também chamado de repique) é um tambor pequeno com peles em ambos os lados, tocado com uma baqueta em uma das mãos enquanto a outra mão toca diretamente sobre a pele. Criado pelas escolas de samba para repinicar um som mais agudo e frequentemente ele serve como uma espécie de condutor musical das escolas de samba, anunciando "deixas" para o grupo. Ele é também destacado como instrumento solista, às vezes tocando introduções para sambas ou solando em batucadas. Também é tocado junto com os tamborins em ritmo galopado.

S

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Sitar:

Sitar é um instrumento musical de origem indiana, que é da família do alaúde. É um símbolo da música da Índia.

Surdo :

O surdo é um tambor cilíndrico de grandes dimensões e som profundamente grave. O surdo é tipicamente feito de madeira ou metal e possui peles em ambos os lados. Este tipo de tambor baixo é tradicionalmente usado em escolas de samba, cada escola tendo em média de 25 a 35 unidades na sua bateria. Também é encontrado em torcidas organizadas aonde eles ditam o ritmo e são considerados o "coração" da torcida. Sua função principal no samba é a marcação do tempo. Surdos também podem ser encontrados em bandas marciais ou militares e geralmente são utilizados para marcar o pulso binário da marcha, em conjunto com o bumbo e a caixa.

Saxofone:

Saxofone, também conhecido popularmente como sax, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX. Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos (som real ou nota de efeito). A maior parte dos saxofones são em Bb (como o sax tenor e o soprano) ou em Eb (como o sax alto e o barítono).

Sanfona:

O acordeão ou acordeom, também chamado sanfona1 e gaita2 3 , é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, palhetas livres e duas caixas harmónicas de madeira.

Sintetizador:

Um sintetizador é um instrumento musical eletrônico projetado para produzir sons gerados através da manipulação direta decorrentes elétricas (sintetizadores analógicos), leitura de dados contidos numa memória (sintetizadores digitais), ou manipulação matemática de valores discretos com o uso de tecnologia digital incluindo computadores (modulação física) ou uma combinação de diversos métodos.

T

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Tantã:

O tantã é um instrumento de percussão, que consiste de um tipo de tambor de formato cilíndrico ou afunilado (tipo atabaque), com o fuste em madeira ou alumínio. Possui uma pele animal ou de poliéster (sintética) em apenas uma das suas extremidades. Seu diâmetro pode variar, os mais usados são de 12″, também chamado de rebolo, tantã de corte ou tantanzinho e o de 14″ que possui um som mais grave como o do surdo. Este instrumento é de marcação, e é tocado com as mãos para tocar samba e outros ritmos característicos da mesma origem.

Triângulo :

O triângulo é um instrumento musical idiofone de percussão feito de metal e usado no folclore português e também em algumas músicas brasileiras, como o forró. É também conhecido como tengo-lengo, devido ao seu som. Pode também ser incluído na secção de percussão de uma orquestra ou de uma banda de música.

Tamborim:

Tamborim é um instrumento de percussão do tipo membranofone, constituído de uma membrana esticada, em uma de suas extremidades, sobre uma armação, sem caixa de ressonância, normalmente confeccionada em metal, acrílico ou PVC (policloreto de vinila). No Brasil, é comumente utilizado nos ritmos de origem africana, como a batucada, o samba e o cucumbi. O instrumentista o segura com uma das mãos e o percute (golpeia) com a outra ou com uma baqueta, normalmente de plástico, medindo aproximadamente 15 cm de altura.

Trompete:

O trompete ou trombeta é um instrumento musical de sopro, um aerofone da família dos metais (o trompete é o que produz o som mais agudo da família), caracterizada por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. É também conhecido como pistão (pistom, por metonímia). Quem toca o trompete é chamado de trompetista.

Trombone:

O trombone é um aerofone da família dos metais. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba.

Tuba:

A tuba é um instrumento musical de sopro da família dos metais. Consiste num tubo cilíndrico recurvado sobre si mesmo e que termina numa campânula em forma de sino. Dotado de bocal e de três a cinco pistões, possui todos os graus cromáticos.

Teclado :

O teclado é um instrumento musical de teclas temperadas, no qual se executam melodias e notas, formando uma harmonia. É composto por um conjunto de teclas adjacentes pretas e brancas, que quando pressionadas produzem os sons.

U

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Ukulele:

ukulele, também conhecido como ukelele, é um instrumento musical de cordas beliscadas, geralmente com 4 cordas de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono, entre outros

V

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Violão:

Instrumento musical de cordas dedilhadas que se presta tanto para o acompanhamento de cantores como para o solo. Integra também bandas ou orquestras.

Viola caipira:

Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja, viola cabocla e viola brasileira, é um instrumento musical de cordas. Com suas variações, é popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira.

Violino:

O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família 1 (que ainda possui a viola, o violoncelo, correspondendo ao Soprano da voz humana). O contrabaixo é considerado um primo afastado do violino. Ao contrário do que se pensa o contrabaixo não vem do violino, mas da viola da gamba. O violino possui quatro cordas, com afinação da mais aguda à mais grave: Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3.

Violoncelo:

O violoncelo é um instrumento da família dos instrumentos de corda. Tocado geralmente com arco, na posição vertical colocado entre as pernas, possui quatro cordas afinadas em quintas, primeira corda- LÁ, segunda- RÉ, terceira-SOL e quarta- DÓ.

W

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

X

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Xequerê:

Xequerê em português, Shekere em inglês e Sekere na ortografia Yoruba, é um instrumento musical de percussão da África, consiste de uma cabaça seca cortada em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas. Ao longo de todo o continente africano é chamado de diferentes nomes, como o lilolo,axatse (Gana), e chequere. É predominantemente chamado shekere na Nigéria.

Y

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Zabumba:

Tambor confeccionado de pranchas de madeira coladas com veios alternados ou metal, no formato de caixas cilíndricas, conhecido por zabumba. Muito usado no forró.

Qual a função da sanfona triângulo e zabumba?

O trio instrumental do baião, constituído por sanfona, triângulo e zabumba, foi consagrado por Luiz Gonzaga que afirma ter incorporado o membranofone inspirado na banda de pífanos. O zabumba é o instrumento responsável pela marcação do ritmo nos trios de forró.

Qual gênero utiliza a Acordeon o triângulo e a zabumba como seus principais instrumentos?

Além de referir-se às festas, o forró tornou-se um gênero musical consagrado no Brasil e pode tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial do país. O estilo é marcado pelo som da zabumba, triângulo e sanfona, e é representado pela dança entre casais, que com corpos colados arrastam os pés no chão.

Quais são os principais instrumentos do forró?

A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba.

Onde surgiu a sanfona no mundo?

Há quase 5.000 anos surgia o mais primitivo ancestral da sanfona hoje conhecida: o Cheng. Criado na China, o instrumento era formado por um recipiente de ar, um canudo de sopro e tubos de bambu.