Ácido úrico causa rachadura nos pés

Você gosta de usar um salto alto ou um sapatinho aberto, mas morre de vergonha de sair na rua com o calcanhar todo ressecado e cheio de rachaduras? Esse problema é mais comum do que você imagina e se chama Hiperceratose Plantar. Mas não se preocupe, no texto de hoje darei algumas dicas para combater os pés rachados.

A hiperceratose plantar se caracteriza pela formação de uma pele espessa e dura na sola dos pés. Isso acontece porque a pele da região produz queratina em excesso, deixando o calcanhar com aquele aspecto de terra seca e rachada. Em alguns casos, o região coça bastante e as vezes até machuca, por isso é importante procurar um tratamento médico.

Muita gente pensa que o problema tem relação com o ácido úrico, mas isso não é verdade. O ácido úrico provoca uma doença chamada gota, mas são duas coisas completamente diferentes. Mas dr. Lucas! O que eu faço pra me livrar desse problema? Veja as dicas para evitar os pés rachados.

1 Não lixe os pés

Isso mesmo! A primeira dica é não lixar os pés. É comum que as pessoas lixem a pele do calcanhar na tentativa de reduzir a sua espessura, mas isso acaba provocando o chamado efeito rebote, ou seja, ao invés de afinar a pele, ela se torna ainda mais grossa. Pois, o corpo entende a ação da lixa, como uma necessidade de produzir ainda mais queratina.

2 Creme queratolítico para combater os pés rachados

Esses cremes funcionam como esfoliantes químicos e são bastante úteis no tratamento da hiperqueratose plantar. Um dos esfoliantes mais conhecidos é a uréia, que em concentrações acima de 20% serve para esfoliar a pele. Assim como a uréia, o Ácido Salicílico também cumpre esse papel. Os ácidos são muito utilizados em tratamentos de pele, inclusive, nós já conversamos sobre o uso do ácidos para tratar cicatrizes de acne e espinhas.

Porém, é importante salientar que o uso dessas substâncias deve ser contínuo, uma vez que não existe uma cura definitiva para os pés rachados, ou seja, caso você pare com o tratamento, o problema retornará.

3 Evite atrito da região

Andar descalço ou usar calçados muito desconfortáveis são ações que aumentam o atrito o que estimula a pele dos pés a produzir mais queratina, piorando as rachaduras.

4 Meias esfoliantes para combater os pés rachados

As meias esfoliantes são encontradas em farmácias e funcionam da seguinte maneira: a pessoa coloca os pés em um saquinho plástico e aguarda por uma hora até que o produto faça efeito. Depois disso é só lavar os pés e aguardar entre 3 e 5 dias até que a pele velha sofra uma descamação, dando lugar a uma pele mais fina, macia e suave.

5 Queratose Pilar

A Queratose Pilar é uma variante da plantar e geralmente acomete a região posterior dos braços formando pequenas bolinhas. Ela também pode surgir na região glútea ou na lateral das coxas. Nesses casos, o tratamento é basicamente o mesmo, e a recomendação é evitar de ficar coçando ou apertando.

Para concluir, gostaria de dizer que apesar de não ter um tratamento definitivo, os tratamentos utilizados atualmente ajudam a contornar a situação, produzindo ótimos resultados. Espero que vocês tenham gostado dessas dicas para combater os pés rachados. Até a próxima!

E se você procura tratamentos completos para cuidar da sua pele e dos seus cabelos, aproveite para conhecer a Éclairé. Durante muitos anos, estudei com os melhores médicos e participei dos maiores eventos sobre dermatologia e tricologia do mundo, até finalmente estar pronto para desenvolver a minha própria linha de produtos para cabelo.

Todos os produtos foram desenvolvidos com base em evidências e estudos científicos, para garantir um tratamento completo e que realmente traga resultados. Conheça a linha Éclairé, em especial o Queraless e o Hidrabody, que juntos, irão hidratar profundamente a sua pele, retendo a quantidade adequada de água e cuidando para que sua pele se mantenha macia e saudável.

Utilize o nosso cupom DRLUCASBLOG e ganhe desconto para iniciar o seu tratamento. 🙂

Os sintomas do ácido úrico alto, como dor nas articulações, vermelhidão da pele, formação de pequenos caroços duros nas articulações ou cólicas renais, geralmente, surgem quando o ácido úrico se acumula nas articulações ou nos rins formando cristais.

Na maioria dos casos, o aumento da quantidade de ácido úrico no sangue, chamado de hiperuricemia, não causa sintomas, sendo descoberto apenas durante exame de sangue, em que é verificada concentração de ácido úrico acima de 6,8 mg/dL, ou exame de urina, em que podem ser visualizados microscopicamente cristais de ácido úrico. 

Quando surgem sintomas, é indicativo de que houve desenvolvimento de alguma doença, como gota ou pedra nos rins, devido ao acúmulo do ácido úrico que encontra-se em excesso no sangue, causado pelo aumento da produção de ácido úrico e/ou pela diminuição da sua eliminação pela urina pelos rins, sendo importante consultar o clínico geral, ortopedista ou reumatologista.

Os principais sintomas de ácido úrico alto são:

1. Dor e inchaço nas articulações

A dor e o inchaço nas articulações é um sintoma comum de gota, e pode surgir quando o excesso de ácido úrico do sangue se deposita nas articulações na forma de cristais, causando uma inflamação, sendo comum de ocorrer no dedão do pé ou nos dedos das mãos, resultando em dor intensa na articulação que dura alguns dias e que piora com o movimento. 

2. Pequenos caroços duros nas articulações

Os cristais de ácido úrico depositados nas articulações dos dedos, cotovelos, joelhos e pés podem levar a formação de pequenos caroços duros e dolorosos ao toque.

No caso da gota, a dor é mais comum no dedão do pé, mas também pode afetar outras articulações como tornozelos, joelhos, punhos e dedos das mãos, sendo que as pessoas mais afetadas costumam ser os homens, pessoas com história familiar de artrite e pessoas que consomem muito álcool.

3. Dificuldade de movimentar a articulação afetada

Devido a presença de caroços e inchaço nas articulações, pode-se ter dificuldade de movimentar a articulação afetada pelos cristais de ácido úrico. 

4. Vermelhidão na pele

A inflamação causada pela deposição dos cristais de ácido úrico nas articulações, pode também causar vermelhidão na pele e descamação da pele afetada, na região do caroço, além de sensação de "areia" ao tocar na região onde os cristais se depositaram. Veja outros sintomas da gota. 

5. Dor intensa na parte inferior das costas

A dor intensa na parte inferior das costas pode surgir quando os cristais de ácido úrico se acumulam no rim, causando cólica renal, e afetando a parte inferior das costas, ou a lateral do corpo.

Geralmente, essa dor surge quando os cristais são muito grandes e ficam presos nos rins ou quando saem do rim e começam a descer em direção ao ureter ou bexiga.

Essa dor muitas vezes é descrita como sendo semelhante à dor do parto, e pode também causar dificuldade para movimentar o corpo.

6. Picos de cólicas renais intensas

As cólicas renais podem ocorrer em picos de dor intensa que vai e vem, que podem durar cerca de 20 a 60 minutos, e geralmente, surgem quando a pedra formada pelo excesso de ácido úrico fica presa ou bloqueia alguma parte do trato urinário, como rins, ureter ou bexiga. 

7. Náuseas e vômitos

A pedra nos rins formada pelo excesso de ácido úrico pode causar náuseas e vômitos, que é um sintoma muito comum, e ocorre devido a estimulação do nervo esplâncnico, que é uma inervação compartilhada pela cápsula de revestimento dos rins e o estômago.

8. Dor ou ardor ao urinar

A dor ou ardor ao urinar pode ser um sinal de infecção urinária, que pode ser causada pela movimentação da pedra de ácido úrico na uretra para ser eliminada pela urina ou pelo bloqueio da passagem da urina. 

Além disso, podem surgir necessidade de urinar frequentemente, urina turva ou com mau cheiro, por exemplo. Veja outros sintomas de infecção urinária.

9. Presença de sangue na urina

A pedra de ácido úrico nos rins quando se desloca pode causar uma agressão nas células de revestimento do trato urinário, podendo levar ao surgimento de pequenas quantidades de sangue na urina. No entanto, esse sintoma geralmente está mais relacionado à passagem da pedra pela uretra para ser eliminada pela urina, ou infecção urinária. 

10. Febre ou calafrios

A febre ou os calafrios podem surgir também como sinal de infecção renal causada pela presença da pedra de ácido úrico no rim ou infecção urinária. Sempre que houver estes sintomas procurar o serviço de emergência o quanto antes. Saiba identificar outros sintomas de pedra nos rins. 

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do ácido úrico alto é feito pelo clínico geral, ortopedista ou reumatologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e hábitos de vida.

Além disso, o médico deve solicitar exame dosagem de ácido úrico no sangue e na urina, além de exame de hemograma completo, perfil lipídico, níveis de cálcio e fosfato no sangue, que permitem ao médico avaliar se existem outras condições de saúde que possam estar causando aumento do ácido úrico no sangue. 

Outros exames que o médico pode solicitar são raio X das articulações, para avaliar o inchaço e confirmar o diagnóstico de gota, ou ainda ultrassom renal, para verificar a presença de pedras de ácido úrico.

Como é feito o tratamento

O tratamento do ácido úrico alto deve ser feito com orientação do clínico geral, ortopedista ou reumatologista que podem indicar o uso de remédios anti-inflamatórios ou corticóides, para aliviar a dor ou o inchaço nas articulações, ou remédios para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue, como alopurinol ou probenecida, por exemplo. Confira outros tratamentos para a gota. 

No caso de formação de pedras renais, o médico pode também receitar antiespasmódicos e analgésicos, como a dipirona e a escopolamina. No entanto, se a dor for intensa, deve-se procurar o pronto socorro para tomar remédios na veia. Veja como é feito o tratamento para pedra nos rins. 

Além disso, para baixar os níveis de ácido úrico é importante fazer alterações na dieta, orientadas por um nutricionista que deve indicar aumentar a ingestão de alimentos como  maçã, beterraba, cenoura ou pepino, além de evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e de carne vermelha, frutos do mar e peixes, por exemplo. Saiba como deve ser a dieta para ácido úrico alto. 

Assista o vídeo seguinte e saiba mais sobre a alimentação que deve fazer se tem o ácido úrico elevado:

Qual a doença que causa rachadura nos pés?

Como as rachaduras ocorrem Além disso, obesidade, diabetes, hereditariedade e doenças secundárias, como micoses, também podem causar rachaduras nos pés.

O que significa o pé rachado?

Rachadura nos pés A rachadura nas plantas dos pés (ou solas) pode indicar que você toma pouca água, passa muito tempo descalço ou com calçados abertos, toma banho muito quente ou está acima do peso. Seus pés podem estar sofrendo com a sobrecarga – de peso, de calor ou de esforço.

O que pode ser ressecamento nos pés?

Os fatores que fazem as pessoas terem pés ressecados são inúmeros. Podem ser causados por hábitos prejudiciais como passar muito tempo em durante o dia, utilizar calçados abertos com frequência ou mesmo andar sem sapatos.

Qual o nome da pomada para rachadura nos pés?

AMBAR POMADA C/ RACHADURA DOS PES 60 GR | Droga Raia.