A grecia utiliza a mesmo sistema estrutural encontrado no stonehenge

A grecia utiliza a mesmo sistema estrutural encontrado no stonehenge

Por quem, porquê e como é que a estrutura massiva de Stonehenge foi construída na pré-história?

O mundialmente famoso monumento megalítico de Stonehenge, situado em Wiltshire na Inglaterra, permanece um dos maiores mistérios do mundo. Dezenas de teorias foram concebidas em torno da construção e propósitos deste monumento pré-histórico. As hipóteses conjeturadas ao longo de séculos variam entre Stonehenge ter sido um local de culto religioso até uma pista de aterragem extraterrestre. Uma certeza existe: Stonehenge era de vital importância para o povo que o construiu dada a sua dimensão e técnicas avançadas de construção de que não há testemunho em mais nenhuma construção do género dessa época.

A grecia utiliza a mesmo sistema estrutural encontrado no stonehenge

Importa antes de tudo situar cronologicamente este enigma. Construído em fases distintas, as primeiras disposições circulares dos megálitos foram erguidas c.3700 BC. Investigadores datam as últimas intervenções humanas no monumento por volta de 2000 anos depois. Portanto, Stonehenge foi construído e usado entre todo o período Neolítico e inícios da Idade do Bronze.

Uma das primeiras hipóteses data do século XVIII e prende-se com a disposição circular desta obra de engenharia humana. Tal sugere que o local poderia ser um observatório astronómico dado que o alinhamento das pedras está intimamente interligado ao movimento solar e lunar. Assim sendo, levantam-se as questões sobre se Stonehenge seria utilizado como calendário ou até mesmo para prever eclipses solares.

A grecia utiliza a mesmo sistema estrutural encontrado no stonehenge

Com a descoberta de centenas de montes funerários espalhados não só ao redor do Stonehenge em si mas de toda a região de Amesbury na Inglaterra, nova luz foi projetada sobre este enigma. Os achados arqueológicos provam que Stonehenge faz parte dum complexo monumental ligado aos costumes cerimoniais fúnebres do Neolítico e da Idade do Bronze que compreende Stonehenge Avenue, the Cursus, Woodhenge e Durrington Walls. Sabe-se que a cremação antes do enterro era praticada já nesta época tão antiga e os elaborados objetos encontrados nas campas funerárias abrem a hipótese deste ser um cemitério para a elite.

A grecia utiliza a mesmo sistema estrutural encontrado no stonehenge
Mais ainda, o Stonehenge é um determinante para auxiliar o nosso conhecimento sobre a organização social pré-histórica e o contacto entre os povos do 4º ao 2º milénio BC, tanto a nível regional como até mesmo global. Lembremo-nos que existem monumentos com inquietantes semelhanças em locais tão distantes como Portugal (Cromeleque dos Almendres) ou a Suécia (Ales Stenar).

A grecia utiliza a mesmo sistema estrutural encontrado no stonehenge
O mais intrigante prende-se com a sua construção. Falamos duma edificação de monólitos com 5 metros de altura e um peso médio de 25 toneladas. Alguns deles, as chamadas pedras azuis, vieram do País de Gales, duma distância superior a 250km. Questão pertinente: qual o nível de conhecimento tecnológico que permitiu tal feito no período Neolítico? Em 2000 uma equipa de investigadores tentou replicar o transporte dum bloco de pedra semelhante. Recorrendo a técnicas que se julgam ser as possíveis nesta época pré-histórica, a operação veio intensificar o mistério. A pedra nunca chegou a Stonehenge e permanece agora no leito dum rio.

A grecia utiliza a mesmo sistema estrutural encontrado no stonehenge
Quer tenha sido um monumento para a coroação de reis, um templo Druida, local de adoração de deuses ou antepassados, um computador astronómico, um santuário ou um local de peregrinação para os que buscavam a cura de doenças, o que é um facto é que Stonehenge permanece envolto em mistério. O que torna a visita ainda mais apetecível para quem esteja a passar uns dias na Inglaterra.

O Stonehenge fica situado a cerca de 150km de Londres. Não é propriamente ao lado da capital inglesa mas ainda assim é possível visitar o milenar monumento megalítico num passeio de 1 dia a partir de Londres (daytrip).

Não existem transportes públicos a ligar Londres diretamente ao Stonehenge, logo a forma mais prática e rápida de chegar ao Stonehenge é recorrendo a um tour organizado. Se for essa a sua opção espreite esta excursão de meio dia partindo de Londres do GetYourGuide. Ainda não experimentamos mas o feedback dos nossos leitores tem sido muito positivo!


Mapa com as direcções entre Londres e o Stonehenge

Caso prefira recorrer aos transportes públicos (para poupar dinheiro e diminuir a sua pegada ecológica) também existe uma solução. Na secção abaixo encontra tudo esplicadinho!

Como chegar ao Stonehenge utilizando transportes públicos

O primeiro passo é ir até à estação de comboios de Waterloo em Londres. Daí partem comboios, de meia em meia hora, até Salisbury, a localidade mais próxima do Stonehenge. O percurso de comboio entre Londres e Salisbury demora cerca de uma hora e meia.

Uma vez em Salisbury terá de apanhar um autocarro turístico, visto que não existem transportes públicos a ligar Salisbury ao monumento megalítico. Pode apanhar o autocarro logo à saída da estação, sendo que o percurso demora pouco mais de meia hora.

Quando regressar recomendamos saír do autocarro no centro de Salisbury e dar um passeio pela simpática cidade. Garantimos que vale a pena!

Dica VagaMundos: por norma o Stonehenge tem longas filas para comprar os bilhetes de entrada. Na época alta então é impossível. Para evitar passar várias horas na fila considere comprar os bilhetes com antecipação. Para evitar perdas de tempo, recomendamos que compre antecipadamente o bilhete de entrada no Stonehenge com acesso prioritário.


Leia também o nosso Roteiro de Londres


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!