Como fazer uma analise comparativa de textos

Haydée Ribeiro Coelho



Resumo: Análise de textos literários e considerados não-literários, tendo como objetivo mostrar as diferenças e semelhanças das diversas formações discursivas. Esse estudo volta-se, também, para uma leitura do ideológico e para a necessidade de se repensar o conceito de literatura.

Résumé: Cette étude est une approche de textes littéraires et non-littéraires ayant pour but mettre en lumière les différences et les ressemblances des différentes formatlons discursives. Elle relève d'une lecture de l'idéologie et de la necessite de repenser le concept de littérature.



ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Trad. Joaquim José de Moura Ramos. Lisboa, Presença, s/d.

CAMPOS, Maria Helena Rabelo. O canto da sereia (Uma análise do discurso publicitário). 1981. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, 1981.

CARVALHO, Gilberto de. Chico Buarque. Análise poético-musical. Rio de Janeiro: Codecri, 1982.

FREYRE, Northrop. Anatomia da crítica. Trad. Péricles Eugênio da Silva Ramos. São Paulo: Cultrix, 1973.

OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. São Paulo: Kairós, 1979.

SANTANNA, Afonso Romano de. Por um novo conceito de literatura (brasileira). In: ______. Por um novo conceito de literatura brasileira. Rio de Janeiro: Eldorado, 1977.


DOI: //dx.doi.org/10.17851/0101-3548.4.8.37-46

  • There are currently no refbacks.

Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura
ISSN 0101-3548 (impressa)


Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Analise a questão ou tema do ensaio com cuidado.

  1. Muitos trabalhos de dissertação comparativa indicam sua finalidade através do uso de palavras, como "comparar", "contrastar", "semelhanças" e "diferenças" na descrição da tarefa.
  2. Verifique também se existem quaisquer limites relacionados à escolha do tema.
O adjectivo comparativo significa que se põe em comparação, que serve para comparar, que emprega comparação. ... Parece-me que análise comparativa será a forma melhor quando existe uma decisão antes da acção, nomeadamente num contexto como o seguinte: «Vamos fazer uma análise comparativa dos resultados». Objetivo estabelecer leis e correlações entre os vários grupos e fenômenos sociais, mediante a comparação. Pode ser unido ao método histórico, realizando comparações entre os dados do presente com os do passado. A comprovação e formulação de hipóteses é um dos principais objetivos do método comparativo. Ela é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado. ... É muito comum o emprego da comparação na linguagem informal (coloquial) e nos textos artísticos, por exemplo, na música, na literatura e no teatro. A pesquisa comparativa é uma investigação onde mais de um nível de análise é possível, sendo as unidades de observação para cada um destes níveis denominadas variáveis de contexto (PRZEWORSKI; TEUNE, 1970). ... Os estudos comparativos analisados neste trabalho se inscrevem no método de estudos de caso múltiplos. Por exemplo, é possível comparar os perfis socioeconômicos de jovens oriundos de famílias abastadas com os de contextos familiares carentes, sob diferentes ângulos ou aspectos, tais como nível de escolaridade, estado sanitário e expectativas profissionais. Abra os documentos que você deseja comparar. Na guia Revisão, no grupo Comparar, clique em Comparar. Clique em Comparar duas versões de um documento (linha preta legal). Em Documento Original,procure o documento que você deseja usar como o documento original. O estudo comparativo e o estudo de caso são metodologias que facilitam a compreensão sobre as organizações através da investigação empírica. ... O propósito é descrever os fundamentos e parâmetros de ambas metodologias; e permitir, aos iniciantes da área, reflexão sobre o que esperar de suas aplicações. Saiba quais são os principais métodos de pesquisa
  • Pesquisa qualitativa. A pesquisa qualitativa argumenta os resultados do estudo por meio de análises e percepções. ...
  • Pesquisa quantitativa. ...
  • Pesquisa quali-quanti. ...
  • Pesquisa descritiva. ...
  • Pesquisa exploratória. ...
  • Pesquisa explicativa. ...
  • Pesquisa bibliográfica. ...
  • Pesquisa de campo.
A função mais indicada para quem deseja saber se um texto é igual ou não a outro, é através da função =EXATO ), que já vem no Excel. O uso dela é bem simples, basta colocar o endereço de duas células, ou mesmo um texto, separados por ponto-e-vírgula, que a função retorna VERDADEIRO ou FALSO. De maneira geral, a intertextualidade é a relação entre textos....
  1. Pode ser difícil de ser identificada pelo leitor;
  2. Sua relação com o texto-base/original é indireta, logo, pode não ser tão clara;
  3. Não é tão fácil encontrar elementos do texto-fonte;
  4. Exige do leitor um conhecimento prévio sobre o conteúdo.
Dependendo de seu propósito central, os estudos de caso se enquadram em três tipos: exploratórios, descritivos ou analíticos. Um mesmo case pode ser estudado com finalidades diferentes, assim como um mesmo estudo pode receber mais de uma classificação. Métodos de pesquisa, definição de método, método científico, os métodos de investigação, método qualitativo, método quantitativo, definições. O método é a escolha de procedimentos sistemáticos para a descrição e a explicação de fenômenos. ... Há dois grandes métodos de investigação: Quantitativo e o Qualitativo.

Há assuntos que nos permitem fazer análises comparativas antes de chegarmos a alguma conclusão em textos dissertativos de até 30 linhas.

Trata-se de boa opção de esquema para textos dissertativos, uma vez que poderá permitir ao leitor interessantes e conclusivas percepções do confronto entre pontos notáveis comuns de contextos distintos.

Por exemplo, é possível comparar os perfis socioeconômicos de jovens oriundos de famílias abastadas com os de contextos familiares carentes, sob diferentes ângulos ou aspectos, tais como nível de escolaridade, estado sanitário e expectativas profissionais.

Para efeito de estudo de método, é importante definir, antes de qualquer análise comparativa, os pontos segundo os quais será efetivada a comparação entre distintos contextos .

Se você estiver planejando comparar, por exemplo, carreiras profissionais de estado com as liberais, poderá eleger, por exemplo, aspectos comuns a ambas, como estabilidade no emprego, empregabilidade, nível salarial, possibilidade de ascensão funcional, acesso a planos de saúde.

Considere a seguinte tese: São flagrantes as diferenças entre as carreiras de estado e as liberais no Brasil.

Sugere-se a seguinte esquematização:

Introdução: breve contextualização (se for o caso) + estabelecimento da tese + plano de curso do texto (apresentação de aspectos segundo os quais a análise comparativa entre distintos contextos será realizada) + objetivo(s) do texto (se for o caso).

2º parágrafo: análise de aspectos relacionados ao contexto 1 (emissão de juízo de valor referente às carreiras de estado, baseado nos aspectos apresentados na Introdução).

3º parágrafo: análise dos mesmos aspectos, agora relacionados ao contexto 2 (emissão de juízo de valor referente às carreiras liberais, baseado nos mesmos aspectos apresentados na Introdução).

Conclusão: expressão inicial (facultativa) + retomada da tese + análise comparativa final (síntese) + apresentação de soluções a eventuais problemas considerados no desenvolvimento (se for o caso) + apreciação final.

Você precisa treinar a produção textual para enfrentar as naturais dificuldades de quem precisa enfrentar questões de redação de exames de seleção.

Aproveite a tese sugerida e, em aproximadamente 1h30min, crie um texto e submeta-o à avaliação de quem entenda do assunto.

Bom trabalho!

Última postagem

Tag