Do que é feito o energético red bull

O ingrediente ativo do energético é a taurina, uma substância que existe no sêmen de boi. Esse aminoácido, porém, foi isolado em laboratório pela primeira vez em 1827, como um componente da bile do fígado do touro. ... Mas a taurina do Red Bull é sintética, feita em laboratório. A taurina age ainda como transmissor metabólico e fortalece as contrações cardíacas. A bebida energética age como desintoxicador no organismo humano, facilitando a excreção de substâncias que não são mais importantes para o corpo pelo fígado. Composição. As bebidas energéticas são estimulantes que aumentam o estado de alerta para a mente e para o corpo. Elas têm em sua composição basicamente taurina, cafeína e inositol. Alguns fabricantes adicionam o guaraná, como o Burn, da Coca-Cola, o Monster Energy.

Produto: Energético Red Bull


Volume: 250 ML


Tipo: Energético


Composição: Uma lata de 250ml contém 20gramas de açúcar, 100mg de taurina, 600mg de glucuronolactona, 80mg de cafeína (equivalente a uma xícara de café) e vitaminas do complexo B. Contém aspartame. Não alcoólico 


Descrição: Bebida energética, criada na Áustria, a partir de uma combinação exclusiva de ingredientes. Desenvolvida especialmente para casos de esforço físico e mental, Red Bull aumenta a perfomance, a concentração, melhorando o estado de bem-estar, além de estimular o metabolismo

Bebida energética é feita de sêmen de touro, segundo o texto espalhado na web! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Será verdade mesmo que a bebida energética Red Bull é feita com a taurina que é extraída dos testículos de touros? Descubra aqui no E-farsas!

Esse alerta não é novo. Circula há anos pela web e muita gente compartilha até nos dias de hoje: A bebida energética Red Bull estaria sendo feita com uma substância chamada taurina, retirada dos testículos de touros!

A foto que acompanha esse alerta mostra a coleta de esperma de um touro e, ao lado, a latinha da bebida. E isso foi bastante compartilhado nas redes sociais novamente em setembro de 2016.

Será verdade que sêmen de touro é usado na bebida energética Red Bull?

Bebida energética é feita de sêmen de touro, segundo o texto espalhado na web! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

Podem ficar tranquilos. Essa história é falsa!

O energético Red Bull contém em sua fórmula uma substância chamada taurina, que apesar de existir em touros (e em diversos animais, incluindo o ser humano), a usada na bebida é fabricada em laboratório. Ou seja, a taurina do Red Bull é sintética, como podemos ver nesse artigo!

A Taurina, ou ácido 2-aminoetanossulfonico, nada tem a ver com sêmen e é encontrado na bílis. Como é muito bem explicado na Wikipédia:

“[a taurina] é um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes do nosso organismo, especialmente no sistema nervoso central, nos músculos esqueléticos, no coração e no cérebro, bem como nos intestinos e ossos esqueléticos.”

O site Vista-se (um dos maiores portais de conteúdo vegano do Brasil) explica que a bebida Red Bull pode ser consumida (desde que com moderação) por veganos (recomendação válida também para não veganos), pois não é de origem animal.

Além disso, falando em termos financeiros, o sêmen de touro custa, em média, cerca de 20 reais a dose, algo que saria muito caro para a produção de bebidas em escala industrial. A sintética sai bem mais barato.

Conclusão

A bebida energética Red Bull não é feita a partir de sêmen de touro. A taurina que faz parte dos ingredientes do produto é sintética e nada tem de origem animal.  

A cafeína está naturalmente presente em mais de 60 plantas e em muitos produtos alimentares como o café, chá e chocolate.

Uma das principais ações no corpo humano é o efeito estimulante nas funções cognitivas. A cafeína ajuda a melhorar a concentração e aumenta o estado de vigilância.

Uma lata de 250ml de Red Bull contém 80mg de cafeína.

Uma lata de 250 ml de Red Bull Energy Drink contém 80 mg de cafeína, aproximadamente a mesma quantidade que uma xícara de café.

  • Red Bull Energy Drink
  • 80 mgpor 250 ml

  • Café coado
  • ~113 mgpor 250 ml

  • Café Solúvel
  • 79 mgpor 250 ml

  • Bebida achocolatada
  • 6 mgpor 250 ml

  • Chá Preto
  • ~57 mgpor 250 ml

Source: IFIC (2008 & 2015), EFSA (2015)

Última postagem

Tag