Como fazer grafico comparando dois periodos

Rodrigo Loureiro

Do UOL, em São Paulo

19/02/2014 06h01

A leitora Yasmim entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando como pode criar gráficos no Excel, que comparem resultados de anos diferentes. Veja como fazer isso no passo a passo abaixo (ou baixe o arquivo pronto e substitua os dados).

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para , que ela pode ser respondida.

1. Abra o Excel e crie uma tabela semelhante à da imagem. Serão utilizados os anos de 2012 e 2013 como exemplo. Os valores arrecadados em vendas de uma empresa fictícia também serão usados, para exemplificar o processo.

2. Depois de criada a tabela, é hora de fazer o gráfico comparativo. Selecione os dados dos meses e dos anos, como feito na imagem. Clique em “Inserir” e escolha um modelo. No exemplo, optamos por gráficos de coluna em 2D.

3. Pronto, o gráfico está pronto. Para ler detalhes de cada coluna, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o dado desejado. Se quiser alterar as cores das colunas rapidamente, clique próximo ao centro do gráfico e escolha a opção “Design” na barra de ferramentas. Opções de colunas com outras cores aparecerão para serem modificadas automaticamente.

4. Se achar que o intervalo entre os valores da coluna vertical estão muito longos ou muito próximos, é possível alterá-los. Clique com o botão direito na coluna indicativa e vá a “Formatar Eixo”.

5. Na janela que abre, acesse a aba “Opções de Eixo” e altere a unidade principal de “Automático” para “Fixo”. Digite o valor desejado de intervalo entre os dados. No exemplo, foi alterado de 100 para 25.

6. Observe que os dados foram alterados automaticamente no gráfico. Novas linhas foram adicionadas ao desenho. 

A comparação de datas ajuda a avaliar o desempenho de campanhas ao longo do tempo e a ver o impacto das mudanças. Os anunciantes têm outra ferramenta valiosa para gerenciar e melhorar os resultados das suas campanhas publicitárias de pesquisa. Você pode fazer o seguinte:

  • Ver mudanças no desempenho rapidamente para todas as métricas na visão geral ou para uma única métrica no gráfico.

  • Comparar ao período ou ano anterior: a comparação desta semana com a semana passada pode ser acessada com um clique na interface, assim como a comparação deste mês com o mesmo mês no ano anterior.

  • Definir seus próprios períodos com o recurso Comparar períodos personalizados.

  • Fazer o download de relatórios de comparação de datas no Excel para ver relatórios mais detalhados.

  • Comparar por mudança percentual ou absoluta para usar a métrica mais importante para seu negócio.

  • Ver comparações de datas em colunas para classificar e ver diversos itens.

  • Detectar tendências mesmo com variações do dia da semana com um gráfico que se alinha de maneira inteligente para mostrar as comparações de desempenho mais significativas.

  • Trabalhar de maneira eficiente em períodos mais longos com a agregação automática de semanas a períodos de três meses ou mais longos.

Os filtros são aplicados somente ao período mais recente. O Search Ads 360 calcula os dados de relatórios para o período anterior sem levar em consideração o filtro.

Comparar períodos

  1. Na interface do usuário do Search Ads 360, verifique se você está em uma página que exibe dados estatísticos, como o escopo de um anunciante ou um nível inferior, a página "Estratégias de lances" ou "Rótulos".

  2. Na ferramenta de seleção de período, no canto superior direito, selecione o primeiro período como de costume.

  3. Marque a caixa de seleção Comparar com o passado.

  4. Selecione o segundo período na lista suspensa que for exibida.

  5. Clique em Aplicar.
    • O gráfico de resumo de desempenho oferece uma comparação visual dos dois períodos. Use a ferramenta de seleção de período no canto superior direito como uma chave. É possível alterar a métrica exibida no gráfico, mas não será possível adicionar uma segunda métrica.
    • A visão geral abaixo do gráfico mostra uma seta junto com a mudança percentual (na maioria dos casos) para cada métrica, com o objetivo de indicar a diferença entre o primeiro e o segundo períodos.
    • A tabela de estatísticas abaixo da visão geral exibe o seguinte para cada métrica:
      • Percentual de mudança: o percentual de mudança da métrica entre os períodos 1 e 2.
      • Valor da alteração: o valor que a métrica mudou.
      • Semana/mês/etc. 1: o valor do primeiro período.
      • Semana/mês/etc. 2: o valor do segundo período.
    • A comparação permanece enquanto você clica em várias páginas (o Histórico de alterações exibe somente a primeira data).

Hoje, iremos aprender como criar um gráfico com dois eixos no Excel para comparar valores. A necessidade de criar um gráfico com dois eixos Y vem da existência de duas colunas com dados diferentes, mas que devem ser exibidos em um mesmo gráfico no excel.

Na tabela 1 temos um exemplo. Na coluna Venda temos o total vendido e na coluna Inadimplência temos o total de inadimplência que a venda gerou. Agora iremos apresentar os dados das Vendas e da Inadimplência no mesmo gráfico para comparar os valores. Vamos aos passos:

Passo 1:

Copie a tabela 1 em uma planilha do Excel. Estamos utilizando o Excel 2010, porém poderão também ser utilizadas as versões 2003 ou 2007.


Tabela 1

Passo 2:

Selecione a tabela, clique na aba Inserir, selecione o gráfico de colunas 2D.

Criação do gráfico

Passo 3:

O Excel criará um gráfico com os dados das colunas selecionadas, porém como pode-se notar a coluna Inadimplência está abaixo do mínimo e nem sequer aparece no gráfico.


Gráfico 1

Para criar o novo eixo Y, em primeiro lugar teremos que fazer com que a coluna inadimplência apareça. Para tanto copie o valor da célula C2 para uma célula vazia, em seguida altere o seu valor para 30.000 conforme a imagem. Não esqueça de mudar o tipo de percentual para valor para que possa aparecer o gráfico.


Gráfico 2

Passo 4:

Clique com o botão direito sobre a barra da inadimplência(vermelha) e clique na opção Formatar Série de Dados, em seguida selecione a opção Plotar Série no e altere para Eixo Secundário.


Eixo Secundário

Passo 5:Após fechar a tela de Formatar Série de Dados, clique na coluna vermelha, clique com o botão direito e selecione a opção Alterar Tipo de Gráfico, mude para um gráfico de sua preferência, no nosso caso foi selecionado um gráfico de linha com marcadores.

Alteração do gráfico

Passo 6:

Retorne o valor da célula C2 que havia sido reservado e você terá o gráfico com dois eixos Y.

Gráfico com dois eixos Y

DIGITE O SEU EMAIL PARA FAZER O DOWNLOAD DOS ARQUIVOS: Baixe a planilha

Abraço

Marcos Rieper

Quer aprender Excel do Básico, passando pela Avançado e chegando no VBA? Clique na imagem abaixo:

Última postagem

Tag