Como comparar a velocidade de memórias sd card

SD, miniSD, microSD, xD, Memory Stick e MMC. Esses são apenas alguns dos tipos de cartão de memória que você pode encontrar por aí no dia a dia. A quantidade de formatos é imensa e, por conta disso, é natural que você fique na dúvida na hora de adquirir um modelo para uso cotidiano.

Antes da compra de um modelo, diversos fatores devem ser levados em consideração. Desde o aparelho que você utiliza até a finalidade de armazenamento, cada item deve ser analisado com cuidado para que você possa ter a melhor experiência possível com o equipamento que você tem em mãos.

Apesar da grande quantidade de informações – e do fato de elas serem muito similares e, por conta disso, parecerem em um primeiro momento um pouco confusas –, não há muito que temer. O Tecmundo explica agora para você tudo aquilo de mais importante que você precisa saber sobre o assunto.

Entenda como os cartões funcionam

Diferente do que acontece nos discos rígidos, em que o processo de gravação de informações é mecânico, os cartões utilizam a chamada memória flash. Também conhecida como armazenamento sólido, esse tipo de técnica de gravação e leitura acaba gerando equipamentos mais resistentes a impactos, mais velozes na transferência de dados e com maior durabilidade.

(Fonte da imagem: Reprodução/Revista Escola)

O procedimento de gravação e leitura é bastante simples. O sistema conta com dois transistores separados por uma fina camada de óxido de silício. Um dos lados funciona como uma porta de controle, ativando as células da memória e fazendo a leitura de dados. Já o outro é uma espécie de porta flutuante, armazenando as informações.

A corrente elétrica passa de um lado para outro e uma tensão aplicada na porta de controle puxa os elétrons para a porta flutuante. Esse processo todo é bastante durável: estima-se que um dispositivo possa ser regravado pelo menos 100 mil vezes – o que, convenhamos, é uma marca que você deve demorar um bom tempo para atingir.

Principais tipos de cartão

Infelizmente, a padronização de formatos não é uma das características desse segmento de mercado. Por conta disso, como você pode perceber na tabela acima, existem dezenas de tipos de cartão de memória. Cada um deles tem tamanho diferenciado e características específicas de velocidade de transferência de dados e capacidade de gravação.

(Fonte da imagem: Reprodução/Cartão de Memória)

Secure Digital (SD)

Um dos formatos mais conhecidos dos consumidores, os SD acabaram se destacando por estarem presentes em tablets, smartphones e câmeras digitais de mais de 400 marcas. Embora existam mais tipos, eles estão disponíveis basicamente em três formatos, sendo que os menores são compatíveis com os slots maiores por meio de adaptador.

Se a questão do tamanho entre o SD (32 mm x 24 mm), o miniSD (21,5 mm x 20 mm) e o microSD (15 mm x 11 mm) é fácil de ser percebida, outros itens importantes também devem ser levados em consideração antes da compra: os dois principais são espaço de armazenamento e velocidade de gravação.

Basicamente, há três tipos de definição entre os cartões SD: o modelo-padrão, conhecido como SD Standard, alcança apenas 2 GB de armazenamento. Já o SDHC (siga para Secure Digital High Capacity) consegue armazenar até 32 GB de conteúdo. Por fim, o SDXC, padrão mais recente entre os cartões, já pode ser encontrado em versões de até 256 GB.

(Fonte da imagem: Reprodução/SDCard)

Este é um dos itens em que os consumidores menos prestam atenção, mas, se você pretende fazer um uso profissional do seu cartão, é de extrema importância ficar ligado a ele. A indicação de velocidade de leitura de um cartão é mensurada por classes. Existem cinco padrões de velocidade e cada um deles diz respeito a um uso ideal.

  • Classe 2: atinge velocidades mínima de 2 Mb/s e é ideal para gravação de vídeos em definições-padrão. Se a qualidade final da imagem não é um problema para você, essa solução mais barata pode suprir as suas necessidades.
  • Classe 4: atinge velocidade mínima de 4 Mb/s e é o modelo mais indicado para gravação de vídeos em HD (resolução de 720p).
  • Classe 6: atinge a velocidade mínima de 6 Mb/s e também é indicado para a gravação de vídeos em HD. O ganho real em relação à Classe 4 é pequeno, mas na prática a versão garante um pouco mais de segurança para o usuário.
  • Classe 10: atinge a velocidade mínima de 10 Mb/s, sendo o formato mais apropriado para vídeos em Full HD (1080p).
  • UHS Speed Class 1: atinge a velocidade mínima de 10 Mb/s, mas seu uso é mais restrito. Ideal para quem pretende gravar vídeos de longa duração ou pretende fazer transmissões em tempo real.

Mas preste atenção

Antes de escolher o cartão com mais espaço e maior velocidade de gravação, é preciso ficar de olho no equipamento que vai recebê-lo. É comum, por exemplo, que um aparelho não seja compatível com as classes mais altas ou com os modelos de maior espaço de armazenamento. Por conta disso, preste atenção às instruções do fabricante.

(Fonte da imagem: Reprodução/Cartão de Memória)

Da mesma forma, alguns aparelhos indicam requisitos mínimos com relação ao cartão de memória que vão receber. Ou seja, para não acabar comprando um produto e inutilizá-lo depois, siga as orientações do manual de instruções.

CompactFlash (CF)

Subdivididos em tipo 1 e tipo 2, os CompactFlash são fabricados pela SanDisk e podem armazenar até 256 GB de conteúdo. Você pode identificar a diferença entre eles pelo tamanho: o tipo 1 é mais fino, com 3,3 mm de espessura. Já o tipo 2 tem espessura de 5 mm e, por conta disso, não é compatível com os slots do tipo 1.

(Fonte da imagem: Reprodução/TMCNet)

Além do formato, você deve prestar atenção às mesmas duas características: capacidade de armazenamento e velocidade de gravação. No primeiro caso, basta ficar atento ao número mesmo – tanto do conteúdo do cartão quanto do limite suportado pelo seu aparelho.

Já a velocidade de gravação é apresentada de outra forma. Você precisa ficar atento à especificação numérica seguida da letra “X”, sendo que “1x” equivale a 150 Kb. Desse modo, você pode encontrar modelos com a indicação “2x”, “4x”, 8x”, e assim por diante. Quanto maior o número, maior será a velocidade de gravação e, consequentemente, melhor será a qualidade final.

Memory Stick e outros formatos

Além desses dois formatos, que podem ser considerados os principais, o mercado de cartões de memória ainda conta com outros tipos, alguns exclusivos de fabricantes específicos. A Sony, por exemplo, utiliza o formato Memory Stick em muitos dos seus produtos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Cartão de Memória)

A quantidade de modelos é maior e os tamanhos são variados. Mas, para facilitar as coisas, você deve ficar de olho em duas nomenclaturas básicas: quando você ler em um cartão o termo “PRO”, trata-se de um cartão com maior quantidade de armazenamento. Já quando você ler o termo “Duo”, trata-se de um cartão com tamanho menor.

Outros formatos conhecidos dos consumidores, mas já caindo em desuso, incluem ainda o SmartMedia, da Toshiba, e o xD Picture Card. O primeiro não está sendo mais utilizado pela sua baixa capacidade de armazenamento – uma vez que chega a apenas 128 MB de espaço. Já o segundo, criado pela Fujifilm em parceria com a Olympus, perdeu seu espaço.

Os cartões do formato xD continuam sendo fabricados, mas as próprias empresas deixaram de fabricar aparelhos compatíveis única e exclusivamente com esse formato. Ou seja, a “morte” do formato é hoje uma questão de tempo.

Fonte: Adrenaline, SDCard e Cartão de Memória

Cupons de desconto TecMundo:

  • Eu quero
  • Eu quero
  • Eu quero
  • Eu quero
  • Eu quero

Introduzimos nesta seção os conceitos básicos do cartão SD, como sua definição, recursos, aplicações, categorias e outros. Portanto, se você não tem muito conhecimento sobre isso ou deseja saber mais sobre detalhes relacionados, não perca esta parte.

Sobre o Cartão SD

O cartão SD (Secure Digital) é uma nova geração de dispositivo de memória baseado na memória flash semicondutora. É um dispositivo portátil, um formato de cartão de memória não volátil proprietário desenvolvido pela SD Card Association. O cartão SD é amplamente utilizado em dispositivos portáteis, como câmera digital, assistente pessoal digital (PDA), reprodutor de mídia, etc.

Em 2000, as empresas Matsushita e Toshiba, do Japão, e SanDisDisk, dos Estados Unidos, lançaram a SD Association (Secure Digital Association), que possui uma forte formação e atraiu um grande número de fornecedores. Esses fornecedores incluem IBM, Microsoft, Motorola, NEC, Samsung e outros.

Impulsionados por esses fabricantes líderes, os cartões SD se tornaram os cartões de memória mais amplamente utilizados em dispositivos digitais de consumo. O cartão SD é um cartão de memória multifuncional com grande capacidade, alto desempenho, segurança e outros recursos.

Ele também conta com uma função de autenticação de senha (especificação SDMI) para a proteção de direitos autorais de dados que o cartão MMC não possui, e a velocidade de leitura/gravação é 4 vezes mais rápida que a do cartão MMC, atingindo até 2M/segundo.

Para saber como formatar e clonar o cartão SD, leia os dois artigos abaixo:

Categorias de Cartões SD

SD, SDHC, SDXC, SDUC são as quatro categorias principais de cartões no mercado. Elas possuem características diferentes, mas com a mesma função – o armazenamento de dados. A seguir, explicaremos brevemente uma a uma.

  • SD: A segunda geração de cartões Secure Digital (SDSC ou Secure Digital Standard Capacity) foi desenvolvida para melhorar o padrão MultiMediaCard (MMC), que continua melhorando, mas em direções diferentes. O Secure Digital altera o design do MMC de várias maneiras, da forma, espessura, capacidade e velocidade de transferência à proteção de conteúdo.
  • SDHC: O formato SDHC (Secure Digital High Capacity) foi lançado em janeiro de 2006. Ele é definido na versão 2.0 da especificação SD para suportar cartões com capacidade máxima de 32 GiB (34.359.738.368 bytes). A licença da marca registrada SDHC busca garantir a compatibilidade. A versão 2.0 introduz o modo de barramento de alta velocidade para SDHC e SDSC. Os dispositivos host SDHC aceitam apenas os cartões SD mais antigos. No entanto, os dispositivos host antigos não conseguem reconhecer cartões SDHC e SDXC, embora certos dispositivos possam fazer isso com a atualização do firmware.
  • SDXC: O formato Secure Digital Extended Capacity (SDXC) foi lançado em janeiro de 2009. Ele é definido na especificação SD versão 3.01 e suporta cartões de até 2 TiB (2199023255552 bytes), enquanto o cartão SDHC na especificação SD 2.0 é limitado a 32 GiB. Você pode se interessar por este post: SDHC x SDXC - Qual é o Melhor Para Você?
  • SDUC: O formato Secure Digital Extra-Large Capacity (SDUC), descrito na especificação SD 7.0, foi anunciado em junho de 2018. Ele suporta cartões de até 128 TiB (140.737.488.355 328 bytes) a velocidades de até 985 MB/s, independentemente do fator do formato.

O tamanho micro, o tamanho comum e o tipo de interface incluem UHS-I, UHS-II, UHS-III ou SD Express. A interface SD Express também pode ser usada com cartões SDHC e SDXC.

Após conhecer os seus respectivos recursos, você pode escolher um cartão adequado com base na sua necessidade. Dessa forma, você terá uma ótima experiência em seus dispositivos.

Se você deseja encontrar uma ferramenta de partição gratuita para cartão SD, este post pode ser uma excelente referência para você: A Melhor Ferramenta de Partição Gratuita Para Cartão SD - MiniTool Partition Wizard.

Por Que e Como Testar a Velocidade do Cartão SD

Os cartões SD são utilizados em vários aplicativos, desde câmeras a telefones celulares, câmeras veiculares e Nintendo Switch. Se a velocidade do cartão SD é importante? Obviamente, a resposta é "Sim".

Você pode ver algumas classificações de velocidades de cartões SD na Internet, mas nem sempre o cartão SD mais rápido é o mais adequado para o que você precisa. Preço e disponibilidade também são importantes. Além disso, também é importante saber se a sua câmera pode utilizar totalmente a velocidade do cartão SD.

Na maioria dos casos, você pode colocar um cartão SD de alta velocidade em uma câmera mais lenta, mas nem sempre isso pode ser feito. Ou o que é pior, às vezes você pode comprar um cartão SD falso e ele não possui a capacidade e velocidade afirmados.

A boa notícia é que você pode testar a velocidade do cartão SD com algumas ferramentas gratuitas, como MiniTool Partition Wizard, HD Tach, Crystal DiskMark, etc.

A seção seguinte introduz o teste de velocidade do cartão SD no PC Windows/Android/Mac. Portanto, se você quer saber os detalhes de benchmark do cartão SD, leia com atenção.

Teste de Velocidade do Cartão SD no PC com Windows

O teste de velocidade do cartão SD no PC Windows é muito fácil de fazer através do recurso Benchmark de Disco do MiniTool Partition Wizard. Você pode testar as velocidades de transferência em vários acessos ao disco, seja sequencial ou aleatoriamente.

Download grátis

Insira o cartão SD no seu computador e comece a testar a sua velocidade com o MiniTool Partition Wizard.

Passo 1: Inicie o MiniTool Partition Wizard na sua interface principal e clique no recurso Benchmark de Disco na barra de ferramentas.

Passo 2: Selecione a letra da unidade do seu cartão SD. Antes de clicar no botão Iniciar, você pode definir parâmetros na janela Benchmark de Disco de acordo com as suas necessidades. Depois disso, clique em Iniciar para continuar o processo.

Tip: Se você não alterar os parâmetros manualmente, o programa executará a operação de acordo com as condições padrão.

Passo 3: Aguarde alguns instantes e todos os resultados serão exibidos em um gráfico. Depois, você pode verificar e analisar todos os resultados do teste de velocidade mostrados no gráfico.

Compare os resultados do teste com a velocidade impressa no cartão SD para ver se existe uma diferença óbvia. Essa é uma ótima maneira de verificar se um cartão SD é falsificado.

Você pode se interessar neste post: Teste de Velocidade de HD/SSD Com o Melhor Software Gratuito de Benchmark de Disco - MiniTool

Teste de Velocidade do Cartão SD no Android

Você quer saber como testar a velocidade do cartão SD no Android após aprender como testar sua velocidade no PC? Não se apresse! Esta seção mostra como testar a velocidade do cartão SD no Android.

Certamente, você precisa baixar uma ferramenta de teste de velocidade do cartão SD, como A 1 SD Bench ou SD Card Test, para verificar a velocidade do cartão SD. Ambos são softwares gratuitos de teste de cartões SD.

Após iniciar o programa, escolha os parâmetros que desejar nos aplicativos para iniciar a operação. Assim, você obterá todos os resultados que procura.

Teste de Velocidade do Cartão SD no Mac

O teste de velocidade do cartão SD no Mac também pode ser feito com alguns softwares, como o NovaBench e o Blackmagic Disk Speed ​​Test. Se você seguir as instruções, poderá obter os resultados da velocidade do cartão SD.

O NovaBench é uma ferramenta gratuita de teste de velocidade de cartão SD para o sistema operacional Mac. Ele permite medir a velocidade de leitura e gravação do disco e verificar a velocidade de transferência de memória, CPU, velocidade da GPU e outras.

O Blackmagic Disk Speed ​​Test também é um software de teste de disco gratuito aplicado ao sistema operacional Mac. É fácil de usar e tem alta velocidade.

Classificação da Velocidade do Cartão SD

Após testar vários cartões SD, você irá perceber que as suas velocidades são diferentes. A partir disso surge a necessidade de classificar os cartões SD. A classificação de velocidade permite que você determine claramente a velocidade dos cartões SD.

A SD Association possui duas classes de velocidade UHS, UHS classe 1 e UHS classe 3. A UHS classe 1 suporta uma velocidade mínima de gravação de 10MB/s, enquanto a UHS classe 3 suporta uma velocidade mínima de gravação de 30MB/s. O grau de velocidade UHS é geralmente representado pelo número 1 ou 3 dentro do símbolo U.

De acordo com experiências anteriores, as câmeras com recursos de 4K geralmente requerem no mínimo um SD UHS Classe 3 (U3).

O que você precisa saber é que o nível de velocidade UHS é diferente da velocidade de barramento UHS. A velocidade de barramento UHS é expressa em algarismos romanos I, II ou III e representa a velocidade teórica máxima de leitura e gravação. No entanto, diferentemente das classes de velocidade UHS, essas não são velocidades sustentadas.

Embora a velocidade mínima seja muito importante para a operação normal do dispositivo (as câmeras GoPro geralmente exigem a UHS Classe 3), a velocidade máxima não deve afetar a operação do dispositivo, mas pode reduzir o tempo necessário para baixar material do Cartão SD.

Em geral, um cartão SD de classificação de velocidade UHS é suficiente. O cartão UHS de velocidade ​​mais alta pode ser caro e desnecessário.

Os fabricantes de cartões de memória geralmente medem a velocidade de seus cartões em megabytes por segundo ou MB/s (ou MBps, ambos com a letra maiúscula "B"). No entanto, a taxa de bits de gravação de vídeo é geralmente medida em megabits por segundo ou Mb/s (ou Mbps, com a letra minúscula "b"). Eles não são equivalentes.

Um byte tem 8 bits; portanto, de megabits por segundo a megabytes por segundo, você multiplica por 8. Assim, 80 MB/s é o mesmo que 640 Mb/s. Este é um método conveniente de calcular a conversão.

Para resumir, há três pontos aos quais você precisa prestar atenção:

  • Verifique se o cartão mostra uma "Classe de Velocidade UHS 3", indicando o cartão com uma velocidade mínima de leitura e gravação de 30 MB/segundo.
  • O cartão SD está formatado como FAT32 (32GB ou menor) ou exFAT (maior que 32 GB)
  • Você pode usar os métodos fornecidos para confirmar a velocidade do seu cartão SD, visto que um cartão SD falsificado também pode ser usado, ainda que não atinja a velocidade impressa no mesmo.

Precisa de alguns métodos para testar a velocidade do cartão SD no PC Windows/Android/Mac? Então vale a pena compartilhar esta postagem com você.Click to tweet

Conclusão

Após ler este post, você deve ter obtido uma compreensão clara do teste de velocidade do cartão SD no PC Windows/Android/MAC e algumas informações adicionais sobre o cartão SD. Se você quiser executar o teste de velocidade de um cartão SD, basta escolher um dos métodos indicados, de acordo com a sua situação.

Com algumas ferramentas gratuitas, como o MiniTool Partition Wizard, você pode fazer o benchmark do cartão SD facilmente. Dessa forma, encontrar um cartão SD adequado para o seu dispositivo se torna algo bastante simples.

Se você tem alguma ideia boa sobre testes de velocidade em cartões SD, pode compartilhar conosco. Agradecemos se você deixar alguma sugestão ou comentário enviando um e-mail para [email protected].

Perguntas Frequentes Sobre o Teste de Velocidade do Cartão SD

Qual é a classificação da classe de velocidade nos cartões SD?

A classificação da classe de velocidade (classes 2, 4, 6 e 10) dos cartões SD é definida com base na padronização das velocidades de transferência de dados pela SD Card Association (SDA). A classificação de classe de velocidade específica estabelece a velocidade de transferência de dados.

  1. Classe 2: a velocidade mínima de gravação é de 2 MB/s ou superior.
  2. Classe 4: a velocidade mínima de gravação é de 4 MB/s ou superior.
  3. Classe 6: a velocidade mínima de gravação é de 6 MB/s ou superior.
  4. Classe 10: a velocidade mínima de gravação é 10 MB/s ou superior.

Um cartão SD de Classe 10 funciona em um dispositivo de Classe 4?

Sim, ele pode funcionar no dispositivo Classe 4. Todos os cartões SDHC de classificação de classe de velocidade podem ser compatíveis com dispositivos SDHC. Caso você veja um aviso indicando que a classe 4 é o mínimo para um dispositivo, instale um SDHC de classe 4, classe 6 ou classe 10 no mesmo.

Como posso testar a velocidade do meu cartão SD?

Você pode testar a velocidade do seu cartão SD utilizando uma ferramenta gratuita - MiniTool Partition Wizard. O recurso Benchmark de Disco deste programa permite que você saiba a velocidade rapidamente. Além de poder testar a velocidade do seu cartão SD, esse programa também permite que você teste a velocidade dos seus dispositivos USB.

Qual cartão SD é o mais rápido?

No momento, o cartão SD (velocidade de gravação) mais rápido é o Sony SF-G 300MB/s UHS-II 32GB (com velocidade de gravação sequencial de 273.672MB/s). Por outro lado, o cartão SD mais rápido (velocidade de leitura) é o Transcend Ultimate UHS-II U3 32 GB (com velocidade de gravação sequencial de 307.050MB/s).

Daisy Follow us

Posição: Columnist

She was graduated from the major in English. She has been the MiniTool editor since she was graduated from university. She specializes in writing articles about backing up data & systems, cloning disks, and syncing files, etc. She is also good at writing articles about computer knowledge and computer issues. In daily life, she likes running and going to the amusement park with friends to play some exciting items.

Última postagem

Tag