Sobre punição quando um atleta infringe a regra antidoping, assinale a alternativa correta

O hormônio do crescimento humano ou GH é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo. É sintetizado e secretado pelas células da glândula pituitária anterior localizada na base do cérebro. 

O GH é proibido dentro e fora da competição, e está na Classe S2 da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos da WADA

O GH estimula muitos processos metabólicos nas células, afeta o metabolismo de proteínas, gorduras, carboidratos e minerais. O principal papel do GH é estimular o fígado a secretar fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-I). O IGF-I estimula a produção de células de cartilagem, resultando no crescimento ósseo e também desempenha um papel fundamental na síntese de proteínas musculares e no crescimento de órgãos.

Sua secreção na circulação segue um padrão pulsátil, resultando em níveis sanguíneos amplamente flutuantes que são influenciados por múltiplos fatores, como idade, sexo, sono, atividade física, dieta, estresse, febre, esteróides e meio ambiente.

No soro, o GH existe como uma combinação complexa de diferentes formas moleculares (isoformas), incluindo a forma principal de 22-kDa e isoformas menores, como a forma de 20-kDa. Além disso, o GH também existe como agregados dessas isoformas (dímeros e oligômeros, formando homo e heterodímeros). Após a secreção na circulação sanguínea, o GH de 22 kDa tem uma meia-vida curta de 10 a 20 minutos.

O que é doping?
Segundo definição da Wada (Agência Mundial Antidoping), é a ocorrência de qualquer uma das seguintes violações:

1) Substância proibida detectada em amostra fornecida pelo atleta 2) Uso ou tentativa de uso de uma substância ou método proibido 3) Recusa em fornecer amostra para exame antidoping 4) Falhar ao fornecer informações atualizadas sobre rotina, horários e locais de treino 5) Adulterar qualquer parte do processo de controle de doping 6) Possuir ou carregar substância proibida 7) Traficar substância proibida 8) Receitar substância ou método proibidos a um atleta 9) Ser cúmplice de uma violação das regras antidoping 10) Associar-se a um treinador, médico ou oficial que tenham sofrido sanções por doping, quando proibido

O que é a Wada?
É a Agência Mundial Antidoping, entidade independente criada em 1999 para coordenar os esforços contra dopagem e redigir o código de substâncias proibidas. Não cabe à Wada realizar os exames ou decidir quais atletas estão impedidos de ir a uma Olimpíada, por exemplo, mas a agência pode fazer recomendações.

Quem é responsável por aplicar exames antidoping?
Laboratórios credenciados pela Wada, espalhados por vários países. Os resultados, no entanto, são centralizados em um sistema monitorado pela agência mundial, batizado de Adams (sigla em inglês para Sistema de Gestão e Administração Antidoping).

Quem precisa realizar exames antidoping?
Qualquer atleta que dispute competições profissionais.

Quais são os critérios para escolher o atleta que fará o exame antidoping?
Os critérios variam. Competidores podem ser escolhidos de forma aleatória (por sorteio após um jogo de futebol, por exemplo) ou depois que se destacaram em uma prova. Também podem ser testados a qualquer momento, mesmo fora de competições.

Por que doping não é liberado e legalizado?
O argumento principal usado por entidades como o COI e a Wada é a necessidade de se garantir uma disputa justa, com oportunidades iguais para todos. Também afirmam que a prática vai contra os "valores e regras do esporte" e pode trazer riscos à saúde dos atletas.

Doping faz mal à saúde?
Nem sempre. Um atleta pode ser pego no exame antidoping por usar um remédio inofensivo, por exemplo, para tratar calvície. No entanto, muitas das substâncias usadas para trapacear (sobretudo nas quantidades administradas para se ter ganho esportivo) podem ter efeitos colaterais graves, como aumento dos riscos de doenças cardíacas, impotência sexual e até câncer.

Quais são as punições possíveis para doping?
Vários fatores influenciam na punição dada a um atleta, desde a gravidade da infração até a intencionalidade. Ele pode receber desde uma advertência pública até ser banido do esporte para sempre.

Se um atleta tomar um medicamento proibido pela Wada por recomendação médica, ele pode competir?
Somente se conseguir obter uma isenção por uso terapêutico. A medida só é permitida se for comprovado que ele teria problemas de saúde sem a substância, se ela não melhorar significativamente seu desempenho esportivo e se não houver nenhuma outra alternativa permitida.

Violação de Regra Antidopagem - VRAd

O Código Brasileiro Antidopagem descreve 11 condutas que podem constituir violação de regra antidopagem. São elas:

REGRA 1

Presença de substância proibida, de seus metabólitos na amostra de um atleta (Art.114° do CBA).

Identificada pela presença de uma substância proibida ou qualquer outro subproduto, transformado pelo corpo, no sangue ou na urina do atleta, coletado conforme as regras da Agência Mundial Antidopagem.

REGRA 2

Uso ou tentativa de uso por um atleta de substância ou método proibido (Art.116° do CBA).

Identificado pelo uso ou tentativa de uso de uma substância ou método proibido, não sendo necessário comprovar que o atleta obteve sucesso nessa ação. Basta que a substância ou o método proibido tenha sido usado ou tenha havido uma tentativa de uso para que seja identificada uma violação de regra antidopagem.

REGRA 3

Evasão, recusa ou falha em se submeter a uma coleta de amostras, sem justificativa válida, após notificação por pessoa devidamente autorizada (Art.120° do CBA).

Depois que o atleta é avisado que passará pelo controle por um oficial devidamente identificado não é permitido a interrupção da coleta, estando sujeito a punição se fugir, recusar ou evitar o procedimento.

REGRA 4

Falha de localização (Art.121° do CBA).

Configura-se pela combinação de três falhas por teste perdido ou falha de preenchimento do formulário de localização em um período de doze meses, conforme definido no Padrão Internacional para Testes e Investigações, por um atleta integrante do Grupo Alvo de Teste - GAT.

REGRA 5

Fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de dopagem por parte de um atleta ou outra pessoa (Art.122° do CBA).

Conduta que interfira no processo de controle de dopagem, mas que não está incluída na definição de métodos proibidos. A fraude pode acontecer quando há a tentativa de interferir intencionalmente no processo de controle, ao fornecer informações que não são verdadeiras para uma Organização Antidopagem.

REGRA 6

Posse de substâncias ou de métodos proibidos por atleta ou pessoal de apoio em competição (Art.123° do CBA).

Posse por um atleta ou pessoa de apoio, de substância ou método proibido, sem a devida autorização de uso terapêutico (AUT).

REGRA 7

Tráfico ou tentativa de tráfico de substância ou método proibido por um atleta ou outra pessoa (Art.125° do CBA).

Venda, doação, transporte, envio, entrega ou distribuição (ou posse para qualquer propósito) de uma substância ou método proibido (fisicamente ou por qualquer meio eletrônico) por um atleta ou pessoa de apoio do atleta.

REGRA 8

Administração ou tentativa de administração por um atleta ou outra pessoa de substância ou método proibido (Art.126° do CBA).

Oferecer, fornecer, supervisionar, facilitar ou de alguma forma participar no uso ou tentativa de uso por outra pessoa de uma substância ou método proibido.

REGRA 9

Da cumplicidade ou tentativa de cumplicidade (Art. 127° do CBA).

Auxiliar, incentivar, ajudar, instigar, conspirar, acobertar ou qualquer outro tipo de cumplicidade intencional envolvendo uma violação de regra antidopagem.

REGRA 10

Associação proibida por um atleta ou outra pessoa (Art.128° do CBA).

Associação de um atleta ou outra pessoa envolvida com o atleta, a título profissional ou relacionada ao esporte, com qualquer pessoa de apoio ao atleta que esteja cumprindo um período de suspensão por violar uma regra antidopagem; ou que tenha sido condenada ou esteja respondendo a um processo penal, disciplinar ou profissional por uma conduta que possa configurar uma violação de regra antidopagem; ou estiver servindo de intermediário para uma pessoa descrita nos itens anteriores.

REGRA 11

Atos de desincentivo ou retaliação (Art. 129° do CBA).

Será considerado desincentivo qualquer ato que tente intimidar outra pessoa para desencorajá-la de fazer denúncias de boa-fé relacionadas a uma possível violação de regra antidopagem.

Será considerada retaliação qualquer ato que vise prejudicar pessoa que, de boa-fé, apresentar provas ou informações relativas a uma possível violação de regra antidopagem.

Sobre punição quando um atleta infringe a regra antidoping, assinale a alternativa correta

e adultos, assinale a alternativa correta: Nota: 10.0 A As técnicas ensinadas devem ser a corrida e aterrissagem, mas de maneira lúdica. B A técnica no salto triplo a ser enfatizada para adolescentes e adultos é a passada bilateral e a aterrissagem. C Para adultos e adolescentes, o ensino deve ser técnico, visando a mudança de ação do correr para a impulsão e a impulsão propriamente dita. Você acertou! Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Para adolescentes e adultos, o ensino pode ser mais técnico, com dois pontos centrais: a mudança de ação do correr para a impulsão (mesma didática do salto em distância) e a impulsão propriamente dita. Os exercícios devem ser de salto unilateral, alternado, com diferentes objetivos, como saltar uma distância pré-determinada ou o mais longe possível a cada passo” (livro-base, p. 129). D As atividades devem ser recreativas e sem compromisso com a técnica. E Para os adolescentes e adultos, as atividades devem ser competitivas e com corridas adaptadas. Questão 6/10 - Atletismo Leia a afirmação: “Para desenvolver uma corrida eficiente, elas podem estar em pé, com os pés unidos ou separados, de costas para a meta, sentadas em diferentes posições, deitadas, e assim por diante”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROJAS, P. N. C. Aspectos pedagógicos do atletismo. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 92. Considerando a afirmação e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre as capacidades, características e objetivos a serem trabalhados na iniciação da corrida de velocidade, assinale a alternativa correta: Nota: 10.0 A A única capacidade relevante a ser trabalhada é a resistência aeróbia. B Não é recomendada a iniciação de corridas de velocidade na infância. C Corridas de longa distância são aplicadas no ensino das corridas de velocidade. D Atividades de corridas curtas são aplicadas para o desenvolvimento da força muscular e flexibilidade. E Devem desenvolver o tempo de reação, a agilidade e a coordenação motora. Você acertou! Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[Iniciação das corridas de velocidade] Com o objetivo de desenvolver o tempo de reação e a velocidade, além da coordenação motora e a agilidade, podemos realizar muitas atividades com corridas curtas” (livro-base, p. 91). Questão 7/10 - Atletismo Atente para a citação: “O responsável pela retomada dos jogos olímpicos foi Pierre de Frédy [...], mais conhecido como Barão de Coubertin, um ideólogo, [...] francês que buscava ações que contribuíssem para a melhoria da organização social [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROJAS, P. N. C. Aspectos pedagógicos do atletismo. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 26-27. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre o Barão de Coubertin e seus interesses em difundir a pedagogia do esporte utilizada nas escolas da Inglaterra, assinale a alternativa correta: Nota: 10.0 A O Barão de Coubertin tinha o interesse em desenvolver estratégias de contribuição do esporte para a moral e a educação do povo. Você acertou! Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[Barão de] Coubertin se interessou pela chamada pedagogia do esporte nas escolas inglesas, que ‘se assentava na responsabilidade e na hierarquia. A responsabilidade estava associada ao uso da liberdade e do cumprimento de normas e tradições que entre, outras ações, refletia-se no uso do tempo ocioso’ [...]. O educador francês visitou a Inglaterra na década de 1880, em busca de uma nova visão para ensino e de estratégias de contribuição do esporte para a moral e a educação” (livro-base, p. 27). B A história relata que o real interesse do Barão de Coubertin era desenvolver o futebol e, para isso, necessitava ampliar o repertório motor das crianças no esporte. C O único interesse do Barão de Coubertin era vincular o esporte às escolas, em busca de talentos esportivos que representassem o país. D Segundo estudos, o Barão compreendeu que a população necessitava de mais lazer, o que era proporcionado pelo esporte a baixo custo. Questão 8/10 - Atletismo Leia a citação: “[...] o atletismo possibilita maior interação no esporte adaptado, permitindo a participação de deficientes físicos, paralisados cerebrais, amputados e deficientes visuais em atividades de corridas, saltos e lançamentos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROJAS, P. N. C. Aspectos pedagógicos do atletismo. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 66. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre a entidade responsável por definir provas e regras do atletismo mundial, assinale a alternativa correta: Nota: 10.0 A A entidade responsável por definir as provas e as regras do atletismo no mundo é a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). B O responsável por organizar as provas e regras do Atletismo no mundo é o COI (Comitê Olímpico Internacional). C As provas e regras do atletismo mundial são organizadas pelos clubes e prefeituras que possuem equipes de atletismo. D As provas e regras do atletismo mundial são deliberadas pela Federação Regional de Atletismo. E As provas e regras do Atletismo mundial são organizadas pela Associação Internacional de Federações de Atletismo. Você acertou! Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, do inglês International Association of Athletics Federations) é responsável por definir as provas e as regras do atletismo mundial, divididas em pista, campo e corridas fora de pista [...], embora aceite adaptações para serem aprovadas como pistas oficiais” (livro-base, p. 66). Questão 9/10 - Atletismo Leia o fragmento de texto: “O controle, a coordenação e o monitoramento contra o doping internacional nos esportes é feito pela Agência Mundial Antidoping [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROJAS, P. N. C. Aspectos pedagógicos do atletismo. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 36. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre punição quando um atleta infringe a regra antidoping, assinale a alternativa correta: Nota: 10.0 A A medalha é mantida com o atleta, mas a pontuação creditada à equipe é retirada. B Os resultados obtidos são mantidos desde que o atleta se retrate publicamente nos meios de comunicação. C A punição se restringe a fatores pós-competição, não afetando os resultados obtidos na competição em que ocorreu a infração. D A entidade que o atleta representa recebe as punições diretas e os resultados individuais obtidos podem ser mantidos. E Os resultados obtidos são descartados, sendo retiradas medalhas, colocações e pontos conquistados pelo atleta. Você acertou! Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Quando a infração à regra antidoping ocorre em uma competição, os resultados obtidos são descartados, com prejuízo de colocações, medalhas e pontos. Após comunicar o atleta ou o responsável sobre a violação, a IAAF pode divulgá-la publicamente” (livro-base, p. 37). Questão 10/10 - Atletismo Leia a citação: “Quanto à técnica e às regras, o salto triplo é muito semelhante ao salto em distância, com uma diferença fundamental: a impulsão”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROJAS, P. N. C. Aspectos pedagógicos do atletismo. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 127. Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Aspectos pedagógicos do atletismo sobre quais atividades devem ser priorizadas ao ensinar o salto triplo a pessoas de diferentes idades, assinale a alternativa

Sobre punição quando um atleta infringe a regra antidoping, assinale a alternativa correta
Sobre punição quando um atleta infringe a regra antidoping, assinale a alternativa correta
Sobre punição quando um atleta infringe a regra antidoping, assinale a alternativa correta