Sobre a musica popular brasileira assinale o que for correto

Sobre a musica popular brasileira assinale o que for correto

características de um fato folclórico: ?O povo pega o fato folclórico como uma estória ou modinha, aprende, aumenta inventando, elimina o que não gosta e a estória ou modinha segue para a frente, tendo o povo como autor, pois só o que é do povo é realmente folclore? (ORTENCIO, 2004, p. 17). FONTE: ORTENCIO, Lydia. Museu do brinquedo será criado em São Paulo. 2004. Disponível em: <www. crmariocovas.sp.gov.br/noticia.php?it=4220>. Acesso em: 30 ago. 2010. ( ) Funcionalidade e temporalidade. ( X ) Aceitação coletiva e dinamicidade. ( ) Adaptabilidade e tradicionalidade. ( ) Temporalidade e oralidade. 19-A pintura primitiva é autodidata e para Waldomiro de Deus, conhecido pintor Naif, o Brasil é um país maravilhoso porque dispõe desse novo tipo de inteligência, a inteligência intuitiva, instintiva, que fica ao oposto da cultura no sentido de conhecimentos adquiridos. Para ele, os primitivos, ou naifs, têm sido aceitos com reticências. "Porque aqui não existe crítica especializada, quando muito encontramos alguns simpatizantes. A arte não é política. Pintura primitiva não é praga de países subdesenvolvidos e sim privilégio de países como a França e os Estados Unidos, que maior número de artistas desse gênero deu ao mundo. Deu, cultivou, prestigiou. Mesmo Picasso coleciona seus primitivos ao lado de Cézanne, Braque e Matisse" (D'AMBRÓSIO,1999 p. 48). Sobre a pintura primitiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( V ) Uma de suas característica é a ausência de perspectiva. ( V ) As cores utilizadas são alegres e pouco uso de nunces de cores. ( F ) É uma arte racional e necessita de uma formação acadêmica séria. ( V ) Refletem temas do local do artista, seus costumes e comunidade. FONTE: D' AMBRÓSIO. Pincéis de Deus. Vida e obra do pintor "Naif" Waldomiro de Deus. São Paulo: Editora Unesp, Imprensa Oficial, 1999. 20-A concepção e a produção dos artefatos artesanais variam conforme a cultura e história local, e é beneficiada pela matéria-prima necessária disponível no território. A produção artesanal é um gerador de renda para a população. Seu uso como fonte de subsistência exige que a compensação financeira seja imediata para o artesão, que em geral, não dispõe de muito tempo e recursos para investir no reconhecimento do mercado, ou na melhoria de suas técnicas e da qualidade do seu produto (VERGARA; SILVA, 2007). Com relação ao artesanato de renda e bordado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( V ) Renda de bilro, filé e bordado de crivo são algumas das técnicas dessa modalidade de artesanato. ( V ) As rendas e bordados estão muito presentes nas regiões Sul, Norte e Nordeste. ( V ) A renda tem grande presença no litoral e nas áreas de rios e lagos. ( F ) A produção de rendas e bordados não envolve compensação econômica, não há venda desses artigos. FONTE: VERGARA, Sylvia; SILVA, Heliana. Organizações artesanais: um sistema esquecido na teoria das organizações. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, , v. 6, n. 3, p. 32-38, jul. 2007. 21-Em diversas sociedades, a música é um elemento importante na disseminação e representação cultural. No Brasil, a música tornou-se um componente fundamental na identidade dos indivíduos, na medida em que foi inserida nos mais diferentes contextos. Sobre a música no Brasil, analise as sentenças a seguir: I- A única forma correta de classificação da música é: erudita, popular e folclórica. ERRADA II- É correto usar o termo ?música popular? tanto para produções que são originadas na vivência dos grupos culturais quanto para a música produzida e veiculada comercialmente, e que acaba tendo grande aceitação pública. CORRETA III- Pode-se afirmar que a primeira forma de manifestação musical existente em território brasileiro foi a trazida pelos colonizadores portugueses. ERRADA IV- As missões jesuíticas utilizaram-se da música no processo de catequização. CORRETA 22-A música, sobretudo a chamada "música popular", ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Sobre a música no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Década de 1930. II- Década de 1960. III- Década de 1970. ( II ) A Jovem Guarda e os Festivais de Música Popular Brasileira movimentam o cenário musical do país e apresentam importantes nomes da música brasileira. ( I ) Temos a expansão do rádio e o surgimento de muitos artistas talentosos, por isso esse período ficou conhecido como Época de Ouro. ( III ) Ganham destaque artistas de diversas regiões, surgem muitos gêneros e subgêneros, não ficando mais um período histórico marcado por um estilo musical preponderante. FONTE: NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. 23-A cultura popular é identifica por algumas características que são para a sua concepção. Nestas características estão implicadas a forma que um determinado povo se apropria da cultura e como este conhecimento é transmitido. A cultura popular pode ser chamada também de folclore quando apresenta algumas características. Sobre essas características, associe os itens, utilizando o código a seguir: I-Dinamicidade. II-Tradicionalidade. III-Aceitação coletiva. IV-Funcionalidade. ( II ) O fato é passado adiante por diversas gerações, ou seja, pai para filho, filho para neto etc. ( I ) Algumas manifestações sofrem alterações, desde que isso não interfira nas características originais. ( IV ) Precisa ter alguma função, utilidade para que se mantenha e auxilies na sobrevivência, no lazer ou na religiosidade. ( III ) A coletividade precisa aceitar e perpetuar a manifestação, adaptando as manifestações em cada região do país. 24-O termo Folclore vem de Folk que significa povo, família. Lore é instrução, conhecimento, sabedoria, ou seja, folclore é a “sabedoria do povo”. Esse nome foi criado por um inglês e arqueólogo, em um artigo publicado na revista inglesa ‘The Anthenaeum”, em 22 de Agosto de 1846. Após a publicação, o termo tornou-se universal e comum. Assinale a alternativa CORRETA: ( X ) William John Thoms. ( ) Elifas Andreato. ( ) Mestre Vitalino. ( ) Isaac Newton. 25-Após o Ato Institucional nº 5, instrumento legal promulgado em fins de 1968 que aprofundou o caráter repressivo do Regime Militar brasileiro implantado quatro anos antes, houve um corte abrupto das experiências musicais ocorridas no Brasil ao longo dos anos 1960. Na medida em que boa parte da vida musical brasileira, naquela década, estava lastreada num intenso debate político-ideológico, o recrudescimento da repressão e a censura prévia interferiram de maneira dramática e decisiva na produção e no consumo de canções (NAPOITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1960, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: NAPOITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política consumo cultural. In: IV Congresso de La Rama latinoamericana Del IASPM, 2002. ( ) A Jovem Guarda, movimento de destaque deste período, destaca-se pelas músicas de protesto. ( ) Neste período, também surgiu a axé-music com Asa de Águia e Chiclete com Banana. ( X ) Os festivais de Música Popular Brasileira revelaram importantes nomes, como Chico Buarque e Caetano Veloso. ( ) O regionalismo musical expandiu-se com Alceu Valença e Elba Ramalho. 26-Leia as informações sobre a trajetória da música popular brasileira e assinale V ou F: ( V ) O período entre 1920 e 1930 é considerado a Época de Ouro do rádio no Brasil, em virtude do grande número de artistas talentoso que ai surgiram., ( V ) Na década de 1940. A música

Sobre a musica popular brasileira assinale o que for correto
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Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Parte superior do formulário 1. Na hierarquia cultural da sociedade brasileira, a MPB chegou à década de 1970 dotada de alto grau de reconhecimento junto às parcelas de elite da audiência musical, ainda que alguns setores do meio acadêmico e literário não compartilhassem desta valorização cultural excessiva. Enquanto o cinema e o teatro brasileiros, como um todo, não conseguiam formar um público "fixo", mais amplo, a música popular consolidava sua vocação de "popularidade", articulando reminiscências da cultura política nacional-popular com a nova cultura de consumo vigente após a era do "milagre econômico", entre os anos de 1968 e 1973 (NAPOLITANO, 2002). Sobre a música popular na década de 1970, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: IV Congresso de la Rama latinoamericana del IASPM, 2002.  a) A Jovem Guarda surgiu e expandiu-se neste período.  b) O regionalismo musical expandiu-se e novos nomes surgiram, como Alceu Valença.  c) A erudição é a marca da música popular deste período.  d) Neste período, destacam-se nomes como Barão Vermelho e o neo-sertanejo. 2. Sobre a música popular brasileira nas primeiras décadas do século XX e sua contextualização, Mário de Andrade afirmava que "a música popular brasileira é a mais completa, mais totalmente nacional, mais forte criação de nossa raça até agora". Nessa altura, segundo Mário de Andrade, a modinha já se transformara em música popular, o maxixe e o samba haviam surgido, formaram-se conjuntos seresteiros, conjuntos de "chorões" e havia se desenvolvido inúmeras danças rurais. A arte nacional estava então feita na "inconsciência do povo", sendo a arte popular a alma desta nacionalidade. Daí a necessidade das pesquisas folclóricas propostas, como um meio para entrar em contato com as bases da cultura popular. Esse procedimento indicava a necessidade de partir do primitivo (folclore), seguir uma linha evolutiva, acompanhando as vicissitudes do elemento "civilizado" (as técnicas adquiridas), mantendo porém um núcleo central que demarcava uma "alma nacional" (NAPOLITANO, 2000). Sobre a música popular brasileira, analise as sentenças a seguir: I- Artistas como Milton Nascimento, Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda foram revelados em festivais de música popular brasileira que aconteceram na década de 1960. II- O movimento Jovem Guarda destacou-se na década de 1960 e tinha como uma de suas inspirações as músicas dos Beatles. III- A Tropicália foi um movimento vanguardista que rompeu com elementos tradicionais da música popular brasileira e baseava-se nas ideias do Manifesto Pau Brasil, do poeta modernista Oswald de Andrade.  IV- O movimento Rock, como era chamado o roque brasileiro, surgiu na década de 1970 e revelou artistas como Wanderléia e Erasmo Carlos. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: NAPOLITANO, Marcos; WASSERMAN, Maria Clara. Desde que o samba é samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. Rev. bras. Hist.,  São Paulo ,  v. 20, n. 39, p. 167-189,    2000 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882000000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  1 mar.  2017.  a) Somente a sentença II está correta.  b) As sentenças II, III e IV estão corretas.  c) As sentenças I, II e III estão corretas.  d) As sentenças I e IV estão corretas. 3. O Tropicalismo foi um movimento considerado libertário e de ruptura que modificou o ambiente da música popular e consequentemente da cultura brasileira. Foi um movimento curto e, posteriormente, reprimido pelo governo militar. Sobre o Tropicalismo, analise as sentenças a seguir: I- Um dos marcos desse movimento foi a música Alegria, alegria, de Caetano Veloso, e apresentou elementos inovadores. II- O Tropicalismo apresenta características que incentivam o consumismo e determinam um estilo conservador. III- Esse movimento foi inspirado no Manifesto ?Pau Brasil? e criou uma estética de contrastes de elementos. IV- Esse movimento influenciou compositores e cantores, incentivando o preconceito contra instrumentos elétricos. Assinale a alternativa CORRETA:  a) As sentenças I e II estão corretas.  b) As sentenças I e III estão corretas.  c) As sentenças I, II e IV estão corretas.  d) As sentenças I, III e IV estão corretas. 4. A funcionalidade é característica fundamental, segundo a qual os fatos folclóricos integram sistemas culturais, exercendo funções e, portanto, não se constituindo em traços isolados. O fato folclórico é vivenciado no contexto social, econômico e político. As técnicas de cestaria e de cerâmica utilitária - que tiveram o seu mercado tradicional reduzido pelo uso de objetos de alumínio e plástico - encontram a possibilidade da sua sobrevivência na mutação da função de utilitário para decorativo (DIAS, 2007). Sobre a cerâmica utilitária, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: DIAS, Anderson Felisberto et al. Cultura popular como atrativo turístico e práticas organizativas de grupos folclóricos. 2007. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/90761>. Acesso em: 24 mar. 2017.  a) São exemplos de objetos de cerâmica utilitária: xícaras, panelas e vasos.  b) Há, na maioria das vezes, a utilização de máquinas (tornos) no manuseamento da argila.  c) A produção de cerâmica utilitária é mais intensa na região Sul e Sudeste.  d) Recria cenas do cotidiano e de personagens típicos da região em que é produzida. 5. A música, sobretudo a chamada "música popular", ocupa no Brasil um lugar privilegiado na história sociocultural, lugar de mediações, fusões, encontros de diversas etnias, classes e regiões que formam o nosso grande mosaico nacional. Além disso, a música tem sido, ao menos em boa parte do século XX, a tradutora dos nossos dilemas nacionais e veículo de nossas utopias sociais. Sobre a música no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:                                               I- Década de 1930. II- Década de 1960. III- Década de 1970. (    ) A Jovem Guarda e os Festivais de Música Popular Brasileira movimentam o cenário musical do país e apresentam importantes nomes da música brasileira.                 (    ) Temos a expansão do rádio e o surgimento de muitos artistas talentosos, por isso esse período ficou conhecido como Época de Ouro.                         (    ) Ganham destaque artistas de diversas regiões, surgem muitos gêneros e subgêneros, não ficando mais um período histórico marcado por um estilo musical preponderante.                   Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.  a) II - I - III.  b) III - II - I.  c) I - II - III.  d) I - III - II. 6. A concepção e a produção dos artefatos artesanais variam conforme a cultura e história local, e é beneficiada pela matéria-prima necessária disponível no território. A produção artesanal é um gerador de renda para a população. Seu uso como fonte de subsistência exige que a compensação financeira seja imediata para o artesão, que em geral, não dispõe de muito tempo e recursos para investir no reconhecimento do mercado, ou na melhoria de suas técnicas e da qualidade do seu produto (VERGARA; SILVA, 2007). Com relação ao artesanato de renda e bordado, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) Renda de bilro, filé e bordado de crivo são algumas das técnicas dessa modalidade de artesanato. (    ) As rendas e bordados estão muito presentes nas regiões Sul, Norte e Nordeste. (    ) A renda tem grande presença no litoral e nas áreas de rios e lagos. (    ) A produção de rendas e bordados não envolve compensação econômica, não há venda desses artigos. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: