Quem tem pressão alta pode tomar banho de mar

Quem tem pressão alta pode tomar banho de mar
Quem tem pressão alta pode tomar banho de mar

- Publicidade -

Além de economizar muita energia, tomar banho com água fria pode representar vários benefícios à saúde. O site norte-americano TreeHugger elaborou uma lista com cinco motivos para deixar a água quente de lado. Veja quais são eles:

1. Melhora a circulação sanguínea

A água fria aumenta a taxa de fluxo sanguíneo pelo corpo, bombeando mais sangue para todos os órgãos. Isso beneficia o sistema cardiovascular e pode ajudar a regular a pressão arterial e o fortalecimento das artérias e veias varicosas. O aumento do fluxo do sangue no cérebro também ajuda a deixar o corpo alerta por mais tempo.

- Publicidade -

2. É antidepressivo

A adrenalina liberada após um mergulho na água fria ajuda a liberar uma quantidade enorme de impulsos elétricos, enviados a partir das terminações nervosas periféricas para o cérebro. Essa reação tem um efeito antidepressivo. Existe até a hidroterapia, que aproveita os benefícios da água para aliviar os sintomas da depressão.

3. Faz bem para a pele e cabelo

A água quente tende a deixar os cabelos mais secos e danificados, enquanto a água fria deixa os fios mais fortes e resistentes. Além disso, sem o calor do chuveiro, o cabelo tende a ter menos frizz e muito mais brilho. Uma dica para tonificar o resultado é utilizar suco de limão fresco durante a lavagem.

4. Melhora o desempenho atlético

É muito comum os atletas utilizarem banheiras de gelo após o treino. Isso ajuda os músculos a se recuperarem para a carga seguinte de treinamentos. Quando mais rápido após o esforço o atleta for para a água fria, melhores são os resultados. A banheira de gelo pode ser substituída por uma ducha tradicional.

5. Aumenta a força mental

Começar a usar o chuveiro frio exige coragem e preparação mental. Quanto mais o corpo for submetido a essas situações de estresse, mais preparado ele estará para suportar situações ainda mais difíceis. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -

Desligar o aquecimento do seu chuveiro pode não parecer muito atraente. Mas tomar banho frio diariamente é uma prática que trará benefícios reais à sua saúde.

Quem tem pressão alta pode tomar banho de mar

É questão de se acostumar: nos primeiros momentos em que a água gelada cai, você suspira, se encolhe e até grita. Depois de desligar o chuveiro, no entanto, a tensão vai embora e rapidamente você percebe que valeu pena aquele sofrimento. Qualquer pessoa se sente mais acordada e disposta.

+ 5 alimentos que aumentam a sensação de felicidade

Banhos frios já tiveram um papel importante em diversas culturas da antiguidade (na romana e na grega, por exemplo), por purificar o espírito e melhorar a saúde. A cultura moderna, obcecada por conforto, se esqueceu disso. Mas um banho frio ainda é uma boa ideia, até porque você vai economizar água tomando esta decisão. Portanto, tome nota de outros cinco bons motivos para fazer isso.

1. Melhora a circulação sanguínea

A água gelada aumenta o fluxo de sangue no corpo, irrigando melhor os órgãos. Isso é benéfico ao sistema cardiovascular e pode ajudar a controlar a pressão arterial, além de deixar suas artérias e veias mais fortes. O cérebro também vai funcionar melhor e te manter alerta por mais tempo.

2. É um agente antidepressivo

Um estudo de 2008 já sugeriu que a depressão pode ser causada por um estilo de vida que carece de estressores fisiológicos, como breves mudanças da temperatura do corpo. Uma evidência é que a exposição ao frio ativa o sistema nervoso simpático e ajuda a liberar noradrenalina, uma substância química que, comprovadamente, reduz a depressão.

3. É bom para a pele e cabelo

Água quente tende a ressecar tudo, enquanto a água fria a deixa as células mais firmes e tonificadas. O resultado é a aparência menos “enrugada”.

4. Melhora o desempenho atlético

Um estudo recente publicado no American Journal of Physiology descobriu que atletas que recorrem à imersão em água fria após se exercitarem ficam mais resistentes em treinos subsequentes. Outro estudo do Journal of Sports Science and Medicine descobriu que a imersão em água fria também ajuda na recuperação do atleta, se administrada logo após o exercício.

5. Aumenta a força mental

Quem nunca prolongou um banho apenas pelo simples prazer de sentir a água quente caindo no corpo? Acontece que, quanto mais você submeter seu organismo a agentes estressores, mais se tornará tolerante a perturbações futuras, de qualquer natureza. Em outras palavras, você pode ficar mais durão ao acostumar-se com duchas frias diariamente – e isso é excelente!

(Adaptação do texto original de Katherine Martinko, publicado no site treehugger.com)

Quem tem pressão alta pode tomar banho de mar

Para evitar problemas cardíacos nesta época do ano, é importante consumir alimentos saudáveis, beber muita água e evitar o consumo de gorduras e sal em excesso.

Com a chegada do verão e dos dias quentes, aumenta a vontade de sair da rotina e realizar atividades ao ar livre. Longas caminhadas na praia e o abuso de comidas e bebidas podem aumentar as chances de algum problema cardíaco ou vascular, especialmente em pessoas com maior risco cardiovascular como idosos, hipertensos, obesos, tabagistas e diabéticos.

De acordo com o cardiologista e clínico geral do HCor (Hospital do Coração), Dr. Abrão Cury, as pessoas que fazem parte do grupo de risco não podem fazer exercícios físicos sem uma avaliação médica prévia, assim como não devem abusar da alimentação. “É recomendado cautela também com as comidas típicas do período de férias na praia, como por exemplo, os frutos do mar, que têm alto teor de colesterol, principal fator desencadeante da aterosclerose”, explica.

Outra recomendação importante é feita para pacientes que usam medicamentos. “No verão, o calor e a umidade aumentam a perda de água e sais minerais através da transpiração e da respiração. Para evitar a desidratação, é preciso ingerir bastante líquido. Atenção deve ser redobrada em pessoas idosas e que fazem uso de diuréticos”, salienta.

Pessoas hipertensas, que precisam controlar a pressão com frequência, devem ficar atentas à tendência natural do corpo de baixar a pressão no calor. Como a pressão atmosférica na praia já é baixa, o uso de vasodilatadores pode acentuar essa queda, causando hipotensão. Uma reavaliação médica antes do período de férias no verão pode indicar a necessidade ou não de alterar a dosagem dos medicamentos.

O verão chegou! Cuide bem do seu coração

Para muitas pessoas o verão é a estação do ano mais aguardada. As roupas leves, programações ao ar livre e viagens à praia fazem deste período o favorito de muita gente. No entanto, o calor provoca mudanças no nosso corpo e é preciso ficar mais atento especialmente com o coração, que requer mais cuidados durante esse período de altas temperaturas.

Conforme o corpo perde líquido por meio da transpiração e da respiração e não tem reposição, os vasos sanguíneos vão se fechando para manter a pressão arterial dentro do ideal. E, consequentemente, o sangue fica mais grosso e a frequência cardíaca aumenta. Em dias de alta temperatura, o organismo precisa fazer muito esforço para se manter funcionando e isso acelera o ritmo dos batimentos do coração, pois o órgão precisa compensar a necessidade maior de energia”, alerta Dr. Abrão Cury.

Já para os “atletas de verão”, aqueles que começam a praticar um esporte com intensidade só nessa época do ano e ficam muito tempo expostos ao sol, a atenção deve ser redobrada. “O esforço frequente deve ter acompanhamento médico, uma vez que pode levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos e até morte súbita. Portanto, para evitar problemas cardícos nesta época do ano, é importante consumir alimentos saudáveis, beber muita água e evitar o consumo de gorduras e sal em excesso”, recomenda o cardiologista do HCor.

Dicas de cuidados com o coração durante o verão

– Tomar uma vez por dia chá verde, que tem componentes que ajudam o metabolismo;

– O verão é uma boa época para o consumo de peixes que são ricos em proteínas e têm baixas calorias. Os mais indicados são o salmão, truta e bacalhau porque estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares;

– Beber bastante água durante os treinos na academia. Se possível a cada 20 minutos de exercícios físicos;

– Para recuperar a energia após os exercícios físicos tomar vitaminas de frutas, água de coco e sucos naturais;

– Ter pelo menos seis horas de descanso todas as noites;

– Praticar exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana. As caminhadas podem ser antes ou após o expediente do trabalho.