Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose?

Nosso organismo está sempre realizando divisões celulares. Há dois tipos de divisão celular, a mitose e a meiose, e nós realizamos tanto uma quanto outra, mas em situações diferentes. Para o estudante, é importante saber distinguir cada uma delas: mitose ou meiose?, eis a divisão, digo, a questão...Vamos ver quando e como realizamos cada uma delas.

Mitose

A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais paramos de realizar mitoses.

Esse processo é de suma importância para continuarmos a nos desenvolver, a crescer, a repor as células perdidas, como, por exemplo, ao sofrermos uma lesão na pele, ou perdermos células sanguíneas (hemácias) a cada 120 dias, etc.

A divisão da divisão

A mitose se inicia com uma célula diploide (2n), ou seja, com o número total de cromossomos da espécie que no nosso caso são 46. Em seguida há um período denominado intérfase, em que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita.

O processo de divisão é contínuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, que são:

Na prófase, há uma certa "desorganização", pois a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs). Há o desaparecimento do nucléolo, o rompimento da carioteca (membrana nuclear) e os centríolos migram para os pólos da célula.

Da metáfase à telófase

Na metáfase ocorre a espiralização máxima e os cromossomos encontram-se no centro da célula (plano equatorial), presos às fibras do fuso. Na anáfase, por sua vez, as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso.

Finalmente, na telófase ocorre a formação de duas células - filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo). Termina aí a cariocinese (divisão do núcleo) e inicia a citocinese (distribuição equivalente do citoplasma). Nesta etapa, reaparecem a carioteca, os nucléolos e os cromossomos voltam a desespiralizar-se.

Células sexuais

Já a meiose ocorre com a finalidade específica de produzirmos as células sexuais ou gametas (espermatozóide e óvulo). No homem, os espermatozóides se produzem à medida que são utilizados. Durante a ejaculação, eliminam-se em média 300 milhões de células.

Por sua vez, os óvulos já estão formados nos ovários da mulher desde o seu nascimento. São cerca de 400 mil, mas, normalmente, amadurece somente um a cada mês, após a puberdade.

Segunda divisão

A meiose também é dividida em etapas. Além disto, essa divisão é dupla. Na primeira divisão, ocorrem a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Na segunda, a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

A grosso modo, o que difere a meiose da mitose, além da formação de células com metade do número de cromossomos (n = 23), é que na prófase I acontecem subfases:

Elas são importantes, pois favorece o "crossing-over", ou seja, a mistura do material genético, com a quebra e troca de pontas entre os cromossomos. Mas, por que esse fato é importante? Para favorecer a variabilidade genética, o que garante a nossa diversidade.

É importante também que a meiose seja reducional, pois durante a fecundação (união do óvulo com o espermatozóide) forma-se um novo ser com 46 cromossomos, 23 vindos do pai e 23 da mãe. Desse modo, fica garantida a perpetuação da espécie.

Mitose é o processo de divisão celular que dá origem a duas células iguais à inicial, ou seja, com o mesmo número de cromossomos. Já na meiose, ocorrem duas divisões celulares, formando quatro células com metade do material genético da célula-mãe.

Os dois processos fazem parte do nosso corpo, embora ocorram em situações diferentes. A mitose pode ocorrer em células haploides e diploides, enquanto que a meiose ocorre apenas em células diploides.

Confira a seguir as principais diferenças, as fases dos dois processos e teste seus conhecimentos com questões de vestibulares no final do resumo.

Diferenças entre mitose e meiose

Mitose Meiose
Ocorre uma divisão celular. Ocorrem duas divisões celulares.
Produzem-se duas células. Produzem-se quatro células.
As células formadas são geneticamente idênticas. As células formadas são geneticamente modificadas.
Há a duplicação de células diploides (2n). Há a transformação de células diploides (2n) em células haploides (n).
Processo equitativo, pois as células-filhas possuem o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. Processo reducional, pois as células-filhas têm metade do número de cromossomos da célula-mãe.
Uma célula pode gerar muitas outras, pois o ciclo celular mitótico se repete. Formam-se apenas quatro células-filhas, que podem não sofrer outras duplicações.
Ocorre na maioria das células somáticas do corpo. Ocorre em células germinativas e esporos.

Veja também: divisão celular e ciclo celular

Resumo sobre mitose e meiose

A divisão celular gera profundas alterações nas células. Os dois tipos existentes, mitose e meiose, ocorrem de maneiras distintas. Confira aqui um resumo sobre o que acontece nos dois processos.

Mitose: o que é, função e importância

Mitose é um processo de divisão celular onde uma célula origina duas células idênticas à célula-mãe, ou seja, com o mesmo número de cromossomos. O termo mitose tem origem da palavra grega Mitos, que significa tecer fios.

A função da mitose é garantir o crescimento e substituição de células. A importância dessa multiplicação celular está em manter a reprodução de seres unicelulares, efetivar processos de cicatrização e renovação dos tecidos.

Esse tipo de divisão celular ocorre em células diploides e em algumas células animais e vegetais. Em uma célula humana, por exemplo, há 46 cromossomos. A mitose promove o surgimento de duas células também com 46 cromossomos.

Veja também: mitose

Fases da mitose

Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose?
Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose?

Prófase

  • Cada cromossomo possui um centrômero que une dois filamentos denominados cromátides.
  • A membrana que envolve o núcleo, a carioteca, é fragmentada e o nucléolo desaparece.
  • Os cromossomos se tornam mais curtos e espessos com o processo de espiralização.
  • A formação das fibras do fuso facilitam o deslocamento no citoplasma.

Veja também: núcleo celular

Metáfase

  • O material nuclear é disperso no citoplasma devido ao desaparecimento da carioteca.
  • Os cromossomos encontram-se em grau máximo de espiralização e são unidos às fibras polares do fuso mitótico pela região do centrômero.
  • Ocorre o deslocamento dos cromossomos para região mediana da célula, formando uma placa equatorial.

Veja também: citoplasma

Anáfase

  • As duas cromátides-irmãs são separadas com a divisão do centrômero, tornando-se independentes cromossomos-filhos.
  • Cada cromossomo-filho dirige-se para um polo da célula pelo encurtamento das fibras do fuso.
  • O material genético que chega em cada polo é idêntico ao da célula-mãe.

Veja também: cromossomos

Telófase

  • Encerra-se a divisão nuclear e os cromossomos desespiralizam-se, tornando-se novamente longos e finos filamentos.
  • Há a desintegração do fuso, reorganização do nucléolo e reconstituição da carioteca.
  • Os novos núcleos adquirem o mesmo aspecto do núcleo interfásico.
  • A citocinese faz com que haja a divisão do citoplasma e o estrangulamento produza duas células.

No período de interfase, as células não estão em processo de divisão. Essa fase é dividida em três períodos: G1 (síntese de RNA), S (síntese de DNA) e G2 (antecede a duplicação).

Saiba mais sobre:

Diferenças entre mitose animal e vegetal

Mitose em células animais Mitose em células vegetais
Mitose cêntrica devido à presença de centríolos. Mitose acêntrica devido à ausência de centríolos.
Mitose astral devido à presença de fibras do áster. Mitose anastral pela ausência de fibras do áster.
Citocinese centrípeta, ou seja, ocorre de fora para dentro. Citocinese centrífuga, que ocorre de dentro para fora.

Quando uma célula preexistente origina uma nova célula, inicia-se um ciclo celular, que termina quando ocorre a duplicação e, consequentemente, a formação de células-filhas. Sendo assim, o ciclo é o tempo que se leva para concretizar todas as modificações.

Veja também: célula animal e vegetal

Meiose: o que é, função e importância

Meiose é um processo de duas divisões nucleares, onde ocorre a transformação de uma célula diploide em quatro células haploides por meio da meiose 1 e meiose 2.

A função da meiose é reduzir o número de cromossomos das células diploides pela transformação em células haploides e, por fim, garantir que haja um conjunto completo de cromossomos nos produtos haploides gerados.

A importância da meiose está no desenvolvimento de diversidade genética, já que produz novas combinações gênicas. Os ciclos de vida sexuados são influenciados por esse processo, sendo a diversidade matéria-prima da seleção natural e evolução.

Veja também: meiose

Fases da meiose 1

Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose?

Corresponde à etapa reducional, que consiste na redução do número de cromossomos pela metade.

Prófase 1

  • Os centríolos movem-se para os polos da célula.
  • Ocorre a condensação dos cromossomos.
  • Formação de cromômeros, que correspondem às pequenas e densas condensações nos cromossomos.
  • Há a troca de fragmentos entre cromátides-homólogas durante o crossing-over.

Veja também: centríolos

Metáfase 1

  • Ocorre o desaparecimento da membrana celular.
  • Os cromossomos encontram-se em nível máximo de condensação.
  • O cinetócoro liga o par de cromossomos homólogos às fibras do fuso.
  • Os cromossomos homólogos alinham-se aos pares na região equatorial da célula.

Veja também: membrana celular

Anáfase 1

  • Ocorre a separação dos cromossomos homólogos devido ao encurtamento das fibras do áster.
  • O cromossomo duplicado de cada par migra para um dos polos da célula.
  • Inicia-se a descondensação.

Veja também: célula

Telófase 1

  • A carioteca e o nucléolo reorganizam-se em cada polo da célula.
  • Divisão celular e formação de duas haploides com metade do número de cromossomos da célula-mãe.
  • Ocorre a citocinese, ou seja, a divisão do citoplasma.

Veja também: nucléolo

Fases da meiose 2

Que diferença existe quanto ao número de cromossomos nas células resultantes da mitose e da meiose?

Corresponde à etapa equacional, que consiste na divisão das células e o número de cromossomos é igual aos do que iniciaram o processo.

Prófase 2

  • A carioteca é rompida e os nucléolos desaparecem.
  • Os cromossomos condensam-se.
  • Formam-se as fibras do áster.
  • As células são haploides, pois possuem um cromossomo de cada tipo.

Metáfase 2

  • Os cromossomos são orientados pelas fibras do áster e alinham-se na região equatorial da célula.
  • Os cromossomos estão em grau máximo de condensação.

Anáfase 2

  • As cromátides-irmãs são direcionadas pelas fibras do áster para lados opostos.
  • Uma cromátide passa a ser um cromossomo simples.
  • Inicia-se a descondensação.

Telófase 2

  • As células formadas são haploides.
  • A carioteca reorganiza-se e o nucléolo reaparece.
  • A citocinese faz com que ocorra a separação das células.

Todo o processo pode ser resumido da seguinte forma:

Veja também: células haploide e diploide

Diferenças entre meiose animal e vegetal

Meiose em células animais Meiose em células vegetais

Meiose gamética devido à formação de gametas:

espermatozóide (gameta masculino) e óvulo (gameta feminino).

Meiose espórica devido à formação de esporos.

Saiba mais sobre:

Exercícios sobre divisão celular com gabarito comentado

1. (Fuvest/2012) Considere os eventos abaixo, que podem ocorrer na mitose ou na meiose:

I. Emparelhamento dos cromossomos homólogos duplicados. II. Alinhamento dos cromossomos no plano equatorial da célula. III. Permutação de segmentos entre cromossomos homólogos.

IV. Divisão dos centrômeros resultando na separação das cromátides irmãs.

No processo de multiplicação celular para reparação de tecidos, os eventos relacionados à distribuição equitativa do material genético entre as células resultantes estão indicados em

a) I e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) I e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) II e IV, apenas.

A multiplicação celular e distribuição equitativa do material genético ocorre na Mitose. Dos eventos listados, apenas o alinhamento no plano equatorial da célula (II) e separação das cromátides irmãs (IV) fazem parte dessa divisão celular.

I. O emparelhamento dos cromossomos homólogos ocorre apenas na Meiose, na fase de Prófase 1.

II. O alinhamento no plano equatorial da célula acontece na Mitose, na fase de Metáfase, e na Meiose 2, na fase de Metáfase 1.

III. A permutação de segmentos entre cromossomos homólogos ocorre apenas na Meiose, na fase de Prófase 1.

IV. A separação das cromátides-irmãs acontece na Mitose, na fase de Anáfase, e na Meiose 2, na fase de Anáfase 2.

2. (Vunesp/2007) Assinale a alternativa que representa a associação correta entre o tipo de divisão celular e os processos que ocorrem durante a divisão.

a) Mitose – produção de gametas com redução no número de cromossomos.
b) Meiose – ocorrência de crossing-over ou permutação na Prófase I. c) Meiose – número de células-filhas ao fim do processo é o dobro do número de células-mãe. d) Meiose – produção de células 2n, após a Meiose I.

e) Mitose – emparelhamento dos cromossomos homólogos na Prófase.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: b) Meiose – ocorrência de crossing-over ou permutação na Prófase I.

a) ERRADO. Os gametas são produzidos na Meiose.

b) CORRETO. Ocorre a troca de fragmentos entre as cromátides-homólogas.

c) ERRADO. São produzidas quatro células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.

d) ERRADO. São produzidas células haploides (n) após a Meiose I.

e) ERRADO. Os cromossomos homólogos são emparelhados na Prófase I da Meiose.

3. (Colégio Naval/2015) No nosso corpo ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose, nas células do corpo em geral, e a meiose, nas células germinativas. Com relação à mitose e à meiose no corpo humano, é correto afirmar que

a) na mitose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com a metade do número de cromossomos. b) a mitose é a divisão celular que forma os espermatozoides e os óvulos. c) na meiose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com 23 cromossomos. d) a meiose é a divisão celular que permite o crescimento dos organismos e a substituição das células que envelhecem e morrem.

e) tanto na mitose quanto na meiose ocorre perda de cromossomos durante a divisão celular.

Esconder RespostaVer Resposta

Alternativa correta: c) na meiose, a partir de células iniciais com 46 cromossomos, formam-se células com 23 cromossomos.

a) ERRADO. A mitose tem como função a multiplicação celular. Sendo assim, uma célula inicial com 46 cromossomos formará células com a mesma quantidade.

b) ERRADO. Espermatozoide (gameta masculino) e óvulo (gameta feminino) são células haploides, ou seja, reprodutoras formadas na divisão celular por meiose.

c) CORRETO. Uma célula diploide (2n) é transformada em células haploides (n) por meio da meiose. Nesse processo, o número de cromossomos é reduzido pela metade.

d) ERRADO. Crescimento celular e substituição de células são funções da mitose. A meiose é responsável pela formação dos gametas nos organismos pluricelulares.

e) ERRADO. O número de cromossomos na mitose mantém-se igual ao da célula-mãe.

Teste seus conhecimentos com: