Quais os melhores carros para estrada de terra

Os carros para estrada de terra são muito bem vistos no Brasil. Isso porque o país possui uma longa extensão territorial e possui em muitos lugares asfaltos que são piores do que terra batida. 

Além disso, longe dos grandes centros, é relativamente comum ter que fazer uso de acessos em estrada para alcançar seu destino final. 

No artigo de hoje, nós do Senhor Carros vamos te mostrar o que carros para estrada de terra precisam ter para se adaptar aos desníveis do caminho, e apresentar os 15 melhores carros para esse tipo de piso. 

Se você transita em estradas rurais ou está pensando em comprar um carro que se dê bem em diferentes tipos de piso, então, o artigo de hoje foi feito pra você. Partiu conferir?

Para se dar bem em pisos ruins, os carros para estrada de terra precisam ter: 

  • Tração;
  • Altura;
  • Pneus;
  • Ângulos de entrada e saída. 

Vamos falar um pouco sobre cada um dessas características. 

A tração é a força de atrito que um automóvel faz ao se deslocar. De modo geral, os melhores carros para estrada de terra são aqueles com tração 4X4, onde a potência do motor é distribuída entre as quatro rodas. 

Entretanto, os 4×4 não são muito econômicos. para quem busca uma opção mais acessível, carros equipados apenas com tração dianteira também dão conta do recado em estradas mais tranquilas. 

Veículos baixos não são indicados para terrenos com obstáculos, pois as chances do assoalho se chocar são altas. Isso pode causar problemas na parte inferior. 

Carros mais altos garantem uma condução segura e com boa visibilidade. Entretanto, é preciso cuidado com carrocerias que são muito altas, afinal, elas podem comprometer a estabilidade, além de aumentar riscos de capotamento. 

Existem pneus que são considerados off-roads. Eles possuem sulcos mais profundos para assegurar a tração em terrenos mais acidentados, como é o caso de areia, lama e terra. 

Contudo, quando colocado no asfalto, esse tipo de pneu pode gerar ruídos, desgaste e aumento no consumo de combustível. 

Para quem procura bom desempenho no asfalto e na terra, o ideal é apostar em pneus de uso misto. Sendo a melhor opção para quem anda em centros urbanos e rodovias, e também precisam andar na terra. 

A angulação determina se o automóvel é capaz de entrar e sair de declives sem choques tanto na traseira quanto na dianteira da carroceria. Nesse caso, carros que possuem a distância entre-eixos mais comprida são os ideais. 

Além disso, é importante que carros para estrada de terra tenham algum tipo de controle de estabilidade ou tração. Esses controles impedem a perda de equilíbrio em situações de risco, como por exemplo em contornos de curvas fechadas ou direção em piso escorregadio.

Depois de de mostrar o que os carros para estrada de terra precisam ter, é chegada a hora de conhecer os melhores modelos para esse tipo de piso. Vamos lá?

Você certamente está surpreso de ver o Kwid nessa lista não é mesmo? O subcompacto é uma ótima pedida para os buracos do asfalto brasileiro por conta de seu vão livre do solo. 

Além de boa altura, o compacto da Renault possui também boa angulação de entrada e saída, se saindo bem em estradas de terras mais tranquilas sem grandes emoções. 

O Ford Ka Freestyle segue a receita e a linha dos muitos hatches aventureiros comercializados por aqui

O modelo possui boa altura, rodas de liga leve, pneus de uso misto e conta com suspensão traseira mais firme elevada. Além disso, conta com opções de câmbio automático e manual, que podem trazer diversão ao rodar em terrenos irregulares. 

A Volkswagen Saveiro Cross ganha o motorista logo de cara por sua boa dirigibilidade e dimensões compactas. 

O modelo possui estabilidade e segurança, principalmente por ser comercializada em cabine dupla. 

Além disso, a versão cross, possui equipamentos de série como controle de estabilidade e de subida, além de estribos, pneus de uso misto e suspensão elevada. Sendo um dos melhores carros para estrada de terra. 

O modelo que tem seu visual um tanto quanto debatido, merece respeito, afinal é bom para transportar famílias inteiras, pode ser usado para trabalho e se dá bem em estrada de terras. 

O Fiat Doblò Adventure, que agora só pode ser encontrar como seminovo, possui altura de 22 centímetros, conta pneus de uso misto, suspensão reforçada e alguns possuem o sistema de tração locker. 

A exemplo do seu irmão de marca, o Doblo Adventure, a Palio Weekend adventure só pode ser comprada como seminovo e é, sem sombra de dúvidas, uma ótima opção para quem precisa encarar estradas de terra mais lights. 

O Fiat Palio Weekend adventure é literalmente um modelo projetado para andar nas estrada de terra. Com porta-malas espaçoso, suspensão elevada e pneus de uso misto, o carro é um aventureiro com espírito off-road. 

Modelos com o sistema Locker, são ainda melhores, pois podem bloquear eletronicamente o diferencial dianteiro, ajudando a sair de atoladas leves. 

Muitos podem não concordar com o EcoSport nessa lista, mas calma que nós vamos explicar sua presença entre os melhores carros carros para estrada de terra. 

Como muitos sabem, o EcoSport é um pioneiro entre os SUVs de uso urbano, mas sua altura, bons ângulos de entrada e saída e opções de tração integral, fazem dele uma boa opção para estradas de terra de má qualidade. 

O Duster é considerado o melhor custo x benefício em sua categoria e passou por uma processo de remodelação em março deste ano. 

O “novo” Duster, oferece bons ângulos de entrada e saída, possui proteção na lataria, supensão alta e robusta, além de amplo porta-malas e espaço interno.

Infelizmente, a nova versão não conta mais com a tração 4×4, mas é possível encontrar seminovos em bom estado de conservação equipados com o sistema. 

O Troller T4 é mais uma ótima opção entre os carros para estrada de terra. 

O “jipinho”, na verdade é uma boa opção para asfalto, terra, areia e lama. Com pneus largos, suspensão robusta e sistemas de tração e estabilidade, o modelo promete diversão e segurança.

Além disso, o modelo ganhou uma versão TRX, equipada com um interessante e inédito câmbio automático. 

A Land Rover Defender pode ser definida em duas palavras: Força e Resistência!

Com ampla capacidade de carga e de tração, o “jipão” inglês é unanimidade quando falamos em carros para estrada de terra. Há quem diga que ele é literalmente um tanque de guerra. 

Hoje o modelo tradicional só pode ser encontrado como seminovo, entretanto, a marca já adiantou que o modelo que foi renovado lá fora deverá chegar ao Brasil até o fim de 2020.

O Jeep Renegade é relativamente novo no Brasil, mas virou tradição e é muito bem quisto pelos brasileiros. Não é à toa que é um dos SUVs mais vendidos por aqui. 

O modelo possui diversas versões, e a melhora para terra é sem sombra de dúvidas o com motor turbodiesel e tração 4×4. 

Com controles de tração e estabilidade, dispositivos de partida em subida e descida, o Jeep Renegade é sem sombra de dúvidas, um dos melhores carros para estrada de terra. 

Quando se fala em aventura sobre quatro rodas, a Ford Ranger logo vem à mente de muita gente, afinal, trata-se de uma picape robusta, com ótimo acerto de suspensão e capacidade (aliada à facilidade) de rodar por trechos alagados e secos.

Embora seu acabamento seja simples, sua potência e torque em baixos giros garantem diversão e emoção sem arregar. A picape, ganhou, inclusive uma variação específica para aventuras off-roads. 

A Mitsubishi L200 Triton é uma ótima opção para quem vive em centros urbanos, mas que vira e mexe encara trajetos off-roads. 

Além de trazer bastante conforto e performance nas estradas, a L200 se destaca por sua altura em relação ao solo , bons ângulos de ataque com ótimas entradas e saídas, além de todo know-how técnico da marca japonesa. 

Recentemente, o modelo ganhou uma série especial em homenagem aos ralis. 

O Jeep Compass é considerado o irmão mais velho do Renegade e muito bem-visto por quem gosta de rodar na terra. 

Além de unir um design mais agressivo à sofisticação, o Compass é um SUV desenhado e projetado tanto para a cidade, quanto para terra principalmente por conta de sua altura e sistema de tração. 

Os pneus largos ajudam em pistas lisas e molhadas, além disso, seus ângulos de ataque de entrada e saída trazem praticidade para as surpresas a maioria das aventuras reserva.

Embora não seja tão conhecido, o Suzuki Jimny é um carro produzido para as estradas de terra. 

O modelo possui suspensão específica para a prática do off-road e bom livre do solo, o que reduz os impactos e traz robustez. O modelo acaba de ganhar uma nova geração, que conta com câmbio automático. 

Embora a nova geração esteja a todo vapor na fábrica da montadora em Catalão – GO, a versão mais antiga, e igualmente robusta, não saiu de linha, o que agrada os puristas, fãs do bom e velho câmbio manual. 

E na liderança de nossa lista dos melhores carros para estrada de terra temos ninguém menos do que a Toyota Hilux

A Hilux é um verdadeiro desejo para quem deseja se aventurar por pisos de terra Brasil afora.  

Suas novas versões vêm com reformulações nas molas e suspensão, o que promete deixar a viagem mais confortável para ocupantes dos bancos traseiros, além de melhorar seus ângulos de entrada e saída. 

Recentemente, a picape estreou a configuração de motorização V6, o que permite torques e respostas otimizadas em baixas rotações, melhorando ainda mais seu desempenho em estradas de terra. 

Embora muitos não acreditem, você não precisa ter um carro que seja oficialmente um off-road para encarar estradas de terra. 

Entretanto, se você vai rodar nesse tipo de piso, é preciso uma pesquisa detalhada antes de comprar um modelo que não sofra nesse tipo de asfalto, pois se escolher errado, pode acabar no prejuízo. 

Dentre os melhores carros para estrada de terra qual é o seu favorito? Conta pra gente através dos comentários. 

E já que nossa lista contava com algumas picapes que tal ficar por dentro de um lançamento que certamente se dará bem em estradas de terra? Estamos falando da Renault Alaskan. 

Para saber tudo sobre essa novidade, é só clicar no botão a seguir!

Última postagem

Tag