Volei feminino liga das nações

Volei feminino liga das nações

Crédito: Volleyball World

A Itália ficou com o título inédito da Liga das Nações ao vencer o Brasil por sets a 0 na decisão de domingo, com parciais de 25/23, 25/22 e 25/22. Foi o terceiro vice-campeonato consecutivo na competição, depois das derrotas nas finais para Estados Unidos em 2019 e 2021.

O Brasil ainda teve duas jogadoras na seleção do torneio: a central Carol e ponteira Gabi. Elas se juntaram à central sérvia Stepanovic e a quatro italianas: a levantadora Orro, a ponteira Bosetti, a líbero De Gennaro e a oposta Egonu, eleita a melhor jogadora da competição.

O terceiro lugar ficou com a Sérvia, que venceu a Turquia, anfitriã da fase final, por também por 3 a 0, parciais de 27/25, 25/17 e 26/24.

Disputada desde 2018, a Liga das Nações sucedeu o Grand Prix como torneio disputado anualmente pelas seleções de vôlei feminino. A chave principal é disputada por 16 seleções, que disputam três séries de quatro jogos cada, em diferentes lugares do mundo.

As oito melhores avançam para a fase final, que neste ano foi disputada em formato de mata-mata.

Veja abaixo como ficou a classificação final do torneio:

1. Itália
2. Brasil
3. Sérvia
4. Turquia
5. Estados Unidos
6. China
7. Japão
8. Tailândia
9. República Dominicana
10. Alemanha
11. Holanda
12. Canadá
13. Polônia
14. Bulgária
15. Bélgica
16. Coreia do Sul

Próxima parada: Mundial

As principais seleções de vôlei feminino do mundo voltam a se encontrar daqui a dois meses no Campeonato Mundial, que será disputado na Polônia e na Eslovênia. Serão 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis; os quatro primeiros vão à segunda fase.

O Brasil estreia no dia 24 de setembro, contra a República Tcheca.  As duas equipes estão no Grupo D, que tem ainda Argentina, China, Colômbia e Japão.

PARA MAIS NOTÍCIAS SOBRE VÔLEI

A seleção brasileira feminina de vôlei tentará seu primeiro título da Liga das Nações neste domingo, 17 de julho de 2022, contra a Itália. A equipe capitaneada por Gabi e comandada pelo técnico José Roberto Guimarães derrotou a Sérvia de virada, por 3 sets a 1, com parciais de 14-25, 25-18, 26-24 e 25-19.

O conjunto brasileiro foi fundamental para a vitória, com a força de Kisy e Julia Bergmann no ataque, Carol forte na rede e Gabi sólida na recepção. A maior pontuadora do jogo foi Kisy, com 19 pontos.

O Brasil tentará seu primeiro título na Liga das Nações. Nas três edições já realizadas, os EUA foram campeões. A seleção brasileira foi vice-campeã em 2019 e 2021.

"A gente lutou até o final por cada bola. O segredo desse time é a união. O time é muito jovem e todo mundo jogou demais. Está todo mundo se ajudando, as experientes nos ajudam", disse Julia Bergmann ao Sportv.

Saiba como foi a semifinal e como acompanhar a decisão diante da Itália, que derrotou a Turquia na outra semifinal por 3 a 0.

MAIS | Gabi: 'A força do Brasil é o conjunto'

Julia Bergmann na recepção durante a semifinal da Liga das Nações 2022 entre Brasil e Sérvia.

Foto: FIVB

Brasil x Sérvia: resumo da partida

A Sérvia dominou as ações no primeiro set, enquanto o Brasil enfrentava dificuldades na recepção, no levantamento e no ataque. A capitã Bjelica foi o destaque da parcial, explorando o bloqueio brasileiro.

No segundo set, as sérvias também começaram dominando, mas os bloqueios brasileiros reagiram, especialmente com Carol. Kisy e Julia Bergmann também subiram de rendimento. Após virar o placar, o Brasil deslanchou e empatou a partida.

Novamente, a equipe sérvia teve um início fulminante no terceiro set. José Roberto Guimarães parou o jogo, e chamando a atenção das brasileiras para tirarem o passe das mãos da líbero Pusic, e o Brasil tirou uma vantagem que chegou a ser de seis pontos. O final do set foi emocionante, com o Brasil contando com Julia Bergmann no ataque nos últimos pontos para vencer um set que parecia perdido.

A vitória no terceiro set foi decisiva para o Brasil, que entrou no quarto set com muita tranquilidade e não sofreu sustos para garantir sua vaga na decisão.

MAIS | Conheça Julia Bergmann, revelação do Brasil

A final entre Brasil e Itália começa às 12:30 (horário de Brasília), com transmissão do Sportv no Brasil.

MASCULINO | Veja datas e horários da fase final

SEJA OLÍMPICO, GANHE TUDO ISSO.

Eventos esportivos ao vivo gratuitos. Acesso ilimitado a séries. Notícias e destaques olímpicos sem igual

Quem ganhou a Liga das Nações de vôlei feminino hoje?

Brasil vira contra Sérvia e luta por primeiro título na Liga das Nações Feminina de Vôlei. Kisy, Julia Bergmann, Carol e Gabi brilham em vitória da seleção brasileira por 3 a 1.

Quem foi campeão da Liga das Nações de Vôlei Feminino 2022?

Na final inédita, a Itália venceu o Brasil por 3 sets a 0 e conquistou seu primeiro título da competição. Na disputa pelo terceiro lugar, a Sérvia venceu a seleção anfitriã da fase final por 3 sets a 0 e subiu ao pódio pela primeira vez. A oposta italiana Paola Egonu foi eleita a melhor jogadora da competição (MVP).

Qual o próximo jogo de vôlei da Liga das Nações Feminina?

QUANDO É O PRÓXIMO JOGO DO BRASIL NA LIGA DAS NAÇÕES DE VÔLEI. O próximo jogo do Brasil será contra a Itália na final da Liga das Nações de vôlei feminino. A partida acontece no domingo (17), às 12h30. A partida vai ter transmissão do SporTV2, e os assinantes do Globoplay também podem conferir na aba de Canais ao vivo.

Quem ganhou a Liga das Nações feminino?

Atual campeã europeia, time que tem a jogadora mais decisiva do vôlei mundial na atualidade, a Itália confirmou o seu bom momento e conquistou a Liga das Nações 2022/23 na tarde deste domingo, em Ankara, na Turquia, com a vitória por 3 sets a 0 sobre o Brasil – parciais de 25-23, 25-22, 25-22.