Vit e para que serve

Não é nenhuma novidade que as vitaminas são substâncias fundamentais para a saúde do nosso organismo. Mas o que muita gente desconhece é a função que cada um desses nutrientes exerce na nossa saúde. Afinal de contas, para que serve a vitamina E e como garantir o seu consumo? 

A seguir, te explicamos os benefícios, como ela influencia na saúde e como adicioná-la à sua rotina  – tudo isso, com ajuda da nutricionista do time de pesquisa e desenvolvimento da Liv Up, Bruna Quaglio

Conhecida cientificamente como tocoferol, essa vitamina é um nutriente lipossolúvel que tem um papel essencial na proteção do organismo. Nas palavras da nutri, “a vitamina E é um excelente antioxidante, e por isso, ajuda a prevenir a oxidação de ácidos graxos não saturados (gordura não saturada) e vitamina A no intestino e nos tecidos corporais. Também protege os eritrócitos (células sanguíneas) e ainda tem participação na reprodução e na manutenção da pele e na síntese de substâncias anti inflamatórias”. Não é pouca coisa, hein? 

Resumindo, a função principal desse composto é trabalhar na antioxidação, que auxilia a proteger o organismo dos danos causados pelos radicais livres. Além de prevenir o envelhecimento precoce das células, a vitamina E serve para fazer a modulação da aterosclerose (evitar problemas cardiovasculares, como o infarto). 

Como o nosso organismo não faz a síntese desse nutriente, é preciso ingeri-lo por meio da alimentação saudável ou suplementação. 

Quais são os sintomas da falta de vitamina E?

Ter pouca absorção ou carência de vitamina E não é comum, mas pode ser provocada por algum distúrbio que atrapalhe a absorção de gorduras. 

A principal consequência seria um envelhecimento precoce das células em geral. Nesse caso, pode haver sintomas neuromusculares  (como Síndrome de Guillain-Barré, distrofias, fraqueza), vasculares, neurológicos, anemia, diminuição da resposta do sistema imune, queda de cabelo, entre outros. A deficiência de vitamina E pode influenciar também no desenvolvimento de doenças crônicas, problemas cardiovasculares e até aumentar o risco de Alzheimer. 

Existem alimentos com vitamina E?

Vit e para que serve

Sabendo da importância dessa substância para a saúde, é também bacana conhecer os alimentos que são fontes de vitamina E. Veja alguns deles:

  • vegetais verde escuros (espinafre, agrião, couve, rúcula)
  • sementes oleaginosas;
  • óleos vegetais;
  • gérmen de trigo;
  • gema de ovo;
  • gordura do leite; 

Vit e para que serve

Por que faz bem pra pele e cabelo?

Graças a sua função antioxidante, a vitamina E em conjunto com outros nutrientes como o selênio pode contribuir para a reparação e reconstrução dos cabelos. Isso tem impacto direto no fortalecimento das unhas e cabelos, por exemplo. Entenda a seguir porque esse nutriente pode ser aliado da sua beleza: 

  • Para que serve a vitamina E na pele: o efeito antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento precoce com um todo, inclusive quando o assunto são as células da pele. Ou seja, a longo prazo pode contribuir para retardar o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, o nutriente na quantidade adequada ajuda a melhorar a cicatrização e evitar problemas como a dermatite atópica. 
  • E na saúde capilar: seu poder também ajuda a neutralizar os radicais livres que podem danificar o couro cabeludo e aos cabelos. A vitamina ajuda a manter os folículos livres de problemas, evitando quebras nos fios.

Qual a quantidade diária recomendada?

Para manter os níveis de vitamina E numa quantidade adequada, a recomendação é do consumo de 15 mg diariamente. Em casos em que é necessária a reposição, geralmente é utilizado um multivitamínico com quantidade de no máximo 150mg. 

Mas não é porque esse nutriente é super importante e traz diversos benefícios que você deva ingeri-lo em grandes quantidades ou fazer a suplementação sem orientação médica, viu? O ideal é fazer aquele check up caprichado para avaliar como está sua saúde como um todo. 

O que acontece se eu tomar muita vitamina E?

São raros os casos de superdosagem, mas isso é possível caso haja uma alimentação muito rica no nutriente casada com uma reposição sem orientação de um profissional na saúde. Os principais sintomas presentes de uma intoxicação por vitamina E são náuseas, fadiga, alterações na coagulação sanguínea, palpitações e diarreia. 

Vale lembrar também que existem algumas contraindicações para suplementação, como pessoas que utilizam remédios anticoagulantes, que estejam fazendo tratamento com radioterapia ou quimioterapia. Também não é indicado para pessoas com hemorragias ativas, antes de cirurgias ou em período de pós-operatório. Em todas essas situações é fundamental obter a orientação de um médico

Por fim, muita gente tem dúvida se a vitamina E engorda. Não existe relação direta com um possível aumento de peso e esse nutriente. Muito provavelmente uma mudança na composição corporal  pode estar associada a diversos outros fatores como hábitos alimentares, estilo de vida e problemas. 

A principal estratégia para prevenir uma carência desse e de qualquer outro nutriente é ter como base da alimentação a comida de verdade, com pratos bem coloridos, como as opções que você encontra no menu da Liv Up. É tudo preparado com ingredientes naturais em receitas incríveis para deixar o comer bem descomplicado. Vem conhecer!

Quais são os benefícios da vitamina E?

Com essa função antioxidante, a vitamina E protege a membrana das células. Além de prevenir o envelhecimento precoce das células, a vitamina E ajuda na modulação da aterosclerose. Em outras palavras, o nutriente pode evitar problemas cardiovasculares, como o infarto.

Quem deve tomar vitamina E?

A vitamina E não é produzida pelo organismo e deve ser adquirida por meio da dieta ou de suplementação, de modo que o suplemento de vitamina E é indicado principalmente para pessoas com dietas restritivas ou que não conseguem suprir a quantidade ideal da vitamina somente com a alimentação.

Qual é a função da vitamina E na pele?

A vitamina E é muito conhecida por suas propriedades antienvelhecimento. Seu poder antioxidante combate diretamente os radicais livres, reduzindo as rugas e linhas de expressão e mantendo a pele jovem e saudável por muito mais tempo.

O que causa a falta de vitamina E no corpo?

A deficiência de vitamina E geralmente é causada pela ingestão inadequada de alimentos em países em desenvolvimento ou por um distúrbio que causa má absorção de gordura nos países desenvolvidos. A deficiência causa principalmente anemia hemolítica leve e deficit neurológico inespecífico.