Vidros elétricos não fecham por quê

Os vidros elétricos já é uma peça fundamental na maioria dos automóveis. E, saber se eles estão prestes a dar algum defeito pode ser bem simples

Por Boris Feldman
06 de outubro de 2018 07:30

O vidro elétrico do seu automóvel está subindo ‘a passos de tartaruga’ para fechar completamente a janela? Veja uma maneira simples de verificar se há algum problema.

  • Projeto torna antiesmagamento obrigatório em carros com vidros elétricos
  • Veja mais dicas e notícias no nosso canal no YouTube!

[TRANSCRIÇÃO]

A eletricidade no automóvel vem substituindo uma série de operações que o motorista antes fazia manualmente. Hoje é tudo na base da eletricidade: para abrir a tampa do porta-malas, para levantar os vidros, para acionar o volante… Ele, hoje, nem vira mais a chave para funcionar o motor, é só apertar um botãozinho.

E, entre todas essas modernidades, a que mais tomou conta dos automóveis foram os vidros elétricos. Mas muitos motoristas ficam sem saber quando o vidro sobe um pouco mais devagar se tem algum problema, ou se é desse jeito mesmo. Vai aqui, então, uma dica: deixe o vidro na sua posição inferior e aperte o botão simultaneamente com um cronômetro. O tempo máximo que ele pode demorar para chegar lá em cima é de cinco segundos. Passou disso, pode levar o carro para uma revisão desses vidros.

Vidros elétricos não fecham por quê
Foto Shutterstock

Vidros elétricos não fecham por quê

Como levantar vidro elétrico travado?  Você já passou por esta experiência de, de repente, o vidro elétrico do seu carro parar de funcionar? Saiba que é um problema comum e simples de resolver. 

Então, se você está com problemas no seu vidro elétrico, a gente te ajuda a saber quais as possíveis causas e soluções, afinal você não vai querer ficar com o vidro fechado em um dia de muito calor ou aberto na chuva, não é mesmo?!

Claro que a primeira recomendação para levantar um vidro elétrico travado é levar o seu automóvel em uma oficina ou mecânico de sua confiança, mas se você está com alguma urgência e não tem este profissional perto de você neste momento, vamos juntos tentar levantar e destravar esse vidro.

Inclusive, muitas das ocorrências de vidros elétricos travados acontecem quando a pessoa está na rua e não tem como deixar o carro aberto, por exemplo.

Continue na leitura e vamos entender os possíveis defeitos e como levantar um vidro elétrico travado.

Entendendo a origem do vidro elétrico travado

Para que os vidros elétricos funcionem em total harmonia é preciso que todos os componentes mecânicos e elétricos do carro também estejam em pleno funcionamento. 

Portanto, o primeiro passo é verificar se todas as janelas estão com os vidros travados. Caso estejam, o mais provável é que tenha ocorrido algum problema no fusível, que pode estar queimado sendo necessária, então, a sua troca. 

Para ter esse diagnóstico, faça o seguinte:

Ligue o carro, mas sem ligar o motor, deixe-o eletricamente funcionando;

Acione os botões das janelas e perceba se o motor faz algum barulho ou se as janelas dão sinais de que vão se mover;

Caso isso não aconteça em nenhuma das janelas, o problema provavelmente será no fusível, bastando, assim, a sua troca para resolver o problema.

Agora, se o vidro elétrico está travado em apenas umas das portas, é provável que o problema seja por outro motivo.

Como levantar vidro elétrico travado

Se você realizou o teste do fusível e viu que é apenas o vidro de uma janela que não se movimenta,  você pode testar então uma solução paliativa e manual.

Nesse caso, faça o seguinte, e, de preferência com alguém te ajudando:

Abra a porta onde o vidro elétrico está travado e deixe-a estável;

Pressione a trava externa do carro contra você;

Enquanto isso, outra pessoa, usando as duas mãos, uma por dentro e outra por fora do veículo, segura firmemente o vidro travado e o move para cima ou para baixo;

Cuidado com a força utilizada para não gerar mais danos no vidro;

Se o movimento for de descida do vidro, atente-se para não afundá-lo demais, deixe uma beiradinha à mostra.

Mas lembre-se de que levantar manualmente um vidro elétrico travado é uma solução temporária, que deve ser feita apenas na impossibilidade de levar o seu carro para um profissional especialista.

Cuidando do seu vidro elétrico

Alguns cuidados simples podem ajudar a estender a vida útil de seus vidros elétricos. A lubrificação das canaletas e dos motores é um deles.

Remova o painel da porta, passe um jato de ar para limpar a poeira e aplique graxa branca ou lubrificante/silicone em spray, esses produtos você encontra facilmente em lojas de itens automotivos. Você pode e deve também consultar o manual de serviços do seu veículo para saber mais detalhes sobre como proceder.

Outra dica simples é não deixar pressionado o botão de acionamento do vidro elétrico quando o mesmo já estiver totalmente aberto ou fechado. 

Muitas vezes, por hábito, nem nos damos conta de que permanecemos apertando ou puxando o botão mesmo quando o vidro já não tem como mais subir ou descer. Essa atitude pode colocar enorme tensão sobre o motor e os componentes do regulador.

Levantar vidro elétrico travado: solução paliativa

Embora levantar o vidro elétrico travado do seu carro manualmente possa te salvar de um possível contratempo, saiba que o ideal é que você procure a manutenção especializada assim que detectar o problema.

Dessa forma, você evita maiores prejuízos ao vidro, janela ou portas do veículo. Revisões e manutenções regulares também ajudam a prevenir esse tipo de problema.

Além disso, vale ressaltar também a importância de estar “em dia” com a sua bateria automotiva.  Ela garantirá um bom funcionamento dos componentes elétricos do seu carro, inclusive os vidros elétricos. Veja dez dicas para fazer a bateria do seu carro durar mais. 

Aqui na Goiás Baterias nos te damos todo o suporte que você precisa sobre baterias.

E você, já sabia como levantar vidro elétrico travado? Já passou por isso? Tem alguma dica? Conta para gente a sua experiência?

O que fazer quando o vidro elétrico não fecha?

Vidro elétrico parou de funcionar um lado Certifique-se de que todas as demais estejam funcionando. Caso o problema de vidro elétrico travado esteja em todas as janelas, o primeiro passo é verificar o fusível. O mais provável é que, se o fusível estiver queimando, apertar o botão da janela não terá efeito algum.

Que falhas podem ocorrer no sistema de vidros elétricos?

Esse dispositivo pode apresentar falhas por diversos motivos, como corrosão por contato com água, rompimento da fiação ou qualquer outro problema do próprio motor. Para poder saber a causa real do problema, também é necessário contar com um profissional especializado para identificar e reparar a causa.

Como reiniciar o vidro elétrico?

Ligue a chave do carro e feche todos os vidros. Imediatamente segure o comando dos vidros (na posição de subida dos vidros) por cerca de dez segundos. Normalmente isso bastará para que os vidros fiquem novamente calibrados.

Onde fica o fusível dos vidros elétricos?

Na maioria dos carros não existem fusíveis ou relês de controle dos vidros elétricos de comando individual, sendo para todo o sistema e não separadamente por porta ou vidro. Alguns modelos mais novos, porém, são diferentes e contam com equipamentos individuais.