Tinta de cabelo para gestante

A resposta pode variar de acordo com o especialista, conheça as recomendações

Um dos assuntos mais controversos entre as mulheres envolve o uso ou não de tintura ou qualquer outro produto químico nos cabelos durante o período de gravidez. Será que vai fazer algum mal para o bebê que está dentro da barriga? Qual consequência pode trazer o uso da tintura durante a gestação?

As tinturas, principalmente as mais antigas, alisamentos ou permanentes contêm muitas substâncias que são absorvidas pelo couro cabeludo (entre as quais a amônia, o benzeno ou formol), região bastante vascularizada, que chegam até o bebê e podem prejudicá-lo.

Porém, há divergências entre os especialistas quanto ao uso de produtos químicos durante a gestação. Uns reprovam, outros minimizam. No entanto, boa parte dos profissionais recomenda o uso de tinturas somente após o terceiro ou quarto mês de gestação, período em que as chances de más-formações diminuem. Já outros não recomendam o uso de produtos químicos nos cabelos, seja em que época for, ou seja, durante a gestação nada de pintar os cabelos.

Há ainda médicos que indicam o uso de produtos naturais, como a henna ou a tintura que não é feita na raiz dos cabelos, como mechas e reflexos, que é aplicado com uma touca, protegendo o couro cabeludo dos produtos químicos.

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a médica Robertha Nakamura condena o uso de produtos químicos no período de gestação, embora saliente não existir provas concretas de que a tintura tem efeito direto na gravidez. Nakamura acrescenta que há poucos estudos nessa área que possam evidenciar um possível dano ao feto, principalmente no início da gestação.

Polêmico, o uso de produtos químicos na gravidez deve ser visto com cautela pelas mamães. Não há ainda comprovada uma quantidade mínima de produto químico que possa ser usada sem que prejudique a saúde do bebê em formação.

Como todo cuidado é pouco, evite a realização de tintura agressiva, alisamento ou qualquer outro uso de produto químico nos cabelos durante a gravidez, principalmente nos primeiros meses.

Por seruma questão de opiniões diversas e contraditórias, o ideal é que você, mamãe, consulte o seu médico de confiança e peça para que dê informações sobre o uso de produtos químicos durante a gravidez.

Lembre-se sempre que melhor do que ficar bonita é cuidar para que o bebê que está se formando dentro da sua barriga nasça com a maior saúde do mundo.

Dicas

Antes de engravidar, informe-se com o seu médico se os produtos que você usa cotidianamente vão poder ser usados durante a gravidez. Um boa ideia é você colocar todos os seus produtos de beleza em uma sacola, incluindo as tintas de cabelo, e levar em uma consulta para seu médico verificar se há algo neles que impeça seu uso durante a gestação.

Tente seguir tudo o que seu médico lhe orientar, não se deixando levar pelo que sua amiga falou para fazer.

Nove meses não são uma eternidade, passam rápido!
Embora não haja uma relação direta entre tintura e malefícios na gestação, profissionais de dermatologia reprovam tinturas nesta fase.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Quando uma amiga grávida diz que está com essa dúvida, a maioria de nós pensa: “Ai, que bobagem. Claro que pode!”. Até que… a gente fica grávida. E aí a incerteza volta com tudo. Afinal, é seguro pintar o cabelo durante a gestação? A resposta é: depende de quando você tingir e de que produto for usar.

Grávida dormindo (Foto: Getty Images)

“Não recomendo pintar o cabelo durante a gravidez. A tinta pode conter substâncias que são teratogênicas [tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez]. E não há estudos quanto a segurança em grávidas. Então, para mim, não vale o risco”, diz o dermatologista Daniel Cassiano, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. É uma versão do velho e bom: na dúvida, não ultrapasse.

Alguns especialistas, entretanto, liberam a coloração a partir do segundo trimestre de gestação. Mas, mesmo assim, seguindo algumas premissas, como usar produtos livres de amônia, parabeno, propilenoglicol, formol e metais pesados.

O mesmo período de liberação — após primeiro trimestre —, vale para quem quer fazer luzes ou mechas. “E, de novo, só é permitido se usar produ-tos que não tenham os ativos mencionados, como a amônia”, reforça Roberta Gomes, tricologista e idealizadora do Hair Concept by Roberta Gomes, conceito de personalização de produtos e tratamentos para a saúde do couro cabeludo.

Quanto ao uso de henna como opção para colorir os fios, é preciso atenção redobrada para ter certeza de que está usando um produto 100% natural (normalmente ele é em um tom amarronzado). É bastante comum en-contrar henna misturada com substâncias que podem ser tóxicas, como o chumbo.

Pintar o cabelo pode prejudicar o feto?

Toda essa preocupação não é à toa. Muitas substâncias químicas usadas nas colorações, sobretudo nas definitivas, são muito fortes — afinal precisam proporcionar um efeito duradouro. E, muitas delas, acabam tendo potencial de serem absorvidas pelo couro cabeludo e, então, atingir a corrente sanguínea. O problema é que, uma vez que esses ativos entram no sangue, podem acabar atravessando a placenta, atingindo o feto. Dependendo da substância, há chances de provocar alterações no desenvolvimento do bebê.

Você deve ter percebido que usamos palavras como “podem”, “há chances” para explicar os efeitos das substâncias. É que, apesar do que diz a teoria e dos estudos em laboratório, não existem comprovações científicas in vivo desses danos. E não se trata de descaso da comunidade científica, não. É que pesquisas ou estudos envolvendo bebês e grávidas, na maioria das vezes, não são permitidas pelo conselho de ética médica. Seria colocar mãe e filho em situação de risco propositalmente. Por isso, segue-se a recomendação de não pintar o cabelo baseada em evidências e acompanhamento de casos. Ao menos, por enquanto.

Tem alguma tinta de cabelo que grávida pode usar?

O que Posso Usar na Gravidez? Há algumas marcas de tintura para gestantes no mercado como Lorea´l , Bigen e muitas a base de hena. Tem que prestar atenção na hora de comprar e se certificar com a cabeleireira de costume para uma marca que não contenha mesmo esses produtos que podem ser nocivos para o bebê.

Qual melhor tinta de cabelo para grávida?

O mais recomendado são produtos sem amônia, como o Tonalizante Soft Color e também a Tintura Biggen. É recomendável também produtos que não contenham metais pesados, como o chumbo.

Quais as tintas de cabelo que não contém amônia e chumbo?

Wella Soft Color Ele não contém amônia e, por isso, danifica menos os cabelos que uma tintura comum.

Estou grávida e pintei o cabelo e agora?

Só faça a coloração após a 12ª semana de gestação Após esse período, os riscos de afetar o desenvolvimento do bebê diminuem e algumas tinturas são liberadas. Nos três primeiros meses há uma maior formação dos tecidos e órgãos fetais, e por isso os riscos de usar produtos químicos.

Toplist

Última postagem

Tag