Tem que tomar o anticoncepcional sempre na mesma hora

  • Homepage
  • Pergunte Ao Especialista
  • Sempre Devo Tomar No Horário O Microvilar? Pode Tomar Uma Hora Antes?

4 respostas

Sempre devo tomar no horário o Microvilar?
Pode tomar uma hora antes?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Tem que tomar o anticoncepcional sempre na mesma hora

O melhor é tomar sempre no mesmo horário, para manter o hábito. Adiantar 1 hora não tem problema. Só não pode atrasar. Que daí aumenta falha do medicamento.

Olá. Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção. Agende a sua consulta.
Está com dificuldades no uso do seu anticoncepcional devido esquecimentos? Discuta com o seu médico os métodos de longa duração como DIU de cobre, DIU hormonal e implante.

Sim, apesar de que o máximo nos anticoncepcionais de última geração são de 12 horas de tolerância, procure seu ginecologista de confiança e discuta sobre os anticoncepcionais mais modernos em termos de hormônios e dosagens neles contidos.

Nossos especialistas responderam a 627 perguntas sobre Microvlar

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Tomar a pílula anticoncepcional na mesma hora é uma regra que muitas já conhecem. Se você faz uso do anticoncepcional sabe que é super importante respeitar o horário certo de cada dose, todos os dias. Cada comprimido possui uma dosagem hormonal certa que serve para bloquear a ovulação e, dessa forma, não permitir que a mulher engravide. Caso ocorra esquecimento, basta ingerir o comprimido em até 12 horas ou, se lembrar muito tempo depois, é só tomar duas pílulas de uma só vez no dia seguinte. Mas você sabe por que essa regularidade é tão importante? Conversamos com a ginecologista Livia Migowski para saber a importância de estar sempre atenta ao horário da pílula e como agir quando se esquecer de tomá-la.

Atraso constante na hora de tomar o anticoncepcional compromete a eficácia da pílula

A Dra Lívia explica que os anticoncepcionais são elaborados com dosagem hormonal para uso diário, ou seja, precisa ser repetida a cada 24 horas para manter o nível hormonal necessário e o efeito desejado. “ Essa recomendação advém dos testes que foram realizados com os anticoncepcionais e da segurança contraceptiva”, afirma a médica dando como exemplo o esquecimento da pílula como uma das maiores razões para as falhas do método. “Mulheres que costumam atrasar as tomadas podem experimentar riscos de falhas superior ao que está em bula”, explica.

Cada pílula tem um prazo de tolerância de atraso contido junto com outras informações na bula do medicamento. Esse limite pode variar de seis a 12 horas e corresponde ao tempo em que o atraso da pílula não compromete tanto a sua ação. Mesmo assim, o esquecimento não pode se tornar rotina, pois a eficácia do medicamento vai caindo com o passar das horas, inclusive no limite de atraso. Sendo assim, ao se lembrar de tomar a pílula um tempo depois do horário, a orientação é tomar imediatamente. Caso lembre do comprimido no dia seguinte, o ideal é tomar os dois comprimidos (o esquecido e o do dia) no horário correto de uma só vez. 

Limite de atraso depende do tipo de pílula 

Sobre o limite de atraso, a ginecologista explica que depende do tipo de anticoncepcional que você está tomando e a quantidade de horas após o esquecimento. “Pílulas somente com progesterona toleram um tempo menor de atraso e pílulas com estrogênio e progesterona tempos maiores”. Pílulas combinada de estrogênio e progesterona, podem ser tomadas entre 3 a 4 horas depois do horário certo. Já as pílulas que contêm somente progesterona devem ser tomadas rigorosamente no mesmo horário. 

Se o atraso for constante, talvez seja melhor começar um novo ciclo e fazer uso  da camisinha até a próxima cartela para garantir maior prevenção. O risco de gravidez vai depender da fase do ciclo em que a mulher se encontra. Se o esquecimento for bem no começo, antes de sete dias, é possível que a ovulação não tenha sido bloqueada e ela pode ficar grávida nesse tempo. Já a partir da metade quase chegando no terceira fase, as chances de engravidar são quase nulas. 

Métodos contraceptivos de longa duração são uma alternativa para quem tem problemas com esquecimento da pílula 

Uma dúvida frequente entre as mulheres que esquecem de tomar a pílula é qual horário deve ser levado em consideração: o anterior ou do atraso. “Sempre seguir o horário original. Caso contrário vai ficar uma bagunça”, indica a ginecologista. A recomendação é que a mulher escolha o horário que mais se adeque à sua rotina e que seja fácil de seguir e aproveita para dar algumas dicas para evitar o esquecimento. “Hoje o celular é uma boa ferramenta para lembrar de tomar os comprimidos. Existem diversos aplicativos que tocam avisando quando deve tomar a pílula”. 

Para as mulheres que não conseguem tomar a pílula corretamente, a médica afirma que a melhor solução é mudar para um  método de longa duração que não exija tanto da memória. “Hoje temos opções melhores para as ‘esquecidas’, como adesivo que só troca a cada semana. Anel que só troca a cada 21 dias, injeções mensais ou trimestrais. Sem falar no DIU que age por 5 ou 10 anos”.

Este artigo tem a colaboração da especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal

CRM: 52.90682-4

É necessário tomar o anticoncepcional no mesmo horário?

Como vimos, a pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário para que sua eficácia seja garantida. Pequenas alterações, como 20 ou 30 minutos, não afetam o desempenho dos comprimidos, mas longas períodos, sim.

Tem problema atrasar o anticoncepcional 2 horas?

Lembre-se: 12 horas é considerado o período máximo de atraso. A recomendação dos ginecologistas é não extrapolar as 2 horas para não cultivar um hábito de esquecimento.

É melhor tomar o anticoncepcional adiantado ou atrasado?

Não há um aumento no risco de engravidar se tomar o anticoncepcional adiantado em algumas horas, geralmente a perda da eficácia do anticoncepcional ocorre quando se toma ele atrasado. Tomar anticoncepcional adiantando, geralmente, não tem problema.

Pode tomar o anticoncepcional em outro horário?

Posso mudar o horario de tomar o anticoncepcional na nova cartela? Sim, desde que não ultrapasse 12 de intervalo da sua última dose, pois a eficácia do seu anticoncepcional pode ficar reduzida! Exemplo, se você ingeriu a última dose as 8 da manhã, evite tomar próxima dose após 8 da noite do dia seguinte!