Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Você está procurando por planilhas para controle financeiro grátis para baixar? A gente selecionou diversos modelos de tabelas Excel gratuitas para você gerir a sua pequena empresa. 

Com essa seleção, você nunca mais vai deixar de ter o controle dos setores da sua empresa que precisam de controle financeiro. São vários modelos de tabelas Excel prontas que vão facilitar a sua vida na hora de administrar as entradas e saídas de valores do seu negócio, o seu fluxo de caixa, o orçamento mensal da sua empresa e muito mais.

Vamos entender um pouco melhor:

Planilhas para controle financeiro grátis: vale a pena baixar tabelas Excel gratuitas?

A resposta para esta pergunta é: depende do tipo de gestão que você quer fazer para o seu negócio. Se você está cansado de usar o caderninho e caneta para cuidar de uma parte tão importante do seu negócio, então a resposta é: sim. Vale a pena. Isso porque, estas planilhas para controle financeiro grátis que selecionamos para você são muito mais seguras do que controlar o seu negócio usando papel. 

Com estas tabelas Excel prontas, você não corre o risco de perder os seus dados como aconteceria se você estivesse usando um caderno. Além disso, com uma planilha financeira, você tem os resultados dos seus cálculos feitos automaticamente, na hora. Sem a necessidade de uma calculadora e de perda de tempo.

Por isso, a decisão é muito simples: investir na segurança das nossas planilhas para controle financeiro grátis ou seguir passando trabalho com um caderninho?

Vamos, então, à nossa seleção de planilha para controle financeiro grátis?

Planilhas para controle financeiro grátis: modelos de tabela Excel grátis para baixar

A seleção que preparamos para você são as melhores planilhas para controle financeiro que temos aqui no blog. Como dissemos, todas estas tabelas Excel são gratuitas para baixar e você pode usar elas no exato minuto em que terminar de baixar.

Por isso, dê uma analisada em nossa lista e veja qual dos modelos mais se adapta a sua necessidade e não perca tempo.

Planilha de controle financeiro empresarial

A primeira planilha da nossa lista não poderia deixar de ser ela: a planilha para controle financeiro empresarial grátis. Ela foi desenvolvida, justamente para trazer esse controle geral das finanças do seu negócio, sem descuidar da facilidade. É claro que, com uma planilha do tipo você vai poder ter uma visão panorâmica de como anda a parte monetária da sua empresa, mas, ela faz muito mais do que isso: ela te dá a sensação de não perder nenhum único detalhe da movimentação dos recursos do seu negócio.

Para baixar a planilha para controle financeiro empresarial grátis do QuantoSobra, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de plano de contas

Com a planilha de plano de contas grátis você sempre vai ter à mão um modelo para ajudar você a controlar as contas feitas a cada período dentro de seu negócio. Além disso, o fato de você ter todas as contas sob o seu controle vai facilitar toda a sua gestão financeira, uma vez que você vai saber onde conter suas despesas.

Com a planilha de plano de contas fica muito mais fácil fazer o controle dos seus gastos e das suas saídas no exato momento em que cada um deles acontece.

Para baixar a planilha de plano de contas grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de capital de giro

Como anda o capital de giro do seu negócio? Em uma seleção de planilhas para controle financeiro grátis não poderia faltar uma planilha que ajudasse você a cuidar dessa parte do seu negócio. Com a planilha de capital de giro, você vai conseguir ter o controle sobre esta área e nunca mais acabar ficando sem dinheiro para adquirir novas mercadorias em cima da hora. Esta planilha, além de atuar sozinha, também pode ser um ótimo complemento para a planilha de controle de estoques, uma vez que, com a planilha de controle de estoques você vai conseguir fazer este controle mais completo das entradas e saídas das suas mercadorias e com a planilha de capital de giro você vai controlar a movimentação ocasionada por estas entradas e saídas e o seu efeito no seu capital. 

Para fazer o download da planilha de capital de giro grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de fechamento diário de caixa

A planilha de fechamento diário de caixa vai ajudar você a fazer o fechamento do seu caixa no final do dia. Embora esta tarefa pareça simples, você sabe o trabalho que dá fazer tudo isso manualmente, todos os dias, não é? E, sem fazer esse controle, você pode estar perdendo recursos financeiros importantes por erro humano.

Para baixar a planilha de fechamento de caixa diário, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de controle de custos

Mais uma planilha para ajudar você a gerir os recursos da sua empresa. Dessa vez, seguimos abordando a importância do quanto você gasta a cada período. Este controle é importante porque, quanto mais a sua empresa gasta mais custos ela tem para garantir a sua sobrevivência e isso pode ser a porta de entrada para perdas cada vez maiores.

Se, por outro lado, você sabe o quanto a sua empresa anda gastando, tanto com custos fixos quanto com custos variáveis, fica muito mais simples de saber em que áreas é necessário fazer cortes e que áreas valem mais investimentos.

Para baixar a planilha de controle de custos, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de projeção de vendas

A planilha de projeção de vendas grátis, faz exatamente o que o seu nome sugere: ajuda você a prever a quantidade de vendas que vai fazer em cada período baseado em períodos anteriores. Com isso, você vai ter um pouco mais de noção de quanto dinheiro vai conseguir fazer em cada momento do seu negócio de acordo com os lucros que já recebeu no mesmo período em outras épocas. 

Além disso, este recurso é bastante importante na hora de fazer os seus planejamentos financeiros, tanto mensais quanto anuais.

Para baixar a planilha de projeção de vendas grátis, basta clicar no botão abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de controle de lucro por venda

Você sabe o quanto lucra com cada mercadoria que é vendida pela sua empresa? Não? Por isso que você precisa baixar a planilha de controle de lucro por venda. Com ela, você vai ter a margem exata do que tem tirado de lucro cada vez que um cliente sai pela porta da sua empresa levando um produto. Além disso, com a planilha de controle de lucro por venda, os seus resultados vão ficar muito mais fáceis de serem compreendidos, uma vez que você agora dispõe de mais um indicativo a respeito da saúde monetária da sua empresa.

Para baixar a planilha de controle de lucro por venda, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de centro de custo

A planilha de centro de custos grátis, serve para aquele empresário que já tem a noção da importância de um fluxo de caixa bem gerenciado. Isso porque, a planilha de centro de custos grátis do QuantoSobra cuida justamente dessa área: o fluxo de caixa. Mas, não somente isso. Ela cuida do fluxo de caixa de áreas separadas da sua empresa. Com isso, você fica sabendo dos rendimentos de cada área, assim como as despesas que cada uma delas tem. Assim, você vai sempre saber como anda a saúde desses setores e para onde desviar o seu olhar na hora de direcionar a sua atenção para uma área específica.

Para baixar a planilha de fluxo de caixa por centro de custos grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de cálculo de ponto de equilíbrio

Mais uma planilha para controle financeiro grátis imperdível. Com a planilha de cálculo de ponto de equilíbrio você vai conseguir saber exatamente aquele momento importante em que a sua empresa alcança o nível correto de entradas para garantir a sua própria sobrevivência. Sabe aquele momento em que, pelo menos para manter as portas abertas, o seu negócio já está dando lucro? Então, existe um cálculo para se chegar a este montante de maneira mais fácil e melhorar os indicativos financeiros da sua empresa. 

Para baixar a planilha de ponto de equilíbrio grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Planilha de custos fixos e custos variáveis

Quais são os custos fixos da sua empresa? Quanto ela gasta somente para manter as portas abertas e pagar suas taxas e colaboradores? Esta métrica, chamada custos fixos, é importante de se ter definida. Existe, ainda, outro índice com a mesma importância: os custos variáveis, que, nada mais são do que os custos que você não tem uma previsão de quanto serão exatamente, em cada período. 

A gente preparou a planilha de custos fixos e custos variáveis justamente para que você consiga calcular estas métricas e gerir melhor a área financeira da sua empresa.

Para baixar grátis a planilha de custos fixos e custo variáveis, basta clicar na imagem abaixo:

Tabela de custos fixos e variáveis Excel

Que tal automatizar a sua gestão de um jeito mais seguro e moderno?

Isso mesmo! Desta vez não estamos falando de planilhas. Estamos falando de você ter todas as funções das planilhas que citamos neste post em um lugar só. Um sistema de gestão que centraliza todas as gestões do seu negócio, trazendo uma visão panorâmica e abrangente de tudo o que você precisa saber a respeito da saúde financeira da sua empresa. 

Como montar uma planilha de custos fixos e variáveis?

Como fazer uma planilha de custos fixos e variáveis?.
Faça uma lista das despesas. Aqui nós já demos vários exemplos de despesas, tanto fixas quanto variáveis. ... .
Anote todos os pagamentos feitos. ... .
Adicione uma provisão para imprevistos nas despesas fixas. ... .
Inclua investimentos. ... .
Reavalie permanentemente..

Como calcular o custo variável e fixo?

Custos Fixos e Custos variáveis: exemplo Se a indústria produzir 500 peças por mês, o custo ficará o seguinte: Custo total = R$ 5.000 (custo fixo) + R$ 4 x 500 (custo variável) = R$ 7.000. Custo por unidade = R$ 14 (para produzir 500 peças)

O que são custos fixos e variáveis citar 3 exemplos?

Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros. Exemplos de despesas variáveis: são um pouco raras, mas a participação sobre o lucro da empresa destina aos departamentos que não estão diretamente ligados à produção pode ser considerada uma despesa variável.

Como criar uma planilha de custos?

Para criar uma planilha de gastos e controle financeiro é bom você fixar categorias em custos fixos e variáveis, pois assim fica mais fácil entender suas finanças: Fixos: estas aquelas despesas que você possui todo mês como, por exemplo: internet, conta de luz, de água, academia, parcela do carro etc.