São Paulo e Rio de Janeiro são as duas grandes metrópoles nacionais?

(VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):

a) centros regionais

b) cidades-dormitórios

c) metrópoles nacionais

d) capitais regionais

e) metrópoles regionais

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - baseia-se em critérios, como porte e projeção nacional, que determinados centros urbanos possuem para categorizá-los como “metrópoles”. Com base na informação acima, assinale a alternativa que aparecem apenas nomes de metrópoles.

a) Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba e Goiânia.

b) Rio Branco, Porto Velho, Campo Grande, Cuiabá e João Pessoa.

c) São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Campo Grande e Recife.

d) Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis, São Paulo e Porto Alegre.

e) Rio de Janeiro, Goiânia, Teresina, São Luiz, São Paulo e Brasília.

A respeito das características gerais das metrópoles brasileiras, avalie as proposições a seguir.

I. A característica marcante da metrópole é oferecer bens e serviços que só são encontrados nas metrópoles.

II. As metrópoles exercem, além da influência econômica, influência política e cultural sobre as demais cidades da hierarquia urbana.

III. A ocupação das metrópoles é bastante horizontalizada, se comparada a outras cidades brasileiras que não carregam esse título.

IV. A variedade, o nível de especialização e a especificidade dos elementos oferecidos pelas metrópoles explicam a influência exercida por esses centros urbanos.

Estão corretas as alternativas:

a) I e IV.

b) I, II e IV.

c) II, III e IV.

d) I, II e III.

e) III e IV.

De acordo com a classificação do IBGE, as metrópoles recebem denominações de acordo com o seu tamanho e área de influência. Das metrópoles listadas abaixo qual/quais corresponde/correspondem à categoria de grande metrópole nacional?

a) Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

b) Brasília e Rio de Janeiro

c) Rio de Janeiro e São Paulo

d) Apenas São Paulo

e) Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Letra C

Graças ao seu nível de importância, as metrópoles nacionais exercem influência sobre boa parte do território nacional, visto que elas possuem uma complexa estrutura de serviços, equipamentos urbanos, universidades, instituições etc.

Letra A

São classificadas como metrópoles apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia.

Letra B

A alternativa III está incorreta, uma vez que a ocupação das metrópoles é cada vez mais verticalizada, se comparada a outros centros urbanos menores. Isso significa dizer que a presença de edifícios comerciais, residenciais e de serviços públicos é comum nas regiões centrais das metrópoles e têm-se expandido até as regiões mais periféricas.

Letra D

No Brasil, apenas um centro urbano figura na categoria de grande metrópole nacional: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro.

postado em 10/10/2008 14:18

Brasília está entre as três capitais mais influentes do Brasil, segundo o estudo Regiões de Influência das Cidades 2007, divulgado nesta sexta-feira (10/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que traz a relação das 12 cidades no país. Em primeiro lugar, como a grande metrópole nacional, aparece São Paulo.

Em seguida, como metrópoles nacionais, vêm Rio de Janeiro e Brasília, com população de 11,8 milhões e 3,2 milhões em 2007, respectivamente. Juntamente com São Paulo, as duas capitais constituem foco para centros localizados em todo o país.

A pesquisa levou em consideração aspectos como a localização das sedes das grandes empresas, ofertas de transporte aéreo e terrestre, acesso ao ensino superior e consumo da população.

De acordo com o IBGE, existem no país doze grandes redes de influência, que interligam até mesmo municípios situados em diferentes estados. A rede centralizada por São Paulo, por exemplo, também abrange parte de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre. O Rio de Janeiro tem projeção no próprio estado, no Espírito Santo, no sul da Bahia, e na Zona da Mata mineira.

A rede de Brasília influi no oeste da Bahia, em alguns municípios de Goiás e no noroeste de Minas Gerais. As outras nove redes de influência são centralizadas por Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Confira a pesquisa do IBGE .

São Paulo e Rio de Janeiro são as duas grandes metrópoles?

As duas metrópoles mundiais brasileiras são: Rio de Janeiro e São Paulo. As metrópoles nacionais atuam basicamente da mesma forma que as globais, porém com um nível de abrangência que alcança somente a escala nacional, pois suas relações exteriores encontram-se apenas parcialmente desenvolvidas.

Quais são as duas principais metrópoles brasileiras?

São Paulo, a maior delas, possui o status de grande metrópole nacional, enquanto Rio de Janeiro e Brasília compartilham o posto de metrópoles nacionais. As demais metrópoles são Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e Manaus.

Por que a cidade de São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas metrópoles nacionais?

Resposta verificada por especialistas São consideradas metrópoles nacionais as capitais que apresentam elevado poder de influência estrutural, econômica, social e cultural ao redor do páis.

São Paulo é uma grande metrópole nacional?

São Paulo é a grande metrópole nacional ocupando, isoladamente, a posição de maior hierarquia urbana do país com uma rede de influência que concentra 49 milhões de habitantes em 2018 e mais de R$ 2 trilhões anuais de PIB, o que corresponde a 23,6% da população e 33,3% da renda total do país.