São os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado?

Acidente de Trabalho Grave e Fatal

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho. Consideram-se acidente do trabalho a doença profissional e a doença do trabalho.

São considerados acidente do trabalho:

Acidentes Típicos – são os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado.

Acidentes de Trajeto – são os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa.

Acidentes Devidos à Doença do Trabalho – são os acidentes ocasionados por qualquer tipo de doença profissional peculiar a determinado ramo de atividade constante na tabela da Previdência Social.

O Ministério da Saúde considera a classificação proposta por Schilling, onde:

doenças profissionais: o trabalho ou as condições em que ele é realizado constituem causa direta. A relação causal ou nexo causal é direta e imediata, portanto o trabalho como causa necessária para o adoecimento.

doenças relacionadas ao trabalho: quando o trabalho ou as condições em que ele é realizado constituem o trabalho como fator contributivo, mas não necessário; e quando o trabalho é o provocador de um distúrbio latente, ou agravador de doença já estabelecida.

A investigação de acidentes de trabalho no sistema único de saúde tem como princípio prevenir que o mesmo acidente ou que acidentes semelhantes se repitam.

A investigação de um tipo de acidente, pela sua natureza específica, fator de risco, repercute numa área de trabalho maior do que a circunscrição do próprio acidente possibilitando, em processos semelhantes, uma ação mais abrangente do que o caso em estudo. Para se atingir resultados efetivos é preciso utilizar metodologias referenciadas que permitam a prevenção de fato, extrapolando a cultura da culpabilização ou de lamentos de fatalidade do destino, etc.

No programa de investigação de acidentes o primeiro passo é definir prioridades a partir de um banco de dados com informações sobre a quantidade (freqüência) de ocorrência dos acidentes, bem como das lesões (gravidade) e ainda parâmetros como: pontos críticos de controle nas máquinas e nos processos; natureza do fator de risco envolvido; área de risco; Relação homem – máquina, conceito este da teoria de sistemas, utilizado também na área da ergonomia, que analisa a conjuntura na investigação do acidente.



São os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo empregado?

As doenças ocupacionais são aquelas deflagradas em virtude da atividade laborativa desempenhada pelo Segurado. As doenças ocupacionais são consideradas como acidente de trabalho e se dividem em doenças profissionais e do trabalho.

Quais são os tipos de acidentes considerados acidentes de trabalho?

Veja, a seguir, quais são os tipos de acidentes de trabalho previstos pela legislação brasileira e quando cada caso é enquadrado nessas questões..
Lesão por Esforço Repetitivo (LER);.
problemas osteomusculares;.
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)..

Quais são os tipos de acidentes com afastamento?

Hoje em dia, existem três tipos de CAT que podem ser emitidos: Inicial – quando acontece o acidente de trabalho, doença ocupacional, acidente de trajeto ou óbito; Reabertura – quando há um agravamento de lesões por conta de acidente ou doença do trabalho; Óbito – em caso de morte do colaborador.