Remédio caseiro para queimadura na mão


Por Suprevida

Quem nunca encostou em uma panela que acabou de sair do fogo ou do forno? Ou no ferro de passar? Ou foi acender o isqueiro e sem querem botou o dedo no fogo? Queimaduras leves como essas são mais comuns do que você imagina, tanto é que ela está entre as lesões mais comuns ocorridas dentro de casa – especialmente na cozinha.

Diferentemente de queimaduras mais graves – chamadas de segundo e terceiro graus –, as leves, ou de primeiro grau só envolvem a camada mais superficial da pele. Por isso, você não deve sentir mais do que dor, vermelhidão no local e, às vezes, o aparecimento de bolhas. Exatamente como quando a gente torra embaixo do sol. Queimadura solar também é de primeiro gra MA

A maioria das queimaduras leves podem ser tratadas em casa, mas atenção: embora elas não sejam tão graves quanto as de segundo ou terceiro graus, elas podem deixar cicatriz, se não cuidadas adequadamente, além de elas poderem doer bastante.

Veja só o que você deve fazer:

1. Resfrie o local imediatamente

Coloque a área atingida sob água fria imediatamente, para resfriá-la. Mas cuidado: evite usar água gelada pois isso pode causar mais dano do que ajudar. Outra opção é aplicar uma compressa de água fria. Faça isso por cerca de 5 min a 10 min.

2. Limpe o local

Depois que tiver resfriado o local, lave-o bem delicadamente com água e sabão.

3. Retire anéis e relógios

Se a queimadura foi em uma das mãos, retire anéis, relógio ou pulseiras pois o local vai inchar, tornando difícil ou impossível a retirada desses acessórios.

4. Não fure as bolhas

Se por acaso surgirem bolhas, não as fure. O líquido que fica dentro delas ajuda a proteger o local contra infecções. Se por acaso elas furarem sozinhas, limpe o local com água e aplique uma pomada antibiótica.

5. Pomada antibiótica é boa pedida

Aplicar uma pomada antibiótica ao local de duas a três vezes por dia é uma boa pedida. Nunca aplique pasta de dente, como manda a cultura popular.

6. Proteja a região queimada

A melhor maneira de proteger o local é usando uma cobertura, de preferência que não vá grudar no local queimado. Você também pode cobrir com gaze e uma fita adesiva, mas nunca com algodão, que pode grudar no ferimento.

7. Analgésico pode ajudar

Considere tomar um analgésico se estiver doendo demais. Agora, se com o passar dos dias notar que a região está aquecida, inchada demais e avermelhada, é provável que a ferida tenha infeccionado. Procure um profissional de saúde imediatamente.

Veja mais artigos relacionados

Queimaduras: Tratamento e Prevenção

Queimaduras químicas

Queimaduras

Encontre seus produtos para saúde e receba em todo Brasil.

​Quando falamos em queimaduras logo vem à mente aquele tipo mais “simples”: o vermelhão com bolhas do fim de semana na praia ou aquele dia em que esquecemos da luva ao colocar as mãos em um recipiente muito quente. Para piorar, há uma série de crendices que podem dificultar o tratamento desse tipo de lesão. E, vale ressaltar, não se pode considerar uma queimadura algo simples antes da avaliação de um médico. Vamos nos informar para saber lidar com o problema (que nunca precisemos!)?

​No Brasil, mais de um milhão de pessoas são vítimas de queimadura. Essa também é a segunda maior causa de morte entre crianças de um a quatro anos, segundo o Ministério da Saúde. Para ajudar na conscientização, o Dr. Luiz Philipe Molina, cirurgião plástico especializado em queimaduras do Centro de Trauma do Hospital 9 de Julho, explica o que fazer para minimizar o risco de infecções e evitar sequelas. 

Primeiros socorros

Quando o assunto é queimadura não faltam receitas caseiras “milagrosas” como dicas para reduzir a dor e estimular a cicatrização. Mas o problema deve ser levado a sério. O tratamento adequado pode evitar infecções e problemas como perda de parte da elasticidade do local atingido. “Tratamentos caseiros tipo pasta de dente aplicada no ferimento podem piorar a lesão, aumentar o risco de infecção e até atrasar o processo de cicatrização”, alerta o Dr. Luiz Philipe Molina. Por isso, buscar ajuda médica é fundamental.

Queimaduras de primeiro grau (leve)

É aquela que atinge a camada superficial da pele e causa apenas vermelhidão e ardência no local. Na maioria dos casos, é motivada por um contato rápido com fogo, objeto muito quente ou exposição prolongada ao sol.

O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.

Queimaduras de segundo grau (moderada)

Essa pode ser mais dolorosa porque atinge a camada intermediária da pele. Costuma apresentar bolhas, causadas pelo aumento repentino de temperatura na região.

O que fazer: É necessário também resfriar a área afetada com soro fisiológico ou água fria corrente em abundância. Nunca lavar com álcool, pois vai sensibilizar ainda mais o ferimento;

Nunca estoure as bolhas nem retire a pele daquelas que estouraram. Isso pode danificar ainda mais os tecidos, que estão em regeneração. Deixe esta conduta para o médico especialista;

Leve o ferido para um hospital. Será verificado se há necessidade de fazer um curativo, e o médico passará o tratamento mais adequado.

Queimaduras de terceiro grau (grave)

Ocorre quando há lesão em tecidos profundos, podendo até mesmo comprometer nervos, músculos e estruturas ósseas, dependendo da gravidade. São lesões esbranquiçadas/acinzentadas, secas e indolores. Se a pessoa queimada não sente dor, a sensibilidade já foi totalmente perdida por conta da gravidade do problema.

Esse nível de queimadura causa deformidades na pele que são tratadas com intervenção cirúrgica e aplicação de enxertos de pele. Nessa situação, retira-se a pele saudável de outra região do corpo para ser aplicada no local doente. 

O que fazer:

Nesse caso, a primeira ação é levar o ferido para um hospital, mas antes, retire anéis, pulseiras, relógios ou qualquer objeto que possa ficar preso com o inchaço da região,pois apenas o médico poderá indicar a melhor opção terapêutica. 

“É importante salientar, porém, que tudo depende de bom senso: uma queimadura de segundo grau em grande parte do corpo merece tanta atenção quanto uma lesão de terceiro grau de pequeno porte”, alerta o Dr. Molina.

​​​

Para marcar consult​as e exa​mes, ligue para 11 3147-9430.​


O que fazer para aliviar a dor da queimadura?

Coloque a região afetada debaixo de água fria (em temperatura ambiente, nunca gelada) por aproximadamente 15 minutos. Mantenha a região coberta com um pano úmido e frio durante as primeiras 24 horas. Passe sobre a lesão uma pomada hidratante e cicatrizante para queimaduras.

Qual o tipo de remédio caseiro é bom para queimadura?

4 melhores remédios caseiros para queimadura.
Casca de banana. A casca da banana possui uma substância chamada leucocianidina que é muito utilizada no tratamento de feridas e queimaduras e, por isso, pode ser usada como um remédio caseiro para acelerar a cicatrização e evitar bolhas. ... .
Gel de babosa. ... .
Mel. ... .
Cataplasma de alface..

O que é bom passar quando você queima a mão?

Na maioria dos casos, é motivada por um contato rápido com fogo, objeto muito quente ou exposição prolongada ao sol. O que fazer: Resfriar a região queimada com soro fisiológico ou água fria em abundância, até amenizar a dor. Se a dor persistir, procurar um médico.

Qual pomada é bom para queimadura na mão?

Pomadas para queimaduras: 7 melhores opções e quando usar.
Dexpantenol. ... .
Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica. ... .
Desoximetasona. ... .
Sulfadiazina de prata. ... .
Acetato de clostebol + sulfato de neomicina. ... .
Sulfacetamida sódica + trolamina. ... .
Emulsão com óleo de andiroba..