Quem são os classificados da Série C para Série B?

A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste sábado, 13. Após a disputa de dez jogos, que foram iniciados às 17 horas, todos os oito classificados para a segunda fase e os quatro rebaixados para a quarta divisão foram definidos.

O Mirassol terminou a primeira fase da Série C na liderança. O time paulista somou 33 pontos, mesma pontuação do Paysandu, vice-líder da competição. Além dos dois primeiros colocados, outras seis equipes seguiram para a segunda fase: Figueirense-SC, Volta Redonda-RJ, Botafogo-SP, ABC-RN, Vitória-BA e Aparecidense-GO.

Os oito classificados serão divididos em dois grupos na segunda fase. Os dois primeiros colocados de cada chave garantem vaga na Série B de 2023, além de participarem da semifinal da terceira divisão. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As equipes que irão jogar a quarta divisão em 2023 também foram definidas. Brasil de Pelotas e Atlético-CE se juntaram a Campinense e Ferroviário, que já chegaram na 19ª rodada rebaixados para a Série D. A Águia da Precabura perdeu o confronto direto contra o Confiança e, por consequência, permaneceu no Z4. 

O Floresta foi o único cearense que conseguiu garantir permanência na Série C. O Verdão da Vila venceu o vice-líder Paysandu e terminou a terceira divisão na 15ª posição, com 23 pontos somados. O Atlético-CE ficou em 17º, enquanto o Ferroviário concluiu na 19ª colocação.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Terceira divisão do futebol nacional viverá nova instância decisiva à partir do próximo sábado (20)

Na tarde deste sábado (13), a rodada final da Série C foi de definição dos oito clubes classificados para a segunda fase, onde são conhecidas as equipes que chegam a Série B, e também das equipes que caíram para a Série D. Nesse caso, o destaque negativo ficou por conta do Brasil de Pelotas, que caiu da B em 2021 e, agora, vai disputar a quarta divisão do Campeonato Brasileiro.

Aparecidense bateu o Botafogo-PB em Aparecida de Goiânia (Divulgação/Aparecidense)

Foto: Lance!

OS CLASSIFICADOS

Duas partidas na rodada movimentaram os oito melhores classificados da primeira fase. O Vitória, que em nenhuma rodada tinha ficado nas oito primeiras posições, venceu o Brasil de Pelotas por 3 a 1 no Barradão lotado e terminou como 7º colocado.

Já a Aparecidense enfrentou o Botafogo-PB em confronto direto e, dentro de casa, venceu a equipe paraibana por 1 a 0, gol marcado por Alex Henrique ainda com quatro minutos de jogo. Dessa forma, a representação de Aparecida de Goiânia tirou seu adversário da zona de classificação e assumiu a oitava colocação.

Mirassol, Paysandu, Figueirense, Volta Redonda, Botafogo-SP e ABC foram as outras equipes classificadas para a próxima fase.

OS REBAIXADOS

Na luta contra o rebaixamento para a Série D, o Floresta venceu o já classificado Paysandu e se salvou. O tento salvador veio dos pés de Raphael Luz aos nove minutos do embate disputado no Banpará Curuzu.

Enquanto isso, no confronto direto, Confiança e Atlético Cearense duelaram e a equipe alagoana rebaixou os cearenses. Com a derrota do Atlético por 1 a 0, o Altos, mesmo sendo goleado por 4 a 1 contra o São José-RS, acabou se salvando ao ficar na 16ª colocação.

Assim, as equipes que disputarão a Série D na próxima temporada são: Atlético Cearense, Brasil de Pelotas, Ferroviário e Campinense.

O QUADRANGULAR

Na edição 2022, os oitos times classificados foram divididos em dois grupos de quatro clubes cada, tendo como base a posição na tabela de classificação.

Os dois primeiros de cada uma das chaves irão subir para a Série B do Brasileiro do próximo ano sendo que os líderes dos respectivos grupos também possuem direito de fazer a final da Série C desta temporada.

COMO FICOU A DIVISÃO DOS GRUPOS

Grupo B

1º - Mirassol

4º - Volta Redonda

5º - Botafogo-SP

8º - Aparecidense

Grupo A

2º - Paysandu

3º - Figueirense

6º - ABC

7º - Vitória

Quem foi os classificados da Série C para Série B?

Resumão da Série C.
Classificados e continuam na luta pelo acesso à Série B 2023: Mirassol, Paysandu, Figueirense, Volta Redonda, Botafogo-SP, ABC, Vitória e Aparecidense..
Rebaixados que vão jogar a Série D em 2023: Atlético-CE, Brasil de Pelotas, Ferroviário e Campinense..

Como fica o quadrangular da Série C?

No quadrangular, os oito melhores times foram divididos em duas chaves de quatro. Eles se enfrentam em turno e returno e os dois melhores de cada grupo sobem para a Série B. Os primeiros colocados das duas chaves se enfrentam na final. O Mirassol está no Grupo B ao lado de Aparecidense, Botafogo-SP e Volta Redonda.

Quantos times da Série C se classifica para série B?

Atualmente, além do campeão, a Série C promove as outras três melhores equipes à Série B, totalizando quatro vagas. Da mesma forma, os quatro piores times são rebaixados à Série D.

Quem está classificado na Série C?

Mirassol, Paysandu, Figueirense, Volta Redonda, Botafogo-SP e ABC foram as outras equipes classificadas para a próxima fase.

Toplist

Última postagem

Tag