Quem nasce na russia é chamado de

Rússia é uma das principais nações em termos geopolíticos de todo o globo. O país tem uma história milenar, marcada por vários conflitos mundiais, além de grande instabilidade em nível nacional.

A geografia russa, em razão da sua extensão espacial, é bastante diversificada. O território russo é populoso e pouco povoado. A economia da Rússia está ancorada em diversas atividades, como o comércio e os serviços. O país é um dos principais polos logísticos da Eurásia.

Os russos são governados por um sistema semipresidencialista. Uma curiosidade sobre a Rússia é a sua cultura extremamente particular, com destaque para a valorização das diversas formas de manifestação artística, como a literatura e a música.

Leia também: Os 20 maiores países do mundo

Resumo sobre a Rússia

  • A Rússia, junto de nações vizinhas, integrou durante a maior parte do século XX a União Soviética.

  • Essa nação possui grande tradição histórica nas decisões políticas e militares globais. O país participou ativamente das duas Grandes Guerras e da Guerra Fria.

  • A geografia russa é caracterizada pela presença de rios extensos, pelas formações de planícies e planaltos, pelos climas temperado e polar e pelas vegetações de tundra, taiga e estepes.

  • A Rússia possui uma população de aproximadamente 145 milhões de pessoas. A maior cidade em número de habitantes é Moscou.

  • A economia da Rússia tem uma participação significativa do setor primário, uma forte atuação da indústria de base e o protagonismo das atividades terciárias.

  • O país detém uma boa oferta de serviços públicos para a população, com destaque para a baixíssima taxa de analfabetismo.

  • Os escritores Leon Tolstói e Fiódor Dostoiévski são exemplos da importância da literatura da Rússia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre a Rússia

  • Nome oficial: Federação Russa.

  • Gentílico: russo.

  • Extensão territorial: 17.098.246 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa Oriental e Ásia.

  • Capital: Moscou.

  • Climas: temperado e polar.

  • Governo: república federal semipresidencialista.

  • Idioma: russo.

  • Religiões: 44,6% — cristianismo ortodoxo russo, 10,7% — islamismo, 8,2% — ateísmo, 36,5% — outras.

  • População: 145.934.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 8,9 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,824 (muito elevado).

  • Moeda: rublo russo.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,7 trilhões.

  • PIB per capita: US$ 11.584.

  • Gini: 0,37%.

  • Fuso horário: UTC+3.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização Internacional do Comércio (OMC);

    • Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec);

    • G20.

  • Divisão administrativa:

    • 22 repúblicas: Adiguésia, Bascortostão, Buriácia, Altai, Daguestão, Inguchétia, Cabárdia-Balcária, Calmúquia, Carachai-Circássia, Carélia, Komi, Mari El, Mordóvia, Iacútia, Ossétia do Norte-Alânia, Tartaristão, Tuva, Udmúrtia, Cacássia, Chechénia, Chuváchia, República da Crimeia.

    • 46 províncias (oblast): Amur, Arcangel, Astracã, Belgorod, Briansk, Vladimir, Volgogrado, Vologda, Voronej, Ivanovo, Irkutsk, Kaliningrado, Kaluga, Kemerovo, Kirov, Kostroma, Kurgan, Kursk, Leningrado, Lipetsk, Magadan, Moscovo, Murmansk, Nijni Novgorod, Novgorod, Novosibirsk, Omsk, Oremburgo, Oriol, Penza, Pskov, Rostov, Riazan, Samara, Saratov, Sacalina, Sverdlovsk, Smolensk, Tambov, Tver, Tomsk, Tula, Tiumen, Ulianovsk, Tcheliabinsk, Tchita, Iaroslavl.

    • 4 distritos autônomos (okrugs): Iamália-Nenétsia, Khântia-Mânsia, Nenétsia, Tchukotka.

    • 9 territórios (krays): Altai, Kamtchatka, Khabarovsk, Krasnodar, Krasnoiarsk, Litoral, Perm, Stavropol, Transbaicália.

    • 3 cidades federais: Moscou, São Petersburgo e Sebastopol.

    • 1 província autônoma (oblast autônomo): Oblast Autônomo Judaico.

História da Rússia

A Rússia possui uma história milenar marcada por diversos conflitos. O território russo era habitado, desde os tempos antigos, por diferentes povos, com destaque para eslavos, varegos, mongóis e tártaros. A união desses povos em torno de uma única nação ocorreu por volta de 1533, por meio da governança de Ivan IV. Desde então, com destaque para o período da dinastia Romanov, a Rússia tornou-se um dos países mais poderosos do mundo.

Com a ocorrência da Revolução Russa, em 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial (1914–1918), houve a queda das tradicionais dinastias que governavam o país. Esse evento culminou na criação, em 1922, da União Soviética, reunião de várias repúblicas com viés socialista. A União Soviética participou ativamente da Segunda Guerra Mundial (1939–1945) e foi também um dos dois grandes polos de poder da Guerra Fria.

Já em razão de diversas mudanças em nível internacional, no âmbito político e econômico, a União Soviética dissolveu-se em 1991. A partir de então, a Rússia assumiu um governo de cunho capitalista, por meio da modernização de sua economia.

Atualmente, a Rússia ainda detém grande poder político e militar e é uma das principais nações do globo. Porém, é um país de economia instável, conhecido pela corrupção e pela violação dos direitos humanos.

Leia também: História de Moscou — a trajetória da capital russa

Geografia da Rússia

A Rússia é o maior país em extensão territorial do mundo, portanto, possui uma geografia diversificada. Ela está localizada entre a Ásia e a Europa. O território russo é banhado pelos oceanos Pacífico e Glacial Ártico. Além disso, a Rússia é banhada pelos mares Báltico, Negro e Cáspio.

O território russo faz fronteira com os seguintes países: Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Belarus, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, Mongólia, China e a Coreia do Norte. Além do território russo unificado, o país ainda possui uma pequena província que fica localizada no continente europeu, entre a Lituânia e a Polônia, chamada Kaliningrado.

O relevo da Rússia é formado por grandes áreas de planícies e planaltos. O Cáucaso e o Urais são as principais formações de relevo de elevada altitude do território russo. O Monte Elbrus, com cerca de 5.650 metros, é o pico da Rússia e também de toda a Europa.

Sua rede hidrográfica é formada por um amplo conjunto de rios, com destaque para o Volga, o Ob, o Lena e o Ienissei. O Lago Baikal, considerado o mais profundo do mundo, também está localizado no território russo.

Por sua vez, o clima da Rússia é tipicamente temperado, com verões quentes e invernos muito frios. Já o norte do país é caracterizado pelo clima polar. A vegetação é composta por formações de florestas temperadas, estepes e tundras.

Mapa da Rússia

Quem nasce na russia é chamado de

Demografia da Rússia

A Rússia possui uma população de cerca de 145 milhões de habitantes. Logo, é um dos países mais populosos do mundo, porém é pouco povoado, em razão de sua grande dimensão territorial. O povo russo é formado, além de indivíduos da etnia russa, por vários grupos minoritários, como ucranianos e tártaros.

Essa nação apresenta bons indicadores sociais, apesar da crescente desigualdade social. Por sua vez, a demografia local é marcada pela baixa taxa de natalidade e pelo rápido envelhecimento da população, majoritariamente urbana. As duas maiores cidades da Rússia em população são Moscou, com cerca de 11 milhões de habitantes, e São Petersburgo, que possui quase 5 milhões.

Economia da Rússia

A Rússia conta com uma economia diversificada, que vem modernizando-se ao longo dos últimos anos. O setor terciário é o principal da economia russa, em especial as atividades de comércio e serviços. Já o setor secundário está ancorado na indústria bélica, manufatureira, química, cimenteira e alimentícia. O setor primário também é importante para essa nação.

Há na Rússia uma grande produção de minérios diversos, carvão mineral, petróleo e gás natural. A exploração de madeira também é recorrente. Por sua vez, na agricultura destaca-se a produção de cereais, como trigo, e tubérculos, como batata e beterraba. Já na pecuária predomina a criação de bovinos e suínos e a pesca.

Quem nasce na russia é chamado de
O centro financeiro de Moscou é um dos mais importantes da Europa.

Infraestrutura da Rússia

A Rússia passou por profundas mudanças políticas e econômicas nas últimas décadas. Por isso, houve alterações intensas em sua infraestrutura. O país conta, hoje, com um robusto sistema de serviços públicos.

O acesso à saúde e àeducação é ilimitado para toda a população. No mesmo sentido, a oferta de serviços como energia e comunicação é espacialmente abrangente no país.

A Rússia detém uma grande infraestrutura de transportes, desde rodoviais e ferrovias, até modais mais modernos, como gasodutos. O país é um centro logístico importante entre a Ásia e a Europa. Portanto, sua sólida rede de infraestrutura é um componente fundamental para a economia local.

Governo da Rússia

O governo da Rússia é formado por uma estrutura denominada semipresidencialista. Logo, há no país a figura de um presidente e de um primeiro-ministro. Por sua vez, completa o sistema máximo de poder a Assembleia Nacional, formada pela Duma (Câmara Baixa) e pelo Conselho da Federação (Câmara Alta).

Apesar de ser considerada uma nação democrática, a Rússia possui um governo marcado pela adoção de medidas controversas pelo controle do poder. O país apresenta altos índices de corrupção e uma forte censura da mídia independente.

O governo russo é reconhecido internacionalmente pela perseguição sistemática aos opositores e pelo amplo controle das estruturas políticas nacionais. Ademais, é uma nação comumente marcada pelo desrespeito aos direitos humanos e pela perseguição às liberdades individuais.

Leia também: Kremlin — a casa dos presidentes russos

Cultura da Rússia

A cultura da Rússia é bastante diversificada e muito significativa. O alfabeto e a religião russa, por exemplo, são motivos de orgulho para a população local. A Rússia é reconhecida pela tradição das suas manifestações artísticas, desde a dança até a literatura. O Balé Bolshoi, por exemplo, é um ícone da cultura russa.

Essa nação também é reconhecida pelos seus grandes escritores, com destaque para Leon Tolstói e Fiódor Dostoiévski. A Rússia possui uma culinária muito particular, baseada em cereais, sopas e chás. O consumo de vodca é uma prática tradicional reconhecida internacionalmente. Já em relação aos esportes, a Rússia destaca-se nas modalidades coletivas, como o handebol, e nas plásticas, como a ginástica.

Quem nasce na russia é chamado de
A Catedral de São Basílio, localizada na Praça Vermelha, em Moscou, é um dos símbolos da Rússia.

Curiosidades da Rússia

  • A cidade russa de Oymyakon, localizada na Sibéria, é considerada a localidade mais fria de todo o mundo.

  • A Rússia possui o maior pico e o maior rio de toda a Europa. São eles o Monte Elbrus e o Rio Volga.

  • O território russo é o mais extenso dentre os países do planeta. Ele engloba um total de onze fusos horários.

  • A cidade de Moscou, capital russa, conta com um amplo sistema de metrôs que é considerado o mais movimentado da Europa.

  • As matrioscas, pequenas bonecas confeccionadas em madeira, são consideradas um símbolo da Rússia.

  • A Rússia, ainda como União Soviética, foi um dos países protagonistas na exploração do espaço.

  • A República da Crimeia é uma porção do território da Ucrânia que foi invadida pela Rússia em 2014. Esse é um dos litígios territoriais dos russos.

Quem nasce na Rússia é chamado de?

Gentílico: russo. Extensão territorial: 17.098.246 quilômetros quadrados.

O que é uma pessoa russa?

Natural, habitante ou cidadão da Rússia.

Quem nasce na Rússia e feminino?

Resposta verificada por especialistas. A pessoa que nasce na Rússia é chamada de russo ou russa.

Qual o outro nome da Rússia?

País da Europa Oriental e da Ásia. Também conhecido por Federação Russa, foi o centro político do Império Russo (1721 a 1917) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.