Quem nasce na eslováquia é

Quem nasce na eslováquia é

Conheça o mapa e bandeira da Eslováquia. Veja também alguns dados geográficos, línguas faladas e moeda utilizada na região.

- Tempo de leitura: 1 minuto -

A Eslováquia é um país, sem ligação com o mar, localizado na região central da Europa. Veja abaixo algumas informações relevantes sobre a região:

Nome Oficial: República Eslovaca.

Nacionalidade: Quem nasce na Eslováquia é eslovaco.

Bandeira:

Quem nasce na eslováquia é
Bandeira da Eslováquia

Mapa:

Quem nasce na eslováquia é
Mapa da Eslováquia

Área Total: 49.035 km².

Localização Geográfica/Continente: Europa Central, a sul da Polônia.

Limites Geográficos (Fronteiras): Polônia (Norte), Ucrânia (Leste), Hungria (Sul), Áustria (Sudoeste) e República Tcheca (Oeste).

Clima: Temperado, com verões frescos e invernos frios, nublados e úmidos.

Capital: Bratislava.

Principais cidades: Bratislava, Košice, Žilina, Prešov e Nitra.

Línguas: Eslovaco (Oficial), Húngaro e outros.

Moeda: Euro.

Dados importantes para viagem ao país:

Precisa de Passaporte: Sim.

Validade do Passaporte para entrada no país: Deve ter validade superior a 3 meses quando da saída do espaço Schengen.

Página do passaporte em branco: Uma página em branco necessária para o carimbo de entrada.

Vacinações: Uma página é necessária para carimbo na entrada.

Precisa de visto de turista: Dispensa visto, por até 90 dias.

Quem nasce na eslováquia é

Equipe de redatores do Portal Rotas de Viagem. Voltada para a produção de conteúdos de viagens, curiosidades, aspectos culturais, vida no exterior, dentre outros assuntos do Brasil e de todo o mundo.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

A Eslováquia é um país da Europa Central. Historicamente, sempre esteve ligada aos checos, por meio da formação da Checoslováquia. foi alcançada em 1993.

Sua geografia é caracterizada pelo relevo montanhoso e pelo grande número de lagos. A população local, bastante envelhecida, desfruta de um elevado padrão de vida. Na economia, destaca-se a produção de bens manufaturados como automóveis e eletrônicos.

A cultura da Eslováquia mescla elementos de diversas populações eslavas. A capital, Bratislava, é um dos principais centros turísticos da Europa Central.

Leia também: A organização do espaço geográfico europeu

Resumo sobre a Eslováquia

  • A Eslováquia formava com Chéquia um único país, a Checoslováquia, sendo que a independência pacífica dos dois países foi alcançada em 1993.

  • Seu relevo montanhoso contribui para a formação de diversos lagos e cavernas, predominantes nas paisagens naturais do país.

  • Tem uma população bastante envelhecida em razão da baixa taxa de natalidade e da alta expectativa de vida.

  • Sua economia tem forte base industrial, com destaque para a produção de bens manufaturados, como automóveis e eletrônicos.

  • O turismo é uma atividade importante da Eslováquia e tem apresentado crescimento constante ao longo dos últimos anos.

  • É uma região de transição da Europa Central que reúne tradições culturais de diversos povos eslavos.

Dados gerais sobre a Eslováquia

  • Nome oficial: República Eslovaca

  • Gentílico: eslovaco

  • Extensão territorial: 49.035 quilômetros quadrados

  • Localização: Europa Central

  • Capital: Bratislava

  • Clima: temperado

  • Governo: república parlamentarista

  • Idioma: eslovaco

  • Religiões: 74% (cristianismo), 14% (ateísmo), 12% (outras)

  • População: 5.460.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 113 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,860 (muito elevado)

  • Moeda: Euro

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 116,75 bilhões

  • PIB per capita: US$ 21.380

  • Gini: 25%

  • Fuso horário: UTC+1

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);

    • União Europeia (UE).

  • Divisão administrativa: oito regiões, sendo elas:

Bratislava

Trenčín

Prešov

Banská Bystrica

Nitra

Trnava

Žilina

Košice

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História da Eslováquia

O território eslovaco foi historicamente ocupado por povos como os checos, húngaros e austríacos. A população eslovaca, mesmo com um forte sentimento nacionalista, sempre esteve ligada a outros grupos étnicos. A reconfiguração do território local aconteceu após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), quando os checos e eslováquios, com boêmios e morávios, formaram um único Estado chamado de Checoslováquia.

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também interferiu diretamente na configuração territorial dos povos eslovacos. A invasão das forças soviéticas no território checoslovaco, em contraponto à influência nazista local, fomentou a construção de um governo central em Praga (Chéquia). Portanto, a Eslováquia permaneceu reunida com a Chéquia até 1993, quando se tornou oficialmente independente.

Etimologia da Eslováquia

O termo Eslováquia deriva do idioma eslavo, bastante comum na porção centro-oriental europeia, havendo algumas interpretações para ele. Há pesquisadores que apontam que o nome significa “terra dos povos que falam a mesma língua”, mas há também aqueles linguistas que defendem que Eslováquia refere-se à “terra dos povos da água”.

Geografia da Eslováquia

A Eslováquia é um país localizado na Europa Central (não sendo banhada pelo mar) que faz fronteira com:

  • Chéquia;

  • Áustria;

  • Hungria;

  • Polônia;

  • Ucrânia.

O território eslovaco é marcado pelo relevo bastante montanhoso e acidentado, com pontos de elevada altitude. Há a presença de uma grande cordilheira de montanhas chamada Cárpatos. O pico de Gerlachov, com 2655 metros de altitude, é o mais elevado da Eslováquia.

O país tem uma extensa rede de cursos de água, com grande presença de lagos, tanto naturais quanto artificiais. O rio Danúbio é o principal da Eslováquia.

O clima eslovaco é do tipo temperado continental, com registros de grandes amplitudes térmicas ao longo do ano, além de fortes nevascas no inverno. A vegetação eslovaca é predominantemente formada por florestas boreais.

Mapa da Eslováquia

Quem nasce na eslováquia é

Demografia da Eslováquia

A Eslováquia é um país pouco populoso, mas que apresenta concentrações populacionais significativas, em razão do diminuto território. A população local é formada, além dos eslovacos, por grupos étnicos de húngaros, romenos, checos e polacos. As maiores cidades do país em termos populacionais são Bratislava e Kosice. Ainda, a Eslováquia possui um grande número de habitantes que vivem nas áreas rurais do país.

Demograficamente, a Eslováquia apresenta uma população bastante envelhecida, devido à baixa taxa de natalidade e à alta expectativa de vida. O país registra um grande volume de saída de população em direção a outros países europeus, logo, apresenta um decréscimo populacional significativo. Já em termos sociais, a população eslovaca desfruta de um elevado padrão de vida, com indicadores de desenvolvimento humano bastante satisfatórios.

Leia também: Envelhecimento demográfico na Europa — o que explica esse fenômeno?

Economia da Eslováquia

A economia da Eslováquia é muito desenvolvida e altamente diversificada. O país é muito desenvolvido e industrializado e tem como base econômica a produção de bens manufaturados. Assim, o setor secundário é caracterizado pela produção de bens de alta tecnologia, como eletrônicos, além de uma vasta indústria química, plástica e principalmente automobilística.

Já o setor terciário está baseado no comércio e nos serviços, com destaque para a exportação de artigos industrializados, especialmente para países da União Europeia. Por sua vez, o setor primário é caracterizado pela produção de grãos como trigo, aveia, cevada e centeio, assim como o plantio de batata e beterraba, além da criação de porcos. O extrativismo é uma atividade primária importante por meio de exploração de minas de ferro, cobre, zinco e chumbo.

  • Turismo na Eslováquia

O turismo, parte integrante do setor terciário, é muito importante para a economia da Eslováquia. O país possui diversas paisagens naturais, com destaque para o relevo montanhoso e a presença de lagos, além de elementos humanos, como os castelos, que atraem um grande número de turistas todos os anos.

A Eslováquia possui uma moderna rede de atendimento aos turistas, por meio de hotéis, restaurantes e centros comerciais, que fornecem a estrutura necessária para a exploração do território local.

Quem nasce na eslováquia é
O Castelo de Bratislava é o principal ponto turístico da Eslováquia.

Infraestrutura da Eslováquia

A Eslováquia possui uma moderna infraestrutura de transportes e comunicações, uma parte importante para a integração dos países da Europa Central, especialmente em termos de comércio e serviços. No setor de transportes, destaca-se o uso de rodoviais e ferrovias, além da hidrovia do Danúbio, que corta parte do país. Já nas telecomunicações, ressalta-se o elevado índice de acesso à internet.

A população eslovaca também desfruta de redes modernas de saneamento básico e energia. O país possui uma matriz energética muito diversificada, com base na produção nuclear e na hidrelétrica.

Governo da Eslováquia

A Eslováquia é uma democracia, cujos representantes são escolhidos por meio do voto direto da população, havendo ampla liberdade de expressão e forte presença da sociedade civil organizada. O pluripartidarismo e a repartição de poderes são característicos da democracia eslovaca.

O país possui um sistema governamental de república parlamentarista, logo, o chefe de Estado é o presidente e o chefe de governo é o primeiro-ministro. A divisão dos poderes na Eslováquia segue o clássico compartilhamento de poder entre Executivo, Legislativo e Judiciário.

Leia também: Você sabe o que é o Estado Democrático de Direito?

Cultura da Eslováquia

A Eslováquia é uma região de transição da Europa Central, reunindo tradições culturais de diversos povos locais, desde austríacos até húngaros. A base da cultura da Eslováquia são os eslavos, povos tradicionais que habitam vastas extensões da Europa, especialmente a centro-oriental.

A Eslováquia tem grande tradição culinária, por meio da produção de laticínios e carne de porco. Os bolinhos de queijo e bacon são o principal prato local. A produção de vinho também tem grande fama regional. Já no esporte, destaca-se o futebol.

Curiosidades da Eslováquia

  • A estátua do Cumil, um operário saindo de um bueiro, é um dos principais pontos turísticos de Bratislava.

Quem nasce na eslováquia é
A estátua do Cumil está situada na capital eslovaca.

  • O Divórcio de Veludo é como é comumente chamada a separação pacífica entre Chéquia e Eslováquia, em 1993.

  • A capital da Eslováquia, Bratislava, faz fronteira com dois países centro-europeus, Áustria e Hungria.

  • As montanhas Tatras, localizadas no Cárpatos, são um importante ponto turístico natural da Eslováquia.

  • As cavernas e os lagos são dois símbolos nacionais da Eslováquia, que possui belas paisagens naturais.

Qual a diferença de Eslováquia e Eslovénia?

A Eslovênia faz fronteira com a Itália, Áustria, Croácia e Hungria e uma pequena parte de seu território é banhada pelo Mar Adriático. Já a Eslováquia não tem nenhuma saída para o litoral e é cercada pela Áustria, Hungria, República Tcheca, Polônia e Ucrânia.

Qual a origem da Eslováquia?

Os historiadores remontam as origens do Estado eslovaco à fundação do Império da Grande Morávia, formado pela união dos dois maiores principados da região da Grande Morávia (entendida como a área da planície do Danúbio até as montanhas eslovacas), Morava e Nitra.

O que significa Eslováquia?

Do eslavo slav, (eslavo), termo derivado do eslavo para glória, ou a palavra ou povo da água.

Quem nasce em Bratislava e?

Demografia.