Quem não pode tomar chá de louro

Essa planta medicinal amplamente usada na culinária, principalmente para temperar feijão, molhos e carnes, têm uma eficácia para tratar incômodos digestivos, amenizar o estresse, diminuir sintomas de ansiedade e curar processos infecciosos.

Veja também: 11 alimentos fontes de vitaminas do complexo B e a importância desse grupo

Princípios ativos do chá de louro: benefícios que o chá de louro fornece

Na folha de louro são encontrados os principais compostos nutricionais eficazes para a boa saúde. A planta possui vitamina B9, conhecida também como ácido fólico, que contribui para o melhor transporte de oxigênio no sistema sanguíneo; possui também vitamina B6, que melhora o humor e o foco; e a vitamina C, que fortalece a imunidade. 

Além disso, no louro encontramos sais minerais e antioxidantes. Esses nutrientes fazem com que o chá de louro seja eficaz para uso medicinal. 

O uso medicinal pode favorecer a saúde em tratamento de problemas como enxaqueca, reumatismo, cólicas menstruais, problemas biliares, além do estresse e ansiedade, conforme mencionado anteriormente.

Outra contribuição da planta são os efeitos positivos no equilíbrio das taxas de açúcar no sangue, o que consequentemente produz bons efeitos para evitar o diabetes.

Ademais, o chá tem ação diurética que estimula uma maior produção de urina, eliminando mais toxinas que fazem mal para saúde.

Mas sua fama é devido aos benefícios relacionados ao estômago. Quem alguma vez, não recorreu ao chá para curar a má digestão? Isso ocorre porque no louro existem compostos orgânicos que produzem enzimas que agem amenizando os incômodos gastrointestinais, além de diminuir o inchaço e gases.

Apesar de todos esses benefícios, o recomendado é seguir a orientação médica, pois nem todas as pessoas devem fazer uso do chá. Ele é contraindicado para gestantes e lactantes. Além disso, tomar chá de louro demais pode provocar sonolência e causar o efeito inverso de seus benefícios.

  • Homepage
  • Pergunte Ao Especialista
  • Estou Tomando Losartana , Posso Tomar Chá De Louro ?

2 respostas

Estou tomando Losartana , posso tomar chá de louro ?

Não problemas que tome o chá, contato que de forma controlada, não abusiva.
Importante ainda, que verifique se os seus níveis de pressão continuam controlados.
Caso haja níveis elevados, procure consulta para ajuste das medicações

Te convidamos para uma consulta: Consulta cardiologista - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Quem não pode tomar chá de louro

Boa noite,
quase não há estudos com evidencias de utilização de chás para tratamento de doenças. Portanto, difícil afirmar se pode ou não gerar algum dano ao tratamento ou ao corpo o consumo.
Att

  • Bom dia. Tenho 48 anos, minha pressão está 15 por 11,tomo candersatana e metoprolol 2 vezes ao dia. Preciso procurar um médico?
  • Boa Noite eu tenho 40 anos a pressão está 14 por 9, é normal ou devo ir ao médico?
  • Sou diabética e não hipertensa e a médica passou para mim como proteção dos rins,porque minha pressão é normal e porque me dá tonteira?
  • Minha pressão tava alta, tô tomando Iosartana 50, Já tá normal, eu paro de tomar ou continua tomando? obrigado
  • Tomo losartana 50mg 1 vez ao dia, posso tomar cerveja sem alcool?
  • Tomo losartana de 50, 2 vezes ao dia posso tomar cachaça? Ou cerveja?
  • Com qtos batimentos é necessário procurar o médico?
  • Tomo lozartana, metropolol, diltiazem e rosuvastatina, posso tomar leite de magnésia?
  • Posso tomar remédio de pressão após tomar vinho?tomei mais ou menos um chá copo americano,tomo lorzartana de 12 em ,12 horas
  • se tomar anlodipino pode beber cerveja?

Nossos especialistas responderam a 62 perguntas sobre Cozaar

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Os brasileiros conhecem muito bem o louro pelas suas propriedades enquanto tempero aromático. Que o diga a nossa feijoada, receita na qual a presença dessa erva é indispensável. Deu água na boca, mas vamos deixar a feijoada um pouquinho de lado, porque hoje é dia de conhecer outros potenciais da folha no chá de louro.

Então, a pergunta aqui é: chá de louro serve para quê? E a resposta é: muitas coisas. Os benefícios do chá de louro vão do tratamento de gases até da diabetes tipo 2. Isso mesmo que você está lendo: a erva tem efeitos na saúde que vão muito além de um tempero cheiroso. Por isso, continue explorando este artigo e confira as maravilhas que o louro pode fazer na sua vida.

LEIA TAMBÉM:

Rotina diária: como ela pode ajudar a melhorar sua saúde

Chá de canela e menstruação: verdades e propriedades

Chá de hibisco é bom? Benefícios e dicas de preparo

A folha do louro tem uma ação no organismo que melhora o metabolismo da glicose – ou seja, o chá de louro é bom para diabetes porque ele ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Boa notícia para quem tem diabetes tipo 2, que agora sabe que terá um forte aliado no tratamento recomendado pelo seu médico. E os estudos ainda mostram que, junto com a glicose, o chá de louro também reduz o colesterol e os triglicérides.

Chá de louro para tratar doenças crônicas

Antioxidante: as ervas que contêm essa molécula são quase mágicas e trazem muita felicidade. Na verdade, a felicidade fica por conta de sabermos que ao beber chá de louro estamos nos aliando aos antioxidantes e prevenindo várias doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e neurológicas.

Chá de louro é bom para gases

Se os puns e os arrotos estão te incomodando, então o melhor é aderir ao chá de louro com alecrim. Essa dupla será imbatível no tratamento e isso tem um nome bem interessante: ação carminativa. É por conta desse termo que conseguimos nos livrar do desconforto causado pelos gases.

Chá de louro para se livrar da azia

É muito bom conhecer o chá de louro e seus benefícios, pois há ainda mais vantagens em consumir essa bebida. O louro é uma planta que auxilia na digestão e acaba com aquela sensação de queimação que fica no estômago. O peso no estômago que fica por não conseguir digerir a comida também desaparece.

Chá de louro ajuda na menstruação e põe fim à cólica

A menstruação não desce há pelo menos 3 meses? Isso se chama amenorreia e o chá de louro pode ajudar nessa situação. Claro, antes de preparar uma boa xícara de chá, dê uma verificada se a falta de menstruação não significa que você está grávida.

Se o resultado for negativo, procure seu ginecologista e aí sim aproveite os benefícios do chá de louro. E procure relaxar, porque a amenorreia pode ser consequência do estresse.

E se o problema não é a falta de menstruação, mas sim a cólica horrorosa que você sente neste período do mês, chá de louro também manda a cólica para bem longe, já que tem efeito analgésico e antiespasmódico. Esse último pode prevenir espasmos no útero.

Como fazer chá de louro

Ai, mas eu não sei fazer chá de louro! E você por acaso achava mesmo que o Que bem que faz não ia te ensinar? Claro que pensamos nisso também! Agora, aproveita as receitas.

Chá de louro simples

Ingredientes

  • 3 folhas de louro secas
  • 1 xícara de água fervente

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Adicione as folhas de louro e deixe fervendo por cerca de 10 minutos. Espere amornar, coe e sirva com ou sem açúcar.

Chá de louro com limão

Ingredientes

  • 3 folhas de louro secas
  • 1 xícara de água fervente
  • Suco de meio limão

Modo de preparo

Coloque a água para ferver. Adicione as folhas de louro e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Espere esfriar, coe e misture ao suco de limão. Tome com bastante açúcar.

Chá de louro com alecrim

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de alecrim seco
  • 1 e 1/2 xícara de água
  • 3 folhas de louro

Modo de preparo

Misture o alecrim e a água e reserve. Pique o louro com as mãos e coloque no fogo junto com o alecrim na água. Adicione mais 1/2 xícara de água e coloque para ferver por 5 minutos. Tampe e deixe repousar por alguns minutos. Coe e beba.

Contra-indicações do chá de louro

O chá de louro pode causar intoxicação – por isso, deve ser consumido de forma moderada. As grávidas e mamães que estão amamentando devem evitar o consumo do chá de louro.

Viu como o louro pode ir além da feijoada? Agora é só fazer seu chá de louro e aproveitar. E por falar nisso, aproveite para explorar o conteúdo de Que Bem Que Faz e descobrir dicas de alimentação, saúde e bem estar


Perguntas frequentes

  • 1. Quais os benefícios do chá de louro?

    O chá de louro é bom para diabetes, cólicas menstruais, expulsa gases e te livrar da azia. Chá de louro também auxilia com o atraso da menstruação e previne doenças crônicas. Isso tudo se deve ao fato de que a planta tem ação analgésica, carminativa, digestiva, anti-inflamatória e é rica em antioxidantes.

  • 2. Quantas vezes por dia devo beber chá de louro?

    A indicação é beber uma xícara de chá de louro no máximo 3 vezes por dia para combater. Em excesso, o chá de louro pode causar intoxicação.

  • 3. Mulheres grávidas podem tomar chá de louro?

    O chá de louro não é recomendável para mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

Fontes

https://static.scielo.org/scielobooks/xf7vy/pdf/almeida-9788523212162.pdf

https://www.icmbio.gov.br/educacaoambiental/images/stories/biblioteca/permacultura/plantasquecuram.pdf

https://eg.uc.pt/bitstream/10316/36196/1/Tese%20Lucena%20Pereira.pdf

http://www.sbmfc.org.br/wp-content/uploads/media/NHG%2044%20Amenorr%C3%A9ia(1).pdf

Quais são as contra indicações do chá de louro?

Contraindicações: quem não pode tomar o chá de louro? Quando consumido em exagero o louro pode causar sonolência, cólicas abdominais, diarreia e dor de cabeça. O uso tópico pode causar erupções cutâneas e dermatites em pessoas hipersensíveis à planta.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de folha de louro?

Quem tem pressão alta pode tomar chá de louro? Conforme a nutricionista, sim. Ela explica que na Amazônia brasileira prepara-se a decocção das folhas como anti-hipertensivo, devido ao efeito diurético que a planta tem.

Para que é indicado o chá de folha de louro?

A infusão deste ingrediente ajuda a amenizar estresse e ansiedade. Ou seja, o chá de louro pode ser um bom aliado na hora de relaxar. Ele consegue proporcionar um efeito calmante, sem causar sonolência.

Quantas folhas de louro para fazer um chá?

Esse condimento também contém propriedades medicinais, tais qual melhorar digestão e alivio do cansaço. Prepare um chá de folhas de louro na proporção de 15 g de folhas para 1 litro de água, e beba 1 a 2 copos após as refeições.