Quem foram os principais líderes da independência dos Estados Unidos?

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Quem foram os principais líderes da independência dos Estados Unidos?

George Washington (em destaque na pintura) foi um dos líderes da independência dos EUA (Foto: Reprodução)

Também chamada de Revolução Americana, a guerra da independência dos Estados Unidos foi um conflito armado que durou quase uma década, entre 1775 e 1783. Durante ele, as 13 colônias britânicas na América do Norte lutaram contra o Império Britânico por sua independência política. Entenda:

Causas
A partir da década de 1760, as relações da coroa britânica com seus colonos do outro lado do Atlântico se deterioraram. Tudo começou com outra guerra, a dos Sete Anos, travada entre Inglaterra e França entre 1756 e 1763 na própria América do Norte pelas posses das terras. A guerra foi vencida pelos ingleses muito graças ao apoio dos colonos, que acreditavam que poderiam se beneficiar das novas terras anexadas ao território.

Mas a coroa britânica tinha outros planos: não só não daria as novas terras aos colonos, como tiraria deles os custos da guerra, através do aumento de impostos. Um dos estopins foi o imposto sobre o chá. Em 1770, a guarda inglesa disparou tiros contra uma multidão que protestava contra a nova lei em Boston e matou cinco pessoas, o que deu início a uma onda de boicotes. Em 1773, alguns colonos se disfarçaram de índios e invadiram o porto de Boston para jogar o chá da Companhia das Índias Ocidentais no mar. A afronta ficou conhecida como Festa do Chá de Boston.

Quem foram os principais líderes da independência dos Estados Unidos?

"A Festa do Chá de Boston", um dos estopins da independência (Foto: Reprodução)

O estopim em Boston
Embora ninguém tenha sido punido pelo incidente, o Parlamento Britânico ordenou o fechamento do porto de Boston e aumentou o controle sobre o estado de Massachusetts. As medidas foram descritas como “leis intoleráveis” pelos colonos pró-independência. Em 1775, alguns colonos se organizaram militarmente para um confronto com a Inglaterra, que declarou Massachusetts em estado de rebelião e enviou tropas a Boston. Deu-se início a uma série de batalhas e à guerra de independência dos EUA.

Declaração da independência
Em meio às batalhas, líderes de diferentes estados, entre eles Thomas Jefferson, Samuel Adams, Richard Lee e Benjamin Franklin, organizaram congressos na Filadélfia para elaborar uma declaração de direitos com inspiração iluminista. No dia 4 de julho de 1776, durante o chamado Segundo Congresso Continental, redigiram a Declaração da Independência e criaram o exército colonial, que seria comandado por George Washington para enfrentar os ingleses.

Quem foram os principais líderes da independência dos Estados Unidos?

A assinatura de independência dos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

As muitas batalhas
Os norte-americanos lutaram contra um exército maior e muito mais bem preparado, e sofreram inúmeras derrotas. Mas em 1777, os colonos venceram os britânicos em Saratoga, Nova York, o que ajudou a atrair a França para a guerra. O país enviou navios e soldados, fortalecendo o exército que lutava por independência. Nos últimos anos da guerra, os combates foram principalmente no sul do país recém-formado e a última batalha foi em 1781, em Yorktown, na Virgínia, quando o general inglês se rendeu. 

Leia também:
+ O que você precisa saber sobre o Império Britânico
+ Arqueólogos encontram joias saqueadas durante as Cruzadas

Tratado de Paris
A paz foi finalmente assinada em setembro de 1783, em Paris. Com o Tratado, o Império Britânico reconheceu os Estados Unidos como um país independente. Em 1789, George Washington foi eleito o primeiro presidente do novo país, que se estabeleceu como uma república presidencialista.

Acompanha tudo da GALILEU? Agora você pode ler as edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!

A independência das 13 colônias inglesas teve relação direta com os fatores sociais, econômicos e políticos, mas também contou com aspectos ideológicos, que foram fundamentais nesse processo de independência. Os líderes que conduziram o processo da emancipação política colonial tinham uma constante preocupação com o poder exercido pelo Absolutismo e pela Igreja. Com isso, as correntes iluministas se fizeram presentes no processo de independência das colônias inglesas na América do Norte.

É importante ressaltar os antecedentes históricos do processo de independência dos Estados Unidos, como o fato de a colonização da América do Norte ter sido fundamentada em função das perseguições religiosas, desencadeadas pela monarquia inglesa contra os protestantes que viviam na Inglaterra. Outros fatores de ordem econômica e social também contribuíram para a emigração inglesa, boa parte dos colonos que emigraram perderam suas terras em função dos cercamentos.

As 13 colônias fundadas pelos ingleses possuíam peculiaridades próprias, tanto na forma de organização econômica quanto na forma de dominação política por parte da metrópole inglesa. As colônias do Norte eram caracterizadas pela formação de pequenas propriedades e o número de escravos era pequeno, pois os colonos dedicavam-se a terra através da agricultura familiar e eram esporadicamente auxiliados pelos servos de contrato. O clima da região Norte era muito parecido com o clima da Inglaterra, o que facilitou o desenvolvimento dos mesmos produtos agrícolas que eram cultivados na metrópole.

Os produtos cultivados serviam, de uma forma geral, para abastecer o mercado interno. O fato de as colônias do Norte não oferecerem melhores condições e atrativos econômicos fez com que a Inglaterra perdesse o interesse nelas por um bom tempo. Assim, a região criou certa autonomia em relação às colônias do Sul, desfrutando de uma liberdade moderada, juntamente com o despertar de uma consciência democrática. Esses desdobramentos ficaram conhecidos como negligência salutar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As colônias do Sul possuíam um clima quente e desenvolveram grandes plantações denominadas plantation, baseadas na monocultura de produtos como tabaco, algodão e arroz, que eram destinados à exportação. O Sul contava com imensa mão de obra escravista. Contudo, a Inglaterra não exerceu domínio efetivo nas colônias, pois estava envolvida em solucionar problemas internos. Com a falta de dominação inglesa, as colônias passaram a desenvolver um ritmo administrativo próprio; escolhiam seus representantes para cargos públicos, através de assembleias; e os próprios colonos tomavam decisões políticas e estabeleciam regras para solucionar problemas de todo tipo. Em cada colônia havia um governador escolhido pela Coroa Inglesa, mas o poder das assembleias coloniais era significativamente maior.

A falta de interferência da Coroa Inglesa nas colônias acarretou o desenvolvimento lento e gradual de um verdadeiro mercado interno. As colônias passaram, inclusive, a comercializar para outros países, porém, a partir da segunda metade do século XVIII, a Inglaterra passou por uma crise financeira e várias mudanças de ordem política e econômica. Essa crise foi estabelecida em consequência da Guerra dos Sete Anos, guerra entre a Inglaterra e a França pela disputa de territórios na América do Norte. Assim, a Coroa Inglesa decidiu quebrar a relativa autonomia das colônias inglesas, adquirida ao longo dos anos, através da cobrança de taxas, tributos e da imposição de novas leis. As 13 colônias não aceitaram a intervenção inglesa na estrutura organizada que já possuíam e, nesse contexto, surgiram os primeiros sentimentos de insatisfação, que resultariam na independência.

Quem foram os principais líderes da Independência dos EUA?

No mês seguinte, inspirados pela ação da primeira colônia, os demais partidários norte-americanos promulgaram a Declaração de Independência, redigida pela ação dos líderes Samuel Adams, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson.

Quem liderou a guerra da independência dos Estados Unidos?

No dia 4 de julho de 1776, durante o chamado Segundo Congresso Continental, redigiram a Declaração da Independência e criaram o exército colonial, que seria comandado por George Washington para enfrentar os ingleses.

Quem foram os influenciadores do processo de Independência dos EUA?

Esse processo de independência foi amplamente influenciado pelos ideais iluministas difundidos na época. Esse modelo de nação construído pelos Estados Unidos serviu de exemplo para outros movimentos de emancipação que surgiram no continente americano durante os séculos XVIII e XIX.

Quais foram os participantes da independência dos Estados Unidos?

A independência dos Estados Unidos foi resultado do choque de interesses entre Inglaterra e Treze Colônias. Os ingleses aumentaram sensivelmente a cobrança de impostos e se tornaram mais rígidos no cumprimento das leis. A insatisfação dos colonos motivou protestos e conflitos com os ingleses.