Quem foi Charles Darwin e o que ele explicou em seu livro A Origem das Espécies?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Charles Darwin (1809-1882) foi um naturalista ingl�s, autor do livro �A�Origem das Esp�cies�. Formulou a teoria da evolu��o das esp�cies, anteviu os mecanismos gen�ticos e fundou a biologia moderna. � considerado o pai da �Teoria da Evolu��o das Esp�cies�.

Inf�ncia e Forma��o

Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsburv, Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Filho de m�dico e neto de poeta, m�dico e fil�sofo, desde a inf�ncia revelou-se inteligente e observador, procurando compreender tudo que lhe ensinavam.

Aos 16 anos, conclu�do o curso secund�rio em sua cidade natal, foi para a Universidade de Edimburgo, para estudar medicina. Gostava de Hist�ria Natural e fazia cole��o de pedras, conchas, moedas, plantas, flores silvestres e ovos de p�ssaros.

Sem interesse em muitas aulas, acabou dedicando seu tempo a reuni�es com outros estudantes, na Plinian Society, onde se discutiam Ci�ncias Naturais. Em 1826 apresentou ao grupo pequenas descobertas suas no campo da Hist�ria Natural.

Em 1828, com pretens�es de se torna um religioso, deixou a medicina pela carreira eclesi�stica. Foi para Cambridge, onde se matriculou no Christ�s College. Depois de tr�s anos, conclui o bacharel em Artes e continuou seus estudos para ser pastor da Igreja Anglicana.

Viagem de volta ao mundo no Beagle

Em Cambridge, Darwin travou amizade com o cl�rigo, ge�logo e bot�nico John Stevens Henslow. Gra�as � influ�ncia de Henslow, Darwin acompanhou o ge�logo Adam Sedgwick em uma expedi��o geol�gica ao Norte do Pa�s de Gales.

Recebeu o convite de Henslow para participar, como naturalista, de uma expedi��o explorat�ria ao redor do mundo, a bordo do �Beagle�, navio enviado pela Coroa brit�nica para mapear melhor o Hemisf�rio Sul.

No dia 27 de dezembro de 1831, com 22 anos, Darwin embarcou no veleiro de 27 metros, para fazer companhia ao capit�o Robert Fitzroy, que deixou o porto de Devonport, seguindo para o arquip�lago de Cabo Verde.

Quando o navio chegou � costa do Brasil, aportou na Bahia e depois no Rio de Janeiro Em seguida, foi para o sul, visitando a Patag�nia, as Ilhas Malvinas e a Terra do Fogo.

A expedi��o visitou toda a costa ocidental da Am�rica do Sul, do Chile ao Peru. Esteve tamb�m nas ilhas Gal�pagos, na Nova Zel�ndia e na Austr�lia. Visitou as ilhas Keeling, Maur�cio e Santa Helena.

Visita de Darwin ao Brasil

Ao aportar no litoral da Bahia em fevereiro de 1832, Darwin ficou encantado com a vegeta��o � sua frente. Anotou em seu di�rio de viagem: �� uma vis�o das mil e uma noites, com a diferen�a de que � tudo verdade�. Era a primeira vez que o naturalista pisava em uma floresta tropical.

Darwin esteve no Brasil por duas vezes, nos trajetos de ida e de volta de sua viagem. Ao todo, ele permaneceu cinco meses e meio no pa�s. Esteve no Rio de Janeiro, ent�o capital do Imp�rio. Andou pela Floresta da Tijuca, foi ao Jardim Bot�nico e ao P�o de A��car e coletou centenas de plantas e insetos.

No dia 5 de outubro de 1836, depois de quatro anos e nove meses de viagem, desembarcaram em Falmouth, Inglaterra. Darwin permaneceu durante alguns meses em Cambridge organizando a cole��o de esp�cies recolhidas na expedi��o.

Em 1837 seguiu para Londres, trabalhando ativamente ao lado de not�veis cientistas. Em 1838 foi nomeado secret�rio da Geological Society, cargo que ocupou at� 1841.

Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casa-se com sua prima, Emma Darwin. Juntos tiveram 10 filhos, dos quais sete sobreviveram. Em 1842 mudou-se para Down, pois sua sa�de debilitada exigia que fosse morar no campo.

A Origem das Esp�cies

Em 1859, depois de 20 anos, Darwin lan�ou�A�Origem das Esp�cies, o primeiro de seus livros que explica a teoria da evolu��o. O livro teve sua primeira edi��o esgotada em um dia. A obra destituiu a vida humana de qualquer superioridade em rela��o aos animais e enterrou o conceito de divindade, abrindo caminho para a ci�ncia moderna.

Teoria da Evolu��o das Esp�cies

  • Os indiv�duos de uma mesma esp�cie n�o s�o todos id�nticos, apresentam varia��es de caracteres.
  • Muitas diferen�as anat�micas ou fisiol�gicas observadas entre os indiv�duos de uma popula��o s�o transmitidas de uma gera��o a outra.
  • Os indiv�duos que t�m caracter�sticas que contribuem para sua sobreviv�ncia viver�o at� a idade de reprodu��o.
  • Ao se reproduzirem, esses indiv�duos t�m grande chance de transmitir � sua prole as varia��es que favorecem a sobreviv�ncia.
  • Eventualmente, um indiv�duo sofre uma modifica��o aleat�ria no processo de forma��o do organismo.
  • Se essa altera��o acidental favorecer a sobreviv�ncia do indiv�duo, ele chegar� � idade de reprodu��o com grande chance de transmiti-la a parte de sua prole.
  • A repeti��o do mecanismo de heran�a e adapta��o ao ambiente no decorrer da v�rias gera��es leva a mudan�as graduais num grupo de indiv�duos da esp�cie, at� que esse grupo fica t�o diferente do original que surge uma nova esp�cie.

Charles Darwin morreu de ataque card�aco, em Down, no condado de Kent, Inglaterra, no dia 19 de abril de 1882. Seu corpo foi sepultado na Abadia de Westminster, em Londres.

Curiosidades:

  • Ao presenciar a escravid�o no Brasil e a puni��o a que eram submetidos os escravos, escreveu em seu di�rio de bordo: � Que eu jamais visite de novo uma na��o escravocrata�.
  • Charles Darwin sofria de dores abdominais, n�useas e v�mitos. A an�lise de seu recente hist�rico m�dico revelou que o mais prov�vel � que ele tenha contra�do a doen�a de Chagas durante sua viagem pela Am�rica do Sul.

Quem foi Charles Darwin e o que ele explicou em seu livro A Origem das Espécies?

O livro Sobre a A Origem das Espécies, obra científica seminal do naturalista britânico Charles Darwin, é publicado na Inglaterra em 24 de novembro de 1859. A teoria de Darwin defendia que organismos vivos evoluem através de um processo que chamou de “seleção natural”.

Quem foi Charles Darwin resumo pequeno?

Charles Darwin foi um grande naturalista britânico e autor da obra “A origem das espécies”, considerada um dos livros acadêmicos mais influentes de todos os tempos. Charles Robert Darwin foi um importante naturalista, nascido no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, mais precisamente na cidade de Shrewsbury.

Quem foi Charles Darwin livro?

No segundo livro da série “quem foi?”, apresentamos Charles Darwin e suas polêmicas teorias e descobertas. Com linguagem clara e didática, a autora Deborah Hopkinson esmiúça a vida do naturalista inglês.

O que dizia Charles Darwin sobre as espécies?

Darwin afirmava que as espécies são criadas e exterminadas a partir do "princípio da tentativa e do erro"; seres vivos superiores desenvolvem-se, assim, a partir de formas menores. A evolução, que tem como base esse princípio, foi também considerada válida para os seres humanos.