Quem e Tião na novela Pantanal

Quim e Tião ganharam os aplausos do público do remake de Pantanal pelo jeito espontâneo e entrosamento em cena. No entanto, os peões de José Leôncio (Marcos Palmeira) terão um desfecho triste nesta segunda etapa da novela das 9.

Quem acompanha a novela sabe que o sumiço repentino de Quim e Tião em Pantanal causou estranhamento entre os telespectadores, principalmente na segunda fase da trama, quando Zé Leôncio — agora interpretado por Marcos Palmeira — surge contratando novos peões para sua fazenda.

Vale lembrar que, neste momento do folhetim, quem cuida do gado na fazenda principal de Zé Leôncio são Levi (Leandro Lima), Tibério (Guito) e Trindade (Gabriel Sater), que entrou no folhetim no último sábado (7).

O sumiço, no entanto, teve explicação: no fim da primeira etapa da novela, José Leôncio anunciou que comprou uma outra fazenda e que encarregaria Quim e Tião para cuidarem desta nova propriedade.

Os personagens são interpretados por Chico Teixeira, músico e ator que dá vida a Quim. Já Fábio Neppo interpreta Tião. Os papéis também fizeram parte da versão antiga de Pantanal, exibida em 1990 na Rede Manchete. Há 32 anos, quem vivia os encarregados de Zé Leôncio eram Ewerton de Castro e Marcos Caruso, respectivamente.

A morte dos personagens, no entanto, é prevista para ir ao ar em até duas semanas. A notícia deixará José Leôncio abalado. E já na sequência, Quim irá falecer, conforme já adiantou o site Notícias da TV.

Mais uma vez, o fazendeiro será surpreendido com a notícia, que será comunicada por Filó (Dira Paes) — notícia chegará por meio de Ari (Claudio Galvan) para Filó (Dira Paes). A causa das mortes, porém, ainda não foram reveladas.

(Com informações do UOL)

Notícia

É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.

Artigo

Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.

Investigativa

Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.

Content Commerce

Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.

Análise

É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.

Editorial

Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.

Patrocinada

É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.

Checagem de fatos

Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.

Contexto

É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.

Especial

Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.

Entrevista

Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.

Crítica

Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.

José Leôncio (Marcos Palmeira) teve de enterrar à distância dois de seus amigos mais íntimos em Pantanal. Quim (Chico Teixeira/Renato Teixeira) não conseguiu viver nem um dia sem a companhia de Tião (Fábio Neppo), e a proximidade entre os amigos levantou as suspeitas do público. Afinal, será que os dois não formavam um casal na novela das nove da Globo?

Alguns internautas deram como certa uma relação romântica entre os amigos. Outros compararam a história ao filme O Segredo de Brokeback Mountain (2006), romance interiorano protagonizado por Heath Ledger (1979-2008) e Jake Gyllenhaal. Para Claudia Bechler, por exemplo, José Leôncio não só tinha conhecimento do suposto namoro, como dava apoio a escolha dos peões.

O fato é que a cena emocionou o público, para além do suposto romance. A sequência mostrou que uma amizade da primeira da história permanecia viva, mesmo que à distância. Também permitiu que o músico Renato Teixeira fizesse uma participação no folhetim. Não em um papel qualquer, vale lembrar. A "versão mais jovem" de Quim foi interpretado pelo próprio filho do compositor.

O encontro familiar ainda ultrapassou este núcleo. Isabel Teixeira, intérprete de Maria Bruaca, também é filha de Renato Teixeira. O trio chegou a compartilhar um registro nos bastidores do folhetim.

Veja as reações dos internautas:

Definido, Quim e Tião eram nosso Ennis Del Mar e Jack Twist pantaneiros, ícones. Pantanal servindo nossa versão pocket de Brokeback Mountain #Pantanal

— Eliaquim (@O_Eliaquim) May 17, 2022

A música do Quim pro Tião 😭💔 nosso brokeback mountain rip tião #Pantanal

— Gabriella (@gabriellaope) May 17, 2022

Zé Leoncio tão tolerante com o casal de peões e tão babaca com o filho florzô #pantanal

— Cláu 🐱 (@claudiagbechler) May 17, 2022

Aliás vcs sabem que o Renato Teixeira tem 2 filhos trabalhando em #Pantanal?
O Chico Teixeira que interpretou o Quim e a MARAVILHOSA Isabel Teixeira interpretando LINDAMENTE a Maria Bruaca. pic.twitter.com/89Q2TngvyF

— Magda Laena (@_MagdaLaena) May 17, 2022

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor. 


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#101 - Grande segredo de Quanto Mais Vida, Melhor é revelado!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:

O que acontece com quem é Tião Pantanal?

O peão faleceu enquanto comandava um trator, que acabou virando. Na nova fase de Pantanal, Quim é interpretado pelo cantor Renato Teixeira, que faz uma homenagem ao amigo, cantando Amizade Sincera, em uma linda cena.

Quem é o Tião que morreu no Pantanal?

Dois peões da primeira fase de Pantanal foram lembrados no capítulo desta segunda-feira (16) em uma sequência que emocionou os fãs da novela da Globo. Morreram os personagens Quim e Tião, interpretados por Chico Teixeira e Fábio Neppo nos primeiros capítulos da trama, para a comoção de José Leôncio (Marcos Palmeira).