Quem é responsável por liberar o linfócito T após reconhecer que ele não irá agir contra proteínas ou antígenos naturais do organismo humano?

Quem é responsável por liberar o linfócito T após reconhecer que ele não irá agir contra proteínas ou antígenos naturais do organismo humano?

Por Profª. Maria Bellio, Chefe do Departamento de Imunologia, para eLIFE.

Após se diferenciarem no timo a partir de precursores vindos da medula óssea, as células T migram para a periferia e ficam circulando entre os órgãos linfoides secundários. Quando reconhecem os antígenos derivados dos patógenos, através da interação com as células apresentadoras de antígeno, sofrem mais um evento de diferenciação, agora gerando células efetoras ou de memória.  Os linfócitos T CD4+, cuja função é auxiliar outros tipos celulares (T helper ou Th em inglês), podem se diferenciar em Th2, Th2, Th27 ou ainda outros subtipos, cada um deles secretor de um conjunto particular de citocinas. As células Th2, grandes produtoras de interferon gama (IFN-g), são necessárias para uma resposta efetora eficiente contra patógenos intracelulares, tais quais vírus e certos parasitas unicelulares, como o Trypanosoma cruzi, agente etiológico da Doença de Chagas.
Sabe-se que a resposta imunitária inata, induzida pelos patógenos, é capaz de modular a resposta Th, direcionando-a para um ou outro subtipo. Embora nosso conhecimento sobre este fenômeno tenha crescido muito nos últimos anos, ainda há muitos detalhes sobre este processo a serem desvendados. No nosso trabalho recentemente publicado na revista eLIFE, demonstramos que, no modelo murino de infecção pelo T. cruzi, a sinalização via o receptor da interleucina IL-18 (IL-18R), que depende da molécula adaptadora MyD88, é crucial para uma robusta resposta Th2. Mais do que isso, demonstramos que esta sinalização se dá diretamente no linfócito T CD4+ e não de forma indireta, pela ação sobre outros tipos celulares. Para isso, construímos animais quiméricos, através do transplante misto de medula óssea (MO). Assim, foi possível comparar num mesmo animal, linfócitos T que expressam as moléculas IL-18R e MyD88 (que derivam da MO selvagem ou WT) com outros que não as expressam, visto que derivam da MO de animais nocaute (KO) para os genes que as codificam. Verificamos que só as células que expressam IL-18R e MyD88 conseguem se diferenciar plenamente em Th2. 

Quem é responsável por liberar o linfócito T após reconhecer que ele não irá agir contra proteínas ou antígenos naturais do organismo humano?

Além disso, o experimento de microarranjo de RNA, nos qual fizemos a comparação entre os genes expressos nos linfócitos T CD4+ do tipo WT e nos linfócitos T CD4+ Myd88-KO, ambos purificados de animais quiméricos infectados com o T. cruzi, revelou que conjuntos de genes envolvidos na diferenciação para células de memória, na resistência à apoptose, ou ainda na proliferação celular, estão aumentados nas células T CD4+ do tipo WT, mas não nas T CD4+ Myd88-KO. 

Em suma, nosso trabalho contribui para aumentar o entendimento dos mecanismos necessários para a diferenciação dos linfócitos T CD4+ em células Th2. Esse conhecimento é importante para  o desenvolvimento de vacinas e imunoterápicos que visem a expansão da resposta Th2 em particular.

A Imunologia na UFRJ e no BR

O estudo do sistema imunitário e, principalmente, de suas interações com os demais sistemas do organismo e com a microbiota cresceu muito nos últimos anos. Estes avanços puderam ser alcançados, entre outros, graças à construção de novas linhagens de camundongos, nas quais determinado gene pode ser nocauteado somente em um tipo celular específico. No Brasil, ainda dependemos da importação de qualquer animal transgênico ou nocaute e o bioterismo ainda está muito aquém do ideal na UFRJ, embora indubitavelmente tenhamos melhorado muito. No nosso artigo, sete diferentes linhagens de camundongos foram utilizadas. Infelizmente, a crise que atinge em cheio a ciência brasileira, com os cortes drásticos de verbas, nos faz prever um enorme retrocesso, o qual será inevitável se não houver uma imediata retomada dos investimentos.

Leia o artigo completo aqui.

Com estes exercícios sobre sistema imunológico, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a forma como o organismo defende-se de seres causadores de doenças. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

O sistema imunológico humano apresenta como função primordial a defesa do organismo. Uma das formas de proteção é a produção de _______________ , proteínas que reagem de forma específica com agentes estranhos denominados genericamente de _______________.

Marque a alternativa que completa adequadamente os espaços acima:

a) anticorpos e leucócitos.

b) leucócitos e anticorpos.

c) anticorpos e antígenos.

d) antígenos e anticorpos.

e) leucócitos e antígenos.

Ao falar sobre o sistema imunológico, muitas pessoas lembram-se apenas da defesa por meio da produção de anticorpos. Entretanto, algumas células, como os macrófagos, são capazes de englobar e digerir organismos invasores, um processo conhecido por:

a) plasmocitose.

b) apoptose.

c) pinocitose.

d) fagocitose.

e) exocitose.

Nem todos os leucócitos são capazes de produzir anticorpos, atuando na defesa do nosso organismo de outras formas. Os leucócitos capazes de produzir anticorpos são os:

a) linfócitos T.

b) neutrófilos.

c) macrófagos.

d) eosinófilos.

e) linfócitos B.

(PUC-RJ-2007) Consideramos uma vacina um material que contém:

a) anticorpos contra determinado patógeno, que estimulam a resposta imunológica do indivíduo.

b) anticorpos contra determinado patógeno produzidos por outro animal e que fornecem proteção imunológica.

c) soro de indivíduos previamente imunizados contra aquele patógeno.

d) células brancas produzidas por animais, que se multiplicam no corpo do indivíduo que recebe a vacina.

e) um patógeno vivo enfraquecido ou partes dele para estimular a resposta imunológica, mas não causar a doença.

(PUC-MG) Gripe e AIDS são doenças provocadas por vírus. Entretanto, a gripe tem uma evolução benigna, e a AIDS já não tem. Isso ocorre porque:

a) o vírus da gripe é mais fraco que o vírus da AIDS.

b) o vírus da AIDS destrói as células responsáveis pela defesa imunológica.

c) nosso organismo já é naturalmente imune ao vírus da gripe.

d) o vírus da AIDS não é reconhecido como antígeno pelo sistema imunológico.

e) os mecanismos de infecção são diferentes.

Questão 6

A produção de anticorpos pelos linfócitos B ocorre após essas células diferenciarem-se em:

a) Plasmodium.

b) Plasmídeos.

c) Plastídios.

d) Plasmócitos.

e) Plastos.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome da célula do sangue que atua em processos alérgicos e é capaz de liberar heparina.

a) Neutrófilo

b) Eosinófilo

c) Basófilo

d) Linfócito B

e) Linfócito T

Os anticorpos atuam de diferentes formas no nosso organismo. Eles podem, por exemplo, unir-se ao antígeno, promovendo o reconhecimento por macrófagos ou neutrófilos que serão responsáveis pela fagocitose. Esse processo é conhecido como:

a) Neutralização.

b) Opsonização.

c) Ativação do sistema de complemento.

d) Deleção.

e) Fagonização.

Os órgãos linfoides fazem parte do sistema imune e podem ser classificados em centrais e periféricos. Marque o nome correto do órgão linfoide em que os linfócitos T completam sua maturação.

a) Medula óssea

b) Timo

c) Baço

d) Linfonodo

e) Apêndice

Que nome se dá à imunidade que o indivíduo possui desde o seu nascimento?

a) Imunidade adquirida

b) Imunidade nova

c) Imunidade de barreira

d) Imunidade inata

e) Imunidade específica

(Enem) A esquistossomose (barriga-dʼágua) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pele humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em: http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá

a) impedir a penetração do parasita pela pele.

b) eliminar o caramujo para que não haja contágio.

c) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.

d) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.

e) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.

(UNISC) No sangue, além das hemácias, encontramos leucócitos. Um dos tipos de leucócitos são os linfócitos, cuja frequência é relativamente alta no sangue. Em relação a essas células, os linfócitos, podemos afirmar que:

a) São células encontradas exclusivamente no sangue.

b) São células que podem ser encontradas com facilidade no tecido conjuntivo, além do sangue e linfa.

c) Ocorrem exclusivamente na medula vermelha dos ossos.

d) São encontradas unicamente nos nódulos linfáticos e linfa.

respostas

Alternativa “c”. Os antígenos são substâncias ou organismos estranhos que estimulam a produção de anticorpos pelo nosso corpo. Os anticorpos são proteínas de defesa que se ligam de maneira específica a cada antígeno.

Voltar a questão

Alternativa “d”. No processo de fagocitose, células como macrófagos e neutrófilos englobam o antígeno, internalizando-o em vesículas que posteriormente se fundem com lisossomos, desencadeando o processo de digestão intracelular.

Voltar a questão

Alternativa “e”. Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B maduros, também chamados, nessa fase, de plasmócitos.

Voltar a questão

Alternativa “e”. As vacinas são compostas por antígenos mortos ou atenuados incapazes de desencadear a doença, mas capazes de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos.

Voltar a questão

Alternativa “b”. O vírus HIV infecta as células de defesa do organismo, sendo as mais atingidas os linfócitos T CD4+. Com o tempo, pode ocorrer uma alta redução dessas células, fazendo com que o corpo fique sujeito a doenças oportunistas.

Voltar a questão

Alternativa “d”. Os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos, células responsáveis por produzir anticorpos.

Voltar a questão

Alternativa “c”. Basófilos são leucócitos granulócitos que atuam em processos alérgicos e são capazes de liberar uma substância anticoagulante chamada heparina.

Voltar a questão

Alternativa “b”. As formas mais comuns de ação dos anticorpos são a neutralização, opsonização e ativação do complemento. Na neutralização o anticorpo atua impedindo a ação do antígeno sobre as células; na opsonização ele atua ligando-se ao antígeno e desencadeando sua fagocitose por outras células; e, ao acionar o sistema do complemento, promove a lise do micro-organismo invasor.

Voltar a questão

Alternativa “b”. O timo é onde os linfócitos T completam sua maturação. Eles são formados na medula óssea, na qual todas as células sanguíneas são formadas.

Voltar a questão

Alternativa “d”. A imunidade inata é aquela que o indivíduo já apresenta ao nascer e inclui as barreiras naturais do corpo, como pele e mucosas, e também alguns tipos celulares, como leucócitos e células fagocíticas. A imunidade adquirida, por sua vez, necessita de contato com agente estranho e leva à ativação de células específicas e à produção de anticorpos.

Voltar a questão

Alternativa “e”. A vacinação promove a produção de anticorpos contra determinado antígeno, garantindo que não desenvolvamos determinada doença. Portanto, a vacina não impede que o antígeno entre em contato com o nosso corpo, mas impede seu desenvolvimento dentro dele.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Os leucócitos são células encontradas no sangue que apresentam grande mobilidade, sendo capazes

de sair dos vasos sanguíneos e movimentar-se pelo tecido conjuntivo.

Voltar a questão

Quem é responsável por liberar o linfócito T após reconhecer que ele não irá agir contra proteínas ou antígenos naturais do organismo humano?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Quem é responsável por liberar o linfócito T?

Os linfócitos T são originados a partir de células progenitoras linfoides encontradas na medula óssea. Essas células saem da medula em direção ao timo. É nesse órgão que as células sofrem o processo de maturação e diferenciam-se em células T helper, T supressora e T citotóxica.

Como são ativados os linfócitos T?

Após os processos de maturação e tolerância central e periférica, temos a ativação do linfócito T que primeiramente não depende apenas da interação do antígeno pela célula dendrítica (APC) associada ao MHC.

Como ocorre o reconhecimento do antígeno pelos linfócitos T?

As células T específicas que reconhecem os antígenos recebem sinais através de seus receptores de antígeno que aumentam a afinidade das integrinas para os seus ligantes.

Quais células podem ativar os linfócitos T?

Da mesma forma que acontece com a célula B, os linfócitos T também participam da resposta imune, seja elahumoral ou celular. A ativação e fases efetoras das respostas imunes adquiridas medidas pelas células T sãodesencadeadas pelo reconhecimento do antígeno específico pelos LT.