Quem é o novo presidente do santos futebol clube

Andrés Rueda foi eleito presidente do Santos Futebol Clube / Reprodução / Facebook

Andrés Rueda é o mais novo presidente do Santos Futebol Clube. Após um sábado (12) marcado pela primeira votação online da história do Alvinegro Praiano, o resultado das urnas confirmou o movimento visto nas redes sociais que já apontavam certo favoritismo da Chapa 4, ‘União pelo Santos’, que tem ainda José Carlos de Oliveira como vice.

Com cerca de 16 mil sócios aptos a votar, um total de 6 mil decidiram se cadastrar para realizar o voto virtual, pela internet. Apesar disso, muitos outros torcedores se deslocaram até a área externa da Vila Belmiro para acompanhar o movimento de eleitores e candidatos. Apenas Milton Teixeira Filho, Daniel Curi e Rodrigo Marino optaram pelo voto ‘in loco’. Fernando Silva, Ricardo Agostinho e o vencedor Andrés Rueda decidiram cumprir suas obrigações eleitorais como sócios de forma remota.

Ao todo, Rueda recebeu 3.936 votos e ficou à frente de Rodrigo Marino (1.171) e Ricardo Agostinho (1.070), que fechou o pódio. Na sequência, vieram Fernando Silva (993), Milton Teixeira Filho (492) e Daniel Curi (477).

Formado em matemática e especialista em engenharia de sistemas, Rueda também acumula experiência em gestão empresarial. Esta, aliás, não é a primeira vez que Andrés participa do processo eleitoral visando a presidência do Alvinegro Praiano. Em 2017, ele conquistou 1.661 votos, mesmo número alcançado por Modesto Roma, candidato à reeleição na época. Ambos, entretanto, foram derrotados por José Carlos Peres, que recebeu 1.851 votos.

Naquele ano, a apuração foi marcada por uma longa demora e que gerou acusações de tentativa de manobras para favorecer o então presidente Modesto Roma e Peres prometeu que iria apurar o pleito para tentar descobrir se alguma irregularidade teria ocorrido durante o processo. O cenário deste sábado, porém, foi bem mais sossegado em comparação.

O nome de Rueda passou a ganhar força nos bastidores do Peixe nos últimos três meses, após ele ter sido um dos principais articuladores, junto do atual presidente Orlando Rollo, a auxiliar na obtenção dos valores necessários para quitar parte da dívida do Santos com o Hamburgo, da Alemanha, pelo zagueiro Cleber Reis. A dívida deixou o Santos impedido pela Fifa de contratar jogadores e de acordo com Rollo, Rueda ‘salvou o Santos’ ao pagar € 2 milhões do próprio bolso para renegociar a dívida que o time tinha com o Hamburgo.

Rueda defendeu uma gestão coletiva durante sua campanha e afirmou que contratações e outras decisões que envolvem a parte financeira do clube não podem ser pensadas e executadas pelo presidente sem prévia consulta a outros profissionais envolvidos no dia a dia do Santos.

Apesar de ser fã do projeto da WTorre, Rueda afirma que prefere que o Santos tenha liberdade para escolher onde quer jogar cada partida, devido ao fato de que o clube possui torcida tanto no litoral paulista, quanto na Capital. Ele também acredita que, devido à situação financeira do Peixe, a base seguirá sendo, ao menos neste primeiro momento, a solução ideal para manter o time brigando pela parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro ao mesmo tempo em que trabalha para resgatar olheiros por todo o País para encontrar novas promessas.

Andrés Rueda assumirá o cargo máximo do Santos Futebol Clube no próximo dia 1º de janeiro.

Ir para o conteúdo

Quem é o novo presidente do santos futebol clube

Conheça Andres Rueda, novo presidente do Santos, e seu Conselho Gestor

Quem é o novo presidente do santos futebol clube

Rueda foi eleito presidente do Santos (Crédito: Reprodução)

Eleito neste sábado com 3.936 votos (48,4% do total), Andres Rueda é o novo presidente do Santos e comandará o clube da Vila Belmiro no próximo triênio (2021 até 2023). Ele terá como vice José Carlos de Oliveira e conseguiu eleger todo o Conselho Deliberativo, pois nenhum outro candidato chegou a ter 20% dos votos. Sabia mais sobre o novo mandatário do Peixe e seu Conselho Gestor.

Andres Rueda tem 64 anos e é matemático, com especialização em engenharia de sistemas. Por 20 anos foi diretor de TI na Bovespa/BM&F, sendo que, em três, trabalhou acumulando diretoria financeira e administrativa. No mesmo período foi consultor das bolsas de Canadá, México, Madrid, Barcelona e Paris. Fundou a empresa Uranet Projetos e Sistemas e trabalhou nela por 20 anos, começando do zero, com um pico de 6 mil funcionários e um faturamento de R$ 300 milhões por ano.

Em 2019 vendeu a Uranet para o Grupo Santander (Konecta) para se dedicar de forma integral ao Santos. Já participou de dois Comitês de Gestão (Modesto Roma Jr e José Carlos Peres), mas decidiu sair por não concordar com as atitudes dos presidentes. Recentemente colaborou diretamente no caso do Hamburgo com o Santos, ajudando na negociação da dívida com o clube alemão.

Os principais pilares da campanha de Rueda visam reposicionar a marca do clube, com produtos licenciados, contratos comerciais e patrocínios; amortizar a dívida do clube; investimento em patrimônio; aprimorar o programa de sócios, pensando também nos torcedores distantes; valorizar categoria de base e futebol feminino, além de garantir uma gestão profissional e transparente.

“A gente não fez promessa de campanha. Apresentamos projetos para durante a gestão. É bem diferente”, declarou Rueda após a vitória.

O Conselho de Gestão de Andres Rueda

Rueda também já anunciou os nomes do seu Conselho de Gestão, que será formado por: Walter Schalka, José Renato Quaresma, Ricardo Campanário, Dagoberto Oliva, Vitor Sion, Rafael Leal e José Berenguer. Conheça um pouco mais sobre os novos homens-fortes do Alvinegro da Vila Belmiro.

Walter Schalka – É o presidente da Suzano Papel e Celulose e foi eleito o Executivo de Valor 2020 na categoria Papel, Papelão e Celulose em premiação do jornal Valor Econômico. Pela quarta vez, Schalka está entre os executivos de destaque de todos os setores avaliados.

Foi membro do Grupo Guia, que atuou ao lado de Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro na gestão de 2010 e 2011.

José Renato Quaresma – Foi o candidato a vice na chapa de Andrés Rueda. É formado e pós-graduado em administração de empresas. É proprietário de uma empresa de mão de obra terceirizada.

Ricardo Campanário – Campanário é auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e lidera a área de inovação do órgão público. Tem pós-graduação na área de marketing e gestão pela USP e pela ESPM.

Sócio do Santos desde 1978, foi presidente da Comissão de Estatuto e Comissão eleitoral do clube entre 2009 e 2014.

Dagoberto Oliva – Engenheiro de formação, empresário do ramo de serviços, em Santos, Dagoberto está com 68 anos e faz parte do Conselho Deliberativo do Clube desde 1969. Foi membro do Conselho Fiscal do Santos FC em várias gestões.

Vitor Sion – É jornalista, autor de dois livros sobre o Santos e conselheiro em terceiro mandato, Sion tem MBA em gestão de futebol pela Universidade de Liverpool. Atualmente, é pesquisador da Escola de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Rafael Leal – É publicitário, com MBA em marketing e especialização em gestão e liderança, com extensão em Oxford, Inglaterra. Atualmente, é Secretário de Cultura da cidade de Santos.

José Berenguer – É formado em direito e o atual CEO do Banco XP SA, tendo também passagens por J.P. Morgan, Santander e Gávea Investimentos. Sócio do Santos desde 2002, ele fez parte do Grupo Guia, que atuou ao lado do presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro.

Qual é a fortuna de Andres Rueda?

Trabalhou na empresa por 20 anos, começando do zero com pico de 6 mil funcionários e faturamento de 300 milhões de reais ao ano, no início de 2019, vendeu a Uranet para o Grupo Santander.

Quando o Rueda assumiu o Santos?

Rueda assumiu o Alvinegro Praiano no começo de 2021 e ficará no cargo até o final de dezembro de 2023.

Quem é o Vice

Andrés Rueda é o novo presidente do Santos. Ele venceu a eleição deste sábado contra cinco candidatos e vai comandar o clube pelo triênio de 2021 a 2023. José Carlos de Oliveira assume como vice.

Quem é o novo técnico do Santos?

Empolgado com a possibilidade de dirigir o Santos novamente, Luxemburgo apresentou ao presidente Andres Rueda um projeto. A ideia é que ele seja técnico até o fim da temporada, comandando, também, o departamento de futebol.