Quem é mr robot

A série Mr. Robot, desde que estreou, em 2015, recebeu elogios da crítica e público ao mostrar a vida de um programador antissocial e com alguns distúrbios mentais. 

Eliot Alderson, o personagem central, é um engenheiro de segurança virtual que trabalha para uma grande empresa de TI.

Como hacker, ele leva uma vida dupla e, fora do expediente, costuma fazer justiça com as próprias mãos descobrindo crimes de usuários na internet.

Além disso, hackeia a vida de outras pessoas por curiosidade, como a de sua terapeuta. Com muita dificuldade em manter uma comunicação com os outros, Eliot prefere a escuridão de seu apartamento. 

Porém, sua vida fica prestes a mudar quando ele é recrutado por um grupo de hackers para atacar uma grande corporação. 

Será que a personalidade excêntrica de Eliot se assemelha com a dos profissionais de programação?

Um pouco mais sobre Mr. Robot

Em Mr. Robot, Eliot Alderson é interpretado pelo ator Rami Malek, que proporcionou excentricidade e tom misterioso ao personagem, dando a liga perfeita. Na trama, Eliot faz terapia, tem apenas uma amiga em que confia e não gosta muito de pessoas. 

Por conta disso, ele acredita que a única maneira de se conectar com os outros é invadindo suas vidas e descobrindo informações pessoais. 

A cada episódio, entre as sessões de terapia do personagem, vamos adentrando um pouco na mente conturbada de Eliot.

Por outro lado, dentro da empresa, ele é visto por seu chefe como o melhor programador, muito dedicado e sempre encontrando soluções para os problemas de segurança. 

Só que na vida pessoal, o personagem precisa lidar com a solidão, depressão, transtorno de ansiedade e transtorno dissociativo de identidade. 

Embora Mr. Robot seja uma série bem fantasiosa, como a ideia de um grupo hackers anarquistas querendo derrubar o sistema, a trama reúne elementos muito interessantes e faz a gente ficar vidrado a cada episódio.

Acabamos desenvolvendo uma empatia por Eliot e o seu jeito de ser, um pouco estranho e o fato de não gostar de pessoas, faz com que muita gente se identifique. 

Será que os programadores têm um pouco de Eliot?

Assim como Eliot, muitos programadores devem gostar de trabalhar sozinhos, de madrugada. Alguns, ainda devem se identificar com a personalidade antissocial do personagem, mas além das características de Eliot, Mr. Robot traz muito do trabalho da vida real. 

É que a série contou com um consultor tecnológico, responsável por criar alguns dos hacks que aparecem na trama. O responsável por trazer esse universo de tecnologia para série foi Kor Adana, que é o nome artístico de Korhan Gurocak. 

Ele começou a programar ainda na adolescência, lá pelos anos 90, em Detroit. Ficou aproximadamente seis anos trabalhando na área de tecnologia da informação, até que decidiu se aventurar em outra grande paixão, a escrita.

Foi então que decidiu trabalhar como roteirista, e acabou se tornando também consultor de tecnologia da série. Kor foi o responsável em trazer um tanto de veracidade para algumas cenas de tecnologia em Mr. Robot.

Hackeamentos nem tão fictícios assim 

Alguns hacks que aparecem em Mr. Robot que são reais e alguns possíveis: 

  • Quando Elliot abre os portões de uma penitenciária se conectando com o Wifi local. Pode parecer bem ficcional, mas em tese isso poderia funcionar em prisões americanas através de códigos criados para abrir portas de segurança.  
  • Na série, há referências ao sistema Kali Linux, distribuição utilizada com frequência para auditoria e segurança de computadores.  
  • Cena de uma clonagem de um smartphone Android para conceder acesso root e obter todas as informações da vítima. 
  • Uso da ferramenta FlexiSpy, que pode ser usada para roubar dados de outros usuários.

Onde assistir Mr. Robot? 

Para quem ainda não assistiu Mr. Robot, vale a pena maratonar a série, que está disponível na Amazon Prime.

Na Amazon Prime, você encontra as quatro temporadas de Mr. Robot e poderá curtir um pouco da rotina dos hackers. 

Outra coisa bacana que a série quis mostrar foi um universo de programadores mais plural, com mulheres atuando na profissão. De acordo com Kor, sua ideia era inspirar mulheres a se interessarem por tecnologia. 

E você, já assistiu Mr. Robot? Acha que todo programador tem um pouco de Eliot? 
Continue com a gente e aproveite para ler nosso post sobre as profissões para quem quer ser nômade digital, o estilo de vida que vem crescendo cada vez mais.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

(Foto: Divulgação)

Temas como cibersegurança, hackativismo e um certo tom de anarquia fazem parte do cenário de Mr. Robot, série exibida pelo canal Space, que conta com várias referências da cultura pop e detalhes que têm chamado a atenção dos fãs:

1. O protagonista é diferente de tudo o que já vimos

Elliot é um hacker introspectivo que vive em Nova York e tem o costume de invadir o computador de quem conhece pessoalmente. Quase todas as falas do personagem são uma narração de seus pensamentos, que muitas vezes interagem com quem assiste, como se o público fosse “cúmplice” dos acontecimentos da série. Rami Malek, que interpreta Elliot, é descendente de egípcios e já trabalhou em filmes como Uma Noite no Museu e na série The Pacific. Este ano ele foi premiado pelo Critics’ Choice TV Award como melhor ator em uma série de drama.

+ Veja também: 3 conceitos científicos que aprendemos cmo Stranger Things

2. O roteiro aborda temas como ciberterrorismo e o domínio de grandes empresas capitalistas

A E Corp — ou Evil Corp, na mente de Elliot — é o verdadeiro vilão da série e o alvo principal do hacker e seu grupo apelidado de FSociety. Um dos objetivos é destruir os dados da empresa e consequentemente apagar as dívidas de crédito da população, como hipotecas e empréstimos. O plano ousado ajudaria a redistribuir riquezas e poderia dar um novo início à economia mundial.

3. Várias séries e filmes serviram de inspiração para o diretor

Em entrevista ao Vulture, o diretor Sam Esmail declarou que filmes como Taxi Driver e Clube da Luta foram grandes influências em Mr. Robot. Outras produções, como Psicopata Americano, Breaking Bad e Blade Runner serviram de referência para o desenvolvimento dos personagens, narração e fotografia vistos na série.

(Foto: Reprodução)

4. Na segunda temporada, Obama faz um discurso citando a FSociety

No trailer da nova temporada, o presidente dos Estados Unidos aparece fazendo declarações sobre o grupo de hackers e também cita o nome de Tyrell Wellick, outro personagem enigmático. Barack Obama não participou das gravações: os produtores fizeram um trabalho cuidadoso de edição com trechos de conferências do presidente e, para algumas frases específicas, usaram um intérprete com a voz incrivelmente parecida.

5. A máscara da FSociety tem uma origem curiosa

Assim como a máscara de Guy Fawkes, normalmente usada em manifestações do grupo de hackativistas Anonymous, Mr. Robot também tem seu próprio rosto: na segunda temporada, Elliot e Darlene assistem a um filme de terror dos anos 80 chamado The Careful Massacre of the Bourgeoisie. O longa-metragem não existe de verdade, mas um curta de oito minutos foi feito especialmente para a série, com os personagens vestindo a mesma máscara adotada pela FSociety.

Qual é a história de Mr Robot?

Na série, o engenheiro de cibersegurança e hacker Elliot Alderson (Rami Malek) que sofre de transtorno de ansiedade social e depressão clínica. Ele é recrutado por um anarquista insurrecional conhecido como “Mr. Robot”, interpretado por Christian Slater, para se juntar a um grupo de hacktivistas: a Fsociety.

Quem é o verdadeiro Elliot?

Rami Malek, que interpreta Elliot, é descendente de egípcios e já trabalhou em filmes como Uma Noite no Museu e na série The Pacific. Este ano ele foi premiado pelo Critics' Choice TV Award como melhor ator em uma série de drama.

O que o Mr Robot tem?

Ele tem transtorno de ansiedade social e depressão clinica que faz com que ele viva isolado das outras pessoas. Carly Chaikin como Darlene Alderson, uma das hackers da Fsociety. Portia Doubleday como Angela Moss, amiga de infância de Elliot e sua colega de trabalho na Allsafe.

Qual a doença que o Elliot tem?

O que Marc Spector, Elliot Alderson e James McAvoy têm em comum? Os três personagens fictícios das séries "Cavaleiro da Lua" e "Mr Robot", e dos filmes "Fragmentado" e "Vidro", têm Transtorno Dissociativo de Identidade.

Toplist

Última postagem

Tag