Quem derrubou o governo de Washington Luís em 1832 e venceu a Revolução?

O presidente Washington Luís governou o Brasil entre 1926 e 1930 e teve seu mandato abreviado em algumas semanas, uma vez que foi deposto por um movimento que é entendido pelos historiadores como golpe, mas que passou a ser chamado nos livros de História como “revolução”. Estamos falando:

a) da Revolução Constitucionalista.

b) da Revolta Paulista.

c) da Coluna Prestes.

d) da Revolução de 1930.

e) da Intentona Comunista.

Os meses finais do mandato de Washington Luís foram marcados por uma forte crise que levou à sua deposição em outubro de 1930. A crise que atingiu o governo de Washington Luís foi motivada:

a) pela crise econômica que atingiu seu governo e que ficou conhecida como Encilhamento.

b) pelo rompimento do acordo feito no que ficou conhecido como política do café com leite.

c) pelo fechamento do Clube Militar e pela prisão do marechal Hermes da Fonseca.

d) pela expulsão de moradores pobres do centro do Rio de Janeiro e pela autorização de sua vacinação compulsória.

e) pela tentativa de fazer um golpe parlamentar que o permitiria estender seu cargo por mais oito anos.

Washington Luís foi deposto do cargo de presidente do Brasil em 24 de outubro de 1930. Quem foi o sucessor de Washington Luís no poder?

a) Epitácio Pessoa

b) João Pessoa

c) Júlio Prestes

d) Artur Bernardes

e) Getúlio Vargas

A deposição de Washington Luís foi resultado do sucesso da Revolução de 1930, organizada por partidários da Aliança Liberal que havia sido derrotada na eleição presidencial daquele ano. Qual foi o estopim que deu início à Revolução de 1930?

a) Assassinato de João Pessoa, em Recife.

b) Decreto de prisão de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada.

c) Descoberta de envolvimento do presidente com um esquema de prisão.

d) Demissão de Vargas do cargo de ministro da Fazenda.

e) Prisão de Luís Carlos Prestes.

LETRA D

A destituição de Washington Luís da presidência aconteceu em outubro de 1930 e foi o desfecho do evento que ficou conhecido como Revolução de 1930. Essa revolução também foi responsável por impedir a posse de Júlio Prestes, vencedor da eleição de 1930, e por colocar Getúlio Vargas na presidência.

LETRA B

A crise política que atingiu Washington Luís no final de seu governo foi resultado da “quebra do acordo” que existia entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais. Esse acordo era conhecido como “política do café com leite” e era caracterizado por uma espécie de rodízio entre os dois estados para determinar a escolha dos presidentes. Em 1930, em tese, o candidato a ser indicado seria um mineiro, mas Washington Luís insistiu em indicar Júlio Prestes, um paulista, e isso fez a oligarquia mineira passar a conspirar contra os paulistas.

LETRA E

O sucessor de Washington Luís no poder foi o gaúcho Getúlio Dornelles Vargas, que assumiu a presidência em novembro de 1930. Vargas assumiu a presidência após a Revolução de 1930 e permaneceu no poder do Brasil (em seu primeiro mandato) durante 15 anos.

LETRA A

O estopim que foi o responsável pelo início da Revolução de 1930 foi o assassinato de João Pessoa em uma confeitaria na cidade de Recife, em 1930. O assassinato de João Pessoa foi obra de João Dantas, político da Paraíba, e teve motivos passionais. João Pessoa havia sido responsável por difamar João Dantas e sua namorada Anaíde Beiriz.

Ouça este artigo:

Washington Luís Pereira de Sousa começou a carreira política como vereador da cidade de Batatais (SP), em 1897, apesar de ter nascido no Estado do Rio de Janeiro na cidade de Macaé. Entre os anos de 1898 e 1899, geriu a Intendência do Município de Batatais, o equivalente atual de prefeito da cidade. Em 1900, candidatou-se a deputado federal por São Paulo, não obstante, ter obtido a maioria dos votos nas urnas não assumiu o cargo, pois sua eleição não foi reconhecida pela Comissão de Verificação de Poderes da Câmara dos Deputados. Esse impedimento ocorreu devido à declarada oposição de Washington Luís ao então presidente da República, Campos Sales (1898-1902).

Washington Luís transferiu-se para São Paulo capital e aliou-se a grandes cafeicultores, os barões de Piracicaba. Assim, superados os óbices iniciais à atividade pública, conseguiu eleger-se e atuar como deputado estadual (1904 – 1906). E em seguida ocupou outros cargos públicos: secretário de Justiça (1906-1912), novamente deputado estadual (1912), prefeito de São Paulo (1913-1919, eleito duas vezes), a presidência do Estado de São Paulo (1920-1924), e senador (1925-1926). Na presidência de São Paulo seu lema foi “Governar é abrir estradas”, e durante o mandato, construiu mais de mil quilômetros de rodovias no Estado.

Quem derrubou o governo de Washington Luís em 1832 e venceu a Revolução?

Em 1926, Washington Luís abdicou a cadeira do senado, pois havia sido indicado pelo Partido Republicano para a candidatura à presidência da República. O presidente de Minas Gerais, Fernando de Melo Viana contestou a escolha do partido. Assim, Melo Viana foi indicado à candidatura de vice-presidente para evitar dissídios decorrentes da escolha de Washington Luís. Durante a campanha eleitoral, Washington Luís afirmou que a questão operária no país “interessa[va] mais à ordem pública do que à ordem social”. Essa afirmação foi interpretada como se a questão social fosse “caso de polícia”. Não houve candidatos opositores nas eleições. E a chapa Washington Luís – Melo Viana assumiu a presidência do país, em 15 de novembro de 1926.

No período em que Washington Luís assumia a presidência, o estado de sítio estava instaurado no país e a Coluna Prestes – Miguel Costa ainda resistia em território nacional. Em 31 de dezembro de 1926 terminou o prazo do estado de sítio que não foi renovado. E, em fevereiro de 1927, a Coluna Prestes – Miguel Costa não conseguiu aglutinar mais frentes de batalha, e dirigiu-se para o exílio na Bolívia. Por um curto período, Washington Luís restaurou a legalidade no país libertando presos políticos e reconhecendo o Partido Comunista do Brasil (PCB). No entanto, com o crescimento da oposição ao governo, em agosto de 1927, Washington Luís tomou medidas de cerceamento das liberdades políticas. Foi promulgada a Lei Celerada que censurou a imprensa e restringiu o direito de reunião e o PCB foi considerado ilegal novamente.

Economicamente, Washington Luís quis retomar a prática da conversão da moeda em ouro, pois com a política econômica dos governos anteriores de aumento de emissão do papel-moeda e de especulação financeira foi abandonado o padrão-ouro. Assim, buscava-se estabilizar a balança comercial do país, estimulando a exportação dos produtos nacionais por meio do aumento das taxas cambiais. Pretendia-se com essa política econômica proteger a indústria nacional. Contudo, o aumento das taxas das importações causou empecilhos ao comércio e à aquisição de maquinário estrangeiro pela indústria.

Malgrado as tentativas de estabilizar a economia nacional, a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 24 de outubro, e a consequente crise econômica mundial de 1929 também atingiram a economia brasileira, sobretudo, a transação do principal produto de exportação do país, o café. O setor cafeeiro compreendia 70% dos produtos exportados pelo Brasil, e a queda do preço desse artigo afetou, consideravelmente, a economia nacional. Como de costume, os cafeicultores exigiram do presidente que reduzisse o valor da moeda (na época o mil-réis) para controlar a crise do setor. Essa proposta não foi aceita pelo presidente, assim se rompia o Convenio de Taubaté que amparava, durante mais de duas décadas, o ramo cafeeiro.

Para a sucessão presidencial, Washington Luís apoiou a candidatura do paulista Júlio Prestes, deixando descontente a oligarquia mineira que almejava a presidência da República. Desse modo, o presidente de Minas Gerais, Antonio Carlos Ribeiro de Andrada aproximou-se de Getúlio Vargas, então presidente do Rio Grande do Sul, para lançar uma candidatura em oposição a Júlio Prestes. Getúlio Vargas tornou-se candidato à presidência pela Aliança Liberal que reuniu os governos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, da Paraíba, por setores do movimento tenentista e pelas oposições dos outros Estados. Dentre as propostas da campanha da Aliança Liberal estavam a adoção do voto secreto, a anistia dos tenentes envolvidos nas insurreições tenentistas e a independência do poder Judiciário.

Nas eleições que ocorreram em 1° de março de 1930, Júlio Prestes saiu vitorioso. A Aliança Liberal acusou de fraudulenta o pleito eleitoral, porém a princípio não exigiu o governo presidencial do país. O assassinato de João Pessoa, candidato da chapa da Aliança Liberal à vice-presidência, foi o estopim para o crescimento da oposição ao governo de Washington Luís. Apesar do atentado contra João Pessoa ter sido motivado por questões da política regional da Paraíba, a responsabilidade pelo ocorrido foi atribuída ao governo federal. E, em 24 de outubro de 1930, Washington Luís foi deposto pelas forças armadas e sucedido por uma junta provisória composta pelos generais Tasso Fragoso e Mena Barreto e pelo almirante Isaías de Noronha.

Referências:

MAYER, Jorge Miguel. “Washington Luís” (Verbete). Rio de Janeiro: FGV/CPDOC.

“Biografia Washington Luís”. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes/washigton-luis/biografia. Acessado em: 20 jun. 2017.

WASHINGTON LUÍS. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional na Abertura da Segunda Sessão da Décima Terceira Legislatura pelo Presidente da República. Rio de Janeiro: 1928.

_____________. Mensagem apresentada ao Congresso Nacional na Abertura da Primeira Sessão da Décima Quarta Legislatura pelo Presidente da República. Rio de Janeiro: 1930.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia-do-brasil/governo-de-washington-luis/

Quais foram os principais motivos que levaram à derrubada de Washington Luiz?

A era Vargas O assassinato de João Pessoa foi o estopim da ação conspiratória. O episódio estava vinculado aos problemas internos da Paraíba, mas foi o pretexto para desencadear o movimento armado de derrubada do governo de Washington Luís.

Que movimento derrubou Washington Luiz?

Revolução de 1930 foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, também conhecido como Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs ...

Quem impôs sua vontade fez a sua lei derrubou o governo de Washington Luís em 1832 venceu a Revolução?

Pós sua vontade, fez a sua lei, derrubouoverno de Washington Luis e em 1832 vence. Revolução: Getúlio Vargas.

Quem foi o vencedor das eleições de 1930?

Resultados.