Que sinal de pontuação aparece no final do parágrafo para anunciar a fala do personagem?

79 Reprodução do Livro do Estudante em tamanho reduzido. Manual do Professor 2 No trecho reproduzido na atividade 1, aparecem outros sinais de pontuação. a) Pinte, nesse trecho, alguns desses sinais, de acordo com a legenda: ponto de interrogação. ponto de exclamação. ponto final. b) Agora assinale os itens que trazem informações corretas sobre a função, nesse trecho, dos sinais de pontuação que você pintou. X O ponto de interrogação indica uma pergunta. O ponto de exclamação marca uma pergunta. O ponto de interrogação marca uma certeza. X O ponto de exclamação indica uma elevação da voz na fala. X O ponto final marca uma pausa ou o término de uma ideia. 3 Agora, releia este trecho: Então, o cão disse para si mesmo: — Eu é que não volto mais para a floresta. O lobo e o chacal vivemme dando ordens. Aqui não falta comida e as pessoas gostam de mim. De hoje em diante vou morar com os homens e ajudá-los a tomar conta de suas casas. a) No primeiro parágrafo do trecho acima, há um sinal de pontuação que apa- rece logo antes do início da fala do cão. Pinte esse sinal de amarelo. b) O sinal de pontuação que você pintou está sendo usado para: mostrar como a fala do personagem deve ser lida. X anunciar uma nova fala do personagem. apresentar a informação mais importante do conto. Nos textos escritos que apresentam histórias com falas de personagens, usamos os seguintes sinais de pontuação para indicar os diálogos: • : (dois-pontos) para anunciar a entrada da fala de um personagem. • Ñ (travessão) para indicar o início da fala de um personagem e separar a fala do personagem do que é apresentado pelo narrador. 79 Atividade 2 • Aproveite o momento para explo- rar os outros sinais de pontuação indicados (ponto de interrogação, ponto de exclamação e ponto fi- nal), verificando se os alunos já conseguem identificar a função deles na leitura. • Releia os trechos em que apare- cem a interrogação e a exclama- ção exagerando na entonação, para que eles consigam identificar a melodia sugerida por esses si- nais em cada caso e percebam os efeitos de sentido que eles aju- dam a produzir nos trechos em que são empregados. Atividade 3 • Auxilie os alunos a identificar o sinal que antecede o travessão no trecho. Depois, releia o trecho em voz alta, dando uma pausa maior antes de ler a fala do cão e tentan- do destacar o caráter de anúncio sugerido pelos dois-pontos. • Após a realização da atividade, leia com os alunos o boxe sobre os dois-pontos e o travessão.

Made with FlippingBook

RkJQdWJsaXNoZXIy NzM0MDA=

O travessão é um traço maior que o hífen e costuma ser empregado:

    - No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.

      Por Exemplo:

        O que é isso, mãe?
        É o seu presente de aniversário, minha filha.

    - Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas.

      Por Exemplo:

        "E logo me apresentou à mulher, uma estimável senhora e à filha." (Machado de Assis)
    - Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto.

      Por Exemplo:

        "Junto do leito meus poetas dormem

        O Dante, a Bíblia, Shakespeare e Byron

        Na mesa confundidos." (Álvares de Azevedo)

    - Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos.


      Por Exemplo:

        "Cruel, obscena, egoísta, imoral, indômita, eternamente selvagem, a arte é a superioridade humana acima dos preceitos que se combatem, acima das religiões que passam, acima da ciência que se corrige; embriaga como a orgia e como o êxtase." (Raul Pompeia)

Que sinal de pontuação aparece no final do parágrafo para anunciar a fala do personagem?

Que sinal de pontuação aparece no final do parágrafo para anunciar a fala do personagem?

Como referenciar: "Sinais de pontuação" em Só Português. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 14/12/2022 às 00:35. Disponível na Internet em https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono34.php

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (--) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou dar ênfase em trechos de textos.

Leia também: Sinais de Pontuação

Usos do travessão

1. Discurso direto

O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.

Veja:

João disse:

- Estou com fome!

OU:

João disse:

“Estou com fome!”

Embora ambos os sinais de pontuação tenham a mesma finalidade, é mais comum que se usem travessões em diálogos, visto que dá ao texto mais fluidez.

Leia também: Cinco erros de português cometidos por redatores

2. Para separar expressões ou frases intercaladas

Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Veja:

“Os Estados Unidos e a China – os maiores poluidores do planeta – não são signatários dos principais tratados de preservação ambiental. Isso significa que aqueles que mais prejudicam a natureza são os menos propensos a mudarem de atitude. Assim, dificilmente surgirão ações efetivas para a diminuição do desmatamento ou da emissão de gase-estufa.”

Observe que, no parágrafo argumentativo acima, os travessões substituíram as vírgulas que isolavam o aposto explicativo com o intuito de destacar o trecho, ou seja, dar-lhe ênfase.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo de texto com uso de travessão

No sinal

(Ricardo Freire)

- Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.

- Como?

- Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru.

- Peraí. Eu passo aqui há 20 anos e até ontem esse lugar era um sinal de trânsito. Semáforo. Farol. Sinaleira.

- Era, mas agora é mais uma franquia do Esmola's Drive-Thru. Com concessão da prefeitura e tudo. Taqui, ó. Parte da renda é revertida para a Associação Municipal dos Bi-Rodais.

- Cuma?

- Bi-rodais. O pessoal que anda em cadeira de rodas. Politicamente correto, sacumé. Agora, por favor, peça pelo número.

- Não entendi.

- Peça pelo número. Não tá vendo o menu ali no painel ao lado do semáforo? Naquele poste ali? Embaixo do cartaz do candidato a vereador...

- Tô sem óculos.

- Eu ajudo. Número 1, abordagem seca, rápida, objetiva e fim de papo: 1 real. Mas esse não dá mais porque o senhor ficou aí embaçando.

- Sei.

- Número 2, abordagem piedosa com criança no colo e uso das palavras 'tio' ou 'tia': 50 centavos.

- Criança branca ou preta?

- A que estiver disponível no momento.

- Claro.

- Número 3, abordagem infantil com caixa de dropes à mão: trerreal para carro importado, dorreal para carro nacional do ano, 1 real para 'outros'. Grátis, um dropes.

- Grátis?

- Grátis. O doutor só paga a contribuição social e o dropes vai de brinde.

- Ah, tá.

- E, por último, temos nossa especialidade, o Número 4: abordagem longa, pegajosa, com tentativa de contato físico, uso ostensivo das palavras 'tio' ou 'tia' e recusa do cliente em colaborar, seguida de um pequeno e quase imperceptível risco na lateral do carro. Nesse caso o senhor não paga nada, mas a cada dez riscos o senhor tem 50% de desconto na nossa oficina de pintura aqui pertinho. É um ótimo negócio.

- Sei.

- Enquanto o senhor pensa, deixa eu começar a atender o cliente aqui do lado... Bem-vindo ao Esmola's Drive-Thru. Sua parada é muito importante para nós. Por favor aguarde que logo será atendido. Pronto, voltei. E aí? Já decidiu? Olha só, o senhor não pode ficar a tarde inteira empatando o trânsito, não...

- Aceita tíquete?

- Vale-Esmola, Ticket-Semáforo, Visa Electron e Maestro. Damos recibo e emitimos nota fiscal. O senhor também pode comprar um carnê com 20 Números 1, ou então tudo sortido. Se preferir, acesse nosso site www.esmolasdrivethru.com.br - cuidado pra não digitar errado -, cadastre-se gratuitamente e concorra a 100 sinais verdes por semana. E daí, bacana? Decidiu?

- Ih, abriu o sinal.

- Como assim?

- Abriu o sinal! Fica pra próxima! Fui!

- Ei, pera lá. Ladrão! Saiu sem pagar! POLÍCIA! POLÍCIA! POLÍCIA! Saco. É por isso que este país não vai pra frente. Bando de desonestos...

Que sinal de pontuação aparece no final do parágrafo para anunciar a fala da personagem?

O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto, ou seja, a fala de personagens ou enfatizar (destacar) passagens de textos.

Qual o sinal de pontuação que indica a fala de um personagem?

O travessão, assim como as aspas, pode ser utilizado para marcar a fala de personagens ou a mudança de interlocutor.

Que sinal de pontuação Usa

Ponto-final é um sinal de pontuação que encerra o período. Ele é usado no final de frases declarativas e imperativas. Ele pode ser utilizado, também, em orações interrogativas indiretas. Mas, além dele, existem outros tipos de pontos, como o ponto de interrogação, de exclamação, os dois-pontos e o ponto e vírgula.

Qual é o sinal utilizado para indicar que uma fala se inicia?

O Travessão (—) é um sinal de pontuação usado especialmente no início de cada fala no discurso direto. Há, porém, outras formas de utilização, em que ele substitui vírgulas ou parênteses.