Que recursos linguísticos palavras ou expressões o au tor utiliza para introduzir a voz de Kant?

O nome já explica bem o que é, um recurso é uma forma. Os recursos linguísticos são formas para expressar experiências comuns, conferindo originalidade, emotividade ou teor poético ao discurso. As figuras de linguagem ou de estilo são empregadas para valorizar o texto, tornando a linguagem mais expressiva.

Os recursos linguísticos são extremamente importantes na composição de um texto claro e objetivo, são importantes para trazer criatividade a composição textual. Os recursos linguísticos podem ser divididos em 3 grupos, que são: elementos coesivos, elementos enfáticos e elementos retóricos. Abaixo é possível conferir alguns recursos que ajudarão a incrementar seus textos.

Recursos linguísticos e suas aplicações

Advérbios

São utilizados para dar ênfase em algum contexto, o uso sozinho do advérbio pode não indicar nenhuma ênfase, isso vai depender da sua posição na sentença.

Assíndeto

Consiste na utilização da conjunção ”e”, é utilizado para dar determinado valor a sentença.

Anáfora

Consiste na repetição da palavra ou expressão, no início de uma série de versos. Esse recurso, na linguagem poética, é perfeitamente possível. Na linguagem formal, na dissertação, a repetição abusiva pode não levar ao mesmo resultado. Por isso evite esse recurso no seu texto formal ou utilize-o com critério e consciência.

Antítese

Consiste no contraste entre dois elementos ou ideias. Utilizado para contrastar elementos e muitas vezes passando a ideia de oposição.

Conectores

São palavras utilizadas para criar conexão entre as frases e os parágrafos do texto. Os conectores podem ser de tempo ( depois, antes), conclusão ( em resumo, juntos, em soma), hierarquia (primeiro, segundo).

Comparação

Consiste em confrontar duas realidades distintas para realçar analogias ou diferenças. A comparação traz a possibilidade de enfatizar determinada sentença ou elemento.

Metáfora

Consiste numa espécie de comparação à qual falta o primeiro termo e a partícula comparativa, que geralmente está abreviado ou subtendido. Através da metáfora é possível comparar dois elementos diferentes.

Ironia

Consiste em atribuir às palavras um significado diferente daquele que na realidade têm, sugerindo, em geral, o contrário do que quer, de fato, dizer. A ironia cabe se utilizar quando deseja enfatizar algo contrário à realidade de determinada frase.

Eufemismo

Consiste no uso de uma expressão por outra, para evitar ou atenuar o efeito desagradável que esta última produzia.

Hipérbole

Consiste em um uso exagerado de termos a fim de dar ênfase ao pensamento.

Símile

É utilizado como uma forma de comparação em elementos de que certa forma se assemelha, é utilizada comumente pela palavra “como”.

Para uma boa utilização desses recursos apresentados, é necessário utilizá-los nas suas produções textuais afim de exercitar e também ler bastante. Através da leitura é possível identificar o emprego desses recursos por outros autores, facilitando o entendimento na prática da utilização dos recursos linguísticos.

Escrever um texto exige muita dedicação e conhecimento linguístico, redações são uma importante forma de avaliação, tendo uma nota extremamente importante nos vestibulares e concursos públicos. Os recursos linguísticos são uma importante ferramenta para deixar seu texto de forma clara e bem escrito, esses recursos vão auxiliar na boa estruturação do seu texto.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando e conheça os nossos cursos relacionados.

Ainda que não seja abordado de maneira explícita em sua obra, o problema da linguagem se faz presente em quase todos os escritos de Kant. Sejam estes de caráter teórico ou prático, sobre lógica, moral, história ou antropologia, são diversas e muito ricas as referências de Kant sobre a fala, a comunicação dos pensamentos, o uso público da razão, as diferentes for-mas de expressão e a variedade das línguas. Não são raras também suas re-flexões sobre a sua própria linguagem, que se manifestam em sua maneira peculiar de compreender a filosofia e na importância que atribui ao modo de exposição de seus pensamentos. Em outubro de 2017, o já tradicional Colóquio de Marília, que tem reunido professores e pesquisadores para debater temas variados da filosofia kantiana, proporcionou mais uma vez um encontro entre diversos pesquisadores, provenientes de diferentes instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, com o intuito de travar, desta vez, uma viva conversa em torno da linguagem em Kant e da linguagem de Kant. A partir dos debates realizados durante o encontro, as comunicações foram posteriormente desenvolvidas e ampliadas de modo a compor os capítulos do livro que o leitor tem agora em mãos.

Quais são os recursos linguísticos exemplos?

a) Hierarquia: “Primeiro”, “segundo”, “por um lado”, “por outro”; b) Oposição: “mas”, “em vez”, “no entanto”, “embora”, “agora”; c) Conclusão: “em resumo”, “juntos”, “em soma”, “consequentemente”; d) Tempo: “ao mesmo tempo”, “próximo”, “depois”, “antes”.

Que recursos linguísticos O autor utiliza para chamar a atenção do leitor?

Quando se escreve um texto, usa-se alguns recursos ortográficos que estamos acostumados para demonstrar sentimentos e dar efeitos de término e começo nos textos: são os sinais de pontuação, como as reticências, as exclamações e as interrogações, por exemplo.

Que recursos linguísticos palavras ou expressões?

Os recursos linguísticos presentes no texto, e que têm a função de conectar ideias, frase, bem como os parágrafos são as conjunções. As conjunções podem ser definidas como termos que ligam duas ou mais orações, ou ainda, duas palavras de mesmo valor gramatical.

Que recursos linguísticos são usados para expressar a sensação do personagem que está sob os cuidados médicos?

b) Que recursos linguísticos são usados para expressar a sensação do personagem que está sob cuidados médicos? Uso da interjeição “Aiiii” e da pontuação expressiva com os pontos de exclamação.