Que recomendações deve seguir para a prática de atividade física de forma segura?

Que recomendações deve seguir para a prática de atividade física de forma segura?

Procure um treino com avanços mais lentos, mas com qualidade

Foto: Getty Images

A prática de atividades físicas exige alguns cuidados para evitar lesões e até mesmo para obter bons resultados musculares. O Huffington Post fez uma lista com 10 dicas para um programa de treino  com segurança. Veja a seguir:

Ajuste sua rotina diária de acordo com a sua percepção de cansaço: alguns dias você tem mais energia do que em outros e os níveis de fadiga variam conforme o horário do dia. É importante se atentar se está bem alimentado e hidratado, pois a sua condição de saúde interfere na execução dos exercícios. A rotina deve ser baseada em boa alimentação, repouso adequado, hidratação e exercícios. 

Priorizar qualidade em vez da quantidade: os exercícios devem se feitos de maneira correta, isso assegura o benefício do músculo trabalhado. Embora os músculos da região ajudem a fornecer uma base mais estável na execução, é importante fazer o trabalho da forma indicada por um profissional, isolando o músculo. Tensões repetitivas fazem com o que programa de fitness se transforme em lesão.

Estabelecer uma base antes de avançar no programa de treinamento: os músculos que estabilizam as escápulas devem apresentar um nível básico de força antes de começar o levantamento de peso. Outro ponto importante é ter força nos quadríceps que pode ser obtida fazendo agachamento com uma bola na parede, antes de tentar o exercício com peso. Pular etapas de uma progressão pode ter consequências inesperadas. 

Programar progressões mais lentas: ao acelerar o seu programa, o ideal é aumentar a dificuldade de uma variável de cada vez, avaliar a resposta do corpo e depois continuar o avanço no quadro de exercícios. Por exemplo, nos aeróbicos, evite aumentar drasticamente distância, ritmo, inclinação e resistência ao mesmo tempo. O mesmo vale para levantamento de peso. 

Pesquisa de informações: tenha em mente que colega de treino ou até mesmo o treinador do ginásio podem não ter todo o conhecimento necessário para a prática ideal de exercícios. Use sempre ferramentas como artigos publicados por médicos e fisioterapeutas para melhorar seu programa. 

Evitar explosões de força: trabalhar rapidamente em um movimento diminui os desafios para o músculo. Apesar de você terminar o treino mais rápido, o retorno não será o mesmo do que se fizer cada exercício de forma mais lenta, que traz maior capacidade de sustentação e previne lesões. 

Evitar os exercícios de alto risco: nunca pratique movimentos que podem prejudicar o corpo. A coluna é uma das regiões mais afetadas por exercícios mal executados.

Procure variar: não fique preso a apenas um treino sempre, varie. Existem várias abordagens de reforço dos músculos, além disso, é sempre bom intercalar a musculação com atividades aeróbicas. 

Ouça o seu corpo: o menu de exercícios é vasto e nem sempre as opções mais usadas são as indicadas para o seu organismo. Cada pessoa tem uma estrutura particular, histórico de lesões, idade, nível atual nível de força muscular e flexibilidade. Caso sinta dor durante um exercício, consulte um ortopedista para avaliar suas condições e busque uma nova forma de trabalhar o músculo. 

Faça uma pausa: os músculos precisam de um dia de folga do treinamento de força para se recuperarem do desgaste. É este descanso que permite a recuperação das fibras musculares, o que gera benefícios e evita lesões. Caso o seu programa de treinamento seja diário, varie os exercícios para não sobrecarregar músculos e articulações.

Que recomendações deve seguir para a prática de atividade física de forma segura?

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Terra

Michelle Achkar

Como seria bom conquistar o corpo dos sonhos num passe de mágica. Pois essa vontade pode comprometer a saúde, principalmente dos iniciantes em qualquer atividade física. "Hoje em dia é comum ver academias lotadas de pessoas em busca de um corpo mais bonito e saudável. Porém, exercícios praticados incorretamente e sem acompanhamento de um profissional podem gerar lesões e dores musculares", disse o personal trainer Carlos Klein, de São Paulo.

Ele afirma que o planejamento para ser bem-sucedido deve começar com a opinião de um médico e de um profissional de educação que irão orientar sobre a melhor forma de trazer benefícios ao corpo e ao organismo, sem cometer abusos. O treinador enumera os dez passos fundamentais para o início da malhação:

1. Procure um médico para fazer os exames necessários para saber se está apto. É a partir dessa avaliação que a pessoa fica liberada ou não para as práticas esportivas.
2. Se liberado pelo médico, procure um profissional de educação física, personal trainer ou instrutor da academia, para desenvolver um programa indicado às suas necessidades, condicionamento físico atual e histórico.
3. Procure profissionais que ofereçam estratégias personalizadas para atingir os resultados desejados, sem seguir modismos.
4. É importante optar por atividades que combinem com necessidades físicas, como possíveis problemas musculares e de postura, estilo de vida e a rotina do novo aluno: se trabalha em pé ou sentado, se tem algum hobby, se é uma pessoa estressada.
5. Mesmo com autorização médica, devem ser feitos testes para avaliação do condicionamento físico na parte cardiovascular, neuromuscular e flexibilidade.
6. Não tente forçar a realização de exercícios. "Muitas vezes, o aluno acredita que ele precisa se adequar aos exercícios e equipamentos da academia, mas é exatamente o contrário. É preciso adequar os exercícios e equipamentos às necessidades particulares de cada um, respeitando os seus limites sempre, para que a atividade física seja prazerosa, traga resultados e não danos", disse Carlos.
7. É sempre melhor começar devagar. O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se duas vezes por semana, durante 40 minutos a uma hora. "Não adianta começar de uma vez, pegando cargas pesadas e abusando nos exercícios aeróbicos. Cada um tem que saber respeitar o período de adaptação e o próprio limite do seu corpo para, futuramente, ter um melhor resultado e atingir o objetivo proposto com saúde e segurança. "Se as pessoas se esforçarem muito no começo, vão acabar sofrendo lesões, o que resultará no distanciamento da academia e na suspensão da atividade", afirmou o personal.
8. O começo das atividades pode ter como objetivo a correção de pequenos problemas de postura, alongamento e flexibilidade. Corrigindo isso, é possível iniciar um trabalho mais voltado para a conquista do objetivo de cada aluno.
9. Se a intenção é perder peso, o ideal é um treino de alto gasto calórico. Quanto mais exaustivo, mais gordura irá queimar. Para quem quer ganhar músculo, o ideal é um treino voltado para a hipertrofia muscular, fazendo séries de exercícios com cargas mais pesadas. É importante sempre mudar a intensidade dos exercícios para o corpo não se acostumar e, assim, responder de uma forma mais rápida.
10. Independente do objetivo, uma alimentação balanceada é imprescindível para alcançar os objetivos.

Que recomendações deve seguir para a prática de atividade física de forma segura?

Para começar a prática de atividade física é preciso adequar os exercícios e equipamentos às necessidades particulares de cada um

Foto: Getty Images

Que recomendações deve seguir para a prática de atividade física de forma segura?

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias

Quais as principais recomendações para se realizar atividade física com segurança?

A OMS recomenda agora que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação. Em 2010, o esse limite era menor (e mais restrito): 150 minutos por semana de agito moderado, ou 75 em alta octanagem.

Como deve ser uma atividade física segura?

Praticar ao menos 25 minutos de atividades físicas aeróbicas vigorosas ou de alta intensidade 3 vezes por semana, totalizando um mínimo de 75 minutos por semana. Incluir atividades físicas de resistência para fortalecimento muscular de intensidade moderada a alta ao menos 2 vezes por semana.

Quais são as principais recomendações para uma boa prática de exercícios?

5 cuidados importantes para quem vai praticar atividades físicas....
Dê preferência às atividades físicas de manhã ou ao final da tarde. ... .
Use roupas bem leves, confortáveis e não esqueça o protetor solar. ... .
Não se esqueça de se alongar e fazer aquecimentos. ... .
Hidrate-se antes, durante e após o treino..

Quais as recomendações para as pessoas que estão iniciando a prática de atividade física?

O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se duas vezes por semana, durante 40 minutos a uma hora. "Não adianta começar de uma vez, pegando cargas pesadas e abusando nos exercícios aeróbicos.