Que nome se dá a inversão da corrente de vapor de água nos cilindros de máquina a vapor?

Reversão

Substantivo

volta,regresso,retrocesso,retrogradação,retrogressão,marcha a ré,involução,revulsão,reversibilidade,ponto de partida,estado primitivo,statu quo ante,calmaria anterior à tempestade,alternação,periodicidade;inversão;regresso;recuo,tornada;restauração;recaída;contrarrevolução,contramarcha,contravapor.

Adjetivo

reversivo,regressivo,reversível,revertível,revulsivo,reacionário,retrógrado.

Verbo

reverter,voltar ao primitivo estado,contramarchar,recuar,regressar,retrogredir,retroceder,involuir,desfazer;rejuvenescer,remoçar,despir a pele,infantilizar-se,ameninar-se.

Advérbio

reversivamente & adj.;à rebours.

Provérbio

Interjeição

para trás!,vade retro!.

Frase

Conjunção

Retaliação

Substantivo

represália,retruque,represadura,reciprocação,réplica,revanche,revide,contramedida,desafronta,contragolpe,desforra,desforço,contrabateria,contracorrente,contradita,contraemboscada,contraindicação,contramandado,contramarca,contramira,contraordem,contrapasso,contraprova,contrarresolução,contrasselo,contraprojeto,contrafeitiço,contravapor,apéquema,retribuição;pena de Talião,lei de Talião;lex Talionis,talionato;olho por olho,dente por dente;golpe por golpe,quid pro quo;vindita,vendeta;vingança;reconvenção,recriminação (acusação);vindicta;compensação;reação.

Adjetivo

retaliado e v.;retaliador e v.;castigado com a pena de Talião;recíproco,mútuo.

Verbo

retaliar,recachar,revidar,desafrontar,reenvidar,refilar,remenicar,retorquir,replicar,retrucar,retribuir,corresponder;responder à letra,responder ao pé da letra;reenviar,recambiar,devolver o epíteto de;pagar na mesma moeda,dar o troco,representear (burl.),dar quid pro quo,exire vim viribus = repelir violência com violência,reagir à altura da ofensa,talionar,esmurrarem-se ou esmurraçarem-se,trocar tiros,reconvir;rebater a violência,rebater os agravos,devolver intato,quebrar o ímpeto,acudir à espora;ficar um por outro,estar quite,quitar;caninem pellem rodere = dente por dente.

Advérbio

em represália,en revanche.

Provérbio

Interjeição

Frase

Quem com ferro fere, com ferro será ferido;Mutato nomine de te fabula narratur;Par pari refero;Tu quoque;Suo sibi gladio hunc jugulo;Ódio com ódio se paga;Tu és aço e eu ferro que te maço;Faze-me a barba e far-te-ei o cabelo;Quem abrolhos semeia, espinhos colhe. Espera-lhe a pancada;Onde se dão, aí se levam;Para velhaco, velhaco e meio.

Conjunção

Revogação

Substantivo

ab-rogação,anulação,anulamento,impugnação,ob-rogação,nulificação,revocação,canceladura,cancelamento,rescisão,rescindimento,desajuste,encampação,resiliação,revogamento,cassação,cassamento,desfazimento,circundução,perempção,prescrição,nulidade,invalidação,invalidade,retroatividade,demissão,dispensa,exoneração,remoção,despedida,congé,deposição,destronização,destituição,desconsagração;suspensão de ordens,suspensão de exercício;abolição,abolimento,supressão,dissolução,golpe de Estado,proscrição,contraordem,contraedito,contraescritura,contravapor,contramandado,contramarca,contracédula,revogatória,repúdio,desaviso,contra-aviso,reconsideração,desconvite,retratação,palinódia;distrate,distrato,adenção.

Adjetivo

revogado e v.;functus officio,circundutor,ab-rogador,ab-rogativo,ab-rogatório,retroativo,rescisório,anulador,anulatório,anulante,anulativo,infirmativo,revocatório,revogatório,perempto,circunduto,irrito e nulo.

Verbo

ab-rogar,revocar,revogar;tornar,declarar sem efeito,ob-rogar;dar por iníqua uma decisão,dar por ilegal uma decisão;anular,desfazer,reconsiderar,nulificar,trancar = declarar sem efeito,infirmar,invalidar,cancelar,destruir;suprimir,abolir,proscrever,prescrever,cassar,quebrar,rescindir,impugnar,rasgar,dissolver,encampar,redibir,tirar a vigência de uma lei,derrogar,caducar,desvigorar,desvigorizar,suspender a execução,resilir,circundutar,descontratar,distratar,desentabular,desnegociar,contramarcar,contraferrar,contramandar,contraordenar,desmandar,desavisar,desencomendar,desconvidar,desaconselhar,atirar aos ventos,retroagir,desfazer um ato,desajustar,dessesmar;demitir = remover alguém do cargo,dar o bilhete azul,desencarregar,exonerar,dispensar,desencaixar,desonerar,licenciar,despejar,desempregar,tirar o pão a alguém,desencartar,desengajar,desinvestir,apear do poder,desapear de um cargo,depor,destituir,descoroar,arrebatar o cetro a,expulsar,enxotar,exautorar,destronar,desempoleirar,defenestrar,riscar da lista de,não reconduzir,não aproveitar,dar baixa,excluir das fileiras,varrer de,excluir de,tirar as insígnias,suspender de ordens,excomungar,fulminar excomunhão,derribar,repudiar,desquitar,renegar (negar);despojar de,arrancar;ser revogado e adj.;receber sua dispensa,receber sua baixa do serviço;contramandar,contraordenar,contraindicar.

Advérbio

Provérbio

Interjeição

fora!,raspe-se daqui!+.

Frase

Conjunção

Qual o nome da inversão da corrente de vapor de água nos cilindros de uma máquina a vapor?

Significado de contravapor: Inversão da corrente de vapor de água que acontece nos cilindros de um...

O que que significa Contravapor?

(1) Movimento de recuo pola ação de vapor. (2) fig. Oposição, reação. (3) Moderação nos arrebatamentos.

Que nome se dá a invenção da corrente de vapor?

Eolípila. Você precisa ver: O que é energia termoelétrica? Já no final do século XVII, Denis Papin e Thomas Savery desenvolveram os primeiros motores a vapor, porém, foi somente em 1972, que Thomas Newcomen revolucionou a área. O chamado "motor de Newcomen", a partir de então começou a ser amplamente usado.

Como ocorre o funcionamento de um motor a vapor?

O funcionamento da turbina a vapor baseia-se no principio de expansão do vapor, gerando diminuição na temperatura e energia interna; essa energia interna perdida pela massa de gás reaparece na forma de energia mecânica, pela força exercida contra um êmbolo.