Que fatores climáticos podem alterar a produção de energia elétrica?

As mudanças climáticas já são uma realidade para a população mundial e as evidências fazem parte do nosso dia-a-dia, com ameaças à infraestrutura de cidades, diminuição da produtividade nas lavouras, alterações nos oceanos e risco em relação à disponibilidade de peixes. Os impactos já acontecem em todos os continentes e oceanos e colocam sérios riscos à estabilidade econômica global.

Elas são causadas pela emissão excessiva de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), em atividades como desmatamento, queima de combustíveis fósseis para geração de energia (como petróleo, carvão mineral e gás natural) ou práticas insustentáveis em agricultura e pecuária.

Caso nada seja feito, a previsão é de que haja um aumento de 1°C em 2020 e 2°C até 2050 em relação à era pré-industrial. Parece pouco, mas é suficiente para gerar consequências para todas as populações do mundo, em especial comunidades pobres e vulneráveis, causando impactos na segurança alimentar, hídrica e energética, aumento do nível do mar, tempestades, ondas de calor e intensificação de secas, chuvas e inundações, ameaçando ecossistemas naturais e áreas urbanas e rurais.

Mudar o curso desses acontecimentos ainda é possível


O plano mais defendido por cientistas é que o mundo chegue a seu pico de emissões em 2020 e então faça uma drástica redução, evitando que o aumento da temperatura chegue aos 2°C. Porém, para que isso aconteça é necessário que haja uma conscientização de governos e populações de todo o mundo para que adotem hábitos e políticas de baixo carbono. Para saber mais, acesse o menu ao lado.

Como as mudanças climáticas podem impactar a produção elétrica do país?

Segundo Ward (2013) as altas temperaturas e ondas de calor limitam a capacidade de transferência das linhas de transmissão, gerando maiores perdas de energia; as chuvas e as inundações são uma ameaça para os equipamentos das subestações; o aumento da temperatura ambiente afeta as usinas termelétricas via perda de ...

Como o clima interfere na geração de energia?

Dentre os parâmetros climáticos que interferem no setor energético, destacam-se o aumento da temperatura e a redução das chuvas, alterando a evapotranspiração dos lagos e dos cursos de água; as variações nas chuvas, que condicionam as vazões dos rios; a cobertura de nuvens, que influencia a irradiação solar na ...

Qual a fonte de energia está mais fortemente associada às mudanças climáticas?

A energia solar é frequentemente levantada como solução possível para os indícios de avanço do aquecimento global. O que muitas vezes é desconsiderado é qual impacto o aquecimento global terá sobre a energia solar. com aumento da temperatura pode variar de 0,1 a 0,6% para cada 1°C de aumento na temperatura de operação.

Qual a relação entre as mudanças climáticas e as fontes de energia mais utilizadas mundialmente?

O tamanho da população mundial, os padrões de consumo, a utilização de combustíveis fósseis e a eficiência ener- gética são fatores que influenciam, para mais ou para menos, as emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global.