Que expressões são inadequadas para se referir aos povos originários do Brasil

Índios, indígenas ou povos indígenas? Uai, tem diferença?

Postado em 16 de setembro de 2014

Que expressões são inadequadas para se referir aos povos originários do Brasil
Senhores Delegados, faltando menos de um mês para a simulação, é necessário que sejam esclarecidos alguns termos para debatermos a questão indígena. Esses conceitos são bastante complexos que possuem diferentes significados de acordo com contextos históricos, grupos ou segmentos da população que os utilizam.

Distinguiremos, desta forma, os conceitos de índios, indígenas, e povos indígenas.

O conceito de índio pode ser considerado em muitos casos um equívoco: quando os europeus chegaram à América, acreditavam estar na Índia, pois até então nosso continente era desconhecido. Sendo assim, o termo índio foi utilizado de forma indiscriminada para todas as populações encontradas aqui até então.

O conceito de indígenas faz menção, segundo o dicionário de língua portuguesa, ao “nativo, pessoa natural do lugar ou do país em que habita”. Esse termo, apesar de parecer mais correta, é uma categoria trazida de fora. Ou seja, é o colonizador que dá esse termo para fazer referência a essa população. Antes da chegada dos europeus, não havia termo utilizado pela população nativa para se designarem como coletivo. Cada povo ou etnia tinha sua própria denominação, da mesma forma que acontece hoje em dia.

Entretanto, como citado anteriormente, segundo contextos históricos ou temporais essas denominações são utilizadas. Por exemplo, na Bolívia, Venezuela e Argentina, recusam-se as categorias de índios e indígenas para se referir a esses povos. Utilizam-se, portanto, as denominações de povos originários ou nações originárias. Já no Brasil, houve uma reapropriação ou ressignificação dos nomes genéricos que durante a história tiveram conotação pejorativa. Isso aconteceu porque o movimento indígena brasileiro acreditava que era importante utilizar essas definições genéricas para se constituírem enquanto identidade conjunta e de união para a busca de direitos a essas populações.

Por fim, o conceito de povos indígenas é mais adequado frente ao uso do termo tribo. Por que? Porque segundo a antropologia, o termo tribo é utilizado para definir qualquer organização social associado ao nomadismo (do termo nômade). Essa organização social reúne pessoas a partir de um tipo de chefia com prestígio que consegue mobilizar pessoas principalmente a partir da guerra ou com objetivos específicos. Entretanto, essa chefia não possui poder permanente. E como estudos arqueológicos afirmam que não existiam grupos indígenas existentes no território brasileiro organizados como tribo, o termo passa a ser inválido. Havia sistemas políticos mais complexos, assim como ainda existem no Brasil e no restante do continente americano. Portanto, o conceito de tribo é inadequado para analisar todas as formas de organização política indígena.

Sendo assim, agora todos nós estamos aptos a utilizar os termos adequados para debater as questões indígenas! (:

Postado por Matheus Pimentel – diretor

Fonte: COLLET, C; PALADINO, M; RUSSO, K. Quebrando preconceitos: subsídios para o ensino das culturas e histórias dos povos indígenas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria; Laced, 2014

É muito comum ouvirmos alguém utilizar a palavra “índio” para se referir a uma pessoa dos povos originários. Porém, há alguns anos, esse termo se tornou pejorativo e a comunidade passou a questionar o uso, visto que o termo foi criado pelos colonizadores, reduzindo assim a pluralidade de muitas etnias.

Ao terem suas terras invadidas, identidades arrancadas entre outras coisas, os indígenas passaram a ser representados como selvagens ao lutarem para serem e viverem como escolheram desde o início.

Carregando resquícios de uma discriminação que ainda é fortemente presente na vivência indígena, entre muitas outras pautas, eles lutam pela necessidade de excluir do vocabulário das pessoas tais termos preconceituosos.

Para o estudante de administração Joel Guedes, da etnia Desana, do Alto do Rio Negro, os termos apenas reforçam e transpassam os preconceitos enraizados. “É errado pois é um termo que transmite o pensamento do tempo e das pessoas que deixaram esse ‘apelido’ lá na colonização. Os tempos mudam, os pensamentos mudam e a linguagem também precisa mudar”, afirma.

Outros exemplos de termos que se tornaram preconceituosos e deve-se deixar de usar são as palavras “tribo” e “aldeia”, pois retratam os povos originários como um só, retirando deles a pluralidade de comunidades, visto que cada etnia possui particularidades em seus ritos.

Para Joel, essas denominações servem apenas para inferiorizar a etnia da pessoa. Títulos que há muito tempo deveriam ter sido retirados de uso, já que na língua portuguesa, quando uma palavra perde o sentido ela é ressignificada. 

“Há falta de interesse das pessoas em incluir e dar voz as pessoas e as lideranças indígenas. Há um comodismo ao se referir ao indígena de forma genérica, pois debater o tema de forma mais elaborada requer um cuidado e respeito que muitas pessoas não têm”, afirma o estudante.

Por que o termo indígena é o correto?

Assim como já colocado no início do texto, o termo correto para tratamento é indígena, pois possui significado mais abrangente de forma respeitosa e não generalizada.

Como alternativas para fugir da generalização das diversidade das etnias brasileiras, a adoção do termo “indígena”, que significa “natural do lugar que se habita” ou “originário, aquele que está ali antes dos outros”, se encaixa com mais respeito pela pluralidade dos povos.

Com ela que se retrata com mais valor os primeiros que habitaram nosso país, o sujeito conectado com a natureza, sabido das histórias passadas e merecem o respeito adequado.

Ao perguntar a Joel se ele acredita que há meios para que os códigos culturais não sejam desvalorizados e os estereótipos em torno da população indígena fiquem no passado, o estudante respondeu que uma boa forma é a criação de oportunidades para indígenas acessem e tenham voz em cada vez mais espaços.

Um lugar importante para que isso seja tratado é a escola, muitas vezes uma das primeiras reprodutoras desse pensamento estereotipado da figura indígena. Obedecendo a um planejamento de diretorias educacionais maiores, os educadores abordam, em uma das poucas datas que dá visibilidade aos povos originários, alguns dos conteúdos mais antigos e generalizados sobre os indígenas.

Marcado no calendário brasileiro como Dia do Índio, o 19 de abril foi criado em 1940 para creditar as lutas da primeira população que sofre com o apagamento desde a invasão em 1500. Porém, a data acaba por reforçar a figura passada e clichê da existência indígenas e sua pluralidade ética.

Um bom uso para a data, ao invés de fantasias indígenas e pinturas em crianças, seria apresentar algumas das etnias e suas diferenças, distanciar a imagem igualitária de que todos os indígenas possuem pele marrom e cabelo, assim como o  uso celulares e tecnologias não os faz ser menos indígena.

Porque não é correto Referir

Esta palavra foi definida pelos colonizadores portugueses, que acreditavam terem chegado às Índias, e durante todos esses anos, o termo foi socialmente ligado a pessoas primitivas. Portanto, Não é Legal se referir a povos indígenas como índios.

Qual seria a maneira correta de se referir aos povos nativos do Brasil?

“Indígena” é o termo mais correto, e não “índio”. Indígena é o termo de tratamento mais respeitoso e, por isso, deve ser utilizado.

Qual é o termo correto para chamar os povos originários?

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

O que significa a expressão povos originários?

A expressão povos nativos diz respeito aos povos originários ou nascidos em determinado, local mas cuja cultura está ligada ancestralmente a esse lugar.