Que características diferenciam as a veias das artérias no corpo humano?

Que características diferenciam as a veias das artérias no corpo humano?

Neste artigo vamos falar sobre biologia, especificamente sobre alguns componentes de nosso sistema cardiovascular, ou sistema circulatório. Explicaremos sobre os três diferentes tipos de vasos para o transporte de sangue, que são: As artérias, as veias e os capilares. Vamos explicar sobre as suas diferenças e também esclarecer conceitos auxiliares para entender corretamente este conteúdo.

Antes de falarmos sobre as suas diferenças, vamos observar quais as semelhanças entre estes vasos sanguíneos. A primeira e mais clara é que ambos servem para o transporte de sangue! Embora estudaremos várias características diferentes, o objetivo principal é o mesmo: o transporte de sangue! Outro ponto comum é a sua estrutura: Embora apresentem dimensões bem diferentes, ambos são formados por células de tecido conjuntivo!

Entendido isso, vamos agora explicar separadamente sobre cada um destes vasos.

  • Artérias
  • Veias
  • Capilares
    • Leia mais:

Artérias

As artérias são vasos sanguíneos que saem do coração em direção às demais regiões do corpo humano. A medida que se afastam do coração, o tamanho das artérias diminui, uma vez que vão se ramificando. A função principal das artérias é realizar o transporte de sangue rico em oxigênio (o que denominamos sangue arterial) do coração para os tecidos, embora hoje sabemos que existem artérias (como a pulmonar) que transportam sangue com baixo teor de oxigênio.

Como falamos no início, outra característica que podemos utilizar para diferenciar as artérias é o seu tamanho. As artérias, quando comparadas com os demais vasos, são as maiores e mais espessas, uma vez que o sangue que sai do coração está com elevada pressão, que precisa ser suportada pelas artérias. Sendo assim, estas apresentam as maiores espessuras. Como principais exemplos, citamos a artéria aorta e a carótida.

Veias

As veias são vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de sangue proveniente dos tecidos até o coração. A medida que ocorre a convergência dos vasos sanguíneos, e se aproximam do coração, as veias se tornam maiores, mas não possuem a mesma quantidade de fibras que as artérias, pois a pressão necessária para o transporte de sangue até o coração é relativamente baixa. O sangue transportado pelas veias é denominado venoso, e é um sangue pobre em nutrientes e rico em gás carbônico.

Devido a pressão baixa que ocorre ao longo das veias, são necessárias algumas válvulas para evitar que o sangue retorne, pois os fluidos tendem a seguir o caminho de menor pressão.

Capilares

Por sua vez, os capilares são os vasos sanguíneos de menores dimensões. A sua função principal é realizar a troca entre os tecidos e o sangue, sendo assim responsável pela passagem dos nutrientes e oxigênio para as células. Em função disso, é realmente importante que estes vasos sejam pequenos, pois facilitará a troca entre as células. O diâmetro dos capilares normalmente gira em torno de 8mm!

Veja a seguir uma imagem, exemplificando cada um destes vasos sanguíneos:

Que características diferenciam as a veias das artérias no corpo humano?

Como você pode observar, as artérias e veias possuem dimensões semelhantes, embora as artérias apresentem uma espessura muito maior. Além disso, é possível notar que os capilares possuem uma dimensão muito inferior. Ainda, temos as vênulas e arteríolas, que são apenas veias e artérias de menores dimensões, respectivamente.

Portanto, estudamos os três tipos de vasos sanguíneos. Entender seu funcionamento é importante para a realização do Enem, uma vez que costuma figurar entre as questões de biologia da prova!

Qual a diferença entre veia, artéria e capilar?

As veias, artérias e capilares são vasos sanguíneos do sistema circulatório humano.

Apesar de estarem estritamente ligadas ao sangue, os três tipos de vasos são distintos e possuem funções diferentes, sendo parte de uma rede complexa para o pleno funcionamento do corpo.

VeiaArtériaCapilar
Definição Vasos sanguíneos em forma de tubos que levam o sangue de volta ao coração, através dos átrios. Vasos sanguíneos em forma de tubos que levam o sangue do coração ao resto do corpo a partir dos ventrículos. Vasos sanguíneos em forma de tubos extremamente pequenos para levar o sangue das artérias aos órgãos.
Função Transportar o sangue venoso (pobre em oxigênio) de volta ao coração, onde será bombeado para as artérias pulmonares a fim de ser feita a oxigenação. Isto serve para a maioria das veias, mas há exceções, como as veias pulmonares, que levam o sangue oxigenado de volta ao coração. Transportar o sangue arterial (rico em oxigênio e nutrientes) do coração para as outras partes do organismo. Também há exceções, como as artérias pulmonares, que levam sangue pobre em oxigênio aos pulmões. Transportar o sangue arterial aos tecidos, levar oxigênio e nutrientes para as células. Também são responsáveis pelas trocas de gases, levando o sangue de volta ao coração (pelas veias), para então seguir ao processo pulmonar.
Exemplos
  • Pulmonares;
  • Cavas;
  • Jugular.
  • Aorta;
  • Musculares;
  • Arteríola.
Presentes por quase todo o corpo humano, sendo minúsculos e cruciais para a troca de elementos químicos nas células.

Vasos sanguíneos

Apesar de as três palavras estarem envolvidas no sistema circulatório e ligadas ao sangue humano, cada uma delas possui uma função a desempenhar para o bom funcionamento do corpo.

A veia transporta o sangue pobre em oxigênio até o coração pelo átrio direito, uma pequena cavidade localizada ao lado do ventrículo direito, para então ser enviado ao processo pulmonar. Este é chamado de sangue venoso.

As artérias transportam, através dos ventrículos, o sangue do coração para o resto do corpo humano. O sangue nas artérias passou pelas veias pulmonares e foi oxigenado, levando então os nutrientes necessários para o funcionamento dos órgãos. Este sangue é chamado de sangue arterial.

No entanto, atualmente, as definições acima não são totalmente aceitas. Isto porque a artéria pulmonar transporta o sangue do coração para os pulmões, sangue pobre em oxigênio. Na contramão, as veias pulmonares levam o sangue oxigenado de volta ao coração.

Os capilares são tubos extremamente pequenos para levar o sangue entre os órgãos, até as células. Neste sentido, transportam o sangue arterial (com nutrientes e elementos químicos necessários para o organismo humano) através das arteríolas.

Para fazer o descarte de produtos nocivos gerados pelo metabolismo, os capilares lançam o sangue venoso de volta ao coração através das vênulas, que fazem ligação com as veias.

Que características diferenciam as a veias das artérias no corpo humano?
Exemplo do sistema circulatório humano, destaque em vermelho para as artérias e em azul para as veias

O que é veia?

As veias são vasos sanguíneos que possibilitam a circulação do sangue até o coração através dos átrios, pequenas cavidades que se encontram acima dos ventrículos (destinados às artérias). Elas têm como função garantir a oxigenação do sangue e transportar os produtos nocivos gerados no organismo, resultado do metabolismo humano.

Depois de passar pelo átrio direito, o sangue é transferido para a artéria pulmonar, chegando aos pulmões para que haja a oxigenação.

Depois deste processo, o sangue oxigenado volta ao coração através das veias pulmonares. Ao entrar no órgão pelo átrio esquerdo, o sangue então é bombeado e transferido para o ventrículo esquerdo, completando o ciclo e reiniciando o processo da circulação sanguínea.

Tipos de veias

Entre as principais veias do sistema circulatório, estão:

  • Veias pulmonares, que transportam o sangue oxigenado para o átrio esquerdo do coração.
  • Veias cavas, que levam o sangue pobre em oxigênio ao átrio direito do coração.
  • Veia jugular, localizada no pescoço, tem a função de levar o sangue rico em gás carbônico do crânio para outras partes do corpo.

O que é artéria?

Ao sair dos ventrículos do coração, as artérias são vasos sanguíneos que passam por todo o corpo, levando o sangue oxigenado para as mais diversas partes do ser humano. Essa é a principal diferença entre a artéria e a veia, já que esta leva o sangue de volta ao coração.

A pressão arterial é a pressão causada pelo sangue nas paredes das artérias. Essa força é medida e, caso seja muito alta (trazendo riscos para o funcionamento das vias do sistema sanguíneo), é caracterizada como hipertensão, sendo uma das condições que afetam milhares de pessoas no mundo inteiro.

Apesar de as artérias serem semelhantes na composição, sendo formadas por um tecido muscular elástico, elas são distintas entre si. As artérias mais finas são chamadas de arteríolas, sendo vasos sanguíneos ramificados das artérias principais.

A principal artéria humana se chama aorta e recebe o sangue oxigenado do pulmão. Ela o leva ao ventrículo esquerdo do coração, onde será bombeado e então distribuído por todo o corpo através do sistema.

Que características diferenciam as a veias das artérias no corpo humano?
Coração humano, com as artérias em vermelho e as veias em azul

As artérias são aliadas das veias e vasos capilares. Os três tipos de vasos sanguíneos dependem um do outro para o bom funcionamento do sistema circulatório.

Tipos de artérias

Há vários tipos de artérias, sendo de grande, médio e pequeno calibre.

  • Arteríolas, de pequeno calibre, que transferem o sangue para os vasos capilares. Muito pequenas, são responsáveis por transferir sangue rico em oxigênio para quase todos os tecidos do corpo.
  • Artérias musculares, de médio calibre, elas contam com paredes mais grossas, com células musculares lisas que facilitam a contração, controlando o fluxo.
  • Artérias elásticas, de grande calibre, são cruciais para que a pressão arterial e a velocidade do sangue estejam estabilizados.

O que é capilar?

Os tubos mais finos do sistema circulatório, os capilares são vasos sanguíneos de extrema importância no funcionamento das células, pois fazem o contato “mais íntimo” com elas, fornecendo oxigênio e nutrientes.

Que características diferenciam as a veias das artérias no corpo humano?
Os capilares e suas ligações com o resto do sistema circulatório

Por serem muito pequenos, os capilares podem sofrer deformações facilmente. Isto pode ser perigoso porque os capilares fazem as trocas de gases, mesmo sendo os tubos mais frágeis do sistema circulatório.

Por um lado, os capilares são ligados às veias a partir das vênulas, que levam o sangue de volta ao coração para ser oxigenado no processo pulmonar. Por outro lado, são conectados às artérias através das arteríolas, que levam o sangue oxigenado e rico em nutrientes para os órgãos e tecidos do ser humano.

Veja também a diferença entre:

  • Sístole e Diástole
  • Sistema nervoso simpático e parassimpático
  • Vacina e Soro
  • Tipos de gordura

Qual é a diferença entre as veias e as artérias?

Enquanto as veias são mais finas e levam sangue do corpo para o coração, as artérias são mais espessas e saem do coração, levando sangue para o corpo. Os capilares, por sua vez, ligam as artérias às veias, realizando trocas gasosas entre o sangue e tecido.

Qual a diferença entre veias e artérias quanto as características histológicas?

– a artéria tem parede mais espessa, seu diâmetro externo é menor e a luz é mais estreita. – a veia tem parede mais delgada, seu diâmetro externo é maior e sua luz é mais ampla. 2- a espessura relativa das túnicas. – na maioria dos casos as artérias têm a túnica média mais espessa que a sua túnica adventícia.

Quais são as características das veias?

Características das veias As veias são vasos sanguíneos que garantem o transporte do sangue proveniente dos tecidos para o coração. Esses vasos possuem diâmetro variado, sendo possível observar veias com diâmetro compreendido entre 1 mm e 9 mm. As veias localizadas próximas ao coração apresentam um diâmetro maior.

Qual é a principal diferença entre veias e artérias Brainly?

Aprovada pela comunidade. As artérias carregam todo o sangue que sai do coração, levando este sangue para todas as células do corpo. Já as veias são os vasos que coletam o sangue dessas células para levá-lo de volta ao coração.