Que atividades econômicas existiam até o final do século XVI?

Os ciclos econômicos do Brasil são marcados por produtos que ganharam o status de principais propulsores da economia em diferentes períodos. Houve diversos ciclos econômicos em nosso país desde o descobrimento em 1500. Esses ciclos se referem às atividades econômicas de destaque em períodos distintos, como ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.

Conheça os principais ciclos econômicos do Brasil

Confira a seguir mais detalhes sobre os principais ciclos econômicos do Brasil.

Ciclo do pau-brasil

O ciclo do pau-brasil perdurou entre os anos de 1500 e 1530, período conhecido como pré-colonial. Os portugueses buscavam por metais preciosos em territórios recém-descobertos, contudo, não demorou para que descobrissem o alto valor da árvore utilizada para o tingimento de tecidos. O pau-brasil tinha valores elevados de comercialização no mercado europeu.

Inicialmente, os portugueses negociaram com os índios para que eles realizassem o corte e transporte da madeira. O pagamento era feito a partir do escambo, ou seja, a troca de objetos e armas pelo serviço.

No entanto, após algum tempo, os europeus passaram a escravizar os índios visando aumentar seus lucros. O pau-brasil começou a dar sinais de extinção devido à exploração desmedida, algo que levou ao fim desse ciclo.

Ciclo da cana-de-açúcar

O segundo dos principais ciclos econômicos do país foi o da cana-de-açúcar, que se desenvolveu no período conhecido como Brasil colonial. O açúcar, assim como o pau-brasil, também tinha grande valor no mercado europeu.

Um fator facilitador foi que os portugueses já encontraram a planta por aqui. Além disso, eles tinham conhecimentos de plantio, haja vista que produziam cana-de-açúcar em outros territórios.

Nesse ciclo já era utilizada amplamente a mão de obra escrava africana, pois os índios adoeciam com facilidade em contato com os portugueses e se rebelavam intensamente contra a escravização. As principais características desse ciclo eram ser uma monocultura, usar mão de obra escrava e ter produção direcionada para o mercado externo.

Ciclo do ouro

No final do século XVII, os portugueses descobriram a existência de diversas jazidas de ouro no Brasil, em especial no estado de Minas Gerais. A partir de então, se deu início a uma intensa exploração das jazidas de ouro em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. O auge desse ciclo ocorreu durante o século XVIII.

A grande concorrência mundial no mercado açucareiro fez com que os portugueses investissem massivamente na extração de ouro, pois viam essa exploração como a possibilidade de manter a estabilidade econômica.

Esse ciclo foi o auge da economia colonial e todo o ouro era enviado à Europa. Nessa fase, o Brasil apresentou um significativo crescimento populacional. O ciclo chegou ao fim na segunda metade do século XVIII devido ao esgotamento das minas de ouro.

Ciclo do algodão

Após a crise do ciclo do ouro, o algodão se tornou o principal produto exportado pelo Brasil. Nesse período, o algodão era conhecido como ouro branco. A demanda por essa matéria-prima cresceu exponencialmente durante a Revolução Industrial, em especial na Inglaterra. A indústria têxtil necessitava amplamente de algodão, logo, o produto se tornou de grande relevância para a economia brasileira.

Especialistas nomeiam esse ciclo também como o Renascimento Agrícola, pois foi um momento em que, além do algodão, o Brasil se dedicou à produção de outros produtos tropicais para atender as necessidades da Europa. A explosão demográfica da população europeia contribuiu para fortalecer esse ciclo, já que o consumo europeu desses itens aumentou.

Ciclo do café

Após o ciclo do algodão, se desenvolveu o chamado ciclo do café, momento em que o produto passou a ser conhecido como “ouro negro”. Assim que as primeiras mudas chegaram ao país, em torno do século XVIII, o café passou a ser o principal produto de exportação. No entanto, o auge foi alcançado durante o século XIX.

O cultivo de café foi especialmente desenvolvido no oeste paulista e região do Vale do Paraíba que tinha terra roxa, solo indicado para o plantio. O começo desse ciclo se deu em paralelo ao ciclo do algodão, momento em que a queda da exportação da cana-de-açúcar estava afetando a economia.

Inicialmente, a mão de obra escrava foi amplamente utilizada para o fortalecimento desse ciclo. Porém, isso mudou com a chegada de inúmeros imigrantes, especialmente os italianos. No final do século XIX, o Brasil era responsável por exportar mais da metade do que era produzido para venda e consumo mundial.

Ciclo da borracha

Entre os anos de 1890 e 1920, o látex utilizado para a produção de borracha era o principal produto de exportação. O ciclo da borracha foi dividido em duas fases, a primeira, entre 1879 e 1912, e a segunda, entre 1942 e 1945. As cidades em que o ciclo se desenvolveu mais amplamente foram Manaus, Belém e Porto Velho.

O primeiro ciclo da borracha no Brasil foi impulsionado pela Revolução Industrial inglesa. O produto, extraído da seringueira, era produzido no Brasil e mais de 40% da exportação brasileira era oriunda da Amazônia.

O segundo ciclo da borracha se desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial. Os japoneses invadiram a Malásia em 1942, de forma a tomar o controle dos seus seringais. Foi então que os Estados Unidos repassaram mais de 100 milhões de dólares para o Brasil em troca do fornecimento de artigos relevantes para a defesa nacional como a borracha.

Esses são os principais ciclos econômicos do Brasil! Para conferir mais conteúdos de história do nosso país, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Quais foram as atividades econômicas do século XVI?

Durante esse período, houve três grandes ciclos de produção no Brasil – o da cana-de-açúcar, o do ouro e o do café – que, ao lado de outros sistemas produtivos de menor expressão, buscaram, no fundamental, suprir o mercado externo.

Quais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil colonial no século XVI?

A produção de açúcar foi a principal atividade econômica da colônia portuguesa na América até o século XVIII. O sistema de plantation concentrou-se no litoral. Mas, durante o período colonial, outras atividades se destacaram. Vamos tratar de duas delas: a pecuária e a mineração do ouro.

Quais foram as principais atividades econômicas desenvolvidas no Brasil colônia do século XVI ao XIX?

Desse modo, a economia passou a ser baseada em novas produções agrícolas como a cana-de-açúcar, o algodão, o tabaco e a mineração. A produção açucareira foi o principal produto da economia até meados do século XVIII. O cultivo da cana-de-açúcar tinha como finalidade abastecer também o mercado europeu.

Qual atividade econômica era mais importante no Brasil entre o século XVI e XVII?

Ciclo do açúcar O açúcar foi a primeira grande riqueza produzida em terras brasileiras. Durante meados do século XVI e XVII, tornou-se a principal fonte de riqueza da colônia.