Quantos pontos o Fluminense tem na Libertadores?

Se o Campeonato Brasileiro acabasse hoje, o Fluminense conquistaria uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Quarto colocado com 54 pontos, o time do técnico Fernando Diniz já estaria classificado antes mesmo do G6 virar G7 (ou G8). Mas, faltando ainda sete rodadas para o fim do Brasileirão, o torcedor tricolor deve estar se questionando: quantos pontos faltam para garantir matematicamente uma vaga?

De acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Fluminense tem 96,6% de chances de disputar o principal torneio continental no ano que vem. Só resta saber se será a fase de grupos ou se vai ter que disputar a pré-Libertadores.

Em 2021, o Flu viveu um drama. O time teve a vaga direta mãos na última rodada, só que um gol de Arthur aos 47 do segundo tempo para o RB Bragantino a tirou. Por isso teve que disputar a fase preliminar e acabou caindo nos pênaltis para o Olimpia na segunda eliminatória.

Você conhece nosso canal no Youtube? Clique e se inscreva! Siga também no Instagram

Desde que o Brasileirão passou a ofertar mais vagas, em 2016, já houve G8 em quatro ocasiões. Isso aconteceu porque os campeões da Libertadores e da Copa do Brasil também fecharam na parte de cima da tabela. Neste período então, as equipes com a menor pontuação a ficaram com a última vaga foram o Flamengo, em 2017, e o próprio RB Bragantino, em 2021. Ambos terminaram a competição 56 pontos, só dois a mais do que o Flu tem hoje.

Em contrapartida, o time que precisou somar mais pontos foi o Grêmio. Em 2018, o time de três cores do Rio Grande do Sul terminou com 66 pontos, mas aquela edição fechou “só” com o G6. Enquanto que, com G8, a maior pontuação necessária até agora foi a do São Paulo, em 2019, com 63.

Quantos pontos o Fluminense tem na Libertadores?
(Arte: Lucas Meireles/ST)

Fluminense vai precisar somar pelo menos mais nove pontos para garantir a vaga direta na Libertadores

Com a pontuação atual, o Flu fica atrás só da campanha gremista de 2017 à esta altura do campeonato. O time gaúcho — que terminou o Brasileirão em quarto — somava 56 pontos até a 32ª rodada.

Contudo, para chegar ao “número mágico” que garanta o Flu na fase de grupos, é preciso observar os adversários. Ainda de acordo com o Infobola, até o Botafogo — próximo adversário e hoje 10º colocado — tem chances matematicas de conquistar uma vaga para o Torneio.

Em todo caso, desde que o Brasileirão passou a oferecer um número de vagas, só uma vez os times com 63 pontos não se classificou de forma direta para a principal competição da América do Sul. Sendo assim, o Fluminense precisa de no mínimo mais nove pontos nas últimas sete rodadas.

Quantos pontos o Fluminense tem na Libertadores?
Com 54 pontos, o Fluminense já igualou a campanha do Brasileirão 2021 (Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense FC)

Se as equipes da metade de cima da tabela mantiverem o aproveitamento, aliás, o Tricolor terminaria em quinto com os 63 pontos. Só que três a mais que o Athletico Paranaense que ainda disputa a final da Libertadores no dia 29/10 em Guayaquil, contra o Flamengo. A classificação final do Brasileirão então terminaria assim:

1ºPalmeiras792ºInter703ºCorinthians664ºFlamengo645ºFluminense 636ºAthletico607ºAtlético-MG548ºAmérica529ºFortaleza5110ºBotafogo50

Jogos até o fim do Brasileirão

A missão não é impossível — três vitórias nas últimas rodadas —, mas  o Fluminense vai precisar de atenção. Isso porque, além de um clássico no próximo domingo, o Tricolor ainda vai disputar mais três partidas fora de casa e em todo segundo turno, somou apenas um ponto longe do Maracanã.

A vitória do Fluminense sobre o Ceará na noite desta segunda-feira, por 1 a 0, garantiu ao time tricolor uma vaga na Copa Libertadores da América em 2023. Com 61 pontos conquistados, a equipe assegurou a classificação com três rodadas de antecendência.

A vaga, entretanto, ainda não é direta à fase de grupos do torneio. O clube pode alcançar a meta ainda nesta rodada, caso São Paulo e Atlético-MG fiquem no empate no Morumbi.

Outro que está perto de garantir a vaga é o Corinthians. Para isso, basta o Timão conquistar uma vitória simples em uma das próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. A primeira oportunidade será já nesta quarta-feira, quando a equipe visita o Flamengo no Maracanã, às 21h30 (de Brasília).

VEJA MAIS: Veja o que o Corinthians precisa para garantir vaga direta na fase de grupos da Libertadores

São Paulo e Santos, por sua vez, ainda lutam para conseguir a classificação para o torneio em 2023. Uma vaga direta é improvável, mas na Pré-Libertadores é possível. O Tricolor é o atual oitavo colocado e, neste momento, assegura sua ida à fase prévia da competição. Já o Peixe, 12º, está no bolo com Fortaleza, Botafogo, América-MG e Goiás.

??? ¡Bienvenido, Palmeiras, Internacional e Flamengo, atual campeão da América e da Copa do Brasil, entre os representantes brasileiros. Contudo, diferente do Flu, os três já estão garantidos na fase de grupos do torneio.

Quem tem mais chance de ganhar a Libertadores 2022?

Neste sábado (29), Flamengo e Athletico Paranaense entrarão em campo para definir quem levantará a taça da Libertadores da América em 2022. Os dois clubes brasileiros se enfrentam às 17h (horário de Brasília) e o time carioca é favorito, segundo o 'Betwarrior'.

Em que lugar o Fluminense está na Libertadores?

Com a vitória sobre o Ceará na noite desta segunda-feira, por 1 a 0 no Castelão, o Fluminense chegou aos 61 pontos e garantiu matematicamente a sua classificação para a Copa Libertadores da América de 2023 com três rodadas de antecedência para o fim do Campeonato Brasileiro.

Quem vai ser campeão da Libertadores 2022?

Flamengo é campeão da Libertadores 2022, com campanha irretocável.

Quais as chances do Fluminense na Libertadores?

Clube
Chances de G-5
Chances de G-7
Fluminense
76,1%
98,3%
Corinthians
70,6%
97,7%
Atlético-MG
35,8%
84,2%
Athletico-PR
15,4%
74,3%
Corinthians e Fluminense têm 98% de chances de ir à Libertadores em ...ge.globo.com › espiao-estatistico › noticia › 2022/10/23 › corinthians-e-flu...null