Quanto tempo o ouvido fica entupido de cera?

  • Homepage
  • Doenças
  • Otite Média
  • Bom Dia , Estou Com O Ouvido Tapado Hà Duas Semanas ,No Segundo Dia De Ouvido Tapado Fui Ao Cs , Fal

1 respostas

Bom dia , estou com o ouvido tapado hà duas semanas ,no segundo dia de ouvido tapado fui ao cs , falaram que era acumulo de cera , pediram pra usar Cerumin durante 5 dias, usei e não resolveu !
Comecei a sentir dor na orelha e muito inchaço fui ao medico me receitaram Ciprofloxacino estou há dois dias tomando e tive melhora no inchaço mais o ouvido ainda continua tapado !
Gostaria de saber se é. normal tomar esse remédio e ainda continuar com o ouvido tapado?
Aguardo retorno

obrigada ate mais...

O cerumin serve para amolecer o cerume e seu uso deve ser seguido de remoção do cerume, geralmente a partir da lavagem. Não ficou claro se isso foi feito. Ciprofloxacino é um antibiótico que deve ser usado quando há infecção mais extensa da pele do canal externo do ouvido. A sensação de entupimento pode ser decorrente de inchaço da pele do canal ou ainda por acúmulo de secreção purulenta no interior da orelha média. Para dizer se isso é normal, só a partir do exame do seu ouvido. E ainda pode ser medida a sua capacidade auditiva atual através da audiometria. Boa sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Quanto tempo o ouvido fica entupido de cera?

  • Eu estou sentindo meu ouvido estranho e gostaria de saber o que esses sintomas podem indicar. Eu posso ouvir minha respiração no meu ouvido. É como respirar pelos meus ouvidos. É como se meu ouvido estivesse aberto, quando eu inalo e expiro o ar, eu posso ouvir e sentir pelo ouvido. E quando eu bocejo,…
  • Estou tomando antibiótico e ant inflamatório e meu ouvido esta entupido a mais de duas semanas . Oque fazer ?
  • Bom dia, meu filho tem 3 anos, esta com ouvido infeccionado tomando antibiotico e pingando remedio no ouvido a 3 dias. Hoje começou sair puz do ouvido, limpei externamente e um pouco com cotonete. Tinha bastante puz. É normal está saindo puz?
  • estou a 14 dias com otite média, a garganta dói, já busquei ajuda médica e me passaram tantos remédios diclofenaco de sodio, bezetacil, amoxicilina, predizona, dipirona, nimesulida, decatron, paracetamol (otocirax), e alevo e não melhorou. O que devo fazer?
  • olá, vou fazer timpanoplastia em Novembro. Pratico dança ativamente, posso continuar a fazer até à operação. obrigada
  • Meu ouvido está a mais de 20 dias tampado...já usei antiflamatorio receitado pelo médico,agora estou usando antibiótico receitado pelo médico,essa sensação de tapado demora passar?
  • Boa noite! Em menos de 30 dias meu filho de 4 anos já tomou antibiótico receitado pelo médico e pingou remédio no ouvido mas, ainda reclama de dor de ouvido. É normal? O ouvido dele não vaza e no momento está tomando antibiótico de novo. Obrigada
  • Olá! Minha filha tem 7 meses e está com ótite, tomou clavolin não surtiu efeito, fez exame de sangue e deu tudo normal. A Dr passou zinat, já fazem 4 dias da medicação porém continua com secreção, porém sem febre! Devo levá-la novamente a emergência? Ou terminar os 7 dias do antibiótico zinat
  • Meu filho de 3 anos está com o ouvido inflamado e vazando pus, está tomando amoxicilina com clavulanato, mas já fazem 2 dias desde o começo do tratamento e ainda está com muito dor , eh normal isso , ou já deveria estar melhor?
  • Existe tratamento eficaz para acabar com o zumbido no ouvido?

Nossos especialistas responderam a 197 perguntas sobre Otite Média

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Muitas pessoas têm o hábito de fazer lavagem de ouvido em casa para remover o excesso de cera ou outras impurezas que causam desconforto e prejudicam a audição. Porém, essa é uma prática perigosa e que deve ser feita apenas pelo médico em algumas situações.

Tentar fazer isso por contra própria pode trazer problemas graves: ao inserir qualquer objeto no ouvido, podemos causar ferimentos, provocar infecções e até mesmo perfurar a membrana do tímpano.

Para que serve a cera de ouvido

A cera de ouvido serve para proteger o canal auditivo e mantê-lo limpo. Isto mesmo: embora muita gente pense que a cera é sinal de sujeira, na verdade ela é indispensável para a saúde da audição.

Também conhecida como cerume ou cerúmen, essa substância consiste em uma mistura de sebo, que é produzido pelas glândulas do conduto auditivo, com queratina, a proteína que forma a pele, as unhas e os cabelos.

Mesmo que ela não tenha uma aparência muito atraente, a cera de ouvido exerce três funções essenciais:

  • Lubrificação do conduto auditivo: a composição química da cera faz com que ela evite tanto o ressecamento quanto a umidade excessiva da pele do ouvido;
  • Barreira protetora: a cera impede a entrada de partículas estranhas e microrganismos no ouvido, pois esses elementos ficam grudados nela;
  • Proteção contra infecção: a cera tem propriedades bactericidas, o que significa que ela ajuda a combater as bactérias e a evitar as infecções de ouvido.

Por que fazer lavagem de ouvido

Na verdade, a maior parte das pessoas não tem por que fazer lavagem de ouvido, pois este órgão é considerado “autolimpante”.

Pode parecer desagradável, mas encontrar um fragmento de cera saindo do ouvido é algo completamente normal. Isso não significa que ele está sujo ou entupido, mas sim que a pele está crescendo conforme o esperado, isto é, de dentro para fora.

Com isso, o ouvido empurra a cera, os restos celulares e as impurezas para a região externa, realizando sua própria limpeza sem precisar de nenhum tipo de auxílio.

Além disso, sensação de ouvido cheio, ouvido entupido e alterações na audição não são motivos para tentar fazer a limpeza por conta própria, pois esses problemas podem ser causados por vários fatores e não significam que há um excesso de cerume.

Quanto tempo o ouvido fica entupido de cera?

Assim, a única razão para fazer uma lavagem de ouvido é se houver um excesso de cera ou outras impurezas que esteja causando problemas, como a sensação de que o ouvido está cheio ou entupido ou prejuízos para a audição.

Quando fazer lavagem de ouvido

A lavagem de ouvido deve ser feita apenas depois que a pessoa for avaliada pelo otorrinolaringologista e ele constatar a necessidade de realizar esse procedimento, seja por encontrar um excesso de cera ou a presença de outros resíduos nesse órgão.

Esse costuma ser o caso de pessoas que têm o canal auditivo mais estreito, o que dificulta o processo de autolimpeza e favorece o acúmulo de impurezas. A limpeza de ouvido também pode ser recomendada para pessoas que têm uma produção aumentada de cera, desde que isso seja constatado pelo médico.

Como é feita a lavagem de ouvido no consultório

Depois de verificar que a lavagem de ouvido é realmente necessária, o otorrinolaringologista pode realizar esse procedimento no próprio consultório. Em geral, a limpeza é indolor, mas algumas pessoas podem sentir algum desconforto.

Embora não cause dores, a lavagem de ouvido requer o uso de instrumentos especiais que devem ser empregados com muita perícia para não causar ferimentos ou infecções nem perfurar o tímpano.

Normalmente, o médico utiliza três técnicas principais para fazer a limpeza de ouvido:

  • Curetagem: utilizam-se instrumentos como curetas e ganchos para fazer a remoção de cerume mecanicamente;
  • Aspiração: o médico insere parte de um bulbo no ouvido para remover os resíduos por meio de sucção;
  • Lavagem: a lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.

Caso a cera esteja muito compactada e não possa ser removida de imediato pelo médico, ele pode solicitar que o paciente utilize medicamos para amolecê-la, chamados de ceruminolíticos. Assim, depois de alguns dias, a pessoa retorna ao consultório para fazer a remoção de cerume.

Como limpar o ouvido em casa

O único tipo de limpeza de ouvido que pode ser feito em casa é a higiene externa. Para fazer isso sem se machucar, a dica é friccionar levemente uma toalha de banho ou papel higiênico na parte de fora da orelha.

Cotonetes e outros tipos de objetos ou líquidos jamais devem ser colocados dentro do ouvido, pois eles empurram a cera novamente para o fundo, carregando também as impurezas e microrganismos aderidos a ela.

Por isso, se você sentir que seu ouvido está entupido ou tiver dificuldade para entender alguns sons e suspeite que esses problemas sejam causados pelo excesso de cera, a melhor opção é procurar ajuda médica. Utilize o site ou o aplicativo do MEDPREV para marcar uma consulta com o otorrinolaringologista.

Fonte(s): Drauzio Varella, Tua Saúde, UOL e Exame

Quanto tempo o ouvido pode ficar entupido?

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

Quanto tempo o ouvido pode ficar entupido com cera?

O seu ouvido deve estar impactado de cera. É mesmo necessária uma consulta com o otorrino para que ele possa remover o provável tampão de cerúmen. Boa tarde Dr a dez dias atrás amanheci com uma sensação de entupimento e perda de audição no ouvido esquerdo.

Como desentupir ouvido de cera dura?

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Como a cera sai do ouvido sozinha?

A cera sai sozinha. Basta passar o dedo no ouvido para tirar a cera que já saiu. Por outro lado, quando a pessoa já está com o ouvido entupido, a cera não sai sozinha: é preciso fazer uma lavagem de ouvido.