Quanto tempo estrangeiro pode ficar no Brasil

Estada no Brasil: como estendê-la

O visto no Brasil para visitação e turismo não é ilimitado. O estrangeiro pode permanecer no país só por 90 dias corridos. Depois deste período, o visto expira e você só poderá retornar ao Brasil após 180 dias corridos, e só poderá ficar novamente por 90 dias. Sendo assim, 180 dias é o tempo máximo de estadia permitido para esses casos anualmente, de forma espaçada, como mencionado 90 dias no país + 180 dias no mínimo fora + 90 dias no país.

Quanto tempo estrangeiro pode ficar no Brasil

Porém, para algumas nacionalidades é permitido solicitar a prorrogação do tempo de estada no Brasil como turistas. Essa solicitação deve ser feita antes de expiração do visto mas sem a necessidade de retornar ao seu país. Saiba como fazer isso aqui.


Como solicitar prorrogação

O primeiro passo para solicitar a prorrogação do visto é consultar o quadro Geral de Regime de Vistos para o Brasil, para averiguar se a prorrogação é possível para seu país de origem. Após verificar se tal prorrogação é permitida, você deve então imprimir e realizar o pagamento da GRU, no valor de R $110,44.

Feito isso, é necessário agendar no site da Polícia Federal, através do formulário de solicitação, uma data e horário para a entrevista de prorrogação do visto. Deve-se, portanto, comparecer a Polícia Federal na data e horário agendado, para entrevista, levando consigo os seguintes documentos:


  • • Documento de viagem válido: passaporte, cédula de identidade (para cidadãos do MERCOSUL e países associados);

  • • Cartão de entrada e saída, recebido e preenchido na chegada ao país;

  • • Comprovante de recolhimento da taxa GRU;

  • • Utros documentos e comprovantes que o agente de imigração entender necessários (comprovante de local de hospedagem, comprovação de meios de subsistência no prazo em que pretende ficar no país, passagem de volta, entre outros).

Caso, a qualquer momento seja desejável acessar os dados do atendimento, e até mesmo reagendar ou cancelar, pode ser realizado online também, através desse link.


Preços e prazos

O prazo estimado para realização do serviço é de 72 horas, que leva em consideração o tempo de compensação bancária da taxa GRU e os 20 minutos da entrevista agendada. O custo do serviço está apenas no pagamento da taxa GRU, que é atualmente, conforme mencionado, R $110,44.


    Também pode ler:

- Férias Escolares 2022

- Feriados do Brasil 2022

- Tipos de Visto para Entrar no Brasil


Olá boa tarde! Parabéns pelo Forum!

Sou italiano casado com brasileira por dois anos e tenho o RNE. Fiquei na Itália um ano e quatros meses por trabalho e voltei no Brasil nesse 9 fevereio 2014. Agora 03 abril quase dois meses depois tenho que voltar urgente na Itália porque tenho uma coisa da resolver. Eu sei que se eu for para fora do Brasil por mais de dois anos, eu vou perder o meu RNE. Entao eu agora poderia ficar fora do Brasil para 2 anos ou apenas para 6 meses pra nao perder o meu documento RNE?

Muito Obrigado!

Respostas

10

  • H

    Bom dia Ermano,

    Para ter o RNE cancelado, só ficando por mais de 2 anos fora do Brasil, isto é de maneira bem simples, ficar mais de 2 anos sem voltar ao Brasil, a partir deste momento, deverá ingressar como turista, com os prazos legais estipulados em lei, mas poderá requerer novamente o visto, caso ainda esteja casado ou tenha filhos brasileiros.
    Att.

    HOnorio - [email protected]

  • E

    Ermando Gabriel Quinta, 03 de abril de 2014, 10h57min

    Bom dia Honorio, muito obrigado!

    eu e a minha esposa tem residência em Porto Seguro, mas a gente foi em Salvador porque arrumei um bom trabalho la e fez a mudanza de residencia na PF de Salvador. Esse domingo vou viajar, tenhia que ir na PF de Porto Seguro pra fazer novamente a mudanca de resedenca e colocar o endereco onde a minha esposa tem a residencia o posso fazer a mudanza de resedenca quando vou voltar no Brasil? Esta difficil agora ir pra Porto Seguro.

    Muito obrigado e me desculpe pelo incomodo!

  • E

    Ermando Gabriel Quinta, 03 de abril de 2014, 11h53min

    Acho que escrivei muito mal e nao da pra entender!

    Eu comuniquei a PF de Salvador que eu mudei de endereco. A lei fala que tenho que comunicar mudanca de endereco entre 30 dia. Agora estou viajando e quando vou voltar vou para minha casa em Porto Seguro onde a minha esposa tem a residencia. Entao eu ja sei que tenho comuciar pra PF de Porto Seguro a mudanca de endereco. Posso fazer essa mudanza quando eu voltar o tenho que fazer agora antes de viajar?

    Muito Obrigado!

  • H

    Honorio Suspenso Quinta, 03 de abril de 2014, 14h41min

    A não comunicação de mudança de endereço no prazo de 30 dias, faculta a PF em multar o estrangeiro, hoje estipulada em R$ 165,55.
    A comunicação da mudança de endereço deverá ser comunicada apenas para o novo endereço, por exemplo, se você morava em Porto Seguro e mudou-se para Salvador, deverá apenas comunicar a PF de salvador o novo endereço, portanto, o endereço informado, deverá ser aquele que efetivamente o estrangeiro possui a sua residência.
    Geralmente, o estrangeiro só é multado, quando da necessidade de comunicação com o estrangeiro e este não é encontrado na residência informada no seu cadastro na PF, que o seu SINCRE.
    Att.
    Honorio - [email protected]

  • T

    Telma Sacramento Quinta, 19 de maio de 2016, 17h48min

    Boa tarde,
    Sou portuguesa e estou no brasil à 10 meses. No momento, sem visto de residência. Quanto tempo preciso de estar fora para renovar o visto?
    Obrigada

  • H

    honorio vieira Suspenso Terça, 24 de maio de 2016, 19h27min

    Boa noite Telma,
    O estrangeiro pode permanecer no Brasil, no período de 01 ano, um total de até 180 dias, sendo 90 dias iniciais e antes de vencer requerer por mais 90 dias. Como pelo seu relato, já ficou além do prazo, num total de 4 meses ,. que daria em média uns 120 dias, já está passível da multa máxima, hoje estipulada em R$ 827,75.
    Ao sair do Brasil, será notificada e multda, e caso pague a multa, poderá retornar num prazo de 180 dias, e em qualquer época de tiver um visto não cumulativo com o visto de turista ou de negócios (Temporário II), que poderá ser: Visto de estudante, visto de trabalho, etc. etc.
    Atenciosamente,

    Honorio - [email protected]

  • Quanto tempo estrangeiro pode ficar no Brasil

    Similien Dimitry Sexta, 17 de junho de 2016, 12h56min

    se eu fazer mais que 5anos fora do brasil meu rne cancela.eu nao posso renova quanto eu volto

  • H

    honorio vieira Suspenso Sexta, 17 de junho de 2016, 13h27min

    Boa tarde Similien,

    O prazo máximo que poderá ficar fora do Brasil é de até 2 anos, e quem ficar por mais de 2 anos fora não importando qual foi o motivo, será cancelado automaticamente.
    Terá que requerer um novo processo ou tentar justificar os motivos que ensejaram a ficar por mais de 2 anos fora do Brasil, dente os motivos aceitos são: Para tratamento de saúde, fazer curso de graduação, pós graduacão , doutorado, e ainda se estiver à serviço do Governo Brasileiro.
    Atenciosamente,
    Honorio - [email protected]

  • Quanto tempo estrangeiro pode ficar no Brasil

    Benjamin Ackland Quinta, 16 de fevereiro de 2017, 2h57min

    Eu sou estrangeiro e minha esposa é Brasileira, eu recebi meu Rne em maio de 2015 mas eu só sai do Brasil com minha esposa em março de 2016, voltei pra Austrália com minha esposa pra ver se ela consegue algum tratamento, mesmo assim eu posso perder minha permanência em maio de 2017 ou não?

  • H

    honorio vieira Suspenso Terça, 21 de fevereiro de 2017, 16h25min

    Boa tarde Benjamim,
    Para perder o visto, só se ficar por mais de 2 anos corridos fora do Brasil, como você relatou que saiu em março/2016, até um dia antes da sua saída do Brasil, isto é, em março/2018, poderá retornar sem perder o visto, e depois voltar para Australia, deverá fazer isso, a cada dois anos.
    Atenciosamente,
    Honorio - [email protected]

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.

Como um estrangeiro pode ficar mais de 90 dias no Brasil?

Cidadãos estrangeiros que estão a turismo no Brasil podem ter sua permanência autorizada pela Polícia Federal por mais 90 dias no território brasileiro, mediante requerimento. Assim, o prazo máximo de estadia passaria a ser de 180 dias a cada ano migratório.

Como um estrangeiro pode ficar no Brasil?

Este é um serviço do(a) Polícia Federal ..
Solicitar registro. De posse da documentação necessária, preencha o formulário, conforme modalidade pretendida. ... .
Realizar agendamento. ... .
Comparecer na unidade da Polícia Federal na data agendada no item anterior. ... .
Receber a Carteira de Registro Nacional Migratório..

Qual o prazo de validade de visto temporário para estrangeiros no Brasil?

O prazo de validade do visto será: a) visita​: 1 (um) ano e permitirá múltiplas entradas enquanto estiver válido (quando houver reciprocidade de tratamento o visto poderá ter prazo de validade de até 10 (dez) anos); b) temporário​: poderá ser concedido com prazo de até 1(um) ano e permitirá múltiplas entradas enquanto ...

Quais direitos Um estrangeiro tem no Brasil?

O estrangeiro residente no Brasil goza de todos os direitos reconhecidos aos brasileiros, nos termos da Constituição e das leis. Sempre que lhe for exigido por qualquer autoridade ou seu agente, o estrangeiro deverá exibir documento comprobatório de sua estada legal no território nacional.