Quanto tempo depois de parar de tomar desogestrel posso engravidar?

Parei de tomar anticoncepcional. Posso engravidar no 1º mês?

Entenda em quanto tempo sua fertilidade está de volta quando para de tomar pílula

Quanto tempo depois de parar de tomar desogestrel posso engravidar?

Por AndreyCherkasov/Shutterstock

Se você quer engravidar ou apenas parar de tomar pílula hormonal, a pergunta é a mesma: parei de tomar anticoncepcional, posso engravidar no primeiro mês? A resposta é sim, e tem relação com o modo como o método age no corpo.

O anticoncepcional hormonal oral, a famosa pílula, atua desde o primeiro ciclo inibindo a ovulação, para que não haja o encontro dos dois protagonistas na hora de fazer um bebê: o óvulo e o espermatozoide.

"Quando a mulher para o contraceptivo, volta a ovular. A partir do momento em que os ciclos ovulatórios são restaurados, ela já pode engravidar", explica a ginecologista e obstetra Karina Tafner, especialista em endocrinologia ginecológica e reprodução humana pela Santa Casa.

Os casos em que isso não acontece, quando o ciclo demora a se restaurar após parar a pílula, são exceções.

Quando uma mulher usa as injeções anticoncepcionais, a história é diferente. Elas, sim, vão inibir a ovulação por mais tempo depois do último uso.

Essas medicações injetáveis são aplicadas na farmácia, mesmo, via muscular. Após entrar no corpo da mulher, a injeção forma um "depósito" de hormônio local, que libera os hormônios de forma gradual.

"Esse "depósito" de hormônios no músculo pode ter duração de 1 ou 3 meses, o que varia conforme o tipo de injeção, e pode manter sua atividade caso todo o depósito não tenha sido consumido", explica a ginecologista Karina.

Tanto o DIU Mirena como o DIU de cobre são ótimas opções para quem deseja evitar gravidez.

O dispositivo de cobre é inserido no útero e age tornando o útero inabitável para os espermatozoides. Já o Mirena é hormonal, e inibe o desenvolvimento da camada de sangue que reveste o útero preparando o órgão para a gravidez, o endométrio.

Ele pode ser inserido no próprio consultório da ginecologista e retirado no momento em que a mulher decide engravidar.

Por isso, a partir de quando o DIU não está mais no seu corpo é possível engravidar. Veja como o DIU é colocado.

É comum que as mulheres planejem uma gravidez a longo prazo, mas usem métodos contraceptivos enquanto não querem ter um filho.

Mas a ginecologista Karina reforça que nenhum dos métodos causa dano à saúde reprodutiva da mulher. Por isso, são opções seguras para quem quer preservar a fertilidade.

Fale Conosco Fale ConoscoProfissionais Da SaúdeTermos De UsoPolítica De PrivacidadeSitemap

HomeNotíciasÚltimas notíciasComo fica a fertilidade depois de usar anticoncepcional por muito tempo?Como fica a fertilidade depois de usar anticoncepcional por muito tempo?

17/06/2019

Você passou alguns anos evitando uma gravidez. Mas agora decidiu que é hora de ter filhos. Então, se pergunta: será que ter usado anticoncepcional por muito tempo afetou minha fertilidade? Ao contrário do que você provavelmente imaginou, depende do tipo de anticoncepcional, suas chances de engravidar são ainda maiores.

Segundo um estudo publicado na revista Human Reproduction, se você usou anticoncepcionais orais por mais de quatro anos, não precisa se preocupar. Você tem mais chances de engravidar dentro do período de um ano do que mulheres que tomaram anticoncepcionais por um período de dois anos. Na verdade, segundo o estudo, quem tomou anticoncepcionais por mais de 12 anos têm ainda mais chances de engravidar.

Anticoncepcional oral mantém a fertilidade

A pílula oral é feita de hormônios parecidos com os produzidos pelo corpo: estrogênio e progesterona. Ela impede a ovulação, além de dificultar a passagem dos espermatozoides para dentro do útero.

O estudo publicado na revista Human Reproduction também diz que as mulheres que usaram esse método por mais de cinco anos têm mais chances de engravidar em um período curto de tempo do que as mulheres que usaram a pílula por pouco tempo. Isso porque quanto mais tempo você usar as pílulas, menos ovulações você vai ter e, assim, sua fertilidade será mais preservada.

Gravidez depois de usar o diu

O dispositivo intrauterino (DIU) impede que o espermatozoide chegue ao óvulo. Ele diminui para menos 0,5% a chance de gravidez, mas pode causar aumento do sangramento menstrual, da duração da menstruação e da incidência das cólicas.

Estudo realizado na Inglaterra e Escócia mostrou que mulheres que usaram o DIU por pouco tempo tiveram mais dificuldade de engravidar durante um ano depois de parar com esse método, em relação as mulheres que usaram métodos de barreira (camisinha masculina e feminina). Mas depois de um ano, as chances ficaram iguais para todas. Já as que usaram DIU por mais tempo já tinham as chances iguais logo que param de usar.

E o implante, interfere na fertilidade?

Já os implantes anticoncepcionais, que podem ser aplicados com uma injeção no braço, perdem a validade assim que eles são removidos. E os hormônios que eram liberados no seu corpo também desaparecem. Mulheres que param de usar implantes conseguem engravidar tão rápido quanto as que não usaram métodos não-hormonais.

Referências
  • http://www.brasil.gov.br/saude/2011/09/inform-se-sobre-como-funcionam-oito-metodos-anticoncepcionais - acessado em 17/06/2019

  • http://humrep.oxfordjournals.org/content/early/2013/02/20/humrep.det023.abstract - acessado em 17/06/2019

  • https://www.guttmacher.org/about/journals/ipsrh/2001/09/first-pregnancy-may-be-difficult-achieve-after-long-term-use-iud - acessado em 17/06/2019

  • http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1471-0528.2001.00075.x/full - acessado em 17/06/2019

  • http://www.ippf.org/our-work/what-we-do/contraception/myths/Implants - acessado em 17/06/2019

  • http://www.imss.gob.mx/salud-en-linea/planificacion-familiar/implante-subdermico - acessado em 17/06/2019

PP-PFE-BRA-1907

A PfizerSua SaúdeNotícias Bulas Responsabilidade SocialFale ConoscoProfissionais da SaúdeTermos de UsoPolítica de PrivacidadeSitemapCopyright© 2008-2019 Laboratórios Pfizer Ltda. Todos os direitos reservados. (PP-UNP-BRA-1142) As informações aqui contidas destinam-se ao público brasileiro. Todas as decisões relacionadas a tratamento devem ser tomadas por profissionais autorizados que levarão em consideração as características individuais de cada paciente. Em caso de dúvidas, fale conosco por meio do Fale Pfizer - DDG 0800-7701575 (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h). Para obter informações sobre a Pfizer EUA, clique aqui.

Quanto tempo para engravidar depois de parar de tomar desogestrel?

Pílulas anticoncepcionais combinadas É preciso, em média, oito meses para engravidar após parar de tomá-las.

Quanto tempo leva para o desogestrel sair do organismo?

Quanto tempo o anticoncepcional hormonal fica no organismo?.

O que acontece se eu parar de tomar desogestrel?

Interrupção de tratamento Você pode parar de tomar desogestrel a qualquer momento. A partir do dia em que parar de tomar os comprimidos, você não mais estará protegida contra a gravidez. Se tiver qualquer outra dúvida sobre o uso desse produto, consulte o seu médico ou farmacêutico.

Quais as chances de engravidar tomando desogestrel contínuo?

Não existe método 100% eficaz. Se você usar o desogestrel todos os dias, sempre no mesmo horário, sem esquecimentos, o risco de falha do anticoncepcional é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%).