Quanto tempo de repouso após cirurgia de intestino?

A cirurgia é o principal tratamento indicado para o câncer de intestino, já que corresponde a uma forma mais rápida e eficaz para retirar a maior parte das células tumorais, podendo curar o câncer nos casos mais leves de grau 1 e 2, ou atrasar o seu desenvolvimento, nos casos mais graves.

O tipo de cirurgia utilizada depende da localização do câncer, do seu tipo, tamanho e do quanto se espalhou no organismo, podendo ser necessário retirar apenas um pequeno pedaço da parede do intestino ou remover uma porção inteira.

Em qualquer um dos tipos de cirurgia, o médico pode recomendar fazer outros tratamentos, como quimioterapia ou radioterapia, para eliminar células cancerígenas que não foram retiradas e evitar o desenvolvimento do tumor. Nos casos mais graves, em que as chances de cura são muito baixas, estes tratamento podem ainda servir para aliviar os sintomas. Veja mais detalhes sobre o tratamento para o câncer de intestino.

Como é feita

 A cirurgia para câncer de intestino pode variar de acordo com o estágio do câncer:

1. Cirurgia para câncer pouco desenvolvido

Quando o câncer ainda está em fases iniciais, o médico normalmente indica a realização de uma cirurgia mais simples, já que apenas uma pequena porção do intestino foi atingida, que é o caso dos pequenos pólipos malignos. Para fazer essa cirurgia, o médico utiliza um pequeno tubo, semelhante ao do exame de colonoscopia, e que possui em sua extremidade um instrumento capaz de retirar pedaços da parede do intestino.

Assim, o médico remove as células cancerígenas e algumas células saudáveis em torno da região afetada para garantir que o câncer não volte a se desenvolver. As células removidas durante a cirurgia são enviadas para o laboratório para que sejam analisados.

Após a análise laboratorial, o médico avalia o grau de alteração das células malignas e a necessidade de fazer uma nova cirurgia para retirar mais tecido.

Esta cirurgia é feita no consultório médico e, por isso, não é necessário utilizar qualquer tipo de anestesia, sendo que apenas pode ser utilizada uma leve sedação. Dessa forma, é possível voltar a casa no mesmo dia, não sendo preciso ficar internado.

2. Cirurgia para câncer desenvolvido

Quando o câncer já está em fase mais avançadas, a cirurgia é mais extensa e, por isso, é preciso que seja feita no hospital sob anestesia geral, sendo também necessário que a pessoa permaneça alguns dias internada antes de voltar para casa para que seja monitorada e para garantir que não existem complicações.

Em alguns casos, antes de realizar a cirurgia pode ser necessário que a pessoa faça sessões de quimioterapia ou de radioterapia para diminuir o tamanho do tumor e, assim, ser possível não retirar grandes partes do intestino.

De acordo com a extensão e gravidade do câncer de intestino, pode ser realizado dois tipos de cirurgia:

  • Cirurgia aberta, em que é feito um corte na barriga para remover uma porção maior do intestino;
  • Cirurgia por laparoscopia, em que são feitos pequenos furos na região abdominal por onde é inserido um dispositivo médico que é responsável por remover uma porção do intestino.

Após retirar a parte afetada, o cirurgião liga as duas partes do intestino, permitindo restabelecer o funcionamento do órgão. No entanto, nos casos em que é preciso remover uma parte muito grande do intestino ou a cirurgia é muito complicada, o médico pode ligar o intestino diretamente à pele, conhecido como ostomia, para permitir a recuperação do intestino antes de fazer a ligação das duas partes. Entenda o que é e como é feita a ostomia.

Como é a recuperação

Após a cirurgia do câncer de intestino é recomendado que a pessoa fique em repouso e evite praticar atividade física, pois assim é possível favorecer a recuperação mais rapidamente. Além disso, é fundamental ter atenção à alimentação, seguindo as orientações do nutricionista.

Os alimentos são inseridos na rotina alimentar de forma gradual, sendo a dieta inicialmente líquida, em seguida pastosa e, por fim, sólida, no entanto não é recomendado o consumo de alimentos que aumentem a produção de gases e ricos em gordura, uma vez que podem interferir no processo de cicatrização e recuperação. Além disso, é importante que a pessoa beba bastante água ao longo do dia.

Nos casos em que é feita a ostomia, é preciso ter também alguns cuidados com a bolsa para evitar infecção, sendo recomendado trocar a bolsa sempre que atingir 2/3 da sua capacidade máxima, ou de acordo com a recomendação médica, e limpar e secar bem a pele sempre que for fazer a troca da bolsa, além de também poder ser indicado pelo médico o uso de pomadas que podem ajudar a diminuir a irritação da pele causada pela bolsa de ostomia.

O médico pode também indicar o uso de analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, dependendo da extensão da cirurgia, e sintomas apresentados pela pessoa após o procedimento. Veja outros cuidados importantes após cirurgias.

Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia de intestino?

Para cirurgias laparoscópica um período de 20 a 30 dias é o suficiente para a retomada das práticas diárias. Em caso de cirurgia aberta este período de repouso deve se estender de 30 a 90 dias e o uso de cintas (faixas) elásticas abdominais devem ser estimuladas durante este período.

Como é a recuperação de uma cirurgia no intestino?

Não há restrição de movimentos, então você vai poder caminhar e subir escadas normalmente, evitando apenas erguer peso maiores que cinco quilos e fazer exercícios que exigem força abdominal por um período de 30 a 40 dias. Não é preciso mexer no curativo, a não ser em caso de orientações específicas para você.

O que acontece quando se tira um pedaço do intestino?

“Quando você faz uma cirurgia, tira um pedaço do intestino, junta um pedaço com o outro, é um procedimento agressivo. Uma alça do intestino pode se juntar à outra, o que pode fazer com que o órgão não consiga contrair normalmente, levando à obstrução”, explica.

Quais os cuidados após cirurgia do intestino?

Uma semana após a realização da cirurgia é preciso retirar os pontos externos. É normal que surjam hematomas na região, mas é de curto prazo. Para que não ocorram infecções no local, é necessário manter cuidadosa higiene, para evitar a contaminação. Os curativos devem estar secos e a área lavada com água e sabão.