Quanto tempo a barriga fica dura no final da gravidez?

Boa Tarde,
As contrações de Braxton Hicks, também conhecidas como contrações de treinamento ou falso trabalho de parto, são contrações uterinas que podem ser percebidas habitualmente a partir do terceiro trimestre de gravidez. À medida que a gravidez avança, as contrações de Braxton Hicks tendem a se tornar cada vez mais comuns, estando presentes até as suas últimas semanas da gestação.
Apesar de frequentemente causarem preocupação na grávida e ser um dos maiores motivos de idas ao pronto socorro, essas contrações são inocentes, não provocam mal ao bebê e não têm nenhuma relação como o início do trabalho de parto.

Características das contrações de Braxton Hicks:

- São habitualmente indolores.
- Surgem poucas vezes por dia.
- Não surgem mais do que 2 vezes por hora.
- São irregulares e imprevisíveis.
- São de curtas, geralmente com duração menor que 30 segundos.
- Não vão se tornando mais intensa com o passar das horas.
- Quando um contração é intensa, a contração a seguir costuma ser mais fraca.
- Costumam estar localizadas em apenas uma parte do abdômen, geralmente na porção frontal.
- Melhoram com mudanças de posição.
- Melhoram com hidratação ou com micção.

As maioria das mulheres consegue distinguir as contrações de Braxton Hicks das contrações do parto. No entanto, se você estiver se sentindo insegura ou se o padrão das contrações tiver modificado recentemente, procure uma avaliação médica.
Alguns sinais de alerta que devem fazer você procurar atendimento médico mesmo se as contrações sejam consideradas com o padrão descrito acima. Esses sinais são:
- Perda de sangue vaginal.
- Perda de líquidos pela vagina.
- Contrações muito dolorosas de início súbito.
- Redução clara dos movimentos do bebê.
Espero ter esclarecido suas dúvidas. Me coloca a disposição.

É normal sim a barriga de gestante ficar dura e torta por alguns segundos. Isso acontece principalmente no terceiro trimestre da gravidez, quando você começa a perceber melhor as contrações de treinamento, também chamadas de contrações de Braxton-Hicks.

Os músculos do útero e da sua barriga se contraem por alguns segundos, praticando para a hora do trabalho de parto de verdade. O objetivo da contração real é empurrar o bebê para baixo e dilatar o colo do útero para que ele possa sair.

Durante uma contração de treinamento, a barriga fica dura, ou seja, os músculos ficam contraídos. Às vezes a contração pega a barriga toda, e às vezes pega só um pedaço. Principalmente quando ela pega a barriga toda, é comum você ficar com um "calombo" aparecendo, em especial no lugar onde fica o bumbum do bebê.

Você só precisa se preocupar com contrações de treinamento se elas começarem a doer muito e se forem ficando cada vez mais frequentes (por exemplo, seis por hora ). Nesse caso, se você estiver com menos de 37 semanas, é melhor falar com uma equipe médica, devido ao risco de parto prematuro.

Nas últimas semanas da gestação, conforme o bebê fica maior e mais forte, é comum conseguir ver o movimento da criança dentro da barriga. Dá até para brincar com ela!

Outra coisa é que, conforme o bebê fica bem maior, nos últimos dois meses da gravidez, dependendo da posição em que ele está, a barriga pode ficar torta mesmo sem haver uma contração. Não há motivo de preocupação.

Em geral o lugar onde estão as costas do bebê é o lado da barriga que fica mais duro e mais saliente. Já o lado onde estão os bracinhos e perninhas é o que mais mexe.

Descubra sete formas de amar sua barriga e confira também na nossa comunidade várias fotos de barrigas muito tortas

Quanto tempo a barriga fica dura no final da gravidez?

Fernanda é apaixonada pelo jornalismo de serviço e de saúde, o que a levou a capitanear a abertura, em 2008, do BabyCenter Brasil. Atua também como tradutora e ama decifrar as tendências em nomes de bebê.

Barriga de grávida é dura, pois o útero está se expandindo para acomodar o desenvolvimento do bebê. A mulher já pode sentir a barriga mais dura logo no início da gravidez, por volta da 7ª semana de gestação.

Primeiro é a região abaixo do umbigo que fica dura, passando a seguir para a área ao redor do umbigo. À medida que o feto vai crescendo, a barriga da grávida vai ficando mais dura e arredondada.

Quando a gravidez está mais ou menos pela metade, entre a 16ª e a 20ª semana de gestação, a grávida pode começar a sentir a barriga mais dura durante períodos de 30 a 60 segundos.

Quanto tempo a barriga fica dura no final da gravidez?

Nesses casos, o que deixa a barriga dura momentaneamente são contrações uterinas que podem ocorrer várias vezes ao dia, de forma aleatória e normalmente sem causar dor.

São as chamadas "contrações de Braxton-Hicks", também conhecidas como "contrações falsas" ou "contrações de treinamento", pois acredita-se que sejam uma espécie de preparação do corpo para o momento do parto. Nem todas as grávidas sentem essas contrações, que são normais e esperadas.

No entanto, se essas contrações ocorrerem mais de duas vezes por hora ou causarem muita dor, se forem no final da gravidez, se a grávida suspeitar de trabalho de parto, notar perda de sangue ou se o bebê parar de se mexer, deve-se procurar seu/sua médico/a obstetra com urgência.

Com quanto tempo de gravidez a barriga começa a aparecer?

Geralmente, a barriga começa a ficar mais saliente e visível entre a 16ª e a 20ª semana de gestação. O 8º mês é o período em que a barriga da grávida chega ao seu tamanho máximo. No 9º mês, quando o bebê desce e se encaixa para se preparar para o parto, a barriga pode descer e diminuir de tamanho.

Porém, para gestantes que já foram mães, a barriga pode começar a aparecer já na 12ª semana de gestação. Isso acontece devido à flacidez do útero causada pela primeira gravidez, o que faz com que o órgão se distenda mais facilmente nas gestações seguintes.

Algumas grávidas podem começar a notar uma saliência na barriga, na região abaixo do umbigo, quando estão na 8ª ou 9ª semana de gestação. O aumento de tamanho da barriga nessa fase é devido às alterações hormonais, uma vez que o feto ainda é muito pequeno para causar crescimento do útero.

O que pode influenciar o crescimento da barriga na gravidez?

Largura do quadril

Mulheres com quadril mais largo possuem mais espaço para o crescimento do útero, o que pode atrasar um pouco o aparecimento da barriga ou fazer com que a barriga cresça menos.

Prática de atividade física

Mulheres que praticam exercícios físicos podem levar mais tempo para notar o crescimento da barriga, já que os músculos abdominais mais tonificados podem “disfarçar” o crescimento do útero.

Magreza ou excesso de peso

Mulheres magras, com pouca gordura abdominal e músculos abdominais pouco volumosos, podem notar o crescimento da barriga mais cedo. Por outro lado, grávidas com excesso de peso ou obesas podem demorar mais para notar o crescimento da barriga, uma vez que a gordura abdominal “disfarça” a distensão do útero.

Gestação de gêmeos ou gravidez múltipla

Nesses casos, a barriga pode começar a crescer antes, embora essa não seja uma regra.

Para maiores esclarecimentos quanto ao crescimento e endurecimento da barriga durante a gravidez, consulte o seu médico obstetra.

É normal a barriga ficar dura o tempo todo no final da gravidez?

A partir da semana 28, no último trimestre, a barriga dura é completamente normal durante a gravidez. Essas são as chamadas de contrações contrações de treinamento. Elas também são conhecidas pelo nome médico de contrações de Braxton-Hicks.

Quando tá perto do parto a barriga fica dura?

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Estou com 38 semanas de gestação e minha barriga está dura?

As 38 semanas de gravidez também são marcadas pela barriga, que ficará mais dura e baixa. Isso ocorre porque o bebê tende a “se encaixar” nos ossos localizados na bacia — fato que acontece, em média, 15 dias antes do nascimento. Fique atenta!

Estou com 37 semanas e minha barriga fica muito dura?

São sintomas de características normal nessa fase da gestação, é comum a barriga ficar dura e haver cólicas intensas que são as contrações e podem ser as de treinamento.