Quantas barreiras obstáculos tem nas provas dos 110m com barreiras?

corrida com barreiras

Quantas barreiras obstáculos tem nas provas dos 110m com barreiras?

As corridas de barreiras são provas de velocidade cujo objetivo é coordenar, com a máxima rapidez, a corrida e a transposição das barreiras. São realizadas em pistas individuais onde os atletas permanecem na sua raia até ao final da prova. Nas raias são dispostas igualmente dez barreiras, que podem ser derrubadas durante a passagem dos atletas sem que gerem punição ou desclassificação da competição. O competidor com o tempo final mais rápido é declarado o vencedor.
Esta é uma prova disputada por homens e mulheres. Ambos competem em corridas com barreiras curtas e longas. A primeira tem 110 metros para homens e 100 metros para mulheres. Já a corrida com barreiras longa padrão tem 400 metros para homens e mulheres.

Existem duas alturas de barreira padrão: alta e intermediária. As corridas com barreiras curtas usam barreiras com 1,7 metros de altura para homens e 84 cm de altura para as mulheres, já as corridas com barreiras longas usam barreiras com 90 cm de altura para homens e 76 cm de altura para as mulheres.
Nas corridas curtas para homens a primeira barreira fica a 13,72 m da linha inicial e as próximas 9 barreiras mantêm uma distância de 9,14 m umas das outras. A última barreira fica a 14,02 m da linha de chegada. Para mulheres, a primeira barreira fica a 13 m da linha inicial e as próximas 9 barreiras mantêm uma distância de 8,5 umas das outras. A última barreira fica a 10,5 m da linha de chegada. Nas provas longas, não há diferença entre a distância das barreiras para homens e mulheres.

A corrida de barreiras é constituída por 5 fases distintas:

1 - Partida e Aproximação à 1ª Barreira

Até à primeira barreira o atleta tem de adquirir uma velocidade em que o comprimento da passada aumenta progressivamente até ao último passo, o qual será mais curto que o anterior.

Quantas barreiras obstáculos tem nas provas dos 110m com barreiras?


2 - Impulsão

O pé da perna de impulsão deve apoiar-se no eixo da corrida, ao mesmo tempo, a outra perna para a frente e para cima flexionada, efetua o ataque à barreira. O
tronco inclina-se para ficar no prolongamento da perna de impulsão, a cintura e os ombros devem estar no sentido da corrida. A perna de impulsão só deixa o contacto com o solo depois da sua extensão.

Quantas barreiras obstáculos tem nas provas dos 110m com barreiras?

3 - Transposição
O tronco faz uma flexão sobre a perna de ataque, com a ajuda do braço contrário, a perna de ataque deve passar a barreira semiflexionada, para a frente e para baixo. A perna de impulsão, na passagem da barreira, deve flexionar  lateralmente (abdução) e o braço do mesmo lado deve ser levado um pouco à frente do tronco. Na fase final, a perna de ataque alonga-se para a frente e para baixo, naturalmente, facilitando a ação do corpo para o movimento da perna de passagem.

Quantas barreiras obstáculos tem nas provas dos 110m com barreiras?

4 - Corrida entre Barreiras

O ritmo intermédio é de importância capital. O número de apoios deve permitir a passagem das barreiras sem modificar o ritmo e com uma regularidade precisa.

5 - Corrida Terminal

Na fase final da corrida (após a última barreira) o atleta acelera em direção à linha de chegada com passadas vigorosas.

  • QUIZ - Corrida com barreiras.

Teste seus conhecimentos respondendo ao QUIZ sobre corrida com barreiras. Acesse o link abaixo e boa sorte!

Não esqueça de anotar seu resultado e comparar com a pontuação geral de outros jogadores!!!

http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=1009

Quantas barreiras existem numa prova de 110 metros?

Nas provas de 100 e 110 metros, os corredores devem saltar dez barreiras individuais de 1,07 metro (masculino) ou 84 centímetros (feminino). Na de 400 metros, as barreiras são mais baixas, medem 91 centímetros para os homens e 76 centímetros para as mulheres.

Quantas barreiras obstáculos tem nas provas dos 400m com barreiras?

Há 3 diferentes tipos de corridas com barreiras: 100 m para mulheres, 110 m para homens e 400 para os 2 gêneros. De acordo com as regras oficiais, são 10 barreiras distribuídas ao longo do percurso em cada prova.

Quantas barreiras em cada prova?

Tanto a prova masculina como a feminina têm 10 barreiras no percurso. os homens correm 110 metros com barreiras altas e as mulheres percorrem 100 metros. Os 400 metros com barreiras são efetuados por ambos os sexos, os atletas também têm que ultrapassar 10 barreiras.

Quantos provas com obstáculos tem nas Olimpíadas?

Prova de pista do atletismo. Tem como provas padrão 2000m com obstáculos e 3000m com obstáculos, sendo essa última uma prova olímpica masculina e feminina. Cada volta na pista tem 4 obstáculos e 1 fosso de água.