Quando vai voltar o WhatsApp e o Facebook?

O WhatsApp, o Instagram, o Facebook e o Messenger ficaram fora do ar nesta segunda-feira (4). Usuários dos aplicativos de Mark Zuckerberg relataram nas redes sociais que os serviços pararam de funcionar no início da tarde — tanto na versão web (para computadores) quanto nos celulares.

Por volta das 18h40, após seis horas fora do ar, Facebook, Instagram e Messenger voltaram a funcionar, enquanto o WhatsApp continuava sem serviço.

Segundo o site DownDetector, que monitora sites e apps que não estão funcionando, 38% dos problemas mais notificados no WhatsApp tinham relação com o envio de mensagens, bem como no Messenger, enquanto os feeds do Instagram e do Facebook não carregam.

Com a queda do WhatsApp, segundo relatos nas redes sociais, muitos usuários começaram a utilizar o app de mensagens Telegram, que também apresentou instabilidades, possivelmente pela quantidade alta de acessos, conforme sugerem comentários no DownDetector.

O Instagram e o WhatsApp, em sua versão web, apresentam uma mensagem de erro “5xx Server Error”, código que indica um problema de comunicação entre o servidor de origem e o dispositivo de rede. Já o Facebook mostra a sua tradicional mensagem de “desculpe, algo deu errado”.

Ao CNN Brasil Business, o WhatsApp afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade” e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação.

Em seu perfil oficial no Twitter, o app de mensagens completou que “está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento”. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, afirmou.

We’re aware that some people are experiencing issues with WhatsApp at the moment. We’re working to get things back to normal and will send an update here as soon as possible.

Thanks for your patience!

— WhatsApp (@WhatsApp) October 4, 2021

O Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.

We’re aware that some people are having trouble accessing our apps and products. We’re working to get things back to normal as quickly as possible, and we apologize for any inconvenience.

— Facebook (@Facebook) October 4, 2021

O Instagram, por sua vez, chegou a afirmar que a rede social e “seus amigos estão passando por um momento difícil”. “Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, disse a empresa.

Instagram and friends are having a little bit of a hard time right now, and you may be having issues using them. Bear with us, we’re on it! #instagramdown

— Instagram Comms (@InstagramComms) October 4, 2021

Usuários do TikTok também apontaram problemas na ferramenta nas últimas horas, segundo o site Downdetector. O CNN Brasil Business entrou em contato com a empresa e ainda aguarda resposta.

Confira mais notícias de hoje no site da CNN Brasil.

A empresa assumiu que o problema foi global e que o apagão decorreu de uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.

  • WhatsApp, Facebook e Instagram: entenda como ocorreu a pane

De acordo com o Facebook, a falha ocorreu durante uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, o que gerou um efeito cascata que interrompeu a comunicação e fez com que outros centros fossem afetados.

Instagram, WhatsApp e Facebook ficaram quase 6 horas fora do ar em todo o mundo — Foto: g1

O Facebook também utilizou a nota para pedir desculpas aos usuários pelo apagão.

“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.

A empresa disse que origem do problema esteve numa manutenção corriqueira. O time de infraestrutura do Facebook emitiu um comando para avaliar a disponibilidade da capacidade da rede da empresa e derrubou todas as conexões por um excesso de demanda.

Isso acabou retirando os sites da empresa da rota do chamado “Border Gateway Protocol”, ou BGP, que decide qual rota a rede deve pegar para que a informação chegue corretamente. Foi como se o "GPS" dos sites não conseguisse encontrar a rota para levar os usuários até as páginas (leia mais abaixo).

Quando vai voltar o WhatsApp e o Facebook?

Carlos Affonso de Souza explica o que é DNS, o sistema de nome de domínio

LEIA TAMBÉM:

O que se sabe até agora:

Quando WhatsApp, Facebook e Instagram caíram?

Página do Instagram fora do ar na segunda-feira (04). — Foto: Reprodução

Por volta das 12h50 desta segunda, o termo "WhatsApp" tornou-se o primeiro nos Trending Topics (os assuntos mais comentados) do Twitter no Brasil. Cerca de meia hora depois, o concorrente Telegram, passou a ser o segundo mais comentado – o serviço também registrou reclamações de usuários (leia mais abaixo).

Às 13h20, o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, registrava cerca de 40 mil queixas sobre o WhatsApp. Para o Instagram, eram cerca de 10 mil; para o Facebook, 5 mil.

Reclamações no DownDetector sobre falha no Instagram nesta segunda (4) — Foto: Reprodução/DownDetector

O que dizem as redes?

O executivo Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook, disse que a empresa enfrentava um "problema de rede", sem dar mais detalhes, pedindo "sinceras desculpas".

Ao g1, o Facebook informou que abriu investigação para apurar o motivo da instabilidade.

No Twitter, os perfis do Facebook e do WhatsApp postaram: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível".

No perfil do Instagram no Twitter, foi publicado um post que diz: "O Instagram e amigos estão tendo um momento complicado agora e talvez você esteja com problemas para usá-los. Conte com a gente, estamos em cima disso".

Qual a reação dos internautas?

A instabilidade rendeu reclamações, memes e reações no Twitter (veja mais no vídeo abaixo).

Até a última atualização desta reportagem, Mark Zuckerberg, que é o dono do Facebook, não havia se pronunciado sobre a instabilidade nos serviços.

Quando vai voltar o WhatsApp e o Facebook?

Queda do WhatsApp, Instagram e Facebook gera memes

É a primeira vez que isso acontece?

Os três aplicativos também enfrentaram instabilidade em junho passado, durante cerca de duas horas e meia. Na ocasião, o Facebook afirmou que a falha havia sido causada por um ajuste de configuração.

Outras grandes falhas ocorreram no passado. Em 2008, o Facebook ficou fora do ar por quase um dia inteiro por causa de um erro que deixou milhões de usuários da plataforma incapazes de utilizar o serviço, de acordo com a CNBC.

Em 2019, uma outra falha deixou o sistema da rede social instável por mais de 14 horas.

O Facebook perdeu o domínio 'facebook.com'?

Não. No Twitter, usuários comentaram que a falha teria feito o endereço "facebook.com" ficar disponível para venda em sites de registros de domínio.

Porém, a empresa ainda é a proprietária desse endereço. Segundo o site "Who.is", que indica os donos de domínio, o Facebook ficará com o endereço ao menos até 29 de março de 2030.

O domínio "whatsapp.com" seguirá com o aplicativo de mensagens ao menos até 4 de junho de 2030, enquanto o "instagram.com" vale, no mínimo, até 4 de setembro de 2030.

Telegram e outros sites também caíram?

Após a pane global do WhatsApp, o Telegram também sofreu com reclamações. Usuários disseram que tiveram dificuldades para envio de mensagens no aplicativo. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a dimensão do problema com o Telegram.

Sem acesso aos aplicativos do Facebook, o Telegram se tornou o modo de se comunicar de muitos internautas, além do TikTok e do Twitter — usado pela empresa de Zuckerberg para comunicar a queda de seus aplicativos.

O próprio Twitter reconheceu que teve problemas no envio de mensagens devido ao grande movimento em sua rede, mas garantiu que o serviço foi restabelecido e também pediu desculpas.

Além dos aplicativos do Facebook, Twitter e Telegram, uma série de serviços apresentaram instabilidade, segundo relatos ao Downdetector.

Entre eles, estão: WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram, Twitter, Google, Whatsapp Business, Twitter, Microsoft Teams, TikTok, Gmail, Youtube, Facebook Messenger, Google Meet, Zoom, Spotify, Google Play, Amazon, Outlook, Discord, SnapChat, NuBank, Caixa, Bradesco e Itaú.

O que ainda falta ser explicado:

Qual é o motivo da instabilidade no WhatsApp, Facebook e Instagram?

O Facebook disse que “alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam a comunicação”.

Em outras palavras, os sistemas do Facebook (que incluem o WhatsApp e o Instagram) deixaram de “conversar” com a internet no geral. Por isso, quando alguém tentava acessar esses serviços, recebia mensagens de erro ou simplesmente não conseguia carregar os apps.

A rede social disse ainda que o problema não teve a ver com ataque hacker e que não há indícios de vazamentos ou comprometimento dos dados das pessoas durante a instabilidade.

Por que os erros 'DNS' e '500/5XX' aparecem nas páginas?

Quando as pessoas tentavam entrar no endereço de qualquer um dos 3 aplicativos, surgia a mensagem "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN", o que levou muitas pessoas a especularem que a pane foi causada por um "erro de DNS".

O "erro de DNS" estava relacionado com a retirada do Facebook do “Border Gateway Protocol”, ou BGP.

O DNS é a "agenda de contatos" da internet. É ele que registra os números (endereços de IP) associados aos "nomes de domínio" (como "globo.com").

A internet só funciona com números, então essa "agenda" cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de "resoluções de domínio") para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

"Os endereços de IP da empresa Facebook responsáveis pelo serviço de internet se tornaram inalcançáveis", explica Thiago Ayub, diretor de tecnologia da Sage Networks.

"Se a gente fosse fazer uma analogia com a telefonia, é como se você fosse telefonar para o número do Facebook e desse que esse número não foi encontrado", continua.

Veja como é o fluxo do DNS para checar ao domínio — Foto: Jornal Nacional

"A camada que nós usuários enxergamos é essa mensagem de erro de DNS. Mas isso não significa que o erro esteja nele. Significa que atrás dele, o acesso do Facebook à internet – a conexão dele com o mundo – está interrompido".

"Muitas você não lembra o número de telefone da pessoa, mas você tem o nome dela. O que aconteceu com os aplicativos do Facebook é algo bastante parecido. O caminho que se leva ao IP do Facebook se perdeu", explica Carlos Affonso de Souza, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) e professor da Uerj, em entrevista à GloboNews.

"Os computadores não conseguem chegar ao site, não conseguem chegar às aplicações do Facebook", diz.

Para algumas pessoas que tentaram acessar Facebook, Instagram e WhatsApp, aparecia um "Erro 500" ou "Erro 5XX". Esse tipo de mensagem geralmente indica uma dificuldade do computador do usuário se comunicar com o servidor do site ou aplicativo.

"Pode ter relação com DNS, toda a família de erro que começa com 500 (de 500 a 599) significa que houve um erro interno no servidor. Ou seja, com você usuário, seu navegador, seu smartphone, está tudo certo. O problema não é do seu lado. O problema é do outro lado do modem, do outro lado do nosso celular, que é o servidor", indica Ayub.

A falha tem relação com as operadoras?

Não há informações que liguem as falhas apresentadas nos aplicativos do Facebook à instabilidade de operadoras, mas reclamações sobre telefonia e internet também cresceram nesta segunda.

O Downdetector registrou picos de reclamações para Claro, Vivo, TIM e Oi! no Brasil. Nos Estados Unidos, houve queixas para os serviços Amazon Web Services, Google, T-Mobile, e AT&T.

OUTRAS NOTÍCIAS:

PANE AFETA WHATSAPP, FACEBOOK E INSTAGRAM

Golpes no WhatsApp: saiba como se proteger

Quando vai voltar o WhatsApp e o Facebook?

Golpes no Whatsapp: saiba como se proteger