Quando um frasco completamente cheio de um líquido é aquecido ele transborda um pouco o volume do líquido transbordado mede a dilatação?

Como é a dilatação da água? Porque a superfície de um lago se congela enquanto embaixo dela continua líquida? Qual a diferença de dilatação real e dilatação aparente?

Separamos um tópico exclusivo para falar da dilatação dos líquidos porque esse assunto sempre cai em questões no Enem e de vestibulares. Bora ver como resolver para gabaritar geral.

A Dilatação dos líquidos

A dilatação dos líquidos é uma dilatação volumétrica. Porém quando ocorre, ela está sempre associada à dilatação do recipiente que a contém. Portanto, para resolver exercícios sobre esse assunto, é necessário fazer dois cálculos ao invés de um.

Dilatação real e dilatação aparente

Quando aquecemos um copo de vidro completamente cheio de água, parte da água transborda. Isso acontece porque, durante o aquecimento, a água e o copo dilatam-se de maneira diferente, de modo que o volume da água se torna maior que o volume da cavidade do copo, ocasionando o transbordamento do líquido.

Publicidade

A diferença entre as dilatações da água e do copo se deve ao fato de o coeficiente de dilatação dos líquidos ser sempre maior que o coeficiente de dilatação volumétrica do vidro, que é 3,2.10-6oC-1. Já o coeficiente de dilatação volumétrica da água é 1,3.10-4oC-1, ou seja, cerca de quarenta vezes maior que o do vidro.

A dilatação do recipiente produz diferença entre a variação do volume do líquido observada no transbordamento (dilatação aparente) e a variação de volume que o líquido realmente sofreu (dilatação real).

Resumo sobre a Dilatação dos Líquidos

Confira agora com o professor Otávio Bocheco, o “Seco” do canal do Curso Enem Gratuito, quais são os fatores que atuam no processo da Dilatação dos Líquidos:

Não é possível medir e nem é fácil calcular o volume de um líquido sem colocá-lo em um recipiente. Por isso, só é possível medir a dilatação aparente de um líquido.

Então é preciso que você entenda que a quantidade que transbordou de um líquido quando foi aquecido refere-se à dilatação aparente. E, para se obter a dilatação real dele, deve-se somar a ela a dilatação do recipiente que se encontrava.

A dilatação aparente do líquido sempre será menor do que sua dilatação real.

Exercício resolvido

Vamos ver um exemplo para entender melhor?

Exemplo: Uma panela de ferro de 4 litros está totalmente preenchida com água. Após um aquecimento que eleva a temperatura em 50o C, uma parte da água transborda. Sabe-se que os coeficientes de dilatação volumétrica da água e do ferro são, respectivamente, 1,3.10-4oC-1 e 3,9.10-5oC-1. Calcule o volume da água transbordada.

Resolução:

Dados:

V0 = 4 litros

Δt = 50 oC

δágua = 1,3.10-4oC-1

δferro = 3,9.10-5oC-1

O volume de água que transbordou é a dilatação aparente e corresponde à diferença entre a variação de volume da água e a variação do volume da panela. Então temos:

ΔV aparente = ΔVágua – ΔVpanela

Vamos calcular cada um separadamente e depois substituiremos na equação acima, ok?

ΔVágua = V0 . δ . Δt

ΔVágua  = 4 . 1,3.10-4 . 50

ΔVágua  = 200 . 1,3.10-4

ΔVágua  = 2,6 . 10-2   ou  26 . 10-3  que são 26 ml

Agora a panela:

ΔVpanela = V0 . δ . Δt

ΔVpanela = 4 . 3,9.10-5. 50

ΔVpanela = 200 . 3,9.10-5

ΔVpanela = 7,8 . 10-3   ou  7,8 ml

Agora, transportamos esses valores e calculamos o volume que de fato transbordou da panela.

ΔV aparente = ΔVágua – ΔVpanela

ΔV aparente = 26 – 7,8 = 18,2 ml

Portanto, o volume de água que transbordou foi 18,2 ml.

Agora vamos compreender o porquê de a água ser sólida na superfície de rios e lagos e ser líquida logo abaixo dela!

A maior parte das substâncias sofre dilatação e aumento de volume ao passar por um aumento de temperatura.

Algumas substâncias apresentam o volume diminuindo diante do aumento da temperatura. Uma dessas substâncias é a água, que sofre redução de volume quando a temperatura aumenta de 0 o C para 4 o C.

Na natureza essa dilatação atípica da água é relevante, pois nas regiões de invernos rigorosos esse tipo de dilatação possibilita que a densidade do gelo da superfície de um lago, por exemplo, seja menor que a densidade da água abaixo dele, permitindo que o gelo permaneça sobre a água.

Quando um frasco completamente cheio de um líquido é aquecido ele transborda um pouco o volume do líquido transbordado mede a dilatação?
Esquema demonstrando o comportamento da água em diferentes temperaturas.

Como o gelo é um bom isolante térmico, ele evita que a água do fundo do lago congele, o que preserva a vida das plantas e animais aquáticos.

Resumo complementar: A dilatação superficial e volumétrica

Confira agora com a professora Lia, do canal do Curso Enem Graruito, o conteúdo avançado com a Dilatação Térmica Superficial e Volumétrica.

Exercícios sobre dilatação dos líquidos

Para finalizar, resolva 10 exercícios sobre dilatação dos líquidos e verifique se você entendeu o conteúdo desta aula!

Limite de tempo: 0

Sumário do Quiz

0 de 10 questões completadas

Perguntas:

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10

Information

.

Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.

Quiz is loading...

You must sign in or sign up to start the quiz.

Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:

Resultados

0 de 10 perguntas respondidas corretamente

Seu tempo:

Acabou o tempo

Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)

Pontuação média

 

 Sua pontuação

 

 

Categorias

  1. Sem categoria 0%

Registrar seu resultado no ranking de pontuações

Carregando

Nome: E-Mail:

Captcha:

Quando um frasco completamente cheio de um líquido é aquecido ele transborda um pouco o volume do líquido transbordado mede a dilatação?

  • Todos os balões têm volumes iguais.
  • A densidade do líquido no interior do tudo de vidro deve ser crescente com a temperatura.
  • Quando a temperatura for menor que 18ºC, todos os balões deverão estar flutuando.
  • A dilatação térmica do material líquido contido no interior dos balões alteraria o funcionamento do termômetro.

Correto

Parabéns, resposta correta! Siga com o simulado.

Incorreto

A resposta está incorreta. Veja uma revisão nesta aula e continue se preparando para o Enem e vestibulares!

Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido transborda um pouco o volume do líquido transbordado mede?

(03) Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, este transborda um pouco. O volume de líquido transbordado mede a dilatação absoluta do líquido.

Como se calcula a dilatação dos líquidos?

Para medir a dilatação aparente costuma-se utilizar um recipiente cheio até a borda. Ao aquecer este sistema (recipiente + líquido) ambos dilatarão e, como os líquidos costumam dilatar mais que os sólidos, uma quantidade do líquido será derramada, esta quantidade mede a dilatação aparente do líquido.

O que é a dilatação dos líquidos?

Os líquidos podem sofrer dilatação térmica, assim como os sólidos, quando aquecidos. A dilatação dos líquidos ocorre quando sua temperatura aumenta, de forma que suas moléculas fiquem mais agitadas.

Como calcular volume aparente?

A densidade aparente do material é calculada usando a seguinte fórmula: D = M / V, em que: D: Densidade aparente (g/l) M: Peso do recipiente cheio (g) V: Volume do recipiente (l), por exemplo, um litro, como no caso descrito acima.