Quando se usa o ponto e vírgula?

Português
Quando se usa o ponto e vírgula?

PONTO E VÍRGULA

O ponto-e-vírgula é um sinal utilizado quando a pausa desejada não é nem tão breve quanto a vírgula, nem tão longa quanto o ponto. O ponto-e-vírgula é, pois, uma pausa intermediária entre o ponto e a vírgula.

Quando usá-lo?

1) Em enumerações (muito usadas em textos jurídicos – leis, artigos, decretos, etc. – e em livros didáticos), principalmente se os elementos enumerados forem relativamente extensos e numerosos.

Exemplo: Havia vários fatores que corroboravam sua personalidade violenta: morava numa região muito violenta, na qual tiros e facadas eram algo comum; nunca teve acesso à escola e à boa informação, por não desfrutar as condições econômicas básicas para isso; era espancado pelo pai quando tinha seis anos de idade; etc. Veja que cada elemento enumerado é um período composto, com mais de uma oração (verbo) cada um.

Essa extensão exige uma pausa maior que a vírgula, mas não tão grande quanto o ponto. É aí que entra o ponto-e-vírgula. Você também deve ter notado que entre o último elemento e o etc. também houve o ponto-e-vírgula. Quando os grupos são separados pelo ponto-e-vírgula, o etc., se der continuidade a essa enumeração, deve ser precedido pelo mesmo sinal.

2) Quando a vírgula marca a omissão de um verbo, pode haver, antes do sujeito desse verbo, uma pausa representada pelo ponto-e-vírgula ou pelo ponto simples. Exemplo: O general não temia o que lhe podia acontecer; os soldados, sempre (temiam);

O general não temia o que lhe podia acontecer. Os soldados, sempre (temiam). Se a pausa em questão fosse marcada por uma simples vírgula, o sujeito os soldados poderia ser visto como um elemento intercalado (ver Vírgula), isolado por vírgulas, o que prejudicaria a fluência da leitura: O general não temia o que lhe podia acontecer, os soldados, sempre. Notou como não ficaria bom?

3) Quando você achar que há excesso de vírgulas, uma muito perto da outra, apele ao ponto-e-vírgula entre orações ou termos mais extensos. Em determinadas situações, é um elemento indispensável à boa seqüência do texto. Exemplo: Eles sabiam de tudo o que se passava no colégio interno, mas, como já era de se esperar, nunca fizeram nada. Há uma oração (negrito) entre mas e sua oração (nunca fizeram nada).

E antes do mas há outra vírgula. Poder-se-ia usar o ponto-e-vírgula antes do mas, a fim de diminuir essa virgulada toda e estabelecer uma pausa: Eles sabiam de tudo o que se passava no colégio interno; mas, como já era de se esperar, nunca fizeram nada. Esse não é um caso obrigatório.

O sinal é elucidante, enfatiza o caráter adversativo (contrário) da oração introduzida pelo mas, porém poderia ter sido empregada a vírgula também.

4) Há ainda o caso das conjunções intercaladas. Quando optamos por colocar esses conectivos entre vírgulas (em posição não-inicial na oração), o ponto-e-vírgula é uma ótima opção para marcar a pausa entre as orações. Vejamos: Jonas tem muito dinheiro; não pode, porém, desfrutar suas vantagens.

Quando se usa o ponto e vírgula?

Você se confunde na hora de usar ponto e vírgula? É natural esse tipo de dúvida, principalmente por ser um sinal ortográfico menos usual. No entanto, esse e outros sinais de pontuação são fundamentais para escrever um texto coerente e compreensível, principalmente quando estamos falando de Enem e vestibular.

  Se a pontuação ortográfica for usada de maneira errada, pode acabar atrapalhando o entendimento da sua frase e prejudicar a sua nota na Redação. Além disso, as questões de Língua Portuguesa podem trazer perguntas alternativas e dissertativas na prova para examinar o seu conhecimento no assunto.

  Queremos acabar com as suas dúvidas e ajudá-lo a se destacar em todos os exames. Por isso, preparamos este artigo para explicar como funciona o ponto e vírgula e qual é a maneira correta de utilizá-lo. Confira!

Importância da pontuação correta

 

Primeiro, queremos que você entenda qual é a importância de aplicar a pontuação correta em seus textos. Esse conhecimento é muito importante para se destacar no Enem e vestibular, mas não só para isso. Você provavelmente passará por outras situações que vão exigir uma escrita correta e coerente, inclusive em sua carreira profissional. 

  Em e-mails, relatórios e comunicados, é fundamental passar a mensagem com clareza e sem o risco de causar desentendimentos. A escrita errada pode atrapalhar possíveis oportunidades de estágio e emprego, e até mesmo afetar sua credibilidade como profissional.

  Se a pontuação estiver incorreta, pode alterar completamente o sentido de uma frase. Por exemplo:

  • Não tenha piedade!
  • Não, tenha piedade!

 
Percebeu que na primeira oração o pedido é que não haja piedade? Já na segunda, com a vírgula, a súplica é para que tenha piedade.
 

O que é o ponto e vírgula

 

O ponto e vírgula (;) é um sinal ortográfico intermediário entre a vírgula e o ponto final. Ele é aplicado quando há a necessidade de uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto. Pode ser utilizado para diversas finalidades, como listar tópicos, separar ideias e moderar a quantidade de verbos em uma frase para torná-la menos repetitiva. 

  O objetivo é organizar os itens de uma oração a fim de proporcionar maior clareza e entendimento. É um sinal ortográfico bem flexível, que deve ser usado de acordo com a intenção do escritor. Confira alguns exemplos de quando usar o ponto e vírgula.

Itens enumerados

 

Um dos usos mais comuns do ponto e vírgula é para separar itens enumerados, como listas, explicações ou instruções que devem ser divididas. Segue um exemplo abaixo.

  No dia da prova, não esqueça de levar:

  – Documento de identidade com foto;

  – Caneta esferográfica preta;

  – Cartão de confirmação impresso; 

  – Lanche e água.

Textos jurídicos

 

Esse formato de separar itens enumerados também é muito utilizado em textos jurídicos, como constituição, artigos, projetos de lei, petições e editais. Dá uma olhada neste exemplo do Edital do Enem:

  “2.2 Os resultados do Enem deverão possibilitar:

  2.2.1 a constituição de parâmetros para a autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e a sua inserção no mercado de trabalho;

  2.2.2 a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio;

  2.2.3 a utilização do Exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior;

  2.2.4 o acesso a programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante da educação superior;

  2.2.5 a sua utilização como instrumento de seleção para ingresso nos diferentes setores do mundo do trabalho; e o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.”

Estruturas extensas

 

Quando você escreve uma frase longa e com muitas vírgulas, pode ficar difícil o entendimento do enunciado. Então, você coloca o ponto e vírgula para separar as orações. Neste caso, há a omissão do verbo já marcado pela vírgula.

  Exemplos:

  – Gosto de ler romance; minha irmã, de poesia; meu pai, de contos.

  – Meu namorado prefere pizza de mussarela; eu, de calabresa.

  – Eu precisava entregar o relatório hoje, até às 18h; porém, meu computador parou de funcionar, tenho que arrumá-lo o quanto antes.

  – As sete maravilhas do mundo moderno são: o Coliseu, na Itália; a Chichén Itzá, no México; o Machu Picchu, no Peru; o Cristo Redentor, no Brasil; a Muralha da China, na China; as Ruínas de Petra, na Jordânia; o Taj Mahal, na Índia.

Conjunções adversativas 

 

As conjunções adversativas são caracterizadas por duas orações em que a segunda expressa oposição à primeira. Neste caso, o ponto e vírgula alongam a pausa entre as orações.

  Exemplo:

  – Amanhã vou à escola; porém, não terminei a lição.

Orações sindéticas

 

As orações coordenadas sindéticas trazem duas orações independentes que são conectadas por uma conjunção de ligação. O ponto e vírgula é usado para separar a frase quando o verbo aparece antes da conjunção.

  Exemplo:

  – Sei que está tarde; queria, entretanto, ficar um pouco mais.

  Viu como é importante entender como usar o ponto e vírgula? Agora você já pode arrasar nos seus textos. Fique por dentro de outros assuntos sobre Língua Portuguesa no Blog do Hexag Medicina!

Retornar ao Blog

Como saber quando usar ponto ou vírgula?

A vírgula e ponto final indicam uma pausa. Ponto final = Pausa maior, fim de uma ideia. Vírgula = Pausa menor, continuação de uma ideia.

Como usar a vírgula exemplos?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.